Tenho um jabuti de 10 meses, que mede aproximadamente 8,5 cm (casco) e que tem apresentado estranhas manchas brancas entre as placas na parte superior do casco.
Segue a foto:

Disseram-me que poderia ser por causa de crescimento muito acelerado. Será que é verdade? Temia que fosse falta de alguma coisa... Mas avitaminose acho que não é porque tento oferecer-lhe uma alimentação balanceada. Outro medo meu é que fosse falta (ou excesso) de cálcio,
já que não sei exatamente quais alimentos podem fornecer cálcio suficiente para ele e me recomendaram picar casca de ovos cozidos sobre o alimento (faço isso por volta de 4 vezes por semana e nisso gasto quase toda a casca de um ovo cozido, é suficiente?).
No caso do problema ser realmente o cálcio, o que mais eu poderia dar-lhe que tivesse cálcio? Ah, sim! Dou-lhe uma ração específicas para jabutis também (que também contém uma certa quantidade de cálcio), mas menos vezes.
Peço que me ajudem, se puderem.
Outra questão que me preocupa é a iluminação, já que o sol bate no terrário dele durante o período da tarde (das 15:30h às 16:30h, aproximadamente). Vale ressaltar, também, que alguns meses atrás, ele não tomava sol com tanta freqüência (isso porque seu terrário não estava tão bem localizado, e eu não podia levá-lo para o quintal para tomar sol todos os dias, por só chegar em casa à noite), de forma que só tomava sol 4 vezes por semana, no mesmo horário.
Pensando que o problema poderia ser a falta de sol, considerei a questão de comprar lâmpadas de uv, mas não sei se seria realmente necessário, se levarmos em conta o clima do Brasil, que é quente e faz sol quase todos os dias.
Bem... é isso! Espero que alguém possa me ajudar no que diz respeito ao problema no casco dele...
Grato desde já.