Regras sobre o transporte nos carros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bassetcaju
Membro
Registado: terça out 02, 2007 8:33 am

quarta mar 05, 2008 8:35 pm

Existe alguma lei sobre o transporte de caes nos carros?
O meu cão vai no banco de traz com um cinto k comprei para o efeito, mas gostava de saber se existe alguma lei, pois n me apetece nada ser multada....
AikaKrokas
Membro
Registado: sábado jan 26, 2008 10:37 pm

quarta mar 05, 2008 9:50 pm

O que eu sei é que os cães não podem viajar à solta dentro dos carros. Eu tenho 3 cães de porte pequeno sendo que 2 viajam dentro de saco próprio e o outro viaja com um peitoral que adquiri numa loja de animais como sendo o mais adequado para o efeito. O peitoral tem uma tira por onde passa o cinto de segurança e que prende o cão e o impede de saltar para os bancos da frente.

Pelo que sei a multa é de cerca de 300 euros.

Espero ter ajudado com o pouco que sei.

Aika, Krokas, Kiko
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

sexta mar 07, 2008 12:16 pm

Desde que esteja preso com o cinto de segurança apropriado e no banco traseiro não terá problemas !
cisal
Membro
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Contacto:

sexta mar 07, 2008 12:27 pm

AikaKrokas Escreveu: O peitoral tem uma tira por onde passa o cinto de segurança e que prende o cão e o impede de saltar para os bancos da frente.

Aika, Krokas, Kiko

Tem uma tira por onde passa o cinto?
Ou tem mesmo uma pessa metálica que entra no encaixe dos nossos cintos de segurança?
Os cintos de segurança para cães vem completos não usamos o cnto do nosso carro apenas o encaixe.
Caso não tenha o cinto adequado pode também ser aotuado.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mar 07, 2008 1:05 pm

cisal Escreveu:
AikaKrokas Escreveu: O peitoral tem uma tira por onde passa o cinto de segurança e que prende o cão e o impede de saltar para os bancos da frente.

Aika, Krokas, Kiko

Ou tem mesmo uma pessa metálica que entra no encaixe dos nossos cintos de segurança?
Os cintos de segurança para cães vem completos não usamos o cnto do nosso carro apenas o encaixe.

são 2 modelos. ou compras a extenção com a parte metálica que prende no fecho do cinto ou compras o peitoral com a faixa para passar o cinto ;)

outra maneira legal de levar os cães no carro é na baguageira de carros monovolumes (ex:zafira) ou monoblocos (ex: kangoo), e podem ir soltos desde que haja uma rede (metálica ou não) a dividir a baguageira dos bancos.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
mrebelo
Membro
Registado: quarta fev 21, 2007 11:30 pm

sexta mar 07, 2008 3:08 pm

YolaeFifi Escreveu:
cisal Escreveu:

Aika, Krokas, Kiko

são 2 modelos. ou compras a extenção com a parte metálica que prende no fecho do cinto ou compras o peitoral com a faixa para passar o cinto ;)

outra maneira legal de levar os cães no carro é na baguageira de carros monovolumes (ex:zafira) ou monoblocos (ex: kangoo), e podem ir soltos desde que haja uma rede (metálica ou não) a dividir a baguageira dos bancos.
Pois eu tinha esta duvida...

É que tenho um carro comercial e o meu cão costuma ir na mala solto, estava com medo que isto fosse ilegal, mas pelos vistos não...optimo..
Aquariofilia &eacute; uma paix&atilde;o, um Mundo dentro de 5 vidros....
cisal
Membro
Registado: quinta abr 22, 2004 11:30 am
Contacto:

quinta mar 13, 2008 1:33 pm

Parece-me que não podem ir soltos nem mesmo que o carro tenha grelha separadora, parece-me que tem de ser transportados mesmo quando na bagageira em caixas de transporte próprias.
Vou ter que tirar estas duvidas.
Última edição por cisal em sexta mar 14, 2008 2:11 pm, editado 3 vezes no total.
You have never be trouly loved until you are love by a pekingese.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quinta mar 13, 2008 10:11 pm

Não sei se actualmente ainda é assim mas no início de 2006 informei-me junto da BT como deveria transportar a minha cadela em Portugal e em Espanha, uma vez que precisava de ir lá ao veterinário... eles informaram que em Portugal, naquela altura (hoje não sei se ainda é assim), não havia qualquer tipo de legislação que impusesse um meio de retenção do animal. Um dos polícias até "brincou" afirmando que, caso nos apetecesse, podíamos levar a Sabiah no tablier a fazer de bibelot :P

Em Espanha é que era necessário existir um meio de separação físico entre o animal e o condutor, nomeadamente uma rede própria ou uma caixa de transporte, pelos vistos o cinto de segurança não era aceitável porque corria o risco do animal roer o mesmo, soltar-se, etc...

Eu, pelo sim pelo não, adquiri nessa altura uma caixa transportadora a qual continuo a utilizar SEMPRE que viajo com a Sabiah, incluindo viagem ao veterinário porque, dado o comportamento impulsivo dela, não me admira nada que, vendo-se solta, lhe desse para "atacar" o dono com beijos enquanto conduz!

Resumindo, mesmo que a lei ainda não se tenha alterado, por uma questão de segurança aconselho sempre um meio de retenção, eles por vezes são imprevisíveis e mais vale jogar pelo seguro que sofrer um acidente...
Responder

Voltar para “Cães”