De um Quarteto a uma Colónia de Gerbos :) lol

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
arty77
Membro
Registado: segunda jun 18, 2007 3:44 pm

domingo mar 02, 2008 5:39 am

Comecei com um quarteto de gerbos da mongólia: uma fêmea e três machos.

Passados cerca de 10 meses tiveram a primeira ninhada de quatro gerbinhos, em géneros idênticos aos pais.

A partir daí, essa fêmea teve três ninhadas numa média de 6 em 6 semanas.

Entretanto, um dos gerbos machos originais entrou em conflicto com outro, então tive de separar um deles. Esteve numa solitária durante uma ou duas semanas, e em duas ou três tentativas de os juntar não resultou.

Então peguei em dois gerbitos da segunda ninhada, um macho e uma fêmea, e coloquei-os junto desse gerbo sénior, para lhes fazerem companhia.

Entretanto, essa fêmea da segunda ninhada, com surpreendentemente apenas umas 10 a 12 semanas, deu à luz uns 7 gerbitos, filhos do gerbo solitário. O que me levou a concluir que as fêmeas provavelmente ficam maduras sexualmente mais cedo que os machos (3 meses vs 10 meses).

Finalmente, a semana passada, nasceu a mais recente ninhada, de uma fêmea da segunda ninhada do primeiro casal.

Em suma, ninhadas: n1.1, n1.2, n1.3, n2.1, n3.1 => 4 + 4 + 4 + 7 + 6.

Os gerbitos da ninhada n1.1 (primeira ninhada do primeiro casal) foram adoptados. Os outros estão actualmente no meu aquário-gaiola.

Ou seja, ao meu lado está uma potencial colónia de 25 gerbos... :o lol

Quem quiser adoptar alguns pode entrar em contacto. Aliás, já tenho um anúncio na área dos classificados. Entretanto provavelmente irei colocar novo anúncio, com novas possibilidades de adopção.
Abraços, Artur
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

domingo mar 02, 2008 12:11 pm

Na minha opinião, esse quarteto devida estar ao contrário... 3 fémeas com 1 macho...

Pode-se colocar macho juntos, desde que não haja nenhuma fémea por perto para assim evitar conflitos entre eles...

1 ninhada a cada 6 semanas!? suponho que a "mãe" não seja a mesma, porque uma fémea que esteja sempre a parir e sem uma pausa para recuperar do parto e da amamentação, não deve durar muito... MAs lá está, é a minha opinião... os gerbos que tive foram todos aos pares e do mesmo sexo. Nunca fiz criação, mas acho que a norma é a mesma...

Enfim... tu saberás...
Fiquem bem, Vera
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo mar 02, 2008 12:17 pm

Na minha opinião devia estar era quieto.

É assim que os criadeiros de animais chegam a um ponto em que não conseguem controlar as suas populações (consanguíneas) e sem valor genético nenhum, estragando as fêmeas por excessos de ninhadas e depois não sabem o que podem fazer a tanta cria, ou seja, quem sofre é sempre o bicho.

Arty, eu separava por sexos e acabava com isso.
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo mar 02, 2008 1:37 pm

buzio Escreveu:Na minha opinião devia estar era quieto.

É assim que os criadeiros de animais chegam a um ponto em que não conseguem controlar as suas populações (consanguíneas) e sem valor genético nenhum, estragando as fêmeas por excessos de ninhadas e depois não sabem o que podem fazer a tanta cria, ou seja, quem sofre é sempre o bicho.

Arty, eu separava por sexos e acabava com isso.

:wink: :wink: :wink: e o melhor...nao so e dificl pelo menos no Porto uma pessoa vender os gerbos devido à fraca procura como se foi tudo da mesma femea de 6em 6 semanas...coitada :roll:
Responder

Voltar para “Exóticos”