Nasceram!! :)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Nihx
Membro Júnior
Registado: quarta ago 08, 2007 10:45 pm
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

quinta fev 28, 2008 1:50 pm

Já nasceram os filhotes das minhas chinchilas Remy e Popota!! :D
São 3 e são lindos!!!
Alguém me sabe dizer quando é que eles começam a comer?
Não devo separar o macho, pois não? É que eles dormem todos juntinhos e tudo! Se o separar ele deve-se sentir muito sozinho...
Kamill
Membro
Registado: sexta abr 28, 2006 8:01 pm

quinta fev 28, 2008 2:03 pm

bom..se quer deixar eles juntos, o bom seria ficar de olho 24h por dia para eles não acasalarem,se não queres correr o risco,é melhor separar mesmo,mas pode deixar numa gaiola ao lado,dai eles se cheiram.os filhotes começam a comer ração axo que na primeira semana,ou primeiros dias,não se preocupe,inquanto isso eles vao mamar na mae
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

quinta fev 28, 2008 3:37 pm

Parabéns pelos bébés! :D

Eles devem começar a petiscar ração a partir dos 10 dias de idade, mas pode acontecer logo após a primeira semana.

Quanto ao separar o macho... se ainda não separou pode ser tarde, pois assim que a fêmea termina o parto entra em cio por 2 a 5 dias e o macho vai andar atrás dela. Isto não é muito boa ideia pois ela pode engravidar já, e acabou de parir e ainda tem 2 meses para amamentar. A fêmea acabou de passar por uma fase extremamente desgastante, que foi uma gravidez de quase 4 meses. Pode tirá-los durante 5 dias para uma gaiola à parte e deixar as gaiolas juntinhas para que eles continuem a ver-se e cheirar-se.
Muitas vezes o problema inerente à separação é que depois é complicado juntar o macho. Mas para isso há procedimentos e técnicas a ter em conta.

Boa sorte!
Nihx
Membro Júnior
Localização: 2Cães,1Porquinho da Índia,5Chinchilas, 1Coelho Anão,2Gerbos da Mongólia, 1Canário,1Betta,1Murganho

quinta fev 28, 2008 4:56 pm

Obrigada!! :D
Começam a comer cedo... realmente achei estranho eles ja terem os olhinhos abertos e já andarem a fazer explorações pela gaiola... Nascem bem desenvolvidos!
Quanto a separar o macho, ainda vou a tempo porque os bébés só nasceram ontem... Até me dá pena só a ideia de o separar... vai ficar tão triste... Mas se tem que ser...
Aymara
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 5:51 pm

Sim, os bébés nascem completamente desenvolvidos. :D
Nascem já com o corpo coberto de pêlo, com dentes e de olhinhos abertos ( quando os olhos não abrem à nascença, já não é muito bom) e são bastante activos logo após o nascimento. Eu, por brincadeira, costumo chamar-lhes porta chaves com pilhas duracell hehehe... mas acho-os uma ternura.
Quanto ao macho, faz bem em separar, pode ser que ainda vá a tempo! É que se ela pariu ontem, como diz, entrou em cio de imediato mas pode ser que ainda não seja tarde.
Boa sorte!
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

quinta fev 28, 2008 6:26 pm

Por quanto tempo é que se deve separar o macho da femea :?: :?
já agora....parabéns!! :D
cumprimentos
TiagoGrilo
Kamill
Membro

quinta fev 28, 2008 6:28 pm

deve-se separar o macho da femea os 5 dias de cio dela após o parto
TiagoGrilo
Membro Veterano
Registado: segunda dez 31, 2007 4:10 pm

quinta fev 28, 2008 6:46 pm

Ok obrigado pela informação. :D
cumprimentos
TiagoGrilo
Aymara
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 6:55 pm

TiagoGrilo: O macho deve ser separado da fêmea, de preferência ainda antes do parto e não o juntar nos 5 dias seguintes ao parto. O ideal seria a chinchila fêmea só ter uma ninhada por ano o que não é fácil de gerir. Mas perigoso, é elas terem ninhadas consecutivas, pois na maioria dos casos elas engravidam logo após o parto e ficam 2 meses a amamentar as crias quando já estão grávidas.
Mas já que na maioria das vezes não dá para prever o parto, o ideal é tirar logo, e durante 5 dias e para que ela não engravide no cio seguinte, pois ainda está a amamentar, conta mais ou menos 27 dias (depois dos 5) e nos 5 seguintes aos 27 volta a separar.

Espero ter ajudado.
Última edição por Aymara em quinta fev 28, 2008 8:15 pm, editado 1 vez no total.
Pretzz
Membro
Registado: terça jan 22, 2008 8:32 pm

quinta fev 28, 2008 7:30 pm

Parabéns :D
carlabatista
Membro
Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

quinta fev 28, 2008 9:19 pm

E depois como fazer para voltar a juntar o casal? Disseram que pode ser complicado...

Muitos parabéns pelos bébés!!!! Felicidades aos pais.
Aymara
Membro Veterano

quinta fev 28, 2008 9:28 pm

Há procedimentos para esse efeito, é uma questão de pesquisar, ou na altura certa, poderei dar uma ajuda.
E também há riscos... mas acho que é preferível a ver a fêmea definhar, ninhada após ninhada e perde-la mais cedo por não se agir da forma certa.
carlabatista
Membro
Registado: sábado dez 17, 2005 6:15 pm
Bianca e Faquir (gateza)
Chico e Chica (chins)

sexta fev 29, 2008 12:56 am

Eu só pretendo juntar o Chico com a Chica lá para a primavera, ou Setembro...

Ainda tenho que reflectir melhor sobre isso, pois tenho receio da Chica vir a ter problemas durante a gravidez por causa do calor do Verão... embora esteja com a zona onde eles se encontram preparada para enfrentar o calor.

Mas, como gosto muito dos meus bichinhos, tenho um certo receio.
Nihx
Membro Júnior

sexta fev 29, 2008 8:31 am

Obrigada a todos!! :D
Bem... os bébés para recém-nascidos são de mais... Já correm pela gaiola... tentam fugir... Quando vi nem quiz acreditar! Tou a ver que as chinchilas logo á nascença já têm o caracteristico espirito rebelde e destruidor! :)
Já separei o macho... Coloquei as gaiolas uma ao lado da outra, tal como me aconselharam, mas mesmo assim eles ficaram completamente desesperados... A fêmea nem passou cartão ao pequenos... Queria era chegar perto do macho! Além disso, ele passou a noite toda a emitir um som tipo gemido... Coitadinhos... Estão tão tristes...
Mas para evitar futuras gravidezes, estava a pensar juntar os machos numa gaiola e as fêmeas noutra. O problema vai ser distinguir os sexos... Acham aconselhavel?
Kamill
Membro

sexta fev 29, 2008 12:58 pm

bom,no futuro vai ser obrigatório separar os machos das femeas,para evitar cruzas consanguineas,porém o melhor a se fazer agora é deixar a femea sozinha com seus bebes,até o ciu acabar,depois pode juntar o macho,porem as crias ainda terão de ficar 2 meses com a mamãe
Responder

Voltar para “Exóticos”