Esquilo com alteração de comportamento :S

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

domingo fev 24, 2008 11:17 pm

Ola a todos!

O meu namorado tem um esquilo coreano que sempre foi muito meigo e SUPER sociavel...nunca se comportou de forma agressiva e à cerca de 2 semanas começou a ter um comportamento muito agressivo. Anda sempre com a cauda iriçada, morde sem razao aparente e joga-se literalmente para morder so de nós passarmos perto dele (quando está solto). Ainda nao conseguimos encontrar uma causa para este comportamento mas ja me passou pela cabeça que a troca da casinha dele possa ter causado isto visto que foi nesta altura que ele ficou assim! Ou, poderá estar doente e agir desta forma para se proteger?! Nao sei...

Venho por este meio perguntar se alguem ja passou por alguma situação semelhante e se descobriram qual a razao!! Obrigada desde já e se me puderem ajudar, estarão com certeza a ajudar este pequenino!! :)
Primitive
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 1:01 pm

domingo fev 24, 2008 11:33 pm

a troca de casa é uma possibilidade pode estar stressado!!!

nao terás algo que o perturbe? animais, crianças, barulhos excessivos?
se calhar é melhor dares um tempo de sossego para se habituar :wink:
zurik
Membro Veterano
Registado: sexta out 10, 2003 10:14 am
Contacto:

segunda fev 25, 2008 9:01 am

Boas...

Não me parece que seja stress...
Já tenho referido inumeras vezes em vários foruns que é normal essa alteração nessa espécie... Pode estar relacionado com algum periodo de hibernação em que ele tenha entrado, ou até mesmo por estar a começar a época dos cios que começa nesta altura do ano...
É também possivel que inverta mais tarde esse comportamento agreciso e volte a ser o mesmo de antes, ou não.

É realmente importante que as pessoas se comecem a mentalizar que esta espécie de esquilo pode ter estar viragens bruscas quando menos se espera, e que das espécies tornadas animais de estimação são uma das mais inconstantes, mais esquivas e menos dóceis...

Até uma próxima...

Filipe Peniche
anne20
Membro Veterano

segunda fev 25, 2008 4:54 pm

obrigada desde ja pelas respostas ;)

Zurik, pelo que pesquisei estes esquilos so hibernam caso no seu ambiente a temperatura seja inferior a 10ºC ou se nao tiver alimento para subsistir... Tendo em consideração isto, tipo... nós moramos no algarve e as temperaturas nao sao assim tao baixas que justifiquem uma hibernação e o pobre bixinho nao passa fome, pelo que penso eu que possa nao estar relacionado com hibernação :? digo eu... :? Eu ate ja gozo com a situação e digo ao meu namorado que o bixinho entrou agora na adolescencia e está naquela fase da "parvalheira" mas pronto!! :roll: É que nós ate temos medo de nos aproximar porque ele atira-se às pessoas e no entanto antes onde havia calor humano la tava ele enfiado, metia-se debaixo dos lençois, enfiava-se nas nossas roupas...bom era o maximo!!! E agora isto!! :? vamos la ver se lhe passa a maluqueira!

Se alguem tiver mais alguma ideia agradeço :wink: Obrigada!
anne20
Membro Veterano

segunda fev 25, 2008 5:02 pm

Primitive Escreveu: nao terás algo que o perturbe? animais, crianças, barulhos excessivos?
se calhar é melhor dares um tempo de sossego para se habituar :wink:

Peço desculpa, ja agora respondo às questoes que colocou. Na casa onde o esquilo está nao ha barulho nem crianças... de facto existe uma gata mas que nao vai pro quarto, so quando o esquilo está na gaiola (a dormir principalmente) e sempre sob vigilancia, mas mesmo assim nunca houve qualquer interacção menos saudável entre os dois!!

Também ja coloquei a hipotese de ser a falta de interação entre o esquilo e humanos a causa disto, porque ele estava habituado a mimos e agora o meu namorado voltou ao trabalho e o bixinho fica muito tempo sozinho e quase nem sai da casinha mesmo quando abrimos a gaiola :? o que também é estranho... mas pronto!

Obrigada e cumprimentos a todos
Responder

Voltar para “Exóticos”