Qual é a diferença???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
margpt
Membro
Registado: sexta set 14, 2007 12:33 pm

segunda mar 03, 2008 7:58 pm

Olá!
Sempre tive esta curiosidade e hoje lá me lembrei de vir aqui. Qual é a diferença entre um gato rafeiro e um gato europeu comum :?:
Obrigada :!:

:D
<strong>Quanto mais conhe&ccedil;o a ra&ccedil;a humana, mais AMO os Animais!</strong>
Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

segunda mar 03, 2008 8:25 pm

Bem pensado! eu proprio ja me perguntei :roll:
<strong>Ana</strong>
susinha
Membro
Registado: quarta jan 03, 2007 5:58 pm

segunda mar 03, 2008 8:44 pm

catlf
Membro Júnior
Registado: terça fev 19, 2008 5:36 pm

terça mar 04, 2008 3:06 pm

Não há diferença!!!
Europeu comum é o nome que se dá a todos os gatos que não têm raça definida. Enquanto que para os cães rafeiros se utiliza a expressão raça indeterminada ou sem raça definida, para os gatos rafeiros utiliza-se europeu comum.
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

terça mar 04, 2008 8:03 pm

catlf Escreveu:Não há diferença!!!
Europeu comum é o nome que se dá a todos os gatos que não têm raça definida. Enquanto que para os cães rafeiros se utiliza a expressão raça indeterminada ou sem raça definida, para os gatos rafeiros utiliza-se europeu comum.
Errado catlf :wink:!
O Europeu Comum é uma raça de gatos de porto médio a grande que se desenvolveu naturalmente, ou seja, nem nenhum tipo de regras de criação. Esta raça é actualmente reconhecida internacionalmente e possui standard. Muitas vezes o Europeu Comum é confundido com o gato rafeiro, por se ter desenvolvido sem a intervenção do homem, contudo, há algumas diferenças entre ambos, sendo a mais marcante o facto de o Europeu Comum não poder ser fruto de cruzamento entre outras espécies de gatos.
Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/raca/europeu_comum/305

Lembro-me de aqui há uns tempos ter visto no site do Clube Português de Felinicultura perfis bastante detalhados tanto do Europeu Comum como do Gato Rafeiro.
Entretanto o site foi "remodelado" e já não encontro esses perfis.
De qualquer das formas deixo aqui o link de acesso e pode ser que brevemente volte a ter esses perfis disponíveis.

http://www.cpfelinicultura.pt/
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

terça mar 04, 2008 9:15 pm

História [ editar ]
O Europeu Comum é uma raça de gatos de porto médio a grande que se desenvolveu naturalmente, ou seja, nem nenhum tipo de regras de criação. Esta raça é actualmente reconhecida internacionalmente e possui standard. Muitas vezes o Europeu Comum é confundido com o gato rafeiro, por se ter desenvolvido sem a intervenção do homem, contudo, há algumas diferenças entre ambos, sendo a mais marcante o facto de o Europeu Comum não poder ser fruto de cruzamento entre outras espécies de gatos.
!
é isto que diz no perfil do europeu comum agora alguem me pode explicar a expressao que esta a negrito?
é a diferença, mas eu nao a percebi!
:?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 04, 2008 9:38 pm

Se Europeu comum é raça para um gato poder ser considerado dessa raça não pode ser fruto do cruzamento entre um europeu comum e um rafeiro, por exemplo. Para um animal poder ser considerado de raça todos os seus ascendentes terão que ser dessa raça.
Pode dizer-se isso dos nossos gatos vulgares? Não. Logo são rafeiros e não europeus comuns.
nikitaverita
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 2:08 pm

entao a minha pitucha nao é europeu comum mas sim rafeira!? nao é...
como ela é mae da minah nika.. que é persa!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 05, 2008 2:29 pm

Nikitaverita, isto não é implicância, mas como é que a Nika pode ser persa se a mãe é um gato vulgar de pêlo curto?

Um gato só é de raça se for filho, neto e bisneto de animais da mesma raça. Por acaso a Pitucha é persa? Logo a Nika não pode ser persa, trata-se de um belo gato rafeiro de pêlo comprido... :wink:
nikitaverita
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 2:49 pm

persa traçado.. enganei-me!
xD

a minha pitucha acasalou com um persa, foi por isso!
catlf
Membro Júnior
Registado: terça fev 19, 2008 5:36 pm

sexta mar 14, 2008 3:35 pm

Obrigada pela correção jcmac!!
Realmente estava convencida que não existia diferença...estamos sempre a aprender! :wink:

catlf
Responder

Voltar para “Gatos”