A importância do LOP na compra de um cão de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 05, 2008 3:47 pm

:)
Última edição por dinodane em quarta ago 29, 2012 11:55 am, editado 2 vezes no total.
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta mar 05, 2008 4:24 pm

dinodane Escreveu: No caso das raças Portuguesas existe a possibilidade de um cão sem LOP ser apresentado a juízes dessa raça para que o avaliem. Se a avaliação for positiva e se esse exemplar se enquadrar no padrão da raça, o CPC poderá atribuir a esse cão um RI ou seja, Registo Inicial. Esse cão vai ser o fundador da sua linhagem, ou seja, não terá quaisquer ascendentes registado no Livro de Origens, mas os cachorros resultantes do seu cruzamento com outro cão da mesma raça já poderão ter LOP.
Só após 3 gerações de RI's :wink:
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

quarta mar 05, 2008 4:44 pm

Mais um tópico proactivo!! Muito bem!!

Abraço,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 05, 2008 5:59 pm

Agradeço a correcção MDogster. Visto que no site do CPC no regulamento do LOP E RI não se pode ler essa info, esclareça-me como funciona.
O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?

Este link do CPC tem o regulamento do LOP e RI:

http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf
MDogster
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 6:42 pm

dinodane Escreveu: O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?
Pois, era precisamente isso que eu tinha na ideia, para a generalidade das raças, mas, ao ler a alínea f), parece-me que as raças portuguesas terão um regime especial, apesar da alínea não ser muito clara :?
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

quarta mar 05, 2008 6:56 pm

Este tópico foi mt bem pensado! Assim se calhar os nº de tópicos sobre "o k é o LOP" e etc. diminuem! :wink:
Por exemplo eu não sabia que existia o RI!
Oconde
Membro Veterano
Registado: sábado nov 11, 2006 1:25 pm

quarta mar 05, 2008 7:06 pm

MDogster Escreveu:
dinodane Escreveu: O cão obtém o RI mas só ao cabo de 3 gerações de cães com RI é que os descendentes obtém o LOP? Ou seja, cruza-se cão com RI com cão com LOP ou RI, faz-se RI aos cachorros da cruza e novamente à terceira geração, posteriormente os filhos da terceira geração já têm LOP?
Pois, era precisamente isso que eu tinha na ideia, para a generalidade das raças, mas, ao ler a alínea f), parece-me que as raças portuguesas terão um regime especial, apesar da alínea não ser muito clara :?
esta questao parece-me um bocado vazia porque RI e LOP declaram genéticamente que o cao pertence aquela raça portanto sao quase a mesma coisa
cumprimentos do conde
MDogster
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 7:26 pm

Oconde Escreveu: esta questao parece-me um bocado vazia porque RI e LOP declaram genéticamente que o cao pertence aquela raça portanto sao quase a mesma coisa
Que eu saiba não há exames genéticos que determinem se um cão pertence a uma raça específica. A única declaração genética que pode haver é que o cão A é filho do cão B.

E LOP e RI não são a mesma coisa. O LOP confirma que um cão pertence a uma determinada raça enquanto o RI apenas indica que tudo leva a crer que o cão pertence a essa mesma raça. Daí a exigência de três gerações traçadas no RI para admissão no LOP.
cisal
Membro
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Contacto:

quarta mar 05, 2008 8:15 pm

MDogster Escreveu:

Não é que exista um regime especial para as raças Portuguesas mas o cpc só pode efectuar registos iniciais das nossas raças não o podendo
fazer de uma raça estrangeira.

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53090
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta mar 06, 2008 1:16 pm

Dinadone, tal como para o tópico " Distinguir criadores de criadeiros ", vou dar a mesma opinião:

O tópico está óptimo.
Foi colocado nos tópicos " Inamovível: Dicas e conselhos úteis " e muito bem. Esperemos que as pessoas o consultem e tirem proveito dele.
Caso contrário, lá vamos continuar a desvirtuar os outros tópicos, que normalmente acabam por deixar morrer o tema com que foi aberto para se debater sempre o eterno problema dos " cães puros com e sem LOP".
vakeiro
Membro
Registado: sexta nov 23, 2007 1:54 am

sexta mar 07, 2008 8:29 am

Tenho uma pequena duvida o CPC ao entregar o LOP a uma ninhada faz testes de ADN ao respectivos progenitores ? ?? ?? ? 8) 8)

Cmps..
" N&atilde;o existem c&atilde;es potencialmente perigosos, existe sim c&atilde;es com muito potencial e donos perigosos!&nbsp; "
cisal
Membro
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Contacto:

sexta mar 07, 2008 12:31 pm

vakeiro Escreveu:Tenho uma pequena duvida o CPC ao entregar o LOP a uma ninhada faz testes de ADN ao respectivos progenitores ? ?? ?? ? 8) 8)

Cmps..
Se os fizesse eu não teria encontrado um animal à venda com lop de uma raça e na realidade da raça tinha o nome escrito no lop e mais nada.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
vakeiro
Membro
Registado: sexta nov 23, 2007 1:54 am

sexta mar 07, 2008 12:45 pm

cisal Escreveu:Se os fizesse eu não teria encontrado um animal à venda com lop de uma raça e na realidade da raça tinha o nome escrito no lop e mais nada.
pois era mesmo ai k keria chegar...

MDogster Escreveu:O LOP confirma que um cão pertence a uma determinada raça
por o cão ter LOP nao ker dizer k seja de raça pura.de raça so tem mesmo no papel... mas isso tb ja e trabalho de criadeiros.. o k é pena mas nunka vai acabar no nosso pais...infelizmente...

cumps..
" N&atilde;o existem c&atilde;es potencialmente perigosos, existe sim c&atilde;es com muito potencial e donos perigosos!&nbsp; "
ShotokWarrior
Membro
Registado: domingo jan 28, 2007 3:51 pm

sexta mar 07, 2008 2:10 pm

vakeiro Escreveu:

por o cão ter LOP nao ker dizer k seja de raça pura.de raça so tem mesmo no papel... mas isso tb ja e trabalho de criadeiros.. o k é pena mas nunka vai acabar no nosso pais...infelizmente...

cumps..

O vakeiro tem razao no que disse...

infelizmente isso acontece muito... haver uma cruza indesejada e como a cadela tinha papeis bora lá arranjar um amigo que tenha o cao da mesma raça com papeis para dar o nome/ped como sendo o pai da ninhada....

Cumpz
Cumpzz
AmericaSever
Membro Veterano
Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am

sexta mar 07, 2008 2:16 pm

ShotokWarrior Escreveu:
vakeiro Escreveu:

cumps..

O vakeiro tem razao no que disse...

infelizmente isso acontece muito... haver uma cruza indesejada e como a cadela tinha papeis bora lá arranjar um amigo que tenha o cao da mesma raça com papeis para dar o nome/ped como sendo o pai da ninhada....

Cumpz
Por isso é que se está farto aqui de dizer neste tópico que o LOP não é suficiente. DEve-se visitar o criador, ver os cães, o método de criação, ver resultados em exposições...É que a maioria de criadeiros nem isso fazem. Têm cão e cadela com LOP, toca a criar!!!
Abraço,

Nuno
<p>Prov&eacute;rbio Portugu&ecirc;s: "Casa sem gato nem c&atilde;o &eacute; casa de velhaco ou ladr&atilde;o."</p>
Responder

Voltar para “Cães”