gengivite

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
boska
Registado: domingo mar 02, 2008 9:37 pm

domingo mar 02, 2008 9:53 pm

Boa Noite

Ontem fui à veterinária com a minha gatinha (tem um ano e 3 meses) para o reforço da vacina. A consulta estava a correr muito bem, quando a veterinária nota que a gata tem as gengivas bastante vermelhas dizendo que ela deve sentir muitas dores a comer.

Fiquei assim : :o , porque não tinha visto esta situação e relativamente ao comer ela sempre foi de comer pouquito contudo sempre que lhe ponho comida (ração seca) ela come sem mostrar que tenha qualquer problema.

Mesmo estando sempre sem qualquer contacto com outro animal a veterinária fez o teste FIV/FEV (acho que é assim) dando negativo e dizendo que então a gata teria uma gengivite, contudo seria necessário realizar uma biopsia para se ter 100% de certezas de que tipo era e apresentando-me uma conta previsional de €200,00.

Confio nesta veterinária pois sempre se mostrou bastante profissional para com o meu cão que está em casa dos meus pais (e que é bastante falso e muitas vezes agressivo) pois quando foi atropelado tratou-o como nenhum outro veterinário o fez, pois dois deles consultados na altura sugeriram o abate do cão por uma pata partida já que ele era agressivo (causa de agressividade: bastantes mimos sem se conseguir nunca mostrar quem mandava, ou seja, nossa irresponsabilidade), mas pronto isto são outras águas...

Agora a minha dúvida é se uma gengivite é sinal para tanto alarme (biopsia), ou se a veterinária desconfia de algo mais e não me quis dizer até porque já me conhece e não me quis por a sofrer por antecipação. É que €200,00 para uma simples gengivite....

Desculpem o desabafo :cry: , mas eu vejo a gata sem se queixar apesar do vermelhão, dizem-me que não será nada de especial, mas que querem fazer uma biópsia e para isto ainda mais €200,00....... gostaria de saber opiniões de alguém que já tenha tido o seu animal com gengivites.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mar 02, 2008 10:48 pm

Uma biopsia com base em quê? :o

Não será que o valor cobrado é o pré-pagamento para uma destartarização total, a laser? :wink:

É que essa da biopsia... é muito estranha :o . A menos que ela sim tenha visto algo mais. Contudo, eu nunca pagaria sem saber o que estou a pagar!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

domingo mar 02, 2008 10:53 pm

bem mas se a vet lhe viu mais qq coisa deveria ter avisado a dona? ou entao esta de má fé.
leve o animal a outro vet p uma 2 opiniao mas n diga q sabe o que é ou o q pensa ser.
se tiver duas opinioes iguais ai pode ir à vet do costume
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

domingo mar 02, 2008 11:52 pm

Peço desculpa pela ignorância e corrijam-me se estiver errada, mas a gengivite (inflamação da gengiva) não necessita de biopsia para ser detectada e confirmada! :?

Não sei se a gengivite nos animais é igual à humana, a ser, existem 3 estágios:

:arrow: Gengivite
:arrow: Periodontite
:arrow: Periodontite avançada

Nestes 2 últimos estágios existe danificação do osso alveolar (que envolve e sustenta os dentes), no entanto não creio que seja necessária biopsia para confirmar o estado das gengivas! :?

A ser necessária a biopsia, não será €200 um valor absurdo?! :o

Creio que seria melhor consultar uma 2ª opinião, quanto mais não seja para confirmar o procedimento nesta situação e se os valores se aplicam :|

Boa sorte com a gatinha e as melhoras :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda mar 03, 2008 12:48 pm

É estranho para uma situação de diagnóstico de gengivite, a Vet querer fazer uma biópsia, a menos que ela esteja a suspeitar de algo mais grave.
Se for esse o caso ela deve dizê-lo ao dono do paciente. Tem todo o direito de saber o porquê do exame que vai ser feito, para não falar nos €€€€. Não me parece de que adiante alguma coisa ela estar a esconder-lhe o que quer que seja, para não a pôr a sofrer por antecipação...e se a biópsia der um resultado positivo, o que é que ela fará, esconde-lhe a situação ou dá-lhe a noticia tipo choque?

Consulte outro veterinário, como sendo a 1ª consulta que está a fazer.
Sendo as opiníões iguais e caso queira voltar à Vet. habitual, peça-lhe esclarecimentos, o porquê da biópsia....quais são as suspeitas dela...
margpt
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 12:33 pm

segunda mar 03, 2008 2:39 pm

Eu penso que deve ter uma 2ª opinião.
<strong>Quanto mais conhe&ccedil;o a ra&ccedil;a humana, mais AMO os Animais!</strong>
Peleve
Membro Veterano
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm

segunda mar 03, 2008 5:22 pm

Concordo com o que aqui foi dito. Vá a outro vet dizendo que não nota nada quando ela come mas que está com as genvivas muito vermelhas e ver o que diz o vet sem lhe dizer que foi a outro lado.
Infelizmente nos dias que correm, ter a opinião de 2 vets não é demais.
Eu vou a duas clínicas conforme o caso ou o gato e este Sábado sabendo que tinha a ficha de uma gata aberta de um lado, decidi ir ao outro vet até porque á partida já sabia a resposta do 1º se me calhasse a vet por isso decidi ir onde não conheciam a gata.
Nunca ouvi falar em fazer biópsia por um gato ter gengivite. E 200€ sinceramente parece-me exagerado.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
boska
Registado: domingo mar 02, 2008 9:37 pm

segunda mar 03, 2008 10:37 pm

Só agora tive um bocadito de tempo para vir ao computador.

Bem, o meu namorado foi hoje de manhã com a gatita a um outro Vet para ouvir uma segunda opinião.

O que o Vet disse é que não à razão para alarmes, de facto a Cailey tem as gengivas avermelhadas (mais do lado direito), mas que poderá ser ocasional, da mesma maneira que muitas vezes nós também temos.

Perguntou se tinhamos mudado de ração e a única alteração que fizémos foi no início da outra semana démos comida humida pela primeira vez. Como ela sempre comeu pouquito e agora estava a ficar magra pensámos dar-lhe só uma lata para ver se lhe aguçavamos mais o apetite. Pelo que o veterinário disse pode ser razão, pois este tipo de comida deixa muito residuos nos dentes podendo inflamar as gengivas em gatos mais sensiveis.

Receitou somente um gel para lhe colocar até o vermelhão passar e caso persista terá que se dar antibiótico, não sei quanto é que se pagou, mas de certeza que não foi nada de especial pois da maneira como conheço o meu namorado já andava a "rabujar" caso tivesse sido caro.

Caramba, só gostava de saber é porque é que a veterinária onde usualmente vou quis fazer a biopsia :?: :!: ... Costuma ser tão profissional, nunca tive razão de queixa, mas isto chamou-me a atenção logo no início. Ah, €200,00 não eram só a biópsia, se calhar induzi-vos todos em erro.
Sedativo € 30,00, análises gerais € 50,00, biopsia € 90,00 com os restantes € 30,00 para medicações necessárias após confirmação do "tipo" de gengivite.

Bem, mas agora o que interessa é que a inflamação desapareça e andar sempre atenta.

Tenho é que arranjar também um tempito para por umas fotografias da Cailey.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda mar 03, 2008 11:35 pm

Olá boska,
Ainda bem que já foi com a gatinha a outro Vet. Mas esteja atenta para ver se a gatinha melhora, aliás se o problema passa completamente.
Não a quero baralhar, mas uns Vets. exageram e outros há que facilitam, por isso nada, como ir vendo se a evolução é positiva.

O que achei estranho não foi o facto de o preço para fazer a biópsia ficar em 200,00€, porque já sabemos que em causa não está só a análise mas todo o processo que isso envolve, e também dependendo da clinica.

Estranho mesmo foi ela diagnosticar uma gengivite e ir fazer uma biopsia, o que prova que ela não estava tão segura assim em relação a ser ou não gengivite, e isso o Vet tem obrigação de dizer ao cliente.

As melhoras da gatinha.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 03, 2008 11:48 pm

Atenção a crescimentos estranhos e úlceras na boca e gengivas dos gatos...
Responder

Voltar para “Gatos”