Dúvida - Cálculos Renais - Que fazer para evitar?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

segunda mar 03, 2008 6:22 pm

Após ler as 2 citações abaixo, num outro tópico, resolvi abrir um novo, pois não queria "desvirtuar" um assunto da gravidade do apresentado, com uma dúvida minha...
leonildecarvalho Escreveu:Sobre o gato, se ainda mesmo antes de ser castrado, portanto; inteiro, já tem cálculos renais, imagino qual seja a alimentação que lhe têm dado
MiausRafa Escreveu:Faça todas as perguntas que ache conveniente ao Veterinário. Não se importe de se mostrar ignorante em relação à saúde e tratamento do gato. Vale mais fazer muitas perguntas do que ficar com dúvidas.
Então é o seguinte...
Pelo que tenho lido, e vejo aqui no Arca, os gatos são propensos (se assim poderei dizer) a ganharem cálculos renais...
Sei que por mais cuidados que se tenha, não podemos dizer que determinado animal, não irá ter determinada doença, se tivermos determinado procedimento, ou seja, não há nada que nos dê garantias do que quer que seja...

A minha questão é: tendo em conta que não podemos garantir que o nosso gato(a) não vai ganhar os ditos cálculos, que podemos fazer para prevenir?

Pelo que percebi, uma boa ração é de extrema importância, talvez das principais, mas existem mais cuidados a ter, certo?

Muito sinceramente, assusta-me... Tenho visto tantos casos aqui no Arca, inclusive no trabalho, uma colega teve de levar às uns 3 meses, sensivelmente, o seu bichano de urgência para o veterinário! Estiveram fora o fim-de-semana e quando voltaram o bichinho estava nas últimas :(

Eu dou à minha Klara RC Persas Kitten, que por tudo o que tenho lido parece ser uma ração de boa qualidade, no entanto gostaria de saber que mais posso fazer :|

Peço desculpa se estou a demonstrar uma preocupação por algo que não existe, mas sofro um pouco por antecipação e neste caso específico, quero ter a certeza que estou a fazer tudo correctamente para evitar :wink:

Agradecia comentários, experiências, mas se possível tudo o mais que eu possa fazer para a manter saudável :)

Não sei se é importante frisar, mas a minha Klara bebe muita água e quando digo muita, não é por ser em excesso, mas porque, felizmente, não tenho grande dificuldade nisso, pois ao que sei, existem muitos gatos que pouca água bebem... A Klara sempre que come ração (e não só) vai sempre beber e mia se a água já não estiver como ela gosta: bem limpinha e fresca (recente na taça) :)

Outra coisa que faço sempre é verificar se ela faz as suas necessidades (especialmente urinar) com normalidade.

Desde já obrigada pela vossa ajuda e participação :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda mar 03, 2008 9:47 pm

Os gatos machos são mais propensos a doenças do trato urinário do que as fêmeas.
A uretra dos machos é comprida e estreita, o que possibilita a retenção de sais, formando-se cálculos. Estes podem apenas dificultar a passagem da urina, como também obstruir seu curso normal. O fato do animal ser castrado também aumenta a possibilidade de formação de cálculos.

Algumas causas são:

• Stress: A mudança de ambiente (por exemplo, de uma casa para outra) pode desencadear problemas urinários em gatos susceptíveis.
• Dieta: a composição em minerais e o pH da urina têm influência no desenvolvimento da doença.
• Processos inflamatórios: uma infecção do trato urinário inferior pode originar a formação de pus que pode obstruir as vias urinárias do gato, como os ureteres e a uretra (os gatos diabéticos ou com infecções virais são mais susceptíveis a infecções).
• Obesidade: este tipo de problemas urinários pode surgir com maior frequência em gatos obesos e com um estilo de vida mais sedentário, e que utilizam menos vezes a liteira.
• Retenção urinária: os gatos que por qualquer razão, retêm a sua urina por períodos prolongados (como os que urinam menos frequentemente), apresentam uma maior probabilidade de desenvolver cálculos na bexiga.
• Problemas anatómicos e tumores: dificultam em alguns gatos a micção.

Como Prevenir:

Dar ração de boa qualidade e adequada à idade do gato e à sua condição física.

Certificar-se de que o gato bebe agua, sendo alimentado só com ração seca tem necessidade de beber mais.

O caixote WC deve estar limpo, porque há gatos que se recusam a utilizar o caixote sujo, mas também não urinam fora desse local. A retenção de urina é muito prejudicial.

http://clivetamares.com/info_urina.php#6
Kyaraa
Membro Veterano

segunda mar 03, 2008 10:10 pm

MUITO OBRIGADA MiausRafa :D

Estive a ler as informações contidas no link que indicou e na realidade esta situação é bem mais grave do que eu pensava! :o

Pelo que dizem 48h é o suficiente para, num estado mais avançado, o animal entrar em coma e não resistir!!! :o

E pelo que eu pude observar, por vários exemplos que aqui já apareceram, por norma, só se descobre que a situação existe quando já está num estado +/- avançado! :(

Em relação à alimentação, a minha Klara está quase a fazer 1 ano (Maio), pelo que nessa altura irei fazer a mudança para uma ração de adulto. Será necessário pensar numa ração específica para este tipo de problemas, como forma de prevenção, ou é exagerada a minha preocupação?! :?

Peço desculpa pela minha insegurança, mas são demasiados casos que vejo, especialmente aqui e tenho muito receio de passar por algo assim :cry:

Quanto à ração dou e pretendo continuar a dar RC, em relação à água, felizmente ela bebe com muita frequência. Fazemos a limpeza da caixinha (trocar areia e lavar a caixinha) semanalmente e TODOS os dias se faz a normal "manutenção" da areia: retirar os dejectos e a aglomeração (a areia é aglomerante) de xixi.

Creio que estou a fazer o possível para evitar a formação de cálculos. Espero não ter de passar por uma situação assim, mas infelizmente parece não ser tão linear, pois pelo que me apercebo há vários utilizadores que estão a passar por esta situação e têm todos os cuidados possíveis com os seus animais :(

Enfim, vou fazendo o meu melhor e ter sempre atenção...

Obrigada novamente MiausRafa :wink:
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

segunda mar 03, 2008 11:18 pm

Kyaraa Escreveu:...Em relação à alimentação, a minha Klara está quase a fazer 1 ano (Maio), pelo que nessa altura irei fazer a mudança para uma ração de adulto. Será necessário pensar numa ração específica para este tipo de problemas, como forma de prevenção, ou é exagerada a minha preocupação?! :?....
Kyaraa, também não precisa sofrer por antecipação, embora os gatos persas tenham uma propensão maior para calculos de oxalato de calcio, há mais incidência em gatos machos e aumentam os casos nos gatos castrados. Basta estar atenta.

As doenças de trato urinário, podem e são em muitos casos fatais, porque não são tratadas a tempo.
A ração de má qualidade, tem uma contribuição enorme para isso.Os donos também têm que estar atentos ao minimo sinal de mudança de comportamento do animal.

Não deve dar ração específica para doenças urinárias, porque essas tem falta de outros nutrientes necessários aos gatos saudáveis.
Deve dar só uma ração de manutenção.

Na Gama da RC Vet há uma ração especifica para gatos persas de 1 a 10 anos.
Penso que seja essa a adequada à sua gatinha, quando chegar a altura de mudar fale com o Vet. ele dir-lhe-há se realmente é a mais aconselhada.
Kyaraa
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 10:20 pm

MiausRafa Escreveu:Na Gama da RC Vet há uma ração especifica para gatos persas de 1 a 10 anos.
Penso que seja essa a adequada à sua gatinha, quando chegar a altura de mudar fale com o Vet. ele dir-lhe-há se realmente é a mais aconselhada.
Sim eu sei, estou a dar essa RC para gatinhos, mas quando ela fizer 1 ano vou fazer a alteração para a de adulto, também específica para esta raça :wink:

Obrigada pelos esclarecimentos :)

Sofro um pouco por antecipação sim, mas já estou um pouco mais esclarecida :wink:

Obrigada novamente :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 04, 2008 10:39 pm

Estive a ler, por alto, as intervenções da MiausRafa e sim, estão muito bem explícitas :wink: :D

Todos os gatos têm propensão a problemas do trato urinário; uns mais que outros e com mais incidência em gatos castrados, especialmente machos.
Após a castração, altera-se o metabolismo do animal pela alteração do sistema hormonal. Logo, se houver um maior cuidado a nível dietético, há uma menor probabilidade de doenças graves e ou agudas do sistema renal.

Também há gatos com problemas renais, mesmo estando inteiros mas, na maioria dos casos acontece por défice alimentar ou por uma dieta inadequada que são, na sua grande maioria os que comem restos... e rações de baixa qualidade como as de hiper e supermercados, especialmente as de linha branca.

Não vale a pena sofrer por antecipação mas vale a pena sim, fazer a prevenção dos problemas numa consciência de se estar a fazer o melhor pelo animal, dando-lhe a melhor qualidade de vida possível.
Se mesmo assim o animal vier a padecer de problemas renais, pelo menos o dono sabe que não foi por incúria mas sim porque o animal é propenso a essa patologia, tal como acontece com alguns humanos.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kyaraa
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 10:55 pm

leonildecarvalho Escreveu:Não vale a pena sofrer por antecipação mas vale a pena sim, fazer a prevenção dos problemas numa consciência de se estar a fazer o melhor pelo animal, dando-lhe a melhor qualidade de vida possível.
Se mesmo assim o animal vier a padecer de problemas renais, pelo menos o dono sabe que não foi por incúria mas sim porque o animal é propenso a essa patologia, tal como acontece com alguns humanos.
Este "sofrimento" por antecipação tem a ver, não só pela preocupação que um dono por norma tem com a saúde do seu animal, mas porque ultimamente no arca vejo muitos tópicos sobre este assunto, vindo de foristas que me parecem bastantes conscientes e excelentes donos :( ou seja, podemos ser "os melhores do mundo", fazer tudo para lhes dar a melhor qualidade de vida, mas ainda assim estas situações parecem "bater à porta" na mesma :(

Mas estou bem mais esclarecida, pelo menos sei que da minha parte estou a fazer tudo para a manter saudável...
E na realidade a escolha da ração foi e ainda é, uma das minhas principais preocupações... Estou satisfeita com a que dou, mas ando sempre a pesquisar e a ler com atenção tudo o que se refere à alimentação.

Desde já obrigada pelos esclarecimentos :wink:
nikitaverita
Membro Veterano
Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm

quarta mar 05, 2008 2:28 pm

bem, sei pouco maS SEI!...
isso de haver banstantes topicos de gatos com calculos urinarios, sinceramente tambem me preocupa!! por vezes parece um virus, quando um ganha, todos ganham! --'

Acerca das perguntas, eu dou á minah nika:
Royal canin--> gatos castrados( que para alem de prevenir os calculos urinarios, tambem previne a obesidade, diabetes e patologias)
ja ouvi dizer que os componentes: cloreto de sódio e manitol, previnem tambem
manter sempre os locais do gato limpo, claro!

mais nao sei.. agora o gato com calculos urinarios, pode por vezes sangrar, diminuir as vezes de ir urinar, os calculos tambem podem inflamar a bexiga --'.

Os calculos forman-se mais frequentemente nos gatos, eles formam-se quando a urina está saturada de cristais. Os cristais de estruvite sao os mais comuns em animais jovens e os calculos de oxalato em gatos geriáticos.
Responder

Voltar para “Gatos”