Preciso de informações...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quarta mai 07, 2003 12:37 pm

"Já aconteceu gatas ficarem doentes por terem sido esterilizadas cedo de mais - quistos nos ovários, tumores no útero. "

Gostava que me explicasse como diabo uma gata esterilizada pode vir a ter quistos nos ovários e tumores no útero se a esterilização não é nada mais do que retirar o útero e os ovários!!!!
zyriab
Membro Júnior
Registado: domingo abr 21, 2002 12:33 am
Contacto:

quarta mai 07, 2003 12:43 pm

Olá

Bom se calhar vou dar-lhe o telefone da minha veterínária e mais alguns numeros das de outros criadores e você vai dizer-lhe isso. Não lhe reconheço qualquer competência médica para fazer tais afirmações. Aliás é um problema quase geral neste forum e que me abstem de escrever mais. Só escrevo quando tenho a certeza de que vou ser útil, nunca para me autorgar daquilo que nãu sou. Mas garanto-lhe que está a falar com alguém que toda a vida lidou com gatos e que é criadoa há muitos anos e que passa muitas horas no vet, muitas vezes só para esclarecer dúvidas que é o que muita gente aqui deveria fazer.
Jolie602
Membro Júnior

quarta mai 07, 2003 12:58 pm

Vamos lá ver se a gente se entende. É criadora de Bosques da Noruega, não é? Pois eu acho que são gatos lindos e se calhar qualquer dia até lhe compro um. Como é obvio, se é criadora não vai esterilizar as suas gatas, não é? Agora o facto de não as esterilizar não quer dizer que não recolheça as suas vantagens nomeadamente no caso de gatos de rua e donos de gatos que só querem ter um(a) como companhia e se preocupam com os abandonos e maus tratos.
Não sou veterinária de facto. Mas tenho bom senso. Se der uma vista de olhos por mensagens antigas deste forum e encontrar membros veteranos como a Gwenevere, ou até mesmo a Florinda que considero autênticas experts em matéria de gatos e com muito experiência e conhecimentos se calhar maiores que muitos vet's, vai constatar que são todas a favor da esterilização. Pode também ver os sites da sociedade protectora dos animais, da Catus e etc e vai ver que toas defendem a esterilização de gatas. Ha-de haver alguma conclusão a tirar, não acha?
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quarta mai 07, 2003 1:00 pm

zyriab Escreveu: Eu não sei se foi o teu vet que te disse que a pílula faz mal, mas todos os criadores de gatos que eu conheço o fazem e nunca tivemos doenças derivadas da pílula. Já aconteceu gatas ficarem doentes por terem sido esterilizadas cedo de mais - quistos nos ovários, tumores no útero.
Regra geral, os problemas de saúde que afectam as gatas que tomam a pílula não surgem nos primeiros anos e sim mais tarde, pelo que é natural que ATÉ AGORA nunca tenham tido "doenças derivadas da pílula", como dizes. E há sempre a hipótese de as gatas serem umas sortudas e de facto nunca terem problemas a vida inteira. Ainda bem para elas!!! Mas as teorias de que podem surgir complicações a longo prazo são em número bastante superior às teorias de que a pílula não faz mal.

Agora gostava é que me explicassem como é que gatas ESTERELIZADAS tiveram quistos nos ovários e tumores no útero?!?!?!?! :o :o :o
Sou a única a ver aqui uma contradição?
Jolie602
Membro Júnior

quarta mai 07, 2003 1:07 pm

"Agora gostava é que me explicassem como é que gatas ESTERELIZADAS tiveram quistos nos ovários e tumores no útero?!?!?!?!
Sou a única a ver aqui uma contradição?"

Phill,
Isso já eu perguntei na mensagem acima!
Livra, estava a ver que estava nisto sozinha e que ninguém concordava comigo!

:D
Phil
Membro
Registado: segunda fev 03, 2003 1:03 pm
Localização: 2 gatos: O Garfield e a Cali (e a Kira, do outro lado do arco-íris)
Contacto:

quarta mai 07, 2003 1:16 pm

Peço desculpa, Jolie. Deves ter colocado a tua mensagem enquanto eu escrevia a minha e por isso não vi...
zyriab
Membro Júnior
Contacto:

quarta mai 07, 2003 2:04 pm

Olá

Então eu passo a explicar. Tive uma gata Bosques que foi esterilizada pois estava constantemente com o cio, nem a pílula fazia efeito. Levei-a ao vet e alguns meses depois da operação, a gata começou a inchar e a lavar-se constantemente. Levei-a de novo ao vet. Fez análises e outros exames e qual não é o meu espanto quando o resultado foi um tumor no útero. A vet explicou-me que a operação que lhe tinham feito se resumia a uma laqueação de ovários e não a uma esterilização. Os orgãos reprodutores ainda lá estavam só que não cumpriam a sua função. Mais tarde vim a descobrir que há várias maneiras de esterelizar uma gata. São os vets que optam pela operação mais indicada. Neste caso não foi. Mas a Banshee morreu anos mais tarde, de outro problema de cariz genético ( só tinha um rim e este falhou), o tumor foi-lhe retirado juntamente com o útero.
Jolie602
Membro Júnior

quarta mai 07, 2003 2:27 pm

Pois, na realidade há duas formas de esterilizar. Retirar os ovários ou retirar os ovários e o útero. Têm nomes técnicos diferentes estas duas operações e como não tenho bem a certeza dos nomes é melhor não escrever não vá dar asneira.
Hoje em dia, os veterinários optam sempre por retirar os ovários e o útero e nunca só os ovários porque isso mais tarde causa problemas. Deve ter sido o que lhe aconteceu mas isso já deve ter sido há muito tempo, não? É que hoje em dia esse tipo de esterilização já quase não se pratica! Dai não termos entendido aquela da esterilização com direito a posteriores tumores nos ovários e útero!!!
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quarta mai 07, 2003 2:28 pm

zyriab Escreveu: A vet explicou-me que a operação que lhe tinham feito se resumia a uma laqueação de ovários e não a uma esterilização. Os orgãos reprodutores ainda lá estavam só que não cumpriam a sua função. Mais tarde vim a descobrir que há várias maneiras de esterelizar uma gata.
Por isso é que, se calhar, não está tão errado assim dizer que uma gata tanto pode ser esterilizada como castrada... Vejamos
- a esterilização consiste em tornar infértil sem ablação (extracção de orgãos reprodutores) - é um processo reversível porque os ovários e o útero permanecem, podendo voltar a coser-se as trompas;
- a castração compreende sempre a ablação - é um processo irreversível porque os órgão reprodutores foram retirados.

Estarei errada? Do ponto de vista filológico não, mas no que respeita à prática...

Já agora, foi referido que é obsoleta a ideia de que as gatas precisam de ter uma primeira ninhada. Já ouvi de tudo e respeito ambas as opiniões, porque não sou veterinária..., mas só gostava de saber se será nocivo a minha gata nunca ter tomado a pílula, já ter dois anos e ainda não ter tido nenhuma ninhada. É que temo que já comece a ser tarde para ela engravidar pela primeira vez. Por muita vontade que eu tenha disso, parece-me que ela não está nessa disposição...
Jolie602
Membro Júnior

quarta mai 07, 2003 2:45 pm

Cleopatre,

A sua gata é persa? É que os persas atingem a maturidade sexual muito tarde. Apresenta sinais de cio? E quando está com o cio há gato por perto?
O que pode acontecer é a gata ser estéril ou o gato o ser. Senão for o caso é muito estranho porque o instinto animal e de preservação da espécie não falha.
Quanto a ter dois anos e ser tarde para uma primeira ninhada. Não acho que seja tarde. Mas claro que não há nada como perguntar a um Vet. Considerando que apartir dos 7 anos mais ou menos é que os gatos entram na velhice acho que até lá nunca é tarde :lol:
Mas antes que a sua gatinha fique prenha pense bem primeiro no que irá fazer à ninhada que chegar. Vai ficar com eles todos? Já tem donos para eles? Se não for esse o caso, o melhor é esterilizar. Desculpem mas é a minha opinião e é o que considero certo.
Jolie
zyriab
Membro Júnior
Contacto:

quarta mai 07, 2003 2:52 pm

Olá

Pelo que sei ainda hoje se praticam os dois tipos de operação depende do médico que as faz e da avaliação que faz da gata.

O que acontece quando deixamos uma gata muito tempo sem ser coberta é que esta começa a tornar-se agressiva e muitas vezes rejeita o macho ou não dá o jeito para a relação ser consumada.

tal e qual como aqui no fórum há gente que diz que dar a pílula faz mal, também´há quem diga que castrar sem ter tido uma ninhada faz mal. Eu sei que estas opiniões são veiculadas pelo que cada um ouve dizer os seus vets. A minha única certeza é que nem todos os vets pensam da mesma maneira sobre o mesmo problema o que nos deixa um pouco confusos e sem saber em qual das opiniões acreditar. Neste momento tenho duas boas vets, porque para mim o mais importante é a forma como elas se relacionam com os meus gatos quando os levo lá, vê-se que adoram animais. É claro que o facto de elas serem competentes é também muito importante, mas o primeiro contacto com as pessoas para mim é tudo.
Eo baseio tudo o que digo na minha longa experiência com gatos, partos, vets, criação. Não quer dizer que não esteja sempre a aprender. É para isso que resolvi escrever aqui.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 07, 2003 7:23 pm

Em relação à competência médica que não reconhece à jolie06, devo dizer que eu também não lha reconheço a si, com as devidas desculpas por falar-lhe da mesma forma e termos que à supracitada.

Ser criador ainda não dá direito a diploma, que eu saiba. E como não conhece a Jolie está a ser precipitada de mais em quere afirmar a sua sapiência.

É facto reconhecido cientificamente o efeito pernicioso das alterações hormonais causadas pela pílula. Se quiser também lhe posso dar o contacto de veterinários e de artigos de faculdades de veterinária conceituadas sobre o caso.

Mais, quem indica a pílula como forma contracepcional sistemática e prolongada fa-lo-à para ganhar duas vezes. Primeiro a vendê-la e daqui a uns anos a operar a gata a tumores mamários, infecções uterinas,etc...( que serão sempre atribuídas a tudo menos à pilula)´

Já aconteceu gatas ficarem doentes por terem sido esterilizadas cedo de mais - quistos nos ovários, tumores no útero.

Já aqui foi referida a situação da laqueação das trompas. Por ser esterilizada cedo de mais ? Olhe que não. E não vejo a vantagem d laqueação, afinal se se podem resolver vários problemas de uma só vez...
mas todos os criadores de gatos que eu conheço o fazem e nunca tivemos doenças derivadas da pílula
Pois não, tenho a certeza que os tumores que surgiram mais tarde são sempre devidos à idade avançada. Isso é que é alguns vets a fazerem massa :). Isso é empirismo, não ciência e eu prefiro os factos cientificos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

quarta mai 07, 2003 7:38 pm

Esterilizei a minha Maga faz 6 semanas, deixei-a de um dia para o outro no Hospital Veterinario da Estefania e correu tudo bem, ela reagiu bem a operação e quando a fui buscar no dia seguinte veio logo para o meu colo pedir mimos. Usou body pois como o Sebastião tem o vicio de mamar nas maminhas dela achamos melhor ... pior que a operação são os pensos ... de dois em dois dias foi faze-los e o tirar da fita adesiva era dolorosa mas tinha que ser ...
Agora ja cresceram os pelinhos na barriga e a cicatriz nem se vê e ela esta linda como sempre ... nem teve tendencia a engordar ...

Não deves ter medo de o fazer, escolhe um veterinario que mereça a tua confiança e pensa que estas a fazer o melhor por ela ... vais ver que vai ficar muito mais mimalha depois ...

Jokas doces
ChinaBlue
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mai 07, 2003 7:45 pm

isto nada tem a ver com a questão da pílula ou esterelização. mas sobre isso, nunca encontrei um vet por mais "manhoso" que fosse que aconselhasse a pílula.
bom, a joana nos últimos anos de vida apresentou um granuloma debaixo da língua. fartou-se de tomar cortizona. uns meses antes de morrer, deixou de comer e beber. claro, que intermitentemente. ou seja, foi andando a balões. fartei-me de perguntar o que tinha ela. ninguém sabia. estava velha. de facto... não sabia, porém que a velhice, em si é doença. depois de ela morrer, de muito magicar e de ter lido as contraindicações da cortizona, pensei - ora aqui está :idea: :idea: :idea: será :?: :?: se fôr verdade, o vet não me vai dizer concerteza. assim como a insuficiência renal do joão. será possível que um gato, para mais velhote, ande meses a fio a tomar antibióticos e saía ileso? duvido.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta mai 07, 2003 8:24 pm

Olá!

Eu não sou veterinário, mas, na minha opinião, baseada em alguns conhecimentos biológicos, estou de acordo com Zyriab! Também penso que esterilizar uma gata antes de ter uma ninhada, pode ser prejudicial. Afinal a natureza dotou-os de órgãos com uma determinada função, e o equilíbrio hormonal é algo muito complexo. Interferir nesse equilíbrio pode ser complicado.
Um abraço! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”