http://www.youtube.com/watch?v=u1oWfx8xkyM
Video que circulou aquando das fotos acima também circularam.
Escrevi, na altura, mostrando a minha indignação, mas também a colocar-me ao dispor como munícipe, para o que precisassem. Não precisaram!
http://www3.parlamento.pt/plc/Requerime ... q_Id=38344
Requerimento da Assembleia da República à CML, motivado por petição enviada por Pelos Animais e a resposta - 2007!!!
O pelouro do canil é o da Higiene Urbana, tal como o lixo e a sua recolha, o corte das ervas e as desratizações.
Em vez de ser o do Ambiente e dos Espaços Verdes, onde caiem o cuidado sobre a Biodiversidade, Recuperação de Animais Silvestres (ao lado... em Monsanto!), a protecção das Árvores Classificadas.
Irei mais uma vez escrever, quando (em breve) estiver mais serena.
Mas talvez, seja de juntarmos à censura exemplos que cada um conheça directamente de Câmaras onde os cães e os gatos são tratados com mais respeito. Mesmo que não vivam em ambientes com ar condicionado, nem se deitem em sofás. P.ex. Valongo, Alcochete (conheço), Seixal.
Usar um pouco a positiva.
São Câmaras mais pequenas, com menos animais logo o problema dos abandonos em menor escala, mas também com menos recursos.
Afinal, só os ricos tem capacidade para se endividar tanto!
Precisamos indicar soluções? Talvez não. Bastaria que a resposta que foi dada à AR correspondesse à verdade. Ou que passe a corresponder.
O meu sentir é que o desprezo pelos animais está tão enraizado nas mentes que, em consciência, mesmo os políticos/gestores da coisa pública, de quem se espera maior cultura, percebam que a coisa vai mal nesta área, receiam o rídiculo. Os seus pares bocejam e os adversários aproveitam para os diminuir.
Pois se eles (os cães e gatos) são tratados na área da higiene como coisa afim do lixo!
Vou, então, acalmar-me, esperar inspiração e escrever.
Água mole, em pedra dura...