ajuda...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
CHARMELEON
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 11:51 pm
2 cães
3 gatos

terça mar 04, 2008 1:11 am

boas ppl... como so novo no ramo queria k m ajudasem a resolver algumas questoes k tenho sobre o tratamento da minha nova iguana(godzila)...

portanto adiquiri por via da minha namorada uma iguana com cerca d cinco meses, tenhoa a 1 semana e so lhe tive d pegar hoje pa limpar o terrario k limpo todos os dias...

antes d a adequirir como responsavel k so, tratei do habitat com algum tempo d antecedencia.
um terrario em acrilico com 1,15 d comprimento, 55cm d altura e 50cm d fundo todo forrado em papel plastificdo decorativo por fora excepto a frente e topo onde esta a tampa para k s sinta aconchaada no seu novo lar...

dentro do terrario tenho:
.lampada d infrared 60w exo terra
.lampada uvb 5.0 exo terra
.termometro
.hidrometro
.duas vazilhas agua e comida
.banheira com 40cm d diametro e 5cm d fundo pas banhocas
.fonte para circular a agua
.tronco para descançar e exercitar os musculos
.heras falsas
.e o substracto k utilizo e casca d pinheiro media para n ser ingerida e estrelizada.

temperatura:
dia 31º estaveis/noite 27º estaveis

humidade:
70% estaveis (borrifo com agua morma d manha)

alimentação:(ainda so lhe dei)
.pera
.maçã
.broculos
.feijao verde
.cenoura ralada
.rabanetes
.salsa
.ração
tudo cortadinho...lol

d manha ponho comida fresca a noit doulh raçao pa s tiver fome...

em termos d abordagem e interação comigo e k estou um poko reticente.
ja li o korbe dixer uma semana sem lhe tokar para s abituar k foi o k fix mas hoje n tive hipotese pk keria limpar o terrario e ela estava no meio do mesmo...e a aproximação deve ser feita d frente e lentamente k foi o k fix e ela coreeu pelo terrario tipo obikuelo...lol tb sei k a abordagem deve ser feita d forma ao animal assossiarnos a comida mas nexe periodo d tempo k a tive fora do terrario tentei darlh uma folhinha d salsa e ela inxou o papo abanou a cabexa 2 o 3 vxex fikou a olhar pa mim e dpx viroum as costas dpx pa poula no terrario 2 xicotadas e abrium a boka...

agradecia criticas em termos das condiçoes k mantenho o animal e sujestoes para possiveis abordagens...

kuando tiver opurtunidade(visto k a minha cam ta avariada)ei d por aki fotos do godzila e do terrario

obrigado e saude
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

terça mar 04, 2008 1:42 am

Boas,
Não sou expert nenhum na matéria, mas dou com todo o gosto o meu parecer :)

Ao que parece informaste-te bem antes de adquirir o animal o que é de louvar... Apenas tenho duas coisas a assinalar a meu ver. É que segundo dizem as lampadas de infravermelho stressam o animal e as dimensões do terrário deviam ter sido apontadas mais na altura... :)

Já agora, que usas como aquecimento?

Assim que te for possivel mete ai umas fotos da lagartixa e da sua casita pa dar-mos uma vista de olhos :)

Em relação ao abanar da cabeça, a minha nunca o fez... já vi vários filmes no youtube.com de iguanas irritadas a abanar a cabeça! A minha la me da uma chicitada de vez em quando... agora cabeça a abanar e dentadas nunca deu :p
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
korbe
Membro Veterano
Registado: sexta mai 18, 2007 3:44 am

terça mar 04, 2008 10:30 am

relativamente ao acrílico, na minha opinião não é o material mais correcto para ser utilizado num terrário, pois as garras do animal facilmente o riscam..

se consegues esses valores de temperatura e de húmidade, não vejo nada de mal..

só uma chamada de atenção: não te esqueças de trocar a lâmpada de UV de 6 em 6 meses..

-

dá-lhe sempre saladas.. não lhe dês a ração como uma refeição.. no máximo dos máximos mistura a ração com as saladas..

quanto à dieta varia-a um pouco mais, e aposta mais nas folhas do que nos legumes em si. teoricamente, cada salada deve ser contituída por 60% de folhas, 30% de legumes e 10% de fruta.. deixo-te aqui uma lista de alimentos:

- feijão verde;
- manga;
- papaia;
- folhagem de dente de leão;
- ervilhas de quebrar (com vagem);
- quiabos;
- folhas de couve;
- nabiças;
- agriões;
- abóbora.

ocasionalmente pode dar:
- cenoura;
- banana:
- courgettes;
- melancia;
- maçã;
- espargos;
- rabanetes;
- couve chinesa;
- bróculos;
- couves de bruxelas;
- couve flor;
- aipo;
- escarola;
- folhas e flores de hibisco e da dália;
- kiwi;
- salsa;
- pêssego;
- pêra;
- franboesas;
- batata doce;
- morangos;
- massa sem ovo cozida;
- arroz cozido;
- batata doce;
- coentros;
- pepino;
- uvas
entre outros legumes e frutas.

consulta este site: http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm . caso tenhas alguma dúvida referente à alimentação, expõe-na aqui..

também deixo-te aqui dois filmes sobre como se prepara correctamente uma salada:

http://www.youtube.com/watch?v=PFyUpuyWamc
http://www.youtube.com/watch?v=QWCawc2rgd0&NR=1

apesar de este segundo não ser tão completo como o primeiro, e de eu não concordar com a maneira que ela corta as folhas, fala sobre o mal que as proteínas animais fazem às iguanas, e à questão das goluseimas..

-

quanto ao método de abordagem, é como já disse: tens que ter paciência e não podes mostrar receio. é normal que o animal tenha esse comportamento contigo, visto ele ainda não te conhecer. lembra-te que estamos a falar de uma iguana. não é de um cão.. lol o truque habituação "mais rápida" está na criação de uma rotina com o animal. exprimenta alimentá-lo todos os dias à mesma hora, dar-lhe banho todos os dias à mesma hora, etc etc etc.. olha que a habituação de uma iguana pode ser algo longo, podendo mesmo a chegar a levar 2 anos ou mais. tens que ter paciência..

agora nesta fase inicial, aconselho-te a utilizares qualquer coisa para te protegeres, como umas luvas para te proteger as mãos e uma manga/camisola para te proteger os braços.

não te esqueças que deves sempre abordá-la de frente..

-

se todos fossem como tu, havia muita iguana feliz.. mas infelizmente essa não é a realidade.. :?

enfim.. boa sorte!
Última edição por korbe em terça mar 04, 2008 11:06 am, editado 2 vezes no total.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça mar 04, 2008 10:40 am

Neste momento estás a dar-lhe muito mais que as condições minimas em cativeiro, e nota-se que sabes o porquê de cada coisa e não apenas que se faz assim só porque se diz que é assim. Continua ;)
korbe Escreveu:(...)
-

se todos fossem como tu, havia muita iguana feliz.. mas infelizmente essa não é a realidade.. :?

enfim.. boa sorte!
Nem mais ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
CHARMELEON
Membro
2 cães
3 gatos

terça mar 04, 2008 11:37 am

obrigado pelos coments ppl...

vo entao continuar o bom trabalho e adicionar os vossos pareceres á minha rotina com o animal...

axim k possa ponho fotos do meu bebe(godzila) e do terrario para o fikarem a conhecer...lol

mais uma vex obrigado fikem bem e reptiles rock...lol
CHARMELEON
Membro
2 cães
3 gatos

terça mar 04, 2008 5:27 pm

ppl boas kero por fotos do bixo aki e n sei kuand puderem digam como e k e...

gracias
Blood_TAster
Membro Veterano

terça mar 04, 2008 5:32 pm

Boas,
Vai aqui que explica tudinho... http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=30844
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
CHARMELEON
Membro
2 cães
3 gatos

terça mar 04, 2008 11:37 pm

boas ppl aqui tao umas fotos pa voces s regalarem...lol
komentem sff!

aqui esta o godzila em pose d modelo lol

Imagem
e a sua linda mansão...
Imagem

Imagem

Imagem

e d momento e tudo
fikem bem e saude...
Blood_TAster
Membro Veterano

quarta mar 05, 2008 12:11 am

Boas,
Devo dizer-te que gosto mesmo muito da mansão da tua iguana... Em termos de decoração é mais ou menos o que estou a pensar fazer no novo terrário da minha iguana... So que o que vou fazer é em contraplacado maritimo e com vidro à frente e vou apostar mais na altura (1m ou 1,5m).

Mas muitos parabéns pelo habitat da lagartixa!! Tá muito fixe :)
CHARMELEON
Membro
2 cães
3 gatos

quarta mar 05, 2008 7:31 pm

ei ppl...

obrigado pelo elogio bloodtaster
pus as fotos aki tb pa dar uma ideia d como decorar um terrario com pokos recursos e fikar uma cena gira...

o k axam dela? cor e ixo?
fikem bem
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quarta mar 05, 2008 8:30 pm

charmeleon as medidas que deste do teu terrario "1,15 d comprimento, 55cm d altura e 50cm d fundo", essas medidas não são aconselháveis para um iguana adulta a não ser que esse terrario que tens agora seja provisorio, porque senão terás de alterar, devido que as iguanas são animais que gostam de estar no alto da arvores, e por isso o terrario deve ser o mais alto possivel por exemplo 2metro de altura.
CHARMELEON
Membro
2 cães
3 gatos

quarta mar 05, 2008 8:43 pm

este e provisorio sim...
eu informeime bem antes d a adquirir
o meu projecto para breve é bem ambiciosos, tenciono construir um com 3m d altura 2,50 d largura e 2 d fundo com lago artificial etc...de momento po tamanho k o bixo tem ta bem fixe embora ela va crescer rapido tenciono avançar com este meu projecto...
obrigado pelas dicas fikem
pacifco
Membro Veterano
Registado: sexta jan 05, 2007 1:47 pm

quarta mar 05, 2008 10:19 pm

:lol:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”