Canil da VERGONHA - CM Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 05, 2008 9:18 am

Bom dia.

Eu não me juntei ao protesto da Animal porque existe um ponto no seu manifesto de que eu discordo e que fiz questão de frisar na carta que redigi, que é a eutanásia. Sou contra manterem-se os animais em condições desumanas e cruéis mas sou a favor do abate até porque não existem alternativas decentes e exequíveis para a manutenção de todos esses animais, grande parte deles nunca serão adoptados, no meu ponto de vista mais vale uma morte digna do que uma vida encarcerados.

Cumprimentos.
magui43
Membro Júnior
Registado: segunda jul 09, 2007 9:02 pm

quarta mar 05, 2008 5:07 pm

Boas,

Siioux e dinodane, sempre foram ao canil?
Acabei de mandar um mail para o você na tv, concordo com o facto do Manuel Luis Goucha ter mais atenção a este tipo de assuntos.
Deixo aqui a cópia do q escrevi.

--------------------------------------------------------------------------------------
Olá Manuel Luis Goucha e Cristina Ferreira,

O meu nome é Marta Duarte e venho por este meio pedir a vossa ajuda, e da equipa do Você na TV e da TVI para que ajudem a melhorar as condições neste caso do canil Municipal de Lisboa, que são deploráveis, desumanas e horrivéis, onde os cães e gatos abandonados da cidade que é a nossa Capital, são mantidos até alguém os adoptar ou então serem abatidos, os animais são alvo de maus tratos, estão presos por correntes que não lhes permitem grandes movimentos(príncipalmente cães de grande porte), as jaulas são lavadas com eles lá dentro, enfim isto é um breve apanhado do que por lá se passa.
Estou a mandar este email em meu nome, mas na realidade é em nome de várias pessoas que estão a reunir esforços para que as condições destes animais sejam melhoradas. Isto começou com a publicação de algumas fotos num forum dedicado aos animais http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53211, deixo aqui o link, para que possa ver as iniciativas que estão a ser tomadas, foi também redegida uma carta que vou anexar, que está a ser enviada a vários meios da comunicação social, grupos parlamentares e a todos os que possam ajudar a resolver esta situação.
Esta não é a primeira vez que alguém tenta fazer alguma coisa, pelo contrário, já houve algumas tentativas, mas todas elas foram em vão, e só vieram piorar a situação, pois a entrada no canil é mais restrita, e os funcionários estão sempre de 'volta' de quem lá vai para se certificarem que ninguém tira fotos nem grava o que se passa lá.
Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento, e aguardamos a vossa ajuda.

Muito obrigada,

Marta Duarte,
e todos os que estão a tentar fazer algo pelos nossos animais.

Almada, 5 de Março de 2008
--------------------------------------------------------------------------------------

é igual á outra carta q já tinha escrito.
Eu tb recebi os mesmos mails que vocês têm tado a receber em resposta á nossa carta!!! :o
Bem vou mandar então mais uns quantos :wink:
Magui43
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quarta mar 05, 2008 5:16 pm

Amiguinhas já houve mais alguma resposta ás cartas que escreveram para a comunicação social ?

beijocas

Sónia , Whispper e Marlon !
hdamaso
Membro Veterano
Registado: terça jan 15, 2008 5:57 pm

quarta mar 05, 2008 7:14 pm

Há mesmo gente estupida nao há ? :twisted:
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mar 05, 2008 9:58 pm

Olá Boa Noite

talvez seja má noite :cry:

Sim efectivamente fui ao canil com a Dinodane, e dói por demais ver os animais naquelas condições. Dói saber que alguns donos têm a coragem absurda de chegar lá e entregar o animal que com eles partilhou uma vida; dói ver olhares vazios, animais profundamente deprimidos onde se nota nitidamente que sabem o que os espera e ninguém me conseguirá convencer do contrario.

Os cães estão na sua maioria presos a correntes e o cão branco de uma das fotos pelo que sei está lá há meses pois hj lá estava ele. Não há forma de compreender e aceitar a tortura diaria de estar preso daquela forma, dias, meses, sem ver a luz do sol, sem correr, sem brincar. A vida daqueles animais limita-se a 2 palmos de corrente num estrado humido e mal cheiroso, dormem onde comem, onde defecam e onde urinam, vivem até que chegue a milagrosa injecção, semanas a fio sem liberdade e sem dignidade.

A CML tem uma atitude deploravel e altamente condenavel no que toca a este assunto. É desumano é inaceitavel que uma Câmara que gere tanto dinheiro não crie melhores condições para os animais. Existem animais que ali têm que viver 3 meses pq foram encontrados chipados e dos quais não há registo; animais que têm que permanecer ali os obrigatorios 8 dias embora haja quem os queira. E 8 dias naquele antro é demasiado violento para qq animal, aliás qq hora que qq animal passe naquelas condições é demasiado traumatizante, o olhar dos gatos é angustiante pq estão assustadissimos, p.ex.

VAMOS ENTUPIR NEM QUE SEJA MESES A FIO AS CAIXAS DO CORREIO DESTAS BESTAS; da comunicação social; dos grupos parlamentares; NÃO PODEMOS PARAR, nem que seja só para os irritar pq é o minimo que podemos fazer.

O que eu acho absolutamente inacreditavel é um ser humano ter a coragem de ir ali entregar um animal, qq ser humano que tenha essa coragem certamente que não presta, que é uma verdadeira besta na absoluta natureza da palavra, é um monstro, algo completamente desprezivel, um ser que não merece sequer ter o ar que respira. No entanto estes seres existem e só espero que um dia Deus lhes dê o devido castigo.

NÃO VAMOS DESANIMAR, NÃO PRECISAMOS DE MANIFESTAÇÕES COM MEIA DUZIA DE GATOS PINGADOS, SÓ TEMOS É QUE SER PERSISTENTES NESTA NOSSA MISSÃO

Sim é a nossa MISSÃO, é a missão de todos aqueles que fazem sacrificios pelos seus animais, de todos aqueles que encaram as contrariedades da vida mas que mantem os seus animais, de todos os que amam verdadeiramente os animais. Para mim só há uma forma de amar os animais e é até que a morte nos separe e se essa morte tiver que acontecer por qq situação dramatica da NOSSA vida então é ainda nossa missão e dever dar uma morte indolor e com dignidade e não entregar o unico ser vivo que nos ama incondicionalmente, num canil municipal onde a morte é o mal menor e que por poucos que sejam os dias de espera tornam essa curta estadia num tormento e numa tristeza profundas.
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
magui43
Membro Júnior
Registado: segunda jul 09, 2007 9:02 pm

quarta mar 05, 2008 11:30 pm

Vamos continuar com a nossa MISSÃO. :wink:
Magui43
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta mar 06, 2008 8:34 am

Sandra. É uma revolta muito grande ver como os animais são tratados no canil de Lisboa. Tens razão a nossa missão tem de ser mesmo insistir para todo o lado até que se consiga que alguém faça alguma coisa.
Como é que o canil da capital do País pode estar neste estado? Gastam dinheiro em tantas coisas que não são necessárias que de facto é incompreensivel este canil estar assim e nunca ter havido um esforço por parte dos responsaveis camários em mudar esta situação. Por estas e por outras é que continuo sem perceber para onde vai o dinheiro dos meus imposto.
Magui43. Óptima ideia ter mandado para o Goucha, ele já respondeu?
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta mar 06, 2008 10:18 am

Há 1 ano atrás, na altura em que circularam as fotos que mostravam as condições deploráveis em que os animais são mantidos no canil da CML, houve grandes movimentações, foi apresentada uma petição ao Provedor de Justiça, a imprensa publicou algumas notícias em relação ao assunto. e a CML decidiu dialogar.
No seguimento de toda a polémica, foi marcada uma reunião com a responsável do canil, com a LPDA e com um pequeno grupo de cidadãos, que tinham propostas a apresentar.
As certezas absolutas que existem por parte de quem podia pôr termo à clara violação dos direitos dos animais a que se assiste neste canil são, por ex:
-Os animais são mais bem tratados ali do que eram pelos antigos donos;
-Todos os animais que estão doentes já entraram doentes;
-A câmara devolveu a dignidade aos animais que recolheu;
-Alguns cães são maus..ah pois são, por isso têm de ser mantidos daquela forma;
-Esterilizar os animais que são adoptados no canil ia ser uma grande maçada para quem tivesse de fazer as cirurgias;
-Etc, etc, etc.

É gritante o estado em que aqueles animais se encontram. Há pelo menos 1 ano atrás havia cães acorrentados que padeciam de esgana já na fase neurológica. Existe uma sala onde fazem as eutanásias que tem cadáveres de cães no chão, encharcados. Para se ver este espectáculo é só ter-se o azar de passar no corredor onde esta sala fica, e abrirem a porta nessa altura. Há animais que foram adoptados e acabaram por desenvolver esgana, e os donos decidem entregá-los à CML de forma a serem tratados. Estes animais estão na sala do veterinário, em boxes ou transportadoras, que estão cheias de vomitado e diarreia. Quando o veterinário de serviço foi chamado à atenção, respondeu que estavam doentes e que eram pouco limpos...
O olhar vazio daqueles animais, a falta de esperança, o desespero que mostram quando alguém entra...é demais, palavra. Entrar naquele canil é levar facadas. Provavelmente serei demasiado susceptível, dirão alguns, mas assistir à degradação que se vive naquele canil mudou-me, e não foi para melhor.
marijonscp
Membro Veterano

quinta mar 06, 2008 10:30 am

Quanto mais se sabe sobre este assunto pior. Petsss então o que deduzo é que dessa reunião ocorrida com a responsável do canil não resultou rigorosamente nada.
Petsss
Membro Veterano
Registado: quarta set 22, 2004 2:08 pm

quinta mar 06, 2008 10:33 am

Resultou, pois. Confirmaram a correcção com que tratam o assunto, e que a eles ninguém lhes ensina nada...
marijonscp
Membro Veterano

quinta mar 06, 2008 10:41 am

Realmente.... palavras para quê. Isto só lá vai com exposição mediática, penso eu, uma vez que quando aparece alguma coisa na tv há sempre a tendência por parte dos organismos em corrigir as situações. MAs teria de ser do género reportagem, para ter mais impacto.
leo77
Membro Júnior
Registado: segunda jul 30, 2007 9:25 pm

quinta mar 06, 2008 11:09 am

Bom dia foristas unidos

Se existem leis consagradas na defesa dos animais e estão ser sistematicamente violadas pelos nossos governante talvez possamos lutar usando o incumprimento da lei, há provas, há testemunhas, podemos avançar para uma denuncia a nivel internacional :?: , podemos enviar para a comunidade europeia, denunciar aos grupos parlamentares da Comissão Europeria, :?: ver quem tem este pelouro, apresentar queixa num tribunal dos direitos humanos, nós somos humanos e temos o direito a que o nosso País proteja os nossos animais :?:

Cada uma poderá actuar da forma que lhe parecer mais correcta sem nunca descambar em violencia, sob pena de perder a razão, se bem que quando vemos a crueldade desumana com que os animais são tratados é dificil controlar a raiva e a frustração de não podermos agir como deveriamos.

Existe alguma hipotese de se partir para uma queixa a nivel internacional? (advogados/juristas/ juizes da Arca???)se temos uma petição a circular não a podemos usar de forma mais global?

Alguem tem respostas para estas sugestões??
&ldquo;A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; uma das mais nobres virtudes da natureza humana." Charles Darwin

sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quinta mar 06, 2008 11:21 am

Bom dia amigos ,

è uma dor tão grande para quem gosta de animais ver as fotos das condições em que se encontram e pensar que há pessoas que lá estão diariamente a trabalhar e conseguem suportar aquele cenário ainda dói mais , quanto ao peludinho que aparece numa das fotos acorrentado se eu estivesse em lisboa ia tirá-lo de lá concerteza :( , quanto aos mails que enviei só recebi resposta dos verdes , igual a uma que já foi publicada , vamos continuar a bombardea-los , a ajuda há-de vir de algum lado não acredito que alguem possa ficar indiferente a uma situação destas !
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

quinta mar 06, 2008 1:31 pm

Também não recebi, resposta aos emais, para os verdes não enviei, mas vai a seguir.

Tenho várias cartas para pôr no correio, mas possivelmente já não vão seguir hoje.

Não sei o que possa dizer mais sobre este assunto, só que continuo junto convosco, nesta luta.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quinta mar 06, 2008 11:10 pm

Boa Noite

Que pais de M**** que é o nosso. É revoltante, aliás é de me deixar com as tripas ao sol, eu sei lá eu quero escrever mas o odio que sinto é tanto que nem me sai nada :evil: quero eu dizer que há anos que se tenta apelar ao BOM SENSO daquelas bestas que gerem a CML e ninguém faz nada, borrifam-se completamente para os protestos, para o sofrimento, para as acções, para tudo. Têm a faca e o queijo na mão e riem-se das nossas caras de sofrimento e de angustia. ODEIO esta sociedade podre em que vivo, sempre disse que vivo na epoca errada e cada vez me convenço mais disso. Pais de trampa, governantes de trampa, a cada dia que passa os animais merecem mais o meu respeito e o meu empenho, mesmo que seja mais um grito de revolta para juntar a tantos outros.

Tenho fotos que tirei ontem e que oportunamente irei colocar. Muito sinceramente a minha cabeça anda a mil e penso e repenso e não sei que volta hei-de dar a isto. Só tendo a guita que o açoreano milionario tem é que eu sonseguiria fazer alguma coisa, arranjava uma equipa de bons advogados ( se é que os há nesta aldeia que é porugal) e processava a CML. Podres, reles, gente que faz isto aos animais não merece o ar que respira,ai que odio meu Deus como é que é possivel que isto exista em pleno seculo 21

Será possivel que não haja mesmo nada que se possa fazer????????????????????????
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”