Aspirina, Tylenol, Ben-Uron e outros - Mortíferos para gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta fev 28, 2008 10:27 pm

Nunca é demais lembrar que há certos medicamentos de venda livre e tão triviais como uma mera aspirina que são potenciamente fatais para os gatos.

Muitas pessoas na sua ignorância e na tentativa de aliviar a dor nos gatos dão-lhes medicamentos humanos pensando algo como "se dá para bébes também posso dar ao gatito". Nada mais errado e mais perigoso. Todos os anos os vets atendem animais em perigo de vida devido a estas situações. Muitos não sobrevivem.

Lista de substâncias perigosas:
:arrow: Ácido acetilsalicílico (Aspirina);
:arrow: Paracetamol (Tylenol, Ben-u-Ron, etc);
:arrow: Ibuprofeno;
:arrow: Naproxeno
:arrow: Anti-gripais (Cêgripe, etc)

Sintomas de envenenamento por estas substâncias:

:arrow: Depressão;
:arrow: Hiperactividade;
:arrow: Desiquilibrio;
:arrow: Vómito com sangue;
:arrow: Diarreia;
:arrow: Anorexia;
:arrow: Anemia;
:arrow: úlceras gástricas;
:arrow: Necrose do fígado;
:arrow: Hipertermia;

Sem tratamento, sobrevêm o coma e a morte do animal. :|
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta fev 28, 2008 10:34 pm

Para os gatos e tambem para os cães.
Conheço uma senhora que destruiu o figado do cãozito por lhe dar aspirina para lhe aliviar as dores do reumático.
Resumindo: andar, andava , mas andou pouco , coitado!!!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta fev 28, 2008 10:35 pm

<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta fev 28, 2008 11:13 pm

Sim, nunca é demais lembrar...infelizmente não são poucos os casos em que donos pensando estar a fazer bem e também para poupar numa ida ao Vet, acabam por lá ir parar em situações muitas vezes dramáticas.
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

sexta fev 29, 2008 8:43 am

É um bom tópico.
Eu infelizmente cometi essa asneira com o Iori (em pequenino).
Ele estava completamente desamparado, com olhos fechados e cambaleando. Andava sempre a direito, e se apanhasse qualquer coisa pela frente (mesmo uma parede), continuava a andar. Não reagia a nada do exterior, com a cabeça a arrastar pelo chão... Estava praticamente sozinha e era um fim-de-semana. Já tinha morrido metade da ninhada e eu não queria perder mais um. Pensei que a reacção dele pudesse ser resultado de ter temperatura então raspei um pouco de panadol e dilui em água, ficando uma solução bastante diluida. E só lhe dei 2 goles... pensei q, se fizesse mal, não seria em quantidade de modo a causar grandes estragos mas qualquer melhoria seria bem vinda. Além disso, se não fizesse nada, iria ter o destino dos seus irmãos por isso achei que não havia nada a perder.
Felizmente, passado 15-20 minutos voltou a si e ficou normal. Pensei que tinha agido bem até ao momento em que contei à veterinária na segunda-feira a seguir. Ela disse que tinha tido sorte, porque o principio activo do panadol é venenoso para os gatos.
Eu tive sorte... o meu erro foi pensar que o que faz bem a um humano em princípio também fará bem a um gato. Mas aprendi a minha lição. :oops:
xaxa
Membro Júnior
Registado: sexta mai 25, 2007 2:13 pm

sexta fev 29, 2008 2:36 pm

Atenção ao Nolotil. Por mais incrivel que pareça, uma veterinária matou, à dez anos atrás uma gata minha com uma injecção de Nolotil
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

sexta fev 29, 2008 6:46 pm

informaçao, bastante interessante, acho que o topico é necessario pois como disseste existe pessoas que sao capazes de dar alguns medicamentos humanos aos animais..
na verdade exite alguns que se pode dar, outro nao
:wink: :wink: !
Última edição por nikitaverita em domingo mar 02, 2008 10:37 am, editado 1 vez no total.
imisty
Membro Veterano
Registado: segunda jan 21, 2008 10:15 pm

sexta fev 29, 2008 7:11 pm

nikitaverita Escreveu:existe pessoas que sao capazes de dar alguns medicamentos humanos aos humanos..
na verdade exite alguns que se pode dar, outro nao
:wink: :wink: !
Medicamentos humanos aos gatos queres tu dizer. Quanto a essas pessoas, haverão sempre! Há os que o fazem por preocupação, e ignorância, e os que que o fazem apenas para poupar uma ida ao vet. Por exemplo a Mihoshi admitiu que o fez mas no caso dela acredito mesmo que tivesse sido apenas por preocupação até porque depois foi à vet...
Isa.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

sexta fev 29, 2008 8:00 pm

Ui...
Eu não fazia ideia que fosse um risco tão grande, mas sempre tive bem presente que não devia arriscar... :|
Felizmente nunca tive a triste ideia de dar medicamentos "nossos" à minha gata :o Qualquer dúvida, pega-se no telefone e liga-se à vet, essa é sempre a melhor opção :!:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sábado mar 01, 2008 5:44 pm

juro k nc pensei k houvesse algm capaz de dar medicamentos ao seu pet sem aconcelhamento do vet.Muito menos medicamentos para humanos! :|
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado mar 01, 2008 9:07 pm

Pois qualquer clínica veterinária sabe que estas situações acontecem frequentemente.

Se aparecem aqui tantas pessoas a tentarem poupar uma consulta de vet (pessoas com acesso à internet, logo acesso a conhecimento e alguma instrução) agora imaginem o que se passa por aí no país profundo... e quantos animais morrem envenenados sem os vets sequer poderem intervir. :|
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

sábado mar 01, 2008 11:27 pm

Fala-se no diabo e ele aparece...

Ontem à noite a minha irmã recebeu uma mensagem de uma amiga a dizer que um amigo delas tinha dado Panadol à sua gata. pelos vistos a gata partiu um dente e devia ter dores. o rapaz nao foi de modas... deu-lhe um panadol. E depois estava a pedir ajuda porque a gata estava a morrer...

Se morreu ou nao, nao sei... mas pelos vistos ele deu-lhe um panadol inteiro. provavelmente sim.

E por falar nisso tenho de ter uma conversa muito seria com a minha tia. Com este caso a minha irmã acabou por me dizer que a minha tia já deu panadol a animais dela. Tipo, estavam constipados e elas dava-lhes qualquer coisa para a constipaçao. Nao admira que no ultimo ano tenham morrido dois ou tres gatos dos que ela alimenta. E eu a pensar que morriam da constipaçao... :roll:
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

sábado mar 01, 2008 11:50 pm

Bastante útil este tópico. Seria um forte candidato a tópico inamovível.

A minha participação não está directamente ligada a medicamentos, mas sim a uma planta que é bastante usada em produtos para os humanos, estou a falar do Aloé Vera.
Ainda à pouco tempo tinha cá em casa uma planta destas (e era a única), tendo conhecimento desta planta e seu poder curativo nos humanos, nunca imaginei que pudesse fazer mal aos gatos.
Por sorte as minhas gatas nunca ligaram ao Aloé Vera. Quando soube desta informação (e foi num tópico aqui da arca, sobre plantas nocivas aos animais), não quis arriscar mais e dei-o à minha mãe.
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

domingo mar 02, 2008 11:24 am

Twiguy Escreveu:Bastante útil este tópico. Seria um forte candidato a tópico inamovível.
Mas já é :wink:

Dicas e Conselhos Úteis :arrow: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=48813

Excelente tópico. Na realidade desconhecia que determinados medicamentos pudessem ser fatais, se bem que nunca pensei, nem me atreveria a dar medicação, ainda para mais humana, sem aconselhamento veterinário :|

Espero que este tópico seja visitado por muitos foristas, por forma a que fiquem mais informados sobre algo de extrema importância e que grande maioria desconhece...

Obrigada dinodane :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
Mihoshi
Membro
Registado: terça out 19, 2004 12:59 pm

domingo mar 02, 2008 12:15 pm

Uma das coisas que agora tenho sempre comigo, é o numero de telefone da veterinária dos meus gatitos. Mais vale telefonar a alguém que saiba e explicar o que se passa para se saber o que se ha-de fazer. Eu sempre que tive problemas com os meus gatitos eu telefonava antes de os levar. Até porque por vezes são coisas que são normais nos gatos e uma pessoa até desconhece (como o facto dos gatos mudarem os dentes... eu não sabia), outras vezes até são coisas que são resolvidas com medicamentos de humanos (como o caso da diarreia em que se resolveu com o ultra levur). E nessas situações, a veterinária aconselha e não é necessário ir à clínica.

Também já me aconteceu o Iori estar muito mal a um domingo e desatei a procurar número de clínicas veterinárias de urgência e eles ajudaram-me pelo telefone. Acho que se as pessoas que estiverem nessas clínicas realmente se interessarem por animais, eles ajudam.

Por isso, não há desculpa para se andar a fazer experiências só para poupar dinheiro, quando há veterinários que até estão dispostos a ajudar por telefone e sem cobrar por isso. Nessas alturas temos que ter noção que se está a por em jogo a vida de um ser indefeso que confia em nós.
Se tiver mesmo que ser necessário ir ao veterinário, paciência... vai-se. Mais vale, do que depois ter-se um desgosto.
Responder

Voltar para “Gatos”