Chihuahua - macho ou fêmea? Prós e contras de ambos sexos!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Chihuahua! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Condessa

October
Membro
Registado: domingo nov 11, 2007 8:23 pm

sexta fev 22, 2008 12:55 pm

Pois é, uma novata nisto dos chihuahuas! :D
Vou adquirir um cachorro chihuahua, mas na verdade não sei que sexo escolher. Vocês que são entendidos na matéria, não me poderão ajudar, por favor?

Nota: T1 - Gata adulta em casa - horarios fixos da futura dona! :D

Obrigadíssimo a todos pela ajuda!

Marta
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sexta fev 22, 2008 1:35 pm

October Escreveu:Pois é, uma novata nisto dos chihuahuas! :D
Vou adquirir um cachorro chihuahua, mas na verdade não sei que sexo escolher. Vocês que são entendidos na matéria, não me poderão ajudar, por favor?

Nota: T1 - Gata adulta em casa - horarios fixos da futura dona! :D

Obrigadíssimo a todos pela ajuda!

Marta
Bem, eu sempre gostei mais de cadelas (e aqui não me importa a raça), porque as cadelas são mais dóceis, normalmente são mais calmas, fazem xixi agachadas, :mrgreen: são menos dominantes que os machos e não andam a montar as nossas pernas quando atingem a maturidade sexual. :lol:

No entanto, o meu chihuahua é macho. 8) Bem, queríamos uma fêmea, mesmo porque temos duas outras cadelas pequeninas, e um macho vai dar confusão quando estiverem com o cio, mas quando vimos o nosso Beethoven, não resistimos, e ficámos com ele!!!

As cadelas têm as chatices dos cios, mas sempre se pode esterilizá-las, e está resolvido o problema, assim como se pode castrar os machos.

Bem, seja macho ou fêmea, o chihuahua é um cão apropriado para apartamentos, e se vai ter uma companhia para estar com ele durante o dia (a gata), excelente. :wink:

Temos, nos tópicos inamovíveis, um sobre o estalão da raça e outros que podem ajudá-la a conhecer melhor a raça.

Qualquer dúvida, é só perguntar. Somos aqui um monte de 'chihuaheiros' apaixonados pelos nossos bichinhos, hehehehehe!!!
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 22, 2008 3:16 pm

os problemas/vantagens relativamente a ser macho ou fêmea são os mesmos que na maioria das raças de cães.
Macho
Vantagens
- Melhor porte
- Não tem cios
Desvantagens
- Marcação de território - Xixis
- Ficam histéricos e tresloucados sempre que existe uma cadela com cio nas redondezas

Fêmeas
Vantagens
- Mais meigas
- Não ficam doidas com os cios de outras cadelas
Desvantagens
- Cios
- Normalmente têm um porte menos imponente que os machos.

De resto ambos são chihuhuas em todo o seu melhor.....e pior.....
four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

sexta fev 22, 2008 3:56 pm

PauloC1 Escreveu:Fêmeas
Vantagens
- Mais meigas
- Não ficam doidas com os cios de outras cadelas
Desvantagens
- Cios
- Normalmente têm um porte menos imponente que os machos.
e pronto, tá decidido... fêmeas... uma vez que, acho eu, a imponência não é um factor importante para esta raça... só tem a pequeníssima desvantagem do cio... :D já ganhou!!!!!

e cm a condessa disse, o facto de fazerem xixi para o chão e não para as paredes também é, a meu ver, uma vantagem!
anjakida
Membro Júnior
Registado: sexta jul 06, 2007 8:17 pm

sexta fev 22, 2008 6:36 pm

isso não é bem assim até porque o meu Petit faz xixi como as cadelas é verdade que o outro Petit que eu tive até 1 mes atrás levantou uma vez a perna mas não deve ter achado muita graça porque nunca mais o fez bem isto tudo para dizer que se pode ensinar os cães a fazer xixi como as cadelas
October
Membro

sexta fev 22, 2008 6:50 pm

Eu sou adepta de meninas, sim... Mas apenas tive meninas felídeos, pois canídeos é tudo homem cá em casa! :lol:
O meu problema é a castração nas meninas... Sofrem tanto!... :cry: Há 3 semanas a minha gata Mónica foi castrada e não teve um pós operatório nada fácil... Custa-me tanto ve-las sofrer... :cry:
Optaria por um macho para me poder "livrar" desses dias terríveis posteriores á operação... Cadela implica operação a "barriga aberta"... Cão, são apenas 10 minutos de pequena cirurgia!
E o dilema continua... :wink:

Beijinhos a todos!
four
Membro Veterano
Registado: segunda set 05, 2005 12:13 pm
Localização: X tartarugas, 5 Cães (3 SRD, 1 Chihuahua, 1 Fila de S. Miguel), 2 Porquinhas da Índia e 3 peixes.

sexta fev 22, 2008 7:15 pm

se realmente achares necessária essa cirurgia, são obstáculos que têm de ser ultrapassados, custam, mas não duram para sempre... se essa for a única razão ela qual não optas por uma cadela...

se não, tenta falar c algum veterinário que conheças e pode ser que ele ajude..
borboletavti
Membro Veterano
Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm

domingo fev 24, 2008 2:05 am

eu comprava os dois :D tou a brincar até pq não são assim tão baratos :roll: mas se esta indecisa veja a ninhada e de certo algum lhe vai tocar mais,apaixone-se por um deles e dp veja o sexo :wink:
&nbsp; se abandonas um animal nao &eacute;s digno de viver&nbsp; &nbsp;"Haver&aacute; sempre, em algum lugar, um c&atilde;o abandonado, que me impedir&aacute; de ser feliz..." Jean Anouilh
October
Membro

domingo fev 24, 2008 9:14 am

Obrigado pelo interesse!
Sempre tive fêmeas em casa, e sempre optei pela castração, pois esta permite reduzir em muito eventuais problemas uterinos, tumores mamários...
Mas a Borboleta tem toda a razão... Quando me apaixonar, depois viro o meia-leca de barriga para cima e... :o O amor não escolhe pigmeus, certo é! :lol: Vou fazer os possíveis para conseguir um homemzão, pois seria menos uma preocupação para mim esperar pela cirurgia, ver o sofrimento do pós-operatório, idas ao veterinário para tirar pontos e confirmar a cicatrização correcta... :cry:
Passei por isso 2 vezes já, a ultima ha umas semanas com a minha gata Mónica, e é muito difícil... :cry:
Mais uma vez, obrigado pelas vossas opiniões, é sempre perfeito quando se pode contar com a ajuda de donos experientes e apaixonados pelos animais. :)
Obrigado, a todos!
crism25
Membro
Registado: sexta dez 14, 2007 6:19 pm

segunda fev 25, 2008 10:32 am

October Escreveu:Obrigado pelo interesse!
Sempre tive fêmeas em casa, e sempre optei pela castração, pois esta permite reduzir em muito eventuais problemas uterinos, tumores mamários...
Mas a Borboleta tem toda a razão... Quando me apaixonar, depois viro o meia-leca de barriga para cima e... :o O amor não escolhe pigmeus, certo é! :lol: Vou fazer os possíveis para conseguir um homemzão, pois seria menos uma preocupação para mim esperar pela cirurgia, ver o sofrimento do pós-operatório, idas ao veterinário para tirar pontos e confirmar a cicatrização correcta... :cry:
Passei por isso 2 vezes já, a ultima ha umas semanas com a minha gata Mónica, e é muito difícil... :cry:
Mais uma vez, obrigado pelas vossas opiniões, é sempre perfeito quando se pode contar com a ajuda de donos experientes e apaixonados pelos animais. :)
Obrigado, a todos!
apesar de as femeas serem mais meigas e limpas, optei pelo macho precisamente para nao ter problemas com esterelizaçoes como voces referem, mas só quando estamos com um e com outro é que conseguimos tomar uma decisao,a irma do meu chi era mais timida, o meu é mais atrevido mais vivaço apaixonei-me logo :)
borboletavti
Membro Veterano
Registado: domingo nov 26, 2006 5:47 pm

segunda fev 25, 2008 8:01 pm

boa :wink:
&nbsp; se abandonas um animal nao &eacute;s digno de viver&nbsp; &nbsp;"Haver&aacute; sempre, em algum lugar, um c&atilde;o abandonado, que me impedir&aacute; de ser feliz..." Jean Anouilh
CHIHUA
Membro
Registado: sábado ago 04, 2007 12:22 am

sexta fev 29, 2008 3:59 pm

bem, como já devem saber, optei por um chihuahua fêmea, e não me arrependi.

a Milú já tem 10 meses, e cio, ainda nao apareceu .. ihihih
continua magra, esbelta e pequenita.

essa coisa de escolher macho ou fêmea tem uma boa % do gosto de cada um.
a minha miluzita é tao porquita que nem um cao.. ainda nao aprendeu a fazer necessidades no sítio e isso nem deve se a eu nao discipliná la, ela é mesma rebeldezinha...
de resto, roi tudo o que vê: desde tapetes, a qualquer coisa que caia ao chao: alho, cebola, gilette, cotonete, etc.

mas fora isso, até que é mt asseada, tds os dias a miluzita faz questao de se lamber e limpar se, parece gato.lol.
é muito meiga, até demais, muito pequenita.
é tao kida...
e até hj, e graças a deus, a milu nao ficou doente, é saudável..nao da xatisses nenhumas..
October
Membro

sexta fev 29, 2008 4:04 pm

Uma questão importante: doenças em cachorros chihuahuas? Têm tendência a ter problemas? Vejo-os tão frágeis... :(
E tamanho? O macho é mais pequeno que a fêmea? Ou a fêmea mais pequena que o macho? Eu, ao contrario do resto do mundo, quero um chihuaha maiorzinho, pois tenho imenso medo de o perder, devido a fragilidade do tamanho/peso.

Obrigado gente! Desculpem a quantidade exorbitante de perguntas tolas, mas não percebo muito de seres tão minusculos e adoráveis! :lol:

Marta
CHIHUA
Membro
Registado: sábado ago 04, 2007 12:22 am

sexta fev 29, 2008 4:09 pm

a milu é mt pequentia a magra...
acho que as femeas sao mais pequenas do que os machos, mas como sempre, há excepçoes...

em relação a doenças, acho que tive muita sorte. a milú é bem saudável enunca ficou doente e pelos vistos naos tem nenhum tipo de doença, fico mt contente...

os chihuahuas sao mt frágeis, como ja deve ter reparado, mas nao há que ter medo desse pormenor. deve sim saber agir conforme o seu estatuto.
saber mexer no cao, brincar...
basta uma pisadela no rabo pra este ficar partido.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta fev 29, 2008 7:13 pm

olá,
Um chihuahua deve pesar um máximo de 3 kilos, por isso muito grande não pode ser ;). No entanto existem alguns maiores que outros ;, e isso quer sejam femeas ou machos. Normalmente as femeas muito pequeninas não deverao ser usadas para reprodução, e mesmo nas femeas 'normais, a cesariana é uma possibilidade a ter em conta.
Quanto a doenças, é tudo uma questão de procurar um criador sem historial de doenças genéticas, e também de um bocado de sorte.
Os chihuahuas, apesar de pequeninos são animais resistentes. Os olhos são uma area mais sensivel, mas de resto não têm assim muita coisa para além do que esta sujeito qualquer cao. No entanto, devido ao seu tamanho , quando doentes as coisas podem evoluir muito rapidamente, pelo que é urgente que sejam tratados rapidamente.
Responder

Voltar para “Chihuahua”