DB iniciante estudioso

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
lyagrind
Membro
Registado: sábado mar 01, 2008 4:36 am

sábado mar 01, 2008 7:11 am

boom dia a tds amigos estou estudando aqui ja faz um tempo depois de varias duvidas optei por ter um DB (de principio seria um camaleao do yemen) mas nao quero que meu 1 herp seja descartavel entao uma forma mais segura de aprender seria começar por baixo estou certo?
havia muita duvida no inicio mas acabei esclarecendo a maioria com varios criadores que parabenizo a todos pela atencao dada ....obrigado!!! pois entao ao assunto...
sobre a troca de pele de uum DB seria de mes em mes? como saberei qeu esta chegada a hora? e ele precisa de alguma gruta ou algo parecido para oferecer ajuda ao proprio alem da humidade?
e entre esses três qual seria apropriado para um DB entrando na fase juvenil rocha aquecida, ceramica(isso não pode falta ok), ou cabo/estera?
sem citar os que não poderão faltar como o termostato, termometro min.3, muito cuidado com o substrato, terrário juv.60x30x30 min., adulto 90x60x40 min., rochas, galhos, area verde, 20% de vegetal e 200% de grilo mais 100% de tenebrio(as larvinhas ne), humidade 30% a 50% temperatura noturna no minimo 22C diurna 24C a 32C (entre area fria e quente certo) e na "poltrona"do Bixo* entre 34C ate 40C, uma fonte de agua sempre fresca e rasa, quando bebe 2 esconderijos e depois 1 de presente ....correcoes sempre serao bem vindas, aos estressados estou aqui pra aprender ok
bom seria isso? espero fazer parte dessa familia ...

(*) Bixo seria o nome do meu hospede nao se ofendam

uma beleza de forum que podemos nos informar, so faltou uma area dedicada especialmente aos DB's como da iguana e cobra do milho entre outros dos populares ...
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado mar 01, 2008 7:27 am

lyagrind Escreveu:(...)
uma beleza de forum que podemos nos informar, so faltou uma area dedicada especialmente aos DB's como da iguana e cobra do milho entre outros dos populares ...
OBRIGADO PELA ATENÇÃO
Quanto aos DB alguem que tenha ja dirá algumas dicas, quanto ás secções ou subforum de especies, eu acho que se mantermos aqui nos repteis os tópicos com interesse independentemente das especies de repteis, todos teremos curiosidade vamos lendo todos os topicos que vao aparecendo aprendendo com isso, mesmo sobre animais que não possuimos. Porque apesar de sermos muitos, separados por especies que temos, somos poucos, e como alguns possuem varias especies é mais facil falar delas aqui em ambiente familiar..
....chegará o dia em que será positivo abrir subforuns, mas por enquanto acho que não resulta ainda muito bem.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
lyagrind
Membro

sábado mar 01, 2008 7:39 am

vcs sao muito rapidos mesmo ...
mas ta beleza eu entendo isso aprendi mais ou menos como criar umas 3 especimes diferentes por conta disso uma sugestao que vi num topico ai que resolvi apoiar nada mais ....

UP!!!!
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sábado mar 01, 2008 1:13 pm

Bem, vamos então às respostas. Vou responder com o método 'citação - resposta/correcção' para ser mais fácil e estruturado.

Antes de mais, podes ler um pouco mais em tópicos que há aqui na Arca:
.Informativo: Dragões Barbudos;
.[Care sheet] Pogona vitticeps - Dragão Barbudo;
.Guia de alimentação - Dragão Barbudo.
lyagrind Escreveu:sobre a troca de pele de uum DB seria de mes em mes? como saberei qeu esta chegada a hora?
As mudas de pele não são necessariamente rotineiras, vão mudando consoante a idade e o crescimento, sendo, como normal mais frequente durante a altura do crescimento. Os dragões barbudos não têm indicativos pré-muda, simplesmente a pele começa a ficar seca e aos poucos vai saindo. Durante a muda, os dragões mantêm a sua actividade normal, comem, são activos e defecam habitualmente, podendo apenas raspar nas tocas ou troncos para auxiliar a muda (embora não tenham esse vício).
lyagrind Escreveu:e ele precisa de alguma gruta ou algo parecido para oferecer ajuda ao proprio alem da humidade?
Sendo espécies de ambiente desértico não necessitam de grandes humidades, geralmente as mudas são feitas sem problema algum. Se achares que a muda está a demorar demasiado tempo (ex.: três semanas) podes dar-lhe banho, mas por regra, não é preciso.
lyagrind Escreveu:e entre esses três qual seria apropriado para um DB entrando na fase juvenil rocha aquecida, ceramica(isso não pode falta ok), ou cabo/estera?
A lâmpada de cerâmica é sem dúvida a opção mais indicada. A rocha de aquecimento jamais, mesmo regulada, pode avariar-se e causar graves problemas de queimaduras (lê Alguns perigos...). O cabo de aquecimento ou o tapete (no Brasil, estera) podem ser utilizados como auxíliar da lâmpada de aquecimento. No entanto, uma vez que os sensores de calor dos dragões estão no topo da cabeça e do dorso, a lâmpada é a solução ideal.
lyagrind Escreveu:verde, 20% de vegetal e 200% de grilo mais 100% de tenebrio(as larvinhas ne)
Não entendo, a tua percentagem é de 320%?!
De qualquer forma, lê Guia de alimentação - Dragão Barbudo. Tens aí toda a informação que precisas.
lyagrind Escreveu:humidade 30% a 50%
Tenta manter entre os 30% e os 40%.

E acho que são estas as principais correcções. No entanto tens informação mais detalhada nos tópicos que te aconselhei.
<p>
</p>
lyagrind
Membro

sábado mar 01, 2008 9:47 pm

obrigado! as respostas e esclarecimentos ...
os links eu ja havia marcado por serem bem detalhados, as porcentagens foi uma forma de que sei que os DB comem muito (penso eu), pelo que entendi tbm que uma lampada de ceramica ja basta para o aquecimento ok sera assim feito entao...
valeu mesmo pela atencao (sadik, jmangelico)

surgiiu mais uma duvida sobre o terrario: aos de total vidro e os de fundo de madeira e frente vidro? qual seria mais recomendado (sem citar custos mais sim do bem estar do hospede)? e no caso de madeira qual seria a melhor usada(sem citar valores)? e algusn cuidados do que devo ter na escolha do meu hospede no caso do msm ser criado num petshop num terrario cheio de terra (que nao sei a origem)?
pele que ja estudei por ai; coloração do interior da boca qnt mais rosada mais, saudavel sim? coloracao exterior, membros... a minha maior preocupacao e no caso dele ter ingerido terra constantemente desdo nascimento isso me preocupa muito :lol:

valeu, abracos!!!!
jmangelico
Membro Veterano

domingo mar 02, 2008 12:40 am

lyagrind Escreveu:aos de total vidro e os de fundo de madeira e frente vidro? qual seria mais recomendado (sem citar custos mais sim do bem estar do hospede)?
É indiferente desde consigas manter humidades e temperaturas nos valores ideais. O meu já esteve num terrário de vidro e agora está num de madeira com portas de correr de vidro. Quanto à questão do vidro, a única coisa que posso, eventualmente, aconselhar é um background para o dragão se sentir mais à vontade e protegido.
lyagrind Escreveu:e no caso de madeira qual seria a melhor usada(sem citar valores)?
Uma vez que não há humidades elevadas, não há grandes problemas com o tipo de madeira, é escolher uma resistente (dá também jeito que seja leve) e resista à temperatura. Há uma panóplia praticamente infinda de materiais que podes usar para este efeito.
lyagrind Escreveu:e algusn cuidados do que devo ter na escolha do meu hospede no caso do msm ser criado num petshop num terrario cheio de terra (que nao sei a origem)?
É sempre importante saberes o historial do dragão, como foi tratado, em que condições é e foi mantido, como é a alimentação dele. Depois é observares o comportamento do animal, se é activo. se não, tem todos os dedos, cauda, se aparenta saudável. Isso da coloração da boca é novidade para mim, mas parece-me pouco prático, principalmente porque não tendo experiência, como é que vais ter noção do termo de comparação e de qual o mais rosa. Para além disso, não me parece plausível, já vi bastantes dragões mal tratados e nenhum tinha a boca mais escura ou de cor diferente. Aliás, posso mostrar-te a fotografia do meu dragão que quando chegou às minhas mãos estava mal tratado (foi dado/resgatado) e a cor da boca é exactamente a mesma que tem agora que está grande e saudável.
<p>
</p>
lyagrind
Membro

domingo mar 02, 2008 1:06 am

obrigado por mais por me esclarecer!!
pois entao sobre o material do terrario dizem que a madeira conserva melhor a temperatura unica coisa que gostaria de sabe era isso se e preferivel um de madeira ou de vidro...mas como jmangelico dizia que apenas deve manter a temperatura do terrario, um termostato bem localizado da conta do recado certo?
bom entao tentarei me informar o maximo possivel sobre a antecedencia do hospede!!!

sobre a coloracao da boca :wink: eu tinha lido por aqui so que nao me lembro onde, pois entao descarto esse detalhe e levar em conta mais a actividade certo!!!

abraço! :D
jmangelico
Membro Veterano

domingo mar 02, 2008 1:37 am

O vidro tem grandes perdas térmicas. Nesse aspeco a madeira é muito melhor, muito mais facilmente atinges e manténs boas temperaturas ambientes.
<p>
</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”