Meu agapornis começou a regurgitar

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

terça fev 26, 2008 4:44 pm

exacto!! mas amigo eu nao estava a falar propriamente da femea a alimentar a cria.... no meu caso era o Macho a alimentar a Femea! Nao tenho bem a certeza se os machos alimentam as suas crias, mas tenho a ideia que sao só as femeas (corrijam se tiver errada), pelo que por isso é que digo que é carinho para com a femea!

É de senso comum que as femeas têm o tal instinto maternal (que também é discutivel) e devido a isso penso que se pode explicar o tal caso do pardal a alimentar as carpas! :wink:

Cumprimentos
poagapornis
Membro
Mensagens: 61
Registado: sexta fev 15, 2008 4:53 pm
Localização: Agapornis

terça fev 26, 2008 6:48 pm

Li num tal site, de criadores de agapornis muito experientes, a referir-se ao seu agapornis preferido, o seguinte:

He loves to give kisses. I suspect that if given the chance, he would just kiss me all day. If I ask him if he loves me, he makes a kissing noise at me. Sometimes you will catch him kissing every person he visits when we take him out. Another way he shows his affection for us is by regurgitating on us. Most of the time, it is him going through the motions rather than really anything coming up.

Ou em português:
Ele adora dar beijos. Suspeito que se lhe desse essa chance, ele passaria o dia a beijar-me. Se lhe pergunto se ele gosta de mim, ele faz o barulho de um beijo. Às vezes apanha-se o bicho a beijar cada pessoa que visita, quando o levamos ao passeio. Outra maneira de ele mostrar afecto por nós, é regurgitando para nós. A maior parte das vezes, é ele a deixar-se levar pelas emoções, do que realmente sair alguma coisa a regurgitar.

Texto retirado de http://www.trueloveaviary.blogspot.com/.

Já agora um vídeo http://www.youtube.com/watch?v=vbzSCu9lV8g onde se pode ver um dos seus pássaros a regurgitar para o dedo... e não tinha nenhuma boca aberta no dedo... E se o pássaro quisesse regurgitar para bocas abertas, certamente não faltariam ali, naquela casa cheia de agapornis...
<p>Cumprimentos a todos,</p>
<p>Pedro Oliveira</p>
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

terça fev 26, 2008 7:23 pm

Gostei desse testemunho poagapornis :wink:

Por mais estupido que possa parecer as aves também podem expressar os seus sentimentos...(é a minha opiniao). A minha Kika (fisheri) adorava k eu lhe fizesse festinhas no bico e lhe desse beijinhos.... Eu nao percebo porque que é que acreditam que os cães e gatos expressam os seus sentimentos para com os donos, e nao acreditam que os passaros também o fazem?? Também o meu esquilo às vezes chega ao pé de mim e começa a lamber-me assim do nada....agora digam me porquê!!! Se tiverem outra explicação plausível pff digam-me!!

Cumps a todos
TitvsLivivs
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm
Localização: «Tomai-nos por escravos mas sustentai-nos.»

terça fev 26, 2008 7:36 pm

Anne20, escreveu:
eu nao estava a falar propriamente da femea a alimentar a cria.... no meu caso era o Macho a alimentar a Femea!


e eu lá atás escrevi isto que serve de resposta para este trecho acima que que retirei da sua mensagem:
também era comum ver troca de comida regurgitada entre duas aves, na maioria dos casos, parceiros sexuais.

Logo, eu sabia que não são só a crias que recebem alimento regurgitado.



____________________________


E agora como resposta à mensagem do poagapornis este trecho de uma mensagem minha na página anterior:

Nenhum animal regurgita por amor. E também não conheço nenhuma ave que tenha amor ao que quer que seja. Quando há as aves domesticadas, isso não se trata de amor, trata-se de um comportamento que leva a ave a ver-nos como um da sua espécie, por a termos alimentado quando esta era pequena- ela pensa que nós somos aves como ela.

E acrescentando: um agapornis não sente aquilo que nós defenimos como amor. O amor que temos para com um filho(a), ou para com um companheiro(a) não é transponível para uma relação de um agapornis para com o seu parceiro, ou para com as suas crias.
Acho que estão a humanizar os animais ao pensarem desse modo. Para mim, um cão, um gato, um periquito, uma iguana, ou um canário são somente animais, estão desprovidos de qualquer humanidade, são animais e é isso que sempre foram, que são, e que alguma vez serão.
Não há homologuidade entre uma amizade de pessoa-pessoa e uma de pessoa-animal. Eu posso retirar prazer de uma relação de animal animal-pessoa, mas esse prazer será diferente daquele que eu retiro de uma relação pessoa-pessoa. Quem experimenta as mesmas sensações que só dizem respeito a uma amizade entre humanos, com uma "amizade" com um agapornis, então necessita de um psiquiatra muito urgentemente.
poagapornis
Membro
Mensagens: 61
Registado: sexta fev 15, 2008 4:53 pm
Localização: Agapornis

terça fev 26, 2008 9:44 pm

Está interessante a discussão!... :D
Bem, eu não disse que havia amor, paixão e isso tudo, simplesmente disse que os agapornis, têm um sentimento (se é que se pode chamar isso) de proximidade para connosco, e de facto nota-se que se sentem bem à nossa beira! Até pode ser agradecimento de os soltarmos da gaiola, de andarem ali soltos à nossa beira, mas que existe um agradecimento, um carinho dos bichos para com o ser ou a pessoa que trata dele, e está mais chegada a ele, lá isso existe... Claro, que não é nenhum amor platónico, igual ao que temos entre seres humanos, nem acho que alguém possa pensar tal coisa, mas lá que os bichos têm algum afecto e carinho connosco, lá isso tem! :wink:
<p>Cumprimentos a todos,</p>
<p>Pedro Oliveira</p>
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

terça fev 26, 2008 9:54 pm

Exacto... acho que entre casal da mesma especie até pode haver "amor" (nao sei qual seria a palavra mais adequada em "passarinhez") e companheirismo.... entre animal e humano nao acho que seja o mesmo tipo de sentimento mas sim um "amor" no sentido de gratidao de forma a retribuir os carinhos que lhes damos... Nao tem nada a ver com desejos sexuais! LOL

Cumps
deagonzalez
Mensagens: 4
Registado: segunda fev 18, 2008 7:53 pm

quinta fev 28, 2008 12:30 am

Olá para todos, se vocês conhecessem o meu agapornis, o Cicio, entenderiam que sim, realmente existe afeto e muito carinho.
Tenho o Cicio há um ano e dois meses e ele é meu grande companheiro. Fica comigo o dia inteiro e fica solto o tempo todo, só coloco na gaiola para dormir!
Ele é muito carinhoso, me enche de beijinhos no rosto mas o que ele gosta mesmo e de receber carinho, pede toda hora e chega até a fechar os olhinhos. Gosta também de beijo, tem de colocar ele na mão e ficar beijando e quando a gente beija de um jeito que ele não gosta ele reclama, é muito engraçado.
Ele as vezes parece gente. Quando eu chamo ele responde e quando está escondido e eu chamo ele sai de onde estiver para que eu possa vê-lo.
Então, o agapornis tem sentimento sim, pelo menos o meu tem, não sei se é pelo fato de eu ter criado ele solto o tempo todo comigo, mas ele não desgruda de mim. Quando eu sento no sofá, lá vem ele, quando eu deito na cama, ele fica desesperado tentando subir, fica esticando o pescoçinho tentando me ver e me chamando, não sossega enquanto eu não deixo cair o lençol para ele poder subir por ele.
Ele sabe quando é para a gente sair, quando é para ele ficar no carro, quando é hora dele dormir. É muito inteligente. Se pode ser tão esperto por que não pode ter sentimento? E ainda mais por nós?
Final de semana fui viajar e não pude levá-lo. Ele ficou 4 dias na casa da minha mãe e ela disse que ele deve ter sentido a minha falta, porque ele ficou dentro da gaiolinha dele o tempo todo, coisa que ele nunca faz, a não ser para dormir!
Por isso, meu Cicio com certeza gosta de mim da maneira dele e eu adoro ele e não acho que eu precisa de um psiquiatra por causa disso! Haha
Abraço a todos
rreepsol
Mensagens: 4
Registado: sábado fev 23, 2008 12:13 am

quinta fev 28, 2008 1:25 am

Boa Noite!

Pelo que li na net, este acto de regurgitação é um acto de carinho ou de ave para com ave, ou de ave para o seu dono. Vou tentar arranjar documentação para pudermos discutir ou tirar dúvidas.
Até lá, não se preocupe, n necessita de o levar ao veterinário.
poagapornis
Membro
Mensagens: 61
Registado: sexta fev 15, 2008 4:53 pm
Localização: Agapornis

quinta fev 28, 2008 10:31 am

Já nem sei quem falou em veterinário, mas neste caso não é de todo necessário!
<p>Cumprimentos a todos,</p>
<p>Pedro Oliveira</p>
tamarino
Membro Veterano
Mensagens: 1451
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am
Localização: Cadela-Gata-Piris-Agas-Tartas..

quinta fev 28, 2008 10:34 pm

kitten Escreveu:Huuummmm, as minhas cobras se eu lhes agarrar depois de comerem também regurgitam, será amor? 8) 8) 8) 8)

Deixe-se de amores e leve mas é o pássaro ao vet.

Quem falou em vet foi kitten mas para o caso n importa neste mom.

Saudações
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
Responder

Voltar para “Aves”