Como distinguir um criadeiro de um criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

terça mar 04, 2008 10:11 pm

Não, o que perguntou é : Encontrei hoje isto, o que acham que devo pensar ?

È isso que sai da sua escrita. Agora se dá significados ocultos e fora do dicionário e gramática ao que escreve isso é problema seu.
Passe bem e fique com a taça
isatoday
Membro Veterano
Registado: sexta fev 01, 2008 5:44 pm
terça mar 04, 2008 10:14 pm

nao era "o que devo pensar", era mais "partilhem experiencias, é util para futuros donos se precaverem". falam tanto em pessoas mal informadas e que cometem erros com lojas e criadeiros, nada melhor que essas pessoas do que ler experiencias de outras pessoas.

se percebeu mal devia ter perguntado antes de atacar.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça mar 04, 2008 10:41 pm

Caro Isotaday,
Falar 'bem' ou 'mal' do criador A ou do Criador B, num forum publico, particularmente não se podendo este defender não me parece o mais correcto. A dinodane escreveu aqui em traços genéricos e largos o que distingue um criador de um criadeiro, e penso que se ler com atenção o que ela escreveu vai encontrar resposta à sua pergunta .
isatoday
Membro Veterano
terça mar 04, 2008 10:44 pm

PauloC1 Escreveu:Caro Isotaday,
Falar 'bem' ou 'mal' do criador A ou do Criador B, num forum publico, particularmente não se podendo este defender não me parece o mais correcto. A dinodane escreveu aqui em traços genéricos e largos o que distingue um criador de um criadeiro, e penso que se ler com atenção o que ela escreveu vai encontrar resposta à sua pergunta .
eu nao acho que seja falar mal ou bem, acho que é partilhar experiencias para evitar que mais alguem caia nalguma esparrela, especialmente pessoas mais inexperientes. apesar de nao concordar completamente, percebo o que quer dizer.
PauloC1
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 10:53 pm

isatoday Escreveu:
eu nao acho que seja falar mal ou bem, acho que é partilhar experiencias para evitar que mais alguem caia nalguma esparrela, especialmente pessoas mais inexperientes. apesar de nao concordar completamente, percebo o que quer dizer.
Olá,
Entenderá concerteza que esse 'partilhar de esperiências' se traduziria necessariamente por 'boas' ou 'más' experiências, sem que o criador pudesse (no caso das más) argumentar com a sua "versão" das historias ou com a sua justificação para determinada atitude ou conduta.
É obvio que é muito útil, sobretudo para quem estiver a pensar adiquirir um cachorro, saber o mais possível de boas ou más experiências com potenciais criadores a quem comprar cães, mas parece-me bem mais útil a informação genérica da Dinodane que permite uma 'avaliação' por nós próprios do que confiar no relato que desconhecidos aqui possam fazer a cobertura de um nicKname. Em última instância poderiamos ter aqui o próprio criador a 'elogiar-se', como se fosse um 'cliente satisfeito, ou um 'rival' desse criador a 'crucificá-lo', como se fosse um cliente insatisfeito ;) que utilidade prática teria isso? Por outro lado, com os vários pontos da Dinodane, penso que poderá desde já 'julgar' e 'questionar' algumas coisas por si mesma ;)
isatoday
Membro Veterano
terça mar 04, 2008 11:07 pm

PauloC1 Escreveu:
isatoday Escreveu:
Olá,
Entenderá concerteza que esse 'partilhar de esperiências' se traduziria necessariamente por 'boas' ou 'más' experiências, sem que o criador pudesse (no caso das más) argumentar com a sua "versão" das historias ou com a sua justificação para determinada atitude ou conduta.
É obvio que é muito útil, sobretudo para quem estiver a pensar adiquirir um cachorro, saber o mais possível de boas ou más experiências com potenciais criadores a quem comprar cães, mas parece-me bem mais útil a informação genérica da Dinodane que permite uma 'avaliação' por nós próprios do que confiar no relato que desconhecidos aqui possam fazer a cobertura de um nicKname. Em última instância poderiamos ter aqui o próprio criador a 'elogiar-se', como se fosse um 'cliente satisfeito, ou um 'rival' desse criador a 'crucificá-lo', como se fosse um cliente insatisfeito ;) que utilidade prática teria isso? Por outro lado, com os vários pontos da Dinodane, penso que poderá desde já 'julgar' e 'questionar' algumas coisas por si mesma ;)
concordo.. nem tinha pensado no tipo de situaçoes que pus a bold, já que nao me escondo atras de nick nenhum (tenho um nick,mas sou uma pessoa real que se responsabiliza pelo que digo atraves dele), nem estou neste forum com segundas intençoes... mas ha pessoas para tudo.

quanto ao criador nao se poder defender, no caso de as pessoas serem sinceras (o que realmente nem sempre acontece), ser um bom criador seria a melhor defesa. mas nao vivemos num mundo perfeito nem utopico.
keitinha
Membro Veterano
Registado: domingo abr 09, 2006 12:44 am

quarta mar 05, 2008 1:20 am

Olá,parabéns pelo topico :wink: afinal não temos só mauzões :lol:
"O homem justo ,cuida dos seus animais"
grchjeep
Membro
Registado: terça fev 26, 2008 2:54 am

quarta mar 05, 2008 11:40 am

Quanto a mim criador é aquele que cria tentando ao máximo preservar a raça e apurando os melhores exemplares,um bom criador não vive dos cães mas para os cães.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta mar 05, 2008 1:46 pm

Acho os conselhos da Dinodane muito úteis para quem esteja a pensar comprar a um criador decente. Mas quem chega à arca pela primeira vez e se depara com os classificados vê imensos anúncios a vender ninhadas, além do que há quem faça produções independentes e depois tente vender as ninhadas por mp.
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

quarta mar 05, 2008 2:02 pm

Pena é o CPC não fazer um restreio aos evidentes criadeiros com mil e uma raças!!!

Julgo que isso seria possível. É condenável alguém cometer o erro de comprar a um criadeiro?? Julgo que não. Quem não sabe e entra nestas andassas é, literalmente, papado!!!

Abraço,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
PauloC1
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 2:22 pm

Caro amigo,
Não há nenhum regulamento do CPC que impeça a criação de várias raças, por isso não é por aí que o CPC poderia fazer alguma coisa ;) Isto é portanto algo que teremos de avaliar por nós próprios, caso a caso, dentro de determinado contexto e com bom senso. É óbvio que ninguém é imediatamente bom criador se criar apenas uma raça, nem alguém é imediatamente mau criador por criar mais do que uma. Há mais factores a ter em conta, conforme a Diodane referiu ;) Há que perceber que as condições não são cumulativas, não são imediatamente exclusivas e devem ser devidamente ponderadas.
AmericaSever
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 2:37 pm

PauloC1 Escreveu:Caro amigo,
Não há nenhum regulamento do CPC que impeça a criação de várias raças, por isso não é por aí que o CPC poderia fazer alguma coisa ;) Isto é portanto algo que teremos de avaliar por nós próprios, caso a caso, dentro de determinado contexto e com bom senso. É óbvio que ninguém é imediatamente bom criador se criar apenas uma raça, nem alguém é imediatamente mau criador por criar mais do que uma. Há mais factores a ter em conta, conforme a Diodane referiu ;) Há que perceber que as condições não são cumulativas, não são imediatamente exclusivas e devem ser devidamente ponderadas.
Ok. Mas se calhar esse é o problema. Um clube ou uma associação que defende o interesse das raças caninas, e como parece que são fáceis de destinguir os criadores dos outros, deveria existir um restreio. Eu não sei se estou a dizer alguma asneira!! Mas um leigo que se dirija a uma associação ou clube, peça lista de criadores de uma raça, e por azar só um ou dois criadores é que têm ninhada para breve, e por um pouco mais de azar, são criadeiros!! A pessoa fiada que já teve uma boa atitude em ter ido a um clube ou associação e que isso vai garantir o mínimo de qualidade (relembro que a pessoa não está por dentro do contexto do que se passa no mundo da canicultura), está sujeita a levar com uma porcaria!!

Será que não tenho alguma razão no que estou a dizer?

Abraço,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta mar 05, 2008 2:47 pm

AmericaSever Escreveu:...Mas um leigo que se dirija a uma associação ou clube, peça lista de criadores de uma raça, e por azar só um ou dois criadores é que têm ninhada para breve, e por um pouco mais de azar, são criadeiros!! A pessoa fiada que já teve uma boa atitude em ter ido a um clube ou associação e que isso vai garantir o mínimo de qualidade (relembro que a pessoa não está por dentro do contexto do que se passa no mundo da canicultura), está sujeita a levar com uma porcaria!!
O CPC, quando fornece a lista, alerta para o facto de não garantir qualidade nos criadores que lá constam.
Aviso
O Clube Português de Canicultura adverte que a presente informação não representa qualquer tipo de aconselhamento na escolha do criador/produtor ou garantia de qualidade dos animais.

O Clube Português de Canicultura só fornece esta informação a pedido, e esta indica somente que os criadores nela presentes registaram regularmente os seus produtos no CPC.
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quarta mar 05, 2008 2:59 pm

CasadelMar Escreveu:
AmericaSever Escreveu:...Mas um leigo que se dirija a uma associação ou clube, peça lista de criadores de uma raça, e por azar só um ou dois criadores é que têm ninhada para breve, e por um pouco mais de azar, são criadeiros!! A pessoa fiada que já teve uma boa atitude em ter ido a um clube ou associação e que isso vai garantir o mínimo de qualidade (relembro que a pessoa não está por dentro do contexto do que se passa no mundo da canicultura), está sujeita a levar com uma porcaria!!
O CPC, quando fornece a lista, alerta para o facto de não garantir qualidade nos criadores que lá constam.
Aviso
O Clube Português de Canicultura adverte que a presente informação não representa qualquer tipo de aconselhamento na escolha do criador/produtor ou garantia de qualidade dos animais.

O Clube Português de Canicultura só fornece esta informação a pedido, e esta indica somente que os criadores nela presentes registaram regularmente os seus produtos no CPC.

Entao se a cpc nao garante a qualidade qm vai garantir? assim sendo afinal qq um pode ter um animal de raça mesmo q venham depois dizer q é rafeiro.
o que acaba por acontecer é uma pessoa pagar um balurdio por um animal e mesmo assim correr o risco de esse animal nao ser puro e com as caracteristicas correcta.
entao ja nao percebo, a conclusao q cheguei é q existem sempre tantas guerras e afinal qq um pode ter um animal supostamente de raça sem saber se o é na verdade
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
AmericaSever
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 3:04 pm

CasadelMar Escreveu:
Aviso

Já passei essa fase... Já me foi dito que o CPC não assume. O que eu estou a dizer é que não acho bem!!!

Não sei se a nível financeiro não seria mau excluir essa tipo de individuos!!

É o que penso, não se estou certo ou errado.
Responder

Voltar para “Cães”