Dúvidas na construcção de terrário

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

segunda mar 03, 2008 12:48 am

Pessoal, agora aquando (finalmente) da construção do meu novo terrário chegaram-me algumas dúvidas físicas...

Em relação às lâmpadas UVB, independetemente do nível destas estas têm de estar sempre no maximo a 30 cm do animal?
Eu comprarei uma 5.0 cm o maximo de largura que puder e vou por no topo do terrário (que tem 1,32 metros) e complementarei com uma 2.0 que tenho acltualmente na lateral mais proxima dele. Assim, como o terrário é grande, se por exemplo uma lampada 8.0 ou 10.0 tiver o mesmo efeito de radiação que uma 5.0 se o animal tiver a mais k 30 cm serial o ideal. hexiste alguma relação potência - distância ao animal, ou de facto os níveis definem-se apenas a nível de espectro luminoso?

As paredes do terrário serão cobertas por uma madeira que não dilata nem é resinosa nem toxica (esqueci-me do nome), como posso fixar a esta placas de fibra de coco? com cola? se sim, qual me recomendam, dado os niveis de toxicidade...

Ao colocar como substracto humus, há alguma marca em especial que recomendem de fertilizante para o mesmo? gostaria de instalar nele plantas naturais. se não, é claro que comprarei os específicos da exoterra ou assim, n me aventuro com os supostamente 100% naturais dos hortos.

Em relação a ter um cabo térmico por trás de uma placa de fibra de coco, qual a potência que recomendam para que mantenha uma temperatura ambiental nunca menor que 20 graus, tendo em conta que o cabo deverá ter cerca de 6 metros?

Finalmente, ando a rasca para arranjar um termostato digno de ser fiável, há alguma marca que aconselham? quais e onde arranjaram os vossos? (digam-me por PM por favor)

Obrigado pela atenção!
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
Taelife
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 12:20 am

ja agora, li algures sobre criar um pequeno biosistema com bichinhos carpiteiros, de forma a que estes iam adubando a terra com a decomposição dos dejectos do animal, o que pensam em relação a isto? consegue-se uma boa inserção dos pequenos bichinhos e de facto mantém o solo fertilizado?

d kk forma o camaleão come-os.. mas se calhar experimentava numa primeira fase, que dizem?
Taelife
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 2:33 am

em relação ao termostato, estava a pensar comprar este:
http://www.marinedepot.com/ps_AquariumP ... ature.html

qual a vossa opineão? alguém já utilizou um similar?
Taelife
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 12:36 pm

e ja agora outra coisa.. alguém conhece onde e que se arranja em portugal um sistemazito automatico que mande agua tipo chuva constantemente mas a uma velocidade que não é a daqueles regadores de jardim?
Taelife
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 10:59 pm

pessoal.. algumas dicas?
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

terça mar 04, 2008 11:37 pm

Estás lixado Taelife, ninguém te liga. Há pouca gente com muita experiência em camaleões. No entanto, a maior parte das questões são transversais e bastante interessantes. Não sabendo se estou a responder, vou dar a minha opinião e ajuda.

Primeira questão: UV's e a distância.
Os UV's não terminam pura e simplesmente a partir dos 30 cm's, têm um raio de acção e vão diminuindo a 'concentração' no ambiente à medida que a distância aumenta. Com uma lâmpada de mais UV's terás também uma maior propagação de ultravioletas e, como tal, também um maior raio de acção (na medida das necessidades do camaleão), no entanto este alcance não é muito maior, nada demasiado significativo. A minha questão é (e aqui é pena não ter experiência com camaleões para poder responder com certezas), uma vez que os camaleões têm o hábito de trepar mesmo até ao topo, se o camaleão não trepar até à lâmpada e se posicionar demasiado próximo da lâmpada durante um bastante tempo, a radiação não pode causar-lhe problema oculares? Algo semelhante aos casos descritos em http://www.uvguide.co.uk/phototherapyphosphor.htm. Podes sempre usar mais que um foco instalado em locais diferentes do terrário.

Segunda questão: Fixação de placas de fibra de côco.
Uma maneira segura e à prova de humidade é o silicone.

Terceira questão: Marcas de humus.
Nunca me aventurei em terrários com plantas naturais mas há aqui bastante gente que já o tentou, por isso, vou deixar opiniões para quem as tem com fundamento.

Quarta questão: Potência do cabo.
Sei que o terrário tem 1,32m, mas não dás mais indicações sobre dimensões, portanto também não sei qual é o volume total, não posso indicar potências com base em pouca informação. O cabo vai ser a única fonte térmica ou vais também usar lâmpada?

Quinta questão: Onde arranjar termóstatos?
Uma boa opção: www.leiritronica.pt.

Sexta questão: Introdução de bichos carpinteiros no terrário?
Mais uma vez é uma área em que não tenho experiência, mas isso não funcionará como um incentivo ao camaleão para comer do chão? Vai acabar por ingerir substracto frequentemente.

Sétima questão: Hydor Hydroset Electronic Thermostat.
Parece-me bom. Não sou muito apologista destes aparelhos multifacetados que servem para tudo: ar e água. Os meus térmostatos também eram de aquário e tiveram de levar ajustes pois as temperaturas que registavam não eram as correctas, havia um certo desvio.

Oitava questão: Sistema de chuva.
Há uns sistemas de chuva que consegues regular a pressão, se adaptares a ponta, facilmente consegues o efeito de chuva, sem ter aquela pressão toda.

Espero ter ajudado!
<p>
</p>
Taelife
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 11:57 pm

quanto à lampada UVB eu perguntei por uma razão concreta e derivando do facto de que os camaleões vao trepar o maximo que puderem... é que a distancia de acção melhor for a menos de 30 cm, eu não me posso dar ao luxo de simplesmnete por um ramo a menos que 30 cm da lampada pk essa distancia deixaria que o camaleão trepasse para cima da mesma facilmente. daí que seria muito proveitoso conseguir utilisar alguma que comseguisse uma boa acção a algo mais k 30 cms.

obrigado pela dica do silicone! estava na dúvida e tudo o mais acerca da silicone por causa da toxicidade. A silicone regular que se encontra bundantemente faz bem o serviço ou há alguma recomendada por um baixo nível de toxicidade ou algo do genero?

quanto ao cabo, esta não seria a unica fonte de aquecimento, aliás, é uma fonte de calor suplementar e que manteria condições à noite, principalmente.
as dimensões do terrário são as seguintes:
Imagem

o aquecimento será feito por uma lampada basking spot lamp de 100W, o cabo seria so para assegurar temperaturas mínimas e temperaturas nocturnas nunca menor que 20 graus, sendo que o ideal seria +- 22/24. Este cabo estará por tras de placas de fibra de coco, daí a dúvida em relação à potencia.

em relação aos bichos carpinteiros, era mais uma curiosidade do que uma dúvida efectiva, dado que o camaleão andaria à caça votla e meia.. tudo menos impactação! quanto mais num animal que nunca anda no chão :p

ok, vou dar uma vista de olhos nos sistemas regulares então, vou pesquisar melhor por estes Akis :p

ajudaste pois! obrigado pelas dicas! de facto uma camaleão é um bicho peculiar, mas estas duvidas praticamente nada têm a ver com ele rpaticamente dito :p
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quarta mar 05, 2008 12:36 am

Quanto aos UV's:
Acho que facilmente crias uma plataforma de madeira com uma fonte de uv's mais abaixo. Porque com 132 cm's de altura e vegetação, certamente não terás UV's a mais de 40/50 cm's da fonte, utilizes que lâmpada utilizares.

Quanto ao silicone:
Tenta usar silicone de aquário, é a melhor opção. Caso contrário vai deitar muitos cheiros, ainda por cima nas quantidades que vais usar.

No que toca ao aquecimento:
Um terrário dessa forma tem uma grande perda de de calor, aconselho-te a aplicar uma régua também em cima e nas laterais (para ficar tipo moldura) pois tens um enorme vidro para um volume proporcionalmente mais reduzido que um terrário nas mesmas dimensões mas com a forma habitual. Já agora, o que são as quatro ou cinco lâmpadas que desenhaste? Estou confuso com tanta luz.
<p>
</p>
Taelife
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 12:50 am

ok, eu penso então que vou fazer da seguinte forma para simular a infiltração solar nula floresta densa do yemen, coloco no topo uma reptiglo5.0 e utilizo complementarmente a 2.0 que tenho numa lateral, assim o camaleão é sempre abrangido por UV, sendo que no topo é forte e ao longo que desce e gradualmente menor.

Ok, obrigado pela dica do silicone ;)

quanto às régua, esta está de facto criada, por erro do desenho é k n a coloquei.

No desenho, na altura que o fiz não tinha bem noçao das fontes de aquecimento, daí que essas lampadas ja n correspondem de todo à realidade.
A UVB não estara na parede, estará no caixilho (regua) de madeira sobre o qual assentam as calhas superiores do vidro, assim nao se vê e a exposição à lampada é maior.
No topo a incidir sobre o terrário estará, por enquanto, apenas uma lâmpada basking spot lamp de 100W, e na base ao longo de 1 das paredes estará um cabo de aquecimento.

Se necessitar de posterior aquecimento, depois insiro uma lâmpada de cerâmica algures, mas penso que não será necessário.
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quarta mar 05, 2008 9:29 am

Atenção, caso o camaleão seja de uma espécie de tamanho elevado, terás de fazer uma protecção na lampada UVB e de aquecimento, pois eles facilmente se elevam e sobem para cima da lampada.

Plantas naturais:

Tens várias hipoteses, desde turfa e humus, sem dúvida opções válidas para terrários plantados, depois vem a seleção de plantas, tens de arranjar umas trepadeiras que aguentem humidades, podes usar orquideas (algumas), Ficcus para suporte arboricula (algumas também), entre outras.

Bichos para limpeza de terrário:

Podes usar colembolos, não há qualquer perigo, pois o camaleão nem os vai tentar comer pelo reduzido tamanho, e no caso dos camaleões não há grande perigo de ter substrato, pois eles não têm a tendência a comer eles do chão, dai ser melhor sempre dar grilos pois raramente estão no chão, a primeira coisa que eles fazem é tentar subir aos troncos e "árvores".

Sistemas de chuva:

Existem sistemas de chuva já bastante acessíveis, e a bom preço com um sistema de pressão para fazer o efeito de chuva normalmente usado para anfibios.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”