Preciso de informações...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

segunda mai 05, 2003 8:00 pm

Olá a todos, eu sei que este assunto já foi aqui falado varias vezes mas eu vou estrelizar a minha gata em Agosto (porque vou ter ferias nessa altura e assim posso estar sempre a beira da minha menina) o pior é que a Nana esta com o cio e eu não lhe quero dar a pílula porque sei que faz muito mal, mas os meus vizinhos já estou a resmungar com o barulho (ela faz barulho mas não é sempre é capaz de fazer e passado 2 horas fazer novamente, mas a noite houve-se tudo).
O que eu queria saber é:

- O que fizeram antes das vossas meninas serem estrelizadas, se tb faziam muito barulho e como é que conseguiam que pára-se
- Como é que é a operação
- Se ficaram muito diferentes depois da operação
- Se é muito deloroso para elas

Só vou ter consulta daqui a duas semanas e queria saber algumas coisas antes.

Muito Obrigado desde já.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 05, 2003 9:44 pm

Olá Nana,

Eu ainda não estrelizei a Amélia, mas daqui a um ou dois meses vou fazê-lo.
O que eu sei é que os veterinários aconselham a que se "alivie" o sofrimento da gatinha durante o cio, tentando satisfazê-la com um cotonete ou com um termómetro, convém ter cuidado para não a magoar ou ferir. Uma amiga minha tinha o mesmo problema e resolveu a questão assim, diz que a gata ficou logo mais calminha.

Quanto à operação o meu veterinário explicou-me que a operação era simples. Que lhe devia dar uma refeição ás 7 da manhã, só a devia deixar beber água até ao meio dia e não comia ou bebia mais nada. A operação faz-se por volta das seis e meia. Ela é adormecida com um spray anestesiante faz-se a operação e de seguida toma um antidoto do anestesiante (esta parte tem umas explicações mais técnicas mas eu não as decorei). Ela vem para casa enfaixada, tipo body, para não tentar com as patas abrir a barriga. E vem com um funil para não ir lá mexer.
Fica a tomar antibiótico e deve ser vigiada para não fazer movimentos bruscos (saltos) que lhe façam abrir os pontos. O penso muda-se julgo que ao 4º dia.
Ele disse-me que a recuperação era um bocadito chata para a gatinha, mas que não era nada de especial. Que ela só engordaria se lhe dessemos mais ração do que o recomendado, ou comida fora das refeiçóes (a Amélia não tem a comida sempre disponível).
Segundo o que me têm dito as gatinhas ficam mais meigas.

Espero ter ajudado.
Beijokas
Kathleen
nana12
Membro Veterano
Contacto:

segunda mai 05, 2003 10:19 pm

Kathleen Escreveu: Olá Nana,

Eu ainda não estrelizei a Amélia, mas daqui a um ou dois meses vou fazê-lo.
O que eu sei é que os veterinários aconselham a que se "alivie" o sofrimento da gatinha durante o cio, tentando satisfazê-la com um cotonete ou com um termómetro, convém ter cuidado para não a magoar ou ferir. Uma amiga minha tinha o mesmo problema e resolveu a questão assim, diz que a gata ficou logo mais calminha.

Quanto à operação o meu veterinário explicou-me que a operação era simples. Que lhe devia dar uma refeição ás 7 da manhã, só a devia deixar beber água até ao meio dia e não comia ou bebia mais nada. A operação faz-se por volta das seis e meia. Ela é adormecida com um spray anestesiante faz-se a operação e de seguida toma um antidoto do anestesiante (esta parte tem umas explicações mais técnicas mas eu não as decorei). Ela vem para casa enfaixada, tipo body, para não tentar com as patas abrir a barriga. E vem com um funil para não ir lá mexer.
Fica a tomar antibiótico e deve ser vigiada para não fazer movimentos bruscos (saltos) que lhe façam abrir os pontos. O penso muda-se julgo que ao 4º dia.
Ele disse-me que a recuperação era um bocadito chata para a gatinha, mas que não era nada de especial. Que ela só engordaria se lhe dessemos mais ração do que o recomendado, ou comida fora das refeiçóes (a Amélia não tem a comida sempre disponível).
Segundo o que me têm dito as gatinhas ficam mais meigas.

Espero ter ajudado.
Beijokas
Kathleen
Olha ajudaste bastante, porque desde que aconteceu aquilo com o vet da Nana (o que eu te contei) ainda nao tive oportunidade de falar com o novo vet da Nana e por isso tenho algumas duvidas, ja comprei um livro para tentar compreender melhor, mas ate agora nem eu nem o meu marido conseguimos ler (falta de tempo) mas vou tentar comecar a ler.
Muito Obrigado
P.S: Eu gostaria de ter uma opiniao de quem ja passou pela exp. se alguem puder dar eu ia agradecer muito, como tambem agradeco muito a Kathleen pela desponibilidade.
Muito Obrigado
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

segunda mai 05, 2003 10:39 pm

OLA ,

A pouco mais de um mes eu castrei minhas duas meninas , eu estava muito apavorada com medo da cirurgia .(elas foram castradas antes mesmo do primeiro cio )
Quando fui buscar as meninas depois da cirurgia percebi que a Docinho estava muito brava e assustada ao contrario da Pipoca que logo que me viu , fez festinhas.
A Docinho , conforme a veterinaria me disse , ficou muito brava na hora de colocar o soro na pata e por isso teve 3 patas picadas e uma pata da frente estava muito inchada . Ela tambem ficou um dia muito arisca e muito quieta , não queria nem brincar com bolinhas de papel que adora . Aos pouquinhos ela foi melhorando o "humor" mas começou a puxar os pontos com os dentes a todo minuto (quase fiquei louca).Eu fiquei uma noite toda sem dormir para poder olha-la .
Tivemos que por roupa , fazer curativos e tudo mais para que ela não arrancasse os pontos .
Mas ...tudo isso passou rapido , em dez dias as duas tiraram os pontos e estão iguais , sadias e felizes .
Com a Pipoca não tive nenhum problema , as vezes ela puxava os pontos , mas era raro isso acontecer.
Pense que são dez dias de sufoco para ter a tranquilidade por toda a vida .
Mas não tenha medo , faça sim a esterilização porque é o melhor para a Nana e tudo ocorrera bem .O caso da Doce foi uma excessão e não regra .
Boa sorte !!!!!!!!!
nana12
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2003 9:06 am

camie Escreveu: OLA ,

A pouco mais de um mes eu castrei minhas duas meninas , eu estava muito apavorada com medo da cirurgia .(elas foram castradas antes mesmo do primeiro cio )
Quando fui buscar as meninas depois da cirurgia percebi que a Docinho estava muito brava e assustada ao contrario da Pipoca que logo que me viu , fez festinhas.
A Docinho , conforme a veterinaria me disse , ficou muito brava na hora de colocar o soro na pata e por isso teve 3 patas picadas e uma pata da frente estava muito inchada . Ela tambem ficou um dia muito arisca e muito quieta , não queria nem brincar com bolinhas de papel que adora . Aos pouquinhos ela foi melhorando o "humor" mas começou a puxar os pontos com os dentes a todo minuto (quase fiquei louca).Eu fiquei uma noite toda sem dormir para poder olha-la .
Tivemos que por roupa , fazer curativos e tudo mais para que ela não arrancasse os pontos .
Mas ...tudo isso passou rapido , em dez dias as duas tiraram os pontos e estão iguais , sadias e felizes .
Com a Pipoca não tive nenhum problema , as vezes ela puxava os pontos , mas era raro isso acontecer.
Pense que são dez dias de sufoco para ter a tranquilidade por toda a vida .
Mas não tenha medo , faça sim a esterilização porque é o melhor para a Nana e tudo ocorrera bem .O caso da Doce foi uma excessão e não regra .
Boa sorte !!!!!!!!!
Olá Camie e obrigada pela tua resposta.
Olha eu estou com muito medo e só vou ficar sossegada depois de ela ficar boa, acho que vou estar 10 dias s dormir :lol:
Olha as tuas meninas tiveram que ficar la no vet qt tempo?
Beijinhos
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça mai 06, 2003 9:48 am

Olá

Apesar de a pergunta não ser para mim, o Veterinário disse-me que a Amélia vinha para casa no mesmo dia da operação.

Beijokas
kathleen
nana12
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2003 9:57 am

Kathleen Escreveu: Olá

Apesar de a pergunta não ser para mim, o Veterinário disse-me que a Amélia vinha para casa no mesmo dia da operação.

Beijokas
kathleen
Espero que sim, porque a minha gata nao dorme longe de mim (so se formesmo necessario, mas nesse caso eu nao ia dormir).
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça mai 06, 2003 6:29 pm

Olá Nana,

Neste momento todas as minhas gatas, com excepção da Picolé, estão esterlizadas. Fez ontém uma semana foi esterlizada uma siamesa, a Pang-I-Ao e faz hoje uma semana foi a vez da Zazá (angorá turca) mas esta por ter infecção uterina. Todas elas correram muito bem. Estávamos todos preocupados com a recuperação da Zazá, porque ela se encontrava fraquinha e a operação foi de risco mas, no dia seguinte de manhã, quando fui para lhe dar o antibiótico, encontrei-a toda contente no parapeito da janela a apanhar sol. Ontém levei as duas ao veterinário para ver a costura e foi a Zazá que retirou mais pontos. No sábado devem retirar os restantes.
Todas as minhas gatas vêm para casa sem pensos nem "abajours". Nenhuma delas tentou tirar os pontos. Será por eu utiliza o spray Acedem que é cicatrizante, repelente de insectos e dá uma sensação de bem estar imediato? Não sei. Pelo sim pelo não e a conselho dos forenses, desta vez, adquiri os protectores mas não foi necessário usá-los.
Quanto à mudança de carácter, nunca notei nenhuma alteração. Nem nos machos. Não engordaram e continuam a querer dar a sua voltinha todos os dias. Estou é mais descansada porque sei que voltam para casa e não se metem em lutas com gatos vadios.
Maria João
nana12
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 06, 2003 9:40 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá Nana,

Neste momento todas as minhas gatas, com excepção da Picolé, estão esterlizadas. Fez ontém uma semana foi esterlizada uma siamesa, a Pang-I-Ao e faz hoje uma semana foi a vez da Zazá (angorá turca) mas esta por ter infecção uterina. Todas elas correram muito bem. Estávamos todos preocupados com a recuperação da Zazá, porque ela se encontrava fraquinha e a operação foi de risco mas, no dia seguinte de manhã, quando fui para lhe dar o antibiótico, encontrei-a toda contente no parapeito da janela a apanhar sol. Ontém levei as duas ao veterinário para ver a costura e foi a Zazá que retirou mais pontos. No sábado devem retirar os restantes.
Todas as minhas gatas vêm para casa sem pensos nem "abajours". Nenhuma delas tentou tirar os pontos. Será por eu utiliza o spray Acedem que é cicatrizante, repelente de insectos e dá uma sensação de bem estar imediato? Não sei. Pelo sim pelo não e a conselho dos forenses, desta vez, adquiri os protectores mas não foi necessário usá-los.
Quanto à mudança de carácter, nunca notei nenhuma alteração. Nem nos machos. Não engordaram e continuam a querer dar a sua voltinha todos os dias. Estou é mais descansada porque sei que voltam para casa e não se metem em lutas com gatos vadios.
Obrigado a todos pelas vossas resposta tem-me ajudado bastante, porque eu estava com muito medo
Muito obrigado
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta mai 07, 2003 9:48 am

Olá! :D

Por acaso também tinha muitas dúvidas sobre a esterilização e cheguei mesmo a questionar vários amigos que têm gatas tratadas sobre a intervenção cirúrgica e o pós-operatório. À excepção de uma, a quem a gata acabou por morrer com uma infecção consequencial, todos foram unânimes na opinião de que as complicações são passageiras e os resultados posteriores são extremamente benéficos.
A minha gata tem 2 anos e ainda não a submeti à operação porque estou à espera que ela engravide.
O veterinário dela é de opinião que as gatas deverão ter um parto antes de serem operadas para que atinjam a sua maturidade hormonal na íntegra.
Para mim isso não constitui problema, pois estou desejosa de ter mais um ou dois gatinhos lá em casa e toda a família e alguns amigos querem ficar com um filhote dela. :D
O problema é que, durante um cio da Anaïs, levei-a a casa de uma senhora que tem gatos e ela recusou-se literalmente a namorar com qualquer um deles!!! :oops: Aliás, ficou de tal maneira agressiva que não deixava ninguém aproximar-se e até lhe passou o cio! :o Pensei que fosse pelo facto de eu lhe ter feito uma imposição e de ela nem conhecer os gatos de lado algum... por isso, agora estou a apresentar-lhe, aos poucos, um gatinho de outra amiga minha para ver se ela se habitua a ele e o aceita da próxima vez... Mas a relação está a ser complicada, pois ela parece ter uma agressividade nata e persegue o coitado pela casa toda, tentando mordê-lo e arranhá-lo...
Francamente já não sei o que fazer e até me sinto um bocado alcoviteira... :oops: Se calhar a gata não quer mesmo nada com machos e prefere que a deixem em paz. Acho mesmo que já começa a ser tarde para ela ter a primeira ninhada e qualquer dia terá de ser esterilizada por razões terapêuticas e já não preventivas... Tenho receio que comece a criar quistos nos ovários ou tumores no útero...
Que vos parece?
Kathleen
Membro Veterano

quarta mai 07, 2003 10:12 am

oLÁ

Eu não percebo muito de cruzamentos, mas sei que algumas gatas regeitam os machos que lhes tentam impôr até se encontrar um que elas aceitem.

Mas não resisto a brincar um pouco com a situação, a sua gata deve ser esquisita, quer namorar por amor, naõ quer que lhe ande a procurar namorado :lol: É uma gata moderna ;)

Mas espero que da próxima vez tenha mais sorte.

beijokas
kathleen
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quarta mai 07, 2003 11:05 am

Estive a ler as respostas ao pedido da Nana e queria dizer o seguinte:
As gatas não sofrem com o cio.
As gatas esterilizam-se e não se castram (isso é com os gatos).
Depois da operação não têm de usar colete e funil ao mesmo tempo. Ou uma coisa ou outra e há quem não lhes ponha nada.
Esterilizar uma gata não quer dizer que fique mais meiga ou que haja alterações no seu caracter.
Agora a minha experiência e sugestões:
Esterilizei a minha gata com 6 meses antes do primeiro cio. Acontece é que ela estava a entrar no cio quando foi esterilizada e 3 meses mais tarde, depois da operação apresentou cinais de cio. Porquê? Porque as hormonas levam tempo a serem eliminadas depois duma esterilização se a gata estiver no cio ou a entrar nele. Sugestão: não operem gatas com o cio. Teve de ficar 12 horas sem beber e comer antes da operação.
Quanto à anestesia, no caso da minha não foi com spray, foi com injecção.
Pós operatório: saiu no mesmo dia da clínica com um colete vestido. Até acordar completamente da operação, aconselho que a mantenha no escuro e dentro da transportadora porque a luz lhes faz nessa altura muita confusão e porque se a soltar vai andar aos trambulhões e muito mal disposta. 5 dias depois pode tirar os pontos se tiver cicatrizado bem e normalmente. A minha ganhou líquido na costura e só passados 15 dias é que tirou os pontos depois de 2 idas ao Vet e levar injecções de antibiótico.
O que acontece normalmente é que isto já é uma operação muito simples e em menos de 1 semana já andam aos saltos como se nada fosse.
Espero que tenha ajudado alguma coisa.
Beijokas!
Jolie
Kathleen
Membro Veterano

quarta mai 07, 2003 11:55 am

Olá

Em relação á anestesia com spary, eu não estou bem certa de que o spray constitua anestesia, eu julgo que os põe inconscientes para que depois seja mais fácil dar a anestesia, mas não estou muito certa.

Uma curiosidade assiste-se á operação?

Beijokas
Kathleen
zyriab
Membro Júnior
Registado: domingo abr 21, 2002 12:33 am
Contacto:

quarta mai 07, 2003 12:10 pm

Olá

Eu tenho uma gata europeu comum esterilizada. O pós operatório não foi muito doloroso, pois passado umas horas estava a comer e bem disposta.

Tu dizes que dar a pílula faz mal. Em primeiro lugar todas as minhas gatas reprodutoras estão a tomar a pílula, ordens do vet. Nenhuma delas teve qualquer poblema. Problema seria se engravidassem de três em três meses. Pior para a saúde de uma gata do que a pílula é ser esterilizada sem nunca ter tido uma ninhada, pois os seus orgãos reprodutores nunca cumpriram a sua missão.
Também não adianta dar a pílula quando a gata já está em cio - não faz qualquer efeito, nem para o cio.
Eu não sei se foi o teu vet que te disse que a pílula faz mal, mas todos os criadores de gatos que eu conheço o fazem e nunca tivemos doenças derivadas da pílula. Já aconteceu gatas ficarem doentes por terem sido esterilizadas cedo de mais - quistos nos ovários, tumores no útero.

Espero ter sido útil.
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quarta mai 07, 2003 12:35 pm

Eu estou completamente em desacordo.
Qualquer Veterinário consciente e competente aconselha a esterilização em deterimento da pílula. A pílula causa tomores mamários quando administrada por longos periodos de tempo. A esterilização não tem de ser feita depois da primeira ninhada. Isso é obsoleto e já posto completamente à parte. Nos EUA esterilizam-se gatinhas com 2 meses.
A esterilização é a solução para a saúde de qualquer gata e o melhor meio de prevenir a grande população de gatos abandonados. As gatas esterilizadas têm menos probabilidades de problemas de tomores e cancro até porque deixam de ter útero e ovários. Isso está comprovado estatísticamente.
Quando a assistir à operação, há clínicas em que os Veterinários deixam. A clínica João XXI em Lisboa deixa. Acho que é um direito do cliente resta saber é se se aguenta.

Jolie
Responder

Voltar para “Gatos”