Como distinguir um criadeiro de um criador

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta mar 05, 2008 3:12 pm

dianasousa Escreveu:Entao se a cpc nao garante a qualidade qm vai garantir? assim sendo afinal qq um pode ter um animal de raça mesmo q venham depois dizer q é rafeiro.
o que acaba por acontecer é uma pessoa pagar um balurdio por um animal e mesmo assim correr o risco de esse animal nao ser puro e com as caracteristicas correcta.
entao ja nao percebo, a conclusao q cheguei é q existem sempre tantas guerras e afinal qq um pode ter um animal supostamente de raça sem saber se o é na verdade
A função do CPC é gerir o LOP e não garantir se criador A, B ou C tem qualidade.
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

quarta mar 05, 2008 3:13 pm

bem a conclusao q estou a chegar e q n existe nem criadores nem criadeiros. se ninguem garante a raça pura!
pensei q a cpc qd dava a lista era a de criadores registados e ficalizados.
estou a chegar a conclusao q nao vale a pena as pessoas se preocuparem com isso dos lops e dinhr pq n garante nada afinal.
o unica pessoa q pode ter certeza do q o animal é , é a pessoa q o cria, mas nem sempre se pode confiar nas pessoas
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

quarta mar 05, 2008 3:19 pm

CasadelMar Escreveu:
dianasousa Escreveu:Entao se a cpc nao garante a qualidade qm vai garantir? assim sendo afinal qq um pode ter um animal de raça mesmo q venham depois dizer q é rafeiro.
o que acaba por acontecer é uma pessoa pagar um balurdio por um animal e mesmo assim correr o risco de esse animal nao ser puro e com as caracteristicas correcta.
entao ja nao percebo, a conclusao q cheguei é q existem sempre tantas guerras e afinal qq um pode ter um animal supostamente de raça sem saber se o é na verdade
A função do CPC é gerir o LOP e não garantir se criador A, B ou C tem qualidade.
Já percebi. E continuo a achar errado! E não estou a focalizar o "ataque" ao CPC, mas a todas as associações de raças que aceitam pessoas que não deviam. É como digo, deve fazer falta aquela cota anual!!!

É a minha opinião.
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta mar 05, 2008 3:19 pm

dianasousa Escreveu: Entao se a cpc nao garante a qualidade qm vai garantir?
O que garante a qualidade são os resultados obtidos pelo criador com os cães que cria em exposições. Mas como a maioria do pessoal acha que isso é tudo treta, de facto, só têm mesmo aquilo que merecem.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quarta mar 05, 2008 3:21 pm

dianasousa Escreveu:bem a conclusao q estou a chegar e q n existe nem criadores nem criadeiros. se ninguem garante a raça pura!
estou a chegar a conclusao q nao vale a pena as pessoas se preocuparem com isso dos lops e dinhr pq n garante nada afinal.
o unica pessoa q pode ter certeza do q o animal é , é a pessoa q o cria, mas nem sempre se pode confiar nas pessoas
O LOP garante que o cachorro é de raça pura. O que o CPC não garante é a qualidade do cachorro (Ser puro é uma coisa. Qualidade do cachorro é outra). Quem quer qualidade, tem que pesquisar e dar à sola, sisitando vários criadores e decidir por si. Não vejo melhor solução :wink:
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
quarta mar 05, 2008 3:23 pm

dianasousa Escreveu:bem a conclusao q estou a chegar e q n existe nem criadores nem criadeiros. se ninguem garante a raça pura!

Há muitas diferenças entre criadores e criadeiros, leia o primeiro post.
O CPC apenas dá a lista dos criadores registados.
E vale sempre a pena comprar um cão com LOP, que é o bilhete de identidade do cão. Diz quem é o pai e a mãe, a avó, avô, etc etc. É o unico documento comprovativo de que o cão é da raça tal.
Quem garante seja aquilo que for é o criador, daí se aconselhar a visitar o canil e ver as condições. E verificar aquilo que diz mais uma vez no primeiro post deste tópico.
dianasousa Escreveu: o unica pessoa q pode ter certeza do q o animal é , é a pessoa q o cria, mas nem sempre se pode confiar nas pessoas
Mais uma vez, a confiança tem de vir dos dois lados, um criador reserva-se no direito de não vender o cão a uma determinada pessoa e a pessoa reserva-se no direito de não comprar o cão ao criador. Não pense que são só os desgraçadinhos que gastam o dinheiro que são enganados, os criadores também gastam dinheiro (muito mais) e por vezes enganam-se em relação ás pessoas a quem vendem os cães. Acontece e é um risco. Avaliar o caracter é complicado para os dois lados, mas há sinais, sinais esses que convém estar atento e fazer muitas perguntas.
E mais uma vez, está tudo escrito no primeiro post. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
dianasousa
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 3:25 pm

SeaLords Escreveu:
dianasousa Escreveu: Entao se a cpc nao garante a qualidade qm vai garantir?
O que garante a qualidade são os resultados obtidos pelo criador com os cães que cria em exposições. Mas como a maioria do pessoal acha que isso é tudo treta, de facto, só têm mesmo aquilo que merecem.
eu estava aqui a tirar uma duvida, e n disse q eram tretas!!!
eu sempre pensei q a cpc se responsabiliza-se pela lista q entrega e q esses criadores da lista fossem fiscalizados p garantirem a pureza, mas ja percebi q nao e a meu ver uma pessoa q vai comprar um cao pode ser entao enganada facilmente visto q pode nao saber tudo sobre a raça q compra.
qd alguem vai comprar um cao pode-se la grantir quem é a mae ou o pai??? basta troca-los.
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
LemmyLuv
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 2:15 pm
Porquinhos da India - Pinguim e Inácio
Tartarugas - Ariel e Eric

quarta mar 05, 2008 3:30 pm

Então o CPC se não fiscaliza, quem não vê é como quem não sente...

basta pedir 3 listas de criadores de raças diferentes, e nas mesmas 3 vêm o mesmo afixo...

Ou seja, segundo as definições para criadeiro, apresentadas neste Tópico, assentam quem nem luvas a ditos criadeiros que fazem parte da lista que criadores que o CPC fornece.

Ora sendo assim, a dita lista continua apenas mais um filtro, porque ela contem criadeiros...
Última edição por LemmyLuv em quarta mar 05, 2008 3:37 pm, editado 1 vez no total.
dianasousa
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 3:33 pm

Pois eu pensava q eles eram ficalizados :roll:
assim acho q era o mais correcto p quem quer comprar um animal, sendo assim acho que existe por ai muito dinhr no meio :roll:
tenho pena que a cpc nao fiscalize, tava mesmo convenciada q qm compra-se nesses criadores teria garantias de comprar um bom animal (isto n quer dizer n podesse tar doente ou ter algum problema cm é obvio)
Fiquei desiludida :cry:
SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 3:48 pm

dianasousa Escreveu: eu estava aqui a tirar uma duvida, e n disse q eram tretas!!!
eu sempre pensei q a cpc se responsabiliza-se pela lista q entrega e q esses criadores da lista fossem fiscalizados p garantirem a pureza, mas ja percebi q nao e a meu ver uma pessoa q vai comprar um cao pode ser entao enganada facilmente visto q pode nao saber tudo sobre a raça q compra.
qd alguem vai comprar um cao pode-se la grantir quem é a mae ou o pai??? basta troca-los.
O CPC, mal ou bem, garante a pureza. Caso alguém desconfie do que é declarado, só tem é que fazer queixa a esse mesmo CPC, que instaurará um processo para averiguação da verdade, nomeadamente realização de testes de ADN para determinação da ascendência real do cachorro. Ou o próprio comprador pode pedir para fazer esses mesmos testes de ADN, pagando, claro do seu bolso. Mas, convenhamos, quando se quer um cachorro à borla ou por 200 euros, não há grandes milagres :roll:
dianasousa
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 3:51 pm

SeaLords Escreveu:
dianasousa Escreveu: eu estava aqui a tirar uma duvida, e n disse q eram tretas!!!
O CPC, mal ou bem, garante a pureza. Caso alguém desconfie do que é declarado, só tem é que fazer queixa a esse mesmo CPC, que instaurará um processo para averiguação da verdade, nomeadamente realização de testes de ADN para determinação da ascendência real do cachorro. Ou o próprio comprador pode pedir para fazer esses mesmos testes de ADN, pagando, claro do seu bolso. Mas, convenhamos, quando se quer um cachorro à borla ou por 200 euros, não há grandes milagres :roll:
sim mas eu ja nao estou a falar daquelas pessoas q querem animais de criadores a 100euros a ninhada.
mas realmente fiquei desiludida pq mesmo q se faça queixa na cpc o dinhr ja foi pago e o animal acho q n é devolvido, pelo menos se a pessoa q o comrou o quiser p companhia e gostar do animal.
e se a pessoas for enganada qtas mais podem estar na mesma situaçao? :cry: :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 05, 2008 3:52 pm

SeaLords
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 4:05 pm

dianasousa Escreveu: sim mas eu ja nao estou a falar daquelas pessoas q querem animais de criadores a 100euros a ninhada.
mas realmente fiquei desiludida pq mesmo q se faça queixa na cpc o dinhr ja foi pago e o animal acho q n é devolvido, pelo menos se a pessoa q o comrou o quiser p companhia e gostar do animal.
e se a pessoas for enganada qtas mais podem estar na mesma situaçao? :cry: :roll:
Não mesmo? É que se realmente quem quer um cão a sério:
- pede a lista do CPC
- visita vários criadores
- com estas visitas e as conversas com os criadores, mais os olhinhos, e os ouvidinhos e os narizinhos, classificam-nos de acordo com o tópico da dinodane em criadores de vão de escada, criadeiros e criadores
- os riscos de se ser enganado aumentam na ordem criador a sério --> criador de vão de escada --> criadeiro. O drama é que os preços têm uma ordem precisamente inversa. Agora, como o pessoal

1 - não quer ter trabalho
2 - não visita ninguém
3 - quer o cão mais barato que houver, disponível para ontem

acaba por levar o que merece para casa :roll:
dianasousa
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 4:11 pm

:roll: eu nao quero comprar um cao pq sou contra a venda de animais, mas acho que nao faz mal saber como as coisas funcionam, o saber nao ocupa lugar :wink:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 05, 2008 6:29 pm

dianasousa Escreveu::roll: eu nao quero comprar um cao pq sou contra a venda de animais, mas acho que nao faz mal saber como as coisas funcionam, o saber nao ocupa lugar :wink:
Tudo o que envolva trabalho, custos e investimento é mais do que lógico e justo que custe dinheiro. Estou certo que no talho não lhe oferecem os bifes, os frangos, o porco e demais 'animais' que adquire. Se quiser comer 'frutos silvestres' pode sempre apanhá-los na beira da estrada e sujeitar-se ao que encontra, mas se quiser 'bifes', paga-os ;)
Mas respeito a sua opinião....eu também acho que os carros me deviam ser oferecidos, infelizmente ninguém me dá nenhum ;)
Responder

Voltar para “Cães”