Passados cerca de 10 meses tiveram a primeira ninhada de quatro gerbinhos, em géneros idênticos aos pais.
A partir daí, essa fêmea teve três ninhadas numa média de 6 em 6 semanas.
Entretanto, um dos gerbos machos originais entrou em conflicto com outro, então tive de separar um deles. Esteve numa solitária durante uma ou duas semanas, e em duas ou três tentativas de os juntar não resultou.
Então peguei em dois gerbitos da segunda ninhada, um macho e uma fêmea, e coloquei-os junto desse gerbo sénior, para lhes fazerem companhia.
Entretanto, essa fêmea da segunda ninhada, com surpreendentemente apenas umas 10 a 12 semanas, deu à luz uns 7 gerbitos, filhos do gerbo solitário. O que me levou a concluir que as fêmeas provavelmente ficam maduras sexualmente mais cedo que os machos (3 meses vs 10 meses).
Finalmente, a semana passada, nasceu a mais recente ninhada, de uma fêmea da segunda ninhada do primeiro casal.
Em suma, ninhadas: n1.1, n1.2, n1.3, n2.1, n3.1 => 4 + 4 + 4 + 7 + 6.
Os gerbitos da ninhada n1.1 (primeira ninhada do primeiro casal) foram adoptados. Os outros estão actualmente no meu aquário-gaiola.
Ou seja, ao meu lado está uma potencial colónia de 25 gerbos...

Quem quiser adoptar alguns pode entrar em contacto. Aliás, já tenho um anúncio na área dos classificados. Entretanto provavelmente irei colocar novo anúncio, com novas possibilidades de adopção.