leonildecarvalho Escreveu:Sobre o gato, se ainda mesmo antes de ser castrado, portanto; inteiro, já tem cálculos renais, imagino qual seja a alimentação que lhe têm dado
Então é o seguinte...MiausRafa Escreveu:Faça todas as perguntas que ache conveniente ao Veterinário. Não se importe de se mostrar ignorante em relação à saúde e tratamento do gato. Vale mais fazer muitas perguntas do que ficar com dúvidas.
Pelo que tenho lido, e vejo aqui no Arca, os gatos são propensos (se assim poderei dizer) a ganharem cálculos renais...
Sei que por mais cuidados que se tenha, não podemos dizer que determinado animal, não irá ter determinada doença, se tivermos determinado procedimento, ou seja, não há nada que nos dê garantias do que quer que seja...
A minha questão é: tendo em conta que não podemos garantir que o nosso gato(a) não vai ganhar os ditos cálculos, que podemos fazer para prevenir?
Pelo que percebi, uma boa ração é de extrema importância, talvez das principais, mas existem mais cuidados a ter, certo?
Muito sinceramente, assusta-me... Tenho visto tantos casos aqui no Arca, inclusive no trabalho, uma colega teve de levar às uns 3 meses, sensivelmente, o seu bichano de urgência para o veterinário! Estiveram fora o fim-de-semana e quando voltaram o bichinho estava nas últimas

Eu dou à minha Klara RC Persas Kitten, que por tudo o que tenho lido parece ser uma ração de boa qualidade, no entanto gostaria de saber que mais posso fazer

Peço desculpa se estou a demonstrar uma preocupação por algo que não existe, mas sofro um pouco por antecipação e neste caso específico, quero ter a certeza que estou a fazer tudo correctamente para evitar

Agradecia comentários, experiências, mas se possível tudo o mais que eu possa fazer para a manter saudável

Não sei se é importante frisar, mas a minha Klara bebe muita água e quando digo muita, não é por ser em excesso, mas porque, felizmente, não tenho grande dificuldade nisso, pois ao que sei, existem muitos gatos que pouca água bebem... A Klara sempre que come ração (e não só) vai sempre beber e mia se a água já não estiver como ela gosta: bem limpinha e fresca (recente na taça)

Outra coisa que faço sempre é verificar se ela faz as suas necessidades (especialmente urinar) com normalidade.
Desde já obrigada pela vossa ajuda e participação