Unhas dos cães
Moderador: mcerqueira
Boa noite. O meu cão tem uma unha daquelas que lhes nascem de lado na patinha, que cresce muito e em forma de caracol, ele não me deixa corta-la, nem sequer mexer prende-se nas camisolas e em tudo que for de lã e como devem calcular, doi-lhe e grita logo muito. Já lhe caiu uma vez ou melhor o puxão foi tão grande que lha arrancou. Gostava de saber se também acontece este tipo de coisas com o vossos cães e que me digam se há alguma solução que possa ser eu própria a fazer ou se a única é levar ao veterenário para lá lhe cortarem as unhas?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 25, 2006 1:01 pm
Pois se realmente não consegue cortar em casa o melhor que tem a fazer é leva-lo ao vet para as cortarem,é muito doloroso para ele se a voltar a arrancar com algum safanão.
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Conheço bem as ditas unhas e pelas piores razões
Há uns anos atrás a minha Bambi estava meio murchinha (nada normal) e entretanto começou a coxear! A minha mãe estranhou, mas pensou que sendo ela é toda mariquinhas e queixosa, deveria ter alguma pedrinha nas patas, no entanto não se ficou pelo pensar e foi ver...
Resultado, a dita unha já tinha cravado a pele, que estava já coberta de pus
Ganhei coragem, desinfectei o cortador de unhas e cortei-a, assim que o fiz, esta saltou logo da pele, que começou a sangrar e a deitar pus! Desinfectei com betadine e estive sempre com ela em observação, pois caso visse aquilo feio ia de imediato para o veterinário. Felizmente não foi o caso e a situação acabou por se resolver bem e rapidamente (cerca de 3 dias depois já estava a sarar).
Isto para dizer que NUNCA mais me aconteceu... Agora estou sempre atenta às unhas laterais e corto-as sempre que se estão a aproximar da pata
Se não conseguir fazê-lo, solicite no veterinário, mas não descure essas unhas, pois por experiência sei que o resultado do seu crescimento não é nada agradável
Boa sorte

Há uns anos atrás a minha Bambi estava meio murchinha (nada normal) e entretanto começou a coxear! A minha mãe estranhou, mas pensou que sendo ela é toda mariquinhas e queixosa, deveria ter alguma pedrinha nas patas, no entanto não se ficou pelo pensar e foi ver...
Resultado, a dita unha já tinha cravado a pele, que estava já coberta de pus

Ganhei coragem, desinfectei o cortador de unhas e cortei-a, assim que o fiz, esta saltou logo da pele, que começou a sangrar e a deitar pus! Desinfectei com betadine e estive sempre com ela em observação, pois caso visse aquilo feio ia de imediato para o veterinário. Felizmente não foi o caso e a situação acabou por se resolver bem e rapidamente (cerca de 3 dias depois já estava a sarar).
Isto para dizer que NUNCA mais me aconteceu... Agora estou sempre atenta às unhas laterais e corto-as sempre que se estão a aproximar da pata

Se não conseguir fazê-lo, solicite no veterinário, mas não descure essas unhas, pois por experiência sei que o resultado do seu crescimento não é nada agradável

Boa sorte

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Há inclusivé, quem corte esse "dededinho" de enfeite... 

<p>Provérbio Português: "Casa sem gato nem cão é casa de velhaco ou ladrão."</p>
Olá boa dia amigos! Quero agradecer os diversas respostas que me têm dado sobre as unhas dos cães, afinal parece que é normal acontecer a vários animais. E estou a ver quer que terei que o levar ao veterenário para lhe cortar as unhas. Quando era mais novo deixava que fosse eu a fazer mas agora não, transforma-se em fera quando lhe quero ver a patinha por causa da unha.
Obrigado pelo esclarecimento.
Obrigado pelo esclarecimento.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Não consegue pedir ajuda a outra pessoa para o segurar?
Pois... leoa_nova_ tem razão! há de haver mais pessoas em casa.
Se acha que o cão pode se voltar e morder tem solução. Uma toalha a volta da cabeça (mais chegado po focinho como é obvio...) para não correr o risco de ser mordida...
Se acha que o cão pode se voltar e morder tem solução. Uma toalha a volta da cabeça (mais chegado po focinho como é obvio...) para não correr o risco de ser mordida...
-
- Membro Veterano
Um cão não deve morder à pessoa que toma conta dele, e que vive com ele, se assim for está a ser mal educado, e devia tomar medidas antes que se agrave.
-
- Membro Veterano
Toda a minha vida tive cães. Nunca nenhum me rosnou sequer. Por vezes magoáva-os (sem querer, lógico!!) e não houve um que me mordesse. E tenho a certeza absoluta que nenhum cão meu, por mais que eu o possa magoar, me morda! Ponho as mãos no fogo!!skarkis Escreveu:Pois... mas ter uma unha em caracol não deve de ser lá muito confortavel... e quando sabem que é pa cortar...mais vale prevenir do que remediar! Pois quando eles têm dores nós nunca sabemos bem ao certo como poderam reagir.

Abraço,
Nuno
<p>Provérbio Português: "Casa sem gato nem cão é casa de velhaco ou ladrão."</p>
-
- Membro Veterano
Conforme disse leoa_nova_, se assim for o cão está muiTo mal educado, mas de certeza que está a tempo de ser educado. Um cão que morde o dono imagina a um estranho!!! E voltamos ao mesmo!! Acontecem acidentes!! O cão é mau!!!skarkis Escreveu:Pois mas isso é o seu cão... Não sabe como é o feitio do cão da senhora
Tal como venho defendendo deveria ser obrigatório a ida de todos os cães à "escolinha"!! Obrigatório!!!

Abraço,
Nuno
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
eu tenho um familiar que tambem tem um cao que lhe acontece o mesmo!
cresce-lhe uma unah bastante grande que faz forma de caracol, e por vezes, se tiver grande, espeta na pele, fazendo infecçao!
acho que se nao consege cortar-lhe as unhas, tera de ir a um vet. que consiga fazer isso!!
ou entao ser muita gente a segurar o cao
xD

cresce-lhe uma unah bastante grande que faz forma de caracol, e por vezes, se tiver grande, espeta na pele, fazendo infecçao!
acho que se nao consege cortar-lhe as unhas, tera de ir a um vet. que consiga fazer isso!!
ou entao ser muita gente a segurar o cao
xD

-
- Membro Veterano
Cuidado com estes casos de unhas caracol- Leishmaniose...