Os acidentes acontecem.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta fev 28, 2008 11:32 am

Quando achava que o meu dragão barbudo já não me surpreendia, ele conseguiu ultrapassar o desafio.
Aqui vai a história:

Por norma sou bastante cuidadoso com os objectos que deixo no chão ou à mão de semear, no entanto hoje, quando por acaso até tinha o terrário do dragão aberto tinha uma lata de carvão vegetal em pó aberta no chão. A lata era ainda alta e, por distração e preguiça deduzi que nem interessasse ao dragão, que, geralmente, quando sai do terrário vem ter comigo e faz bastante barulho. Desta vez foi diferente. Estava eu distraído a encher um recepiente com carvão quando, de repente, olho para o lado e deparo-me com uma 'criatura estranha' dentro da lata. As imagens falam por si:

Imagem

Imagem

Imagem
Legenda: Esta última já depois do primeiro banho e ainda preto.

Este episódio pode, por um lado, ter piada, no entanto a história teria sido muito diferente se na lata estivesse por exemplo tinta ou acetona, em vez de carvão vegetal em pó. Por via das dúvidas estou bastante atento, em termos respiratórios parece estar bem, continua bastante activo e com o ritmo habitual, no que toca a audição e visão também parece bem, não tem tem as zonas expostas sujas e reage bem aos estímulos tanto auditivos como visuais, vamos agora ver no que toca a impactação, em princípio não será problema, uma vez que é carvão vegetal e em pó e ele tomou já banho, de qualquer forma nunca é demais prevenir. O interior da boca não está sujo e ele continua a aceitar comida, mas só descanso quando vir o presentinho ali, grande e mal cheiroso bem no meio do terrário.

Lado divertido da questão: descobri uma nova fase sem qualquer genética. :lol:

Lado real da questão: podia ter tido consequências graves, ainda pode vir a ter algumas. Estou agora de alarme a o primeiro sinal, veterinário com ele. Espero que sirva também de aviso a quem deixa os animais deambular pela casa, em particular dragões e iguanas que são conhecidos pela extrema curiosidade.
<p>
</p>
Phuzer
Membro Veterano
Registado: sexta jan 12, 2007 9:51 pm

quinta fev 28, 2008 11:42 am

Foi uma pequena lição.
Espero que não aconteça nada de mais e que corra tudo bem :wink:

Realmente, como disses-te, embora perigoso teve a sua piada :lol:

Boa sorte com ele, vai dando notícias.
<p>David Campos</p>
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta fev 28, 2008 11:53 am

Epá desculpa mas não pude deixar de mandar uma gargalhada ao ver as fotos :oops: 8)

Espero que corra tudo pelo melhor :wink:

Xuga
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta fev 28, 2008 12:32 pm

Ao fim de quantos banhos é que isso sairá?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta fev 28, 2008 1:25 pm

Grande susto !
Espero q tudo corra pelo melhor , boa sorte .
Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

quinta fev 28, 2008 2:06 pm

O gajo devia querer ficar moreno xD ja se tinha fartado de mudar de pele e nao mudar de cor xD deve ter ouvido o mito dos "negros" LOOOOOL

Pa q comedia... Espero que essa situaçao so dê para o lado comico.. q corra tudo bem :P
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

quinta fev 28, 2008 2:11 pm

fogo.. ainda bem k o meu bichinho so gosta de andar acima do chão..

mas que bruto de susto que deves ter apanhado!

espero ansiosamente pelo "presente" também
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

quinta fev 28, 2008 2:21 pm

ri-me pelo ar do animal dentro da lata, não me ri pela situação.. essa coloração dificilmente saí só água.. provavelmente sairá juntamente com a próxima muda..

também pensei se até lá, o facto de ter uma coloração a tapar a pele não interfirá com a assimilação dos UV (isto querendo chagar a extremos propositadamente..)..

de quanto em quanto tempo é que os dragões fazem uma muda?
negritus
Membro
Registado: sábado fev 23, 2008 2:14 pm

quinta fev 28, 2008 2:31 pm

enche a banheira com agua morna e deixa -o nadar pelo menos 15 minutos
faz de 3 em 3 dias ou de 2 em 2
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quinta fev 28, 2008 3:09 pm

Black pogona viticeps 8)
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta fev 28, 2008 4:06 pm

Ora isto é o que se deveria realmente chamar fase pois esperemos que de acordo com a palavra, seja apenas uma fase ou passageiro e não as vulgares mutações geneticas que sao permanentes, tens um pogona viticeps fase senegalensis 8)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
jmangelico
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 4:16 pm

Korbe é verdade, também foi uma questão que me lembrei e por isso tive o cuidado de escovar o dorso do dragão, ajudou, mas não saiu totalmente. Não é nada fácil tirar o carvão e estou convicto que só sairá mesmo com a muda da pele. A muda não é muito regular, vão fazendo, umas vezes mais frequentemente, lembro-me de uma altura em que ele mudava de pele praticamente semana sim, semana não (quando não era semana sim, semana sim), mas estava com um ritmo de crescimento alucinante. Felizmente este já é adulto e já pouco mais crescerá, portanto também não tem as mesmas necessidades de ultravioletas. Ainda relativamente a isso, ele tem andado a fazer a muda, parte do dorso ainda está para sair, na última fotografia já se vê parte da pata que mudou de pele já depois do incidente. A barba está também para sair. Vou dar-lhe uns suplementos que tenho aqui de electrólitos e de vitamina D3 para minimizar os efeitos da incapacidade de absorver convenientemente ultravioletas.

Negritus, vou seguir o teu conselho, vou encher a banheira e vou deixá-lo mexer-se bastante em água, pode ser que o movimento auxilie à libertação do pó nas escamas. Acho que pode ajudar na cauda e membros, embora desconfie que no resto do corpo só mesmo a muda trará os grandes resultados.

De resto continua normal, activo e aparentemente saudável. Quanto áquela questão de m*rd* (literalmente), ele costuma ser rotineiro e lá para o final da tarde, noite, devo ter notícias mal cheirosas aqui do nigga.
<p>
</p>
korbe
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 4:21 pm

eu lembrei-me daquelas escovas de lavar as mãos/unhas, só que não sei se, mesmo aplicando pouca fricção, se serão muito agressivas para a pele do bicho..

é o que eu digo.. não sei se o "molho" o ajudará em alguma coisa.. já em nós não ajuda.. lol
jmangelico
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 4:46 pm

Korbe, pensámos praticamente o mesmo. Depois da resposta fui dar um banho com escova de dentes eléctrica, saiu grande parte. Agora está praticamente com a tonalidade normal.
Quanto à fricção, escolhi uma ponta já usada para ter os filamentos já fracos, ele não se queixou (embora acredite que tenha sido stressante), e tive também o cuidado de usar o chuveiro com água corrente morna para atenuar a sensação de arranhar da escova de dentes.
<p>
</p>
korbe
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 4:54 pm

http://www.youtube.com/watch?v=bf9d7rSf ... re=related

agora para dar um pouco de graça, não pensaste em pôr a musiquinha do patinho amarelo a tocar de fundo para acalmar o rapaz?! 8)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”