Adquiri um Dragao Barbudo femea à uma semana não tendo muita experiencia em répteis. Hoje de noite, com o terrario a 22 graus dei conta de um comportamento estranho. Estava molhada da agua e a dormir em pe encostada ao vidro! Não deveria procurar o calor de noite? É normal dormir assim?
Outra coisa que me preocupa é o facto de não comer tanto como dizem, ou será por ser a primeira semana e ainda estar "estranha"?
Espero que me saibam ajudar, obrigado.
Comportamento estranho do meu DB
Moderador: mcerqueira
Bem vindo.
Aqui tens tudo o que percisas de saber.
Informativo-Dragões Barbudos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580
Guia de alimentação:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52683
Aguarda mais respostas/opiniões para a tua questão em particular.
Cumprimentos
Aqui tens tudo o que percisas de saber.
Informativo-Dragões Barbudos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51580
Guia de alimentação:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52683
Aguarda mais respostas/opiniões para a tua questão em particular.
Cumprimentos
epa eu nao percebo muito de db mas supostamente a tua temperatura nao esta baixa d+ ?
nao me vou meter a dar opnioes pois podem tar erradas espera que alguem que perceba menos te diga mas acho que a temp esta baixa d+...
cumps
ah alem disso convinha meteres mais sobre as condicoes que tens no terrario para ela e ate a alimentacao porque de certo que te vao pedir isso
nao me vou meter a dar opnioes pois podem tar erradas espera que alguem que perceba menos te diga mas acho que a temp esta baixa d+...
cumps
ah alem disso convinha meteres mais sobre as condicoes que tens no terrario para ela e ate a alimentacao porque de certo que te vao pedir isso

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Ahahah! Já começas a preparar o terreno.Sol18 Escreveu:ah alem disso convinha meteres mais sobre as condicoes que tens no terrario para ela e ate a alimentacao porque de certo que te vao pedir isso
Esta é a temperatura nocturna ou diurna? Se for nocturna está bem, mas de dia e com o aquecimento ligado, os termómetros devem registar temperaturas mais altas. Passo a citação do care-sheet:Dias26 Escreveu:Hoje de noite, com o terrario a 22 graus dei conta de um comportamento estranho.
Os dragões, assim como todos os outros répteis são animais poiquilotérmicos (têm 'sangue frio') e, como tal, estão dependentes da temperatura do meio. Assim, para não aquecerem ou arrefecerem demais desenvolveram comportamentos de termorregulação que, no caso do dragão barbudo num terrário, passa por optar entre o lado frio e o lado quente do terrário, que é o que a tua dragão faz. Já agora, como medes a temperatura, qual o termómetro que usas?jmangelico Escreveu:Quanto às temperaturas diurnas:
. Lado quente: 32ºC a 35ºC;
. Lado frio: 25ºC a 28ºC;
. Spot: 38ºC a 41ºC.
Temperatura nocturna: 21ºC a 24ºC.
Não sabendo mais pormenores sobre sobre o dragão, idade, tamanho e tipo de alimentação não sei se haverá aí algum erro ou se é apenas a fase de habituação. Quais são as condições em que a manténs e como a alimentas?
Dá uma olhadela também na [Care sheet] Pogona vitticeps - Dragão Barbudo para além das páginas que te foram recomendadas pela albine.
<p>
</p>
</p>
Qual calor?Dias26 Escreveu:Não deveria procurar o calor de noite?

Essas temperaturas estão baixas... quer dizer, estão se de dia tambe'm forem as mesmas... para nocturnas julgo que esteja normal...
Que temperaturas tens de dia dentro do terra'rio?
Abraço
Boas! Sim os 22 graus são mm a temperatura de noite! Durante o dia mantenho uma temperatura 30-34 no lado quente 26-29 no lado frio!
Antes de adquirir a minha dragão tive o cuidado de ler as care sheets e todas as discussões que encontrei sobre dragões barbudos, com também testei as condições do meu terrario! Está equipado praticamente na sua totalidade com produtos exoterra. Durante a noite apenas tenho ligado o tapete de aquecimento.
Quanto à alimentação dou lhe grilos e tenebrios, assim como alguns verdes e frutas! Os grilos vai comendo quando param ao pe dela, no entanto nao mostra apetite pelos tenebrios nem pelas verduras/fruta. No entanto pelo que li, quando são pequenos (tem 23cm) é normal.
O que me assustou mesmo foi o facto de dormir em pé ( não sabia que o faziam), apoiada na cauda e molhada da agUA.
Obrigada pela ajuda =)
Antes de adquirir a minha dragão tive o cuidado de ler as care sheets e todas as discussões que encontrei sobre dragões barbudos, com também testei as condições do meu terrario! Está equipado praticamente na sua totalidade com produtos exoterra. Durante a noite apenas tenho ligado o tapete de aquecimento.
Quanto à alimentação dou lhe grilos e tenebrios, assim como alguns verdes e frutas! Os grilos vai comendo quando param ao pe dela, no entanto nao mostra apetite pelos tenebrios nem pelas verduras/fruta. No entanto pelo que li, quando são pequenos (tem 23cm) é normal.
O que me assustou mesmo foi o facto de dormir em pé ( não sabia que o faziam), apoiada na cauda e molhada da agUA.
Obrigada pela ajuda =)
-
- Membro Veterano
Não há problema nenhum, se tens estado atendo às discussões sabes que os tenébrios são um alimento bastante gordo e de dífícil digestão. No entanto, é importante que varies o alimento, quanto mais variado melhor. Se não tiveres essa possibilidade, pelo menos arranja um substituto para os tenébrios (e de preferência não tão gordo), para poderes fazer a alimentação baseada em dois insectos. Sempre que possível varia o alimento.Dias26 Escreveu:nao mostra apetite pelos tenebrios
É importante que o dragão seja habituado desde cedo a incluir vegetais e frutas na sua alimentação, pois, se mal habituado, dificilmente adulto o conseguirás habituar a uma alimetação correcta e equilibrada.Dias26 Escreveu:nem pelas verduras/fruta
Tens bons esconderijos no terrário? Geralmente os dragões gostam de ir para um esconderijo e escavarem (ou simplesmente arranhar o substrato) para 'aninharem' e adormecer. Se calhar essa opção é 'à falta de melhor'.Dias26 Escreveu:O que me assustou mesmo foi o facto de dormir em pé ( não sabia que o faziam), apoiada na cauda e molhada da agUA.
<p>
</p>
</p>
-
- Membro
- Registado: sexta out 20, 2006 1:20 pm
- Localização: 1 cobra,2 porquinhos da india,3 chinchilas,3 cágados,1 canário,3 peixes,1 husky,1 caniche,1 pequinoi
a alimentação com grilos, dando tenébrio de vez em quando e fruta e legumes, é equilibrada não é?
ou devo adicionar Zophobas? também é mt gordo??
ou devo adicionar Zophobas? também é mt gordo??
-
- Membro Veterano
Dentro das possibilidades e disponibilidades no mercado português, os grilos e as baratas são a base ideal da alimentação do dragão. Sim, a alimentação com grilos, tenébrios, fruta e legumes é equilibrada. Mas variar é sempre bom, não só na parte dos insectos como dos verdes e frutas.
A Zophoba é um alimento gordo e para muitos dragões bastante grande, é importante recordar que a Zophoba tem 4 a 7 cm's, ainda é grandote para dragões juvenis e mesmo a adultos deve ser dada com a devida cautela, não deve ser a base da alimentação.
Suplementos vitamínicos são também importantes.
A Zophoba é um alimento gordo e para muitos dragões bastante grande, é importante recordar que a Zophoba tem 4 a 7 cm's, ainda é grandote para dragões juvenis e mesmo a adultos deve ser dada com a devida cautela, não deve ser a base da alimentação.
Suplementos vitamínicos são também importantes.
<p>
</p>
</p>
Outra duvida minha eh quanto às dimensões do meu terrario! O meu terrario é um ex aquario com as seguintes medidas 50 x 25 x 30! Comprei uma rede de terrario para por em cima e não tenho tido dificuldades em controlar as temperaturas. No entanto por ser pequeno sei que mais cedo ou mais tarde vou ter de arranjar um maior. A minha DB tem 22/23 cm's eh ainda bastante pequena. Quanto tempo e ate que tamanho eh que posso continuar com este terrario? tkssssssss 

-
- Membro Veterano
Vai pensando em mudar. Se for o caso, está mais que na altura de te informares, começar a fazer planos e adquirir o material para fazeres um terrário definitivo para ela. Eles crescem relativamente depressa. O defeito dos aquários é mesmo terem pouca profundidade, o que para a maior parte dos peixes não tem grande influência, mas para o dragão tem. 50*25cm não é uma área muito grande para o dragão poder correr ou deambular à vontade.
<p>
</p>
</p>