A importância do LOP na compra de um cão de raça
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Só após 3 gerações de RI'sdinodane Escreveu: No caso das raças Portuguesas existe a possibilidade de um cão sem LOP ser apresentado a juízes dessa raça para que o avaliem. Se a avaliação for positiva e se esse exemplar se enquadrar no padrão da raça, o CPC poderá atribuir a esse cão um RI ou seja, Registo Inicial. Esse cão vai ser o fundador da sua linhagem, ou seja, não terá quaisquer ascendentes registado no Livro de Origens, mas os cachorros resultantes do seu cruzamento com outro cão da mesma raça já poderão ter LOP.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Mais um tópico proactivo!! Muito bem!!
Abraço,
Nuno
Abraço,
Nuno
<p>Provérbio Português: "Casa sem gato nem cão é casa de velhaco ou ladrão."</p>
Agradeço a correcção MDogster. Visto que no site do CPC no regulamento do LOP E RI não se pode ler essa info, esclareça-me como funciona.
O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?
Este link do CPC tem o regulamento do LOP e RI:
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf
O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?
Este link do CPC tem o regulamento do LOP e RI:
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf
-
- Membro Veterano
Pois, era precisamente isso que eu tinha na ideia, para a generalidade das raças, mas, ao ler a alínea f), parece-me que as raças portuguesas terão um regime especial, apesar da alínea não ser muito claradinodane Escreveu: O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?

esta questao parece-me um bocado vazia porque RI e LOP declaram genéticamente que o cao pertence aquela raça portanto sao quase a mesma coisaMDogster Escreveu:Pois, era precisamente isso que eu tinha na ideia, para a generalidade das raças, mas, ao ler a alínea f), parece-me que as raças portuguesas terão um regime especial, apesar da alínea não ser muito claradinodane Escreveu: O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?
cumprimentos do conde
-
- Membro Veterano
Que eu saiba não há exames genéticos que determinem se um cão pertence a uma raça específica. A única declaração genética que pode haver é que o cão A é filho do cão B.Oconde Escreveu: esta questao parece-me um bocado vazia porque RI e LOP declaram genéticamente que o cao pertence aquela raça portanto sao quase a mesma coisa
E LOP e RI não são a mesma coisa. O LOP confirma que um cão pertence a uma determinada raça enquanto o RI apenas indica que tudo leva a crer que o cão pertence a essa mesma raça. Daí a exigência de três gerações traçadas no RI para admissão no LOP.
-
- Membro
- Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
- Contacto:
MDogster Escreveu:Pois, era precisamente isso que eu tinha na ideia, para a generalidade das raças, mas, ao ler a alínea f), parece-me que as raças portuguesas terão um regime especial, apesar da alínea não ser muito claradinodane Escreveu: O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?
Não é que exista um regime especial para as raças Portuguesas mas o cpc só pode efectuar registos iniciais das nossas raças não o podendo
fazer de uma raça estrangeira.
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53090
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
Dinadone, tal como para o tópico " Distinguir criadores de criadeiros ", vou dar a mesma opinião:
O tópico está óptimo.
Foi colocado nos tópicos " Inamovível: Dicas e conselhos úteis " e muito bem. Esperemos que as pessoas o consultem e tirem proveito dele.
Caso contrário, lá vamos continuar a desvirtuar os outros tópicos, que normalmente acabam por deixar morrer o tema com que foi aberto para se debater sempre o eterno problema dos " cães puros com e sem LOP".
O tópico está óptimo.
Foi colocado nos tópicos " Inamovível: Dicas e conselhos úteis " e muito bem. Esperemos que as pessoas o consultem e tirem proveito dele.
Caso contrário, lá vamos continuar a desvirtuar os outros tópicos, que normalmente acabam por deixar morrer o tema com que foi aberto para se debater sempre o eterno problema dos " cães puros com e sem LOP".
Tenho uma pequena duvida o CPC ao entregar o LOP a uma ninhada faz testes de ADN ao respectivos progenitores ? ?? ?? ?
Cmps..

Cmps..
" Não existem cães potencialmente perigosos, existe sim cães com muito potencial e donos perigosos! "
-
- Membro
- Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
- Contacto:
Se os fizesse eu não teria encontrado um animal à venda com lop de uma raça e na realidade da raça tinha o nome escrito no lop e mais nada.vakeiro Escreveu:Tenho uma pequena duvida o CPC ao entregar o LOP a uma ninhada faz testes de ADN ao respectivos progenitores ? ?? ?? ?![]()
![]()
Cmps..
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
pois era mesmo ai k keria chegar...cisal Escreveu:Se os fizesse eu não teria encontrado um animal à venda com lop de uma raça e na realidade da raça tinha o nome escrito no lop e mais nada.
por o cão ter LOP nao ker dizer k seja de raça pura.de raça so tem mesmo no papel... mas isso tb ja e trabalho de criadeiros.. o k é pena mas nunka vai acabar no nosso pais...infelizmente...MDogster Escreveu:O LOP confirma que um cão pertence a uma determinada raça
cumps..
" Não existem cães potencialmente perigosos, existe sim cães com muito potencial e donos perigosos! "
-
- Membro
- Registado: domingo jan 28, 2007 3:51 pm
vakeiro Escreveu:
por o cão ter LOP nao ker dizer k seja de raça pura.de raça so tem mesmo no papel... mas isso tb ja e trabalho de criadeiros.. o k é pena mas nunka vai acabar no nosso pais...infelizmente...MDogster Escreveu:O LOP confirma que um cão pertence a uma determinada raça
cumps..
O vakeiro tem razao no que disse...
infelizmente isso acontece muito... haver uma cruza indesejada e como a cadela tinha papeis bora lá arranjar um amigo que tenha o cao da mesma raça com papeis para dar o nome/ped como sendo o pai da ninhada....
Cumpz
Cumpzz
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Por isso é que se está farto aqui de dizer neste tópico que o LOP não é suficiente. DEve-se visitar o criador, ver os cães, o método de criação, ver resultados em exposições...É que a maioria de criadeiros nem isso fazem. Têm cão e cadela com LOP, toca a criar!!!ShotokWarrior Escreveu:vakeiro Escreveu:
cumps..
O vakeiro tem razao no que disse...
infelizmente isso acontece muito... haver uma cruza indesejada e como a cadela tinha papeis bora lá arranjar um amigo que tenha o cao da mesma raça com papeis para dar o nome/ped como sendo o pai da ninhada....
Cumpz
Abraço,
Nuno
<p>Provérbio Português: "Casa sem gato nem cão é casa de velhaco ou ladrão."</p>