Alimentação para papagaios cinzentos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta fev 22, 2008 3:00 pm

Tendo observado de que muitos dos nossos amiguinhos não tem uma dieta adequada, tomei a iniciativa de deixar aqui uma dieta simples e eficaz para o bem estar dele
Espero que vos seja útil

1º dia
MILHO
Deixe o milho dentro de um recipiente com muita água durante a noite, de manhã retire a água e sirva ao seu papagaio
Importante: ao final do dia vc deverá tirar o milho pois poderá azedar mas o seu papagaio vai continuar a comer e isso poderá fazer-lhe mal
Ao final do dia de como complemento de alimentação Biscoitos de papagaio, será importante de que o seu papagaio tenha sempre à disposição alimentação.

2º dia
BISCOITOS PARA PAPAGAIOS que poderá comprar nas lojas da especialidade

3º dia
MISTURA DE POMBO
Deixe durante a noite num recipiente cheio de água e de este alimento na manhã seguinte
Importante retirar este alimento ao final do dia e complementar com biscoito de papagaios

4º dia
FRUTAS/LEGUMES
Nunca deverá dar abacate pois e muito venenoso para os papagaios
escolha as frutas e legumes mais comuns como por exemplo Bananas, maçãs, uvas, feijao verde, cenouras, etc...
Depois de algum tempo vc irá perceber quais as frutas e legumes que ele mais gosta e vc poderá fazer o coquitel com os 5 que ele mais gosta, assim vc tem menos trabalho

5º dia
SEMENTES DE GIRASSOL/MISTURA DE PAPAGAIOS
embora na mistura de papagaios o seu papagaio irá procurar somente as sementes de girassol e os amendoins

6º dia
volte a repetir desde o inicio

Embora nao seja necessário, com esta alimentação, vc poderá dar um multivitaminico a venda nas lojas da especialidade e osso de choco seco como reforço de calcio

Sei que da trabalho mas o seu amiguinho merece

Obs: quando for necessário dar algum remédio ao seu amiguinho, corte com a alimentação molhada durante o tratamento, assim ele terá de beber mais água para acabar com a sede
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

sexta fev 22, 2008 3:12 pm

Oi já agora faço-lhe uma pergunta que talvez me possa ajudar. Eu ando a tentar mudar a alimentação do meu papagaio que só quer sementes de girassol (aquela mistura tradicional que se compra). Tentei pôr-lhe o granulado mas ele nem chega perto, msm que esteja misturado com as sementes para o enganar. Será que me pode dar uma dica de como fazê-lo? Ao meu ringneck foi mt fácil mudar, comecei a partir as bolachinhas mais pequenas e ele pegou lindamente. Mas o Óscar (papagaio cinzento) ñ quer msm.
Aguardo resposta sua.
Brigada
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 4:12 pm

Ola
1º o seu papagaio precisa estar acostumado que em determinado local é o local de alimentação dele, depois disso faça esse tipo de alimentação que indiquei, alternando ao início dia sim dia não sementes de girassol, e fique de olho para ver se ele come ou se existem vestigios de comida no chão da gaiola, não desista pois ele poderá ficar sem comer por vários dias a nova alimentação. Para atenuar a fome dele, vá lhe dando fruta. Fique descançada de que desde que ele tenha sempre a disposição alimentação, não irá morrer à fome.
Mais sedo ou mais tarde ele terá tendencia em experimentar a nova alimentação e a partir dai comerá sem exitar.
boa sorte
lmgcardoso
taniaxana
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 6:08 pm

Mas esse local já está bem definido e eu reparo que ele come as sementes lindamento, no chão é msm só cascas.
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 6:24 pm

vc deve observar se existe comida no chão nos dias em que não coloca as sememtes de girassol.
exemplo: dia de milho
coloca o milho de manha e ao final do dia vc ao retirar o milho verifica se existe milho no chão da gaiola.
Se existirem restos de comida é sinal que ele tocou na comida e por sua vez está a se adaptar lentamente ao seu novo menu.

A esperança de vida de um papagaio cinzento será de aproximadamente 60 anos, desde que tenha uma alimentação equilibrada, se você só der sementes de girassol durante a vida do papagaio, a sua média de vida será de apenas 20 anos.

boa sorte
lmgcardoso
taniaxana
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 6:39 pm

Ah ok já percebi, mas diga-me uma coisa esse milho de que fala é aquele que vem misturado com as sementes?
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 7:08 pm

Você deverá ir a uma loja onde vendam rações e pedir milho, não vem misturado com nada, é só milho

boa sorte
lmgcardoso
taniaxana
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 7:09 pm

Tá oki obrigada pelas dicas.

;)
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 7:11 pm

não se esqueça de deixar o milho de molho na água durante a noite, será importante seguir as indicações que deixei no inicio
Se vc der o milho seco, ele não vai pegar pois é demasiado duro e pouco suculento
taniaxana
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 7:43 pm

Tá oki, já imprimi a ementa ;)
lmgcardoso
Membro Veterano

quinta mar 06, 2008 8:55 am

Caros amigos

Tenho observado de que este tópico do forum tem sido muito visitado, mas gostaria que houvesse mais participação dos visitantes, saber se tem experimentado, se resultou facilmente, se estão a ter problemas, etc...

Lembrem-se de que nunca devem dar abacate e chocolate aos vossos amiguinhos, pois é venenoso para eles.

Ficando à espera de novas participações

boa sorte
lmgcardoso
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quinta mar 06, 2008 3:12 pm

Boas!

Estranho um pouco este plano alimentar!!!!Não me parece muito diferente do tradicional (sementes e água!!!).

Bem... Ao 4º dia temos fruta... aqui uma inovação!!!...só não sei é se no 4º dia só damos fruta e mais nada!!!!???

E biscoitos?! Podem ser quaisquer uns? qualquer biscoito p/ papagaios de supermercado serve?

Ao 5º dia é dia de festa!!!sementes de girassol....e mais nada!!

Uma das coisas que tb critico no seu plano é o facto de haver dias para isto e dias para aquilo. Não seria mais equilibrado no próprio dia ter um pouco de tudo?

Hoje em dia podemos dar uma alimentação muito melhor do que a que propõe....existem no mercado rações extrusadas de alta qualidade (semelhantes às rações para cães e gatos), com todos os nutrientes julgados indispensáveis, e nas proporções correctas. A estas rações podem acrescentar-se frutas e verduras frescas (em pequenas porções para não causar diarreias). Tb uso, uma vez por semana, papa de ovo. As sementes podem ser dadas a titulo de guloseima.

Cumps,

Canary
lmgcardoso
Membro Veterano

quinta mar 06, 2008 4:12 pm

Caro amigo canary

Obrigado por participar

O plano que aqui apresentei não se trata de uma inovação mas sim de um esquema de alimentação, mais adequado, para quem não tem conhecimentos de tipo de alimentação para papagaios.

Convém ter sempre alimentação disponível. No dia de sementes de girassol, convém ter sempre disponível sementes, se você preferir ao final do dia, retirar as sementes e reforçar com biscoitos...tudo bem.

Para os bicoitos para apagaios cinzentos, eu aconselharia duas marcas mais conhecidas no mercado que são a nutribird e Pretty bird, eu costumo dar a pretty bird species specific african pois se trata de uma ração própria para papagaios africanos, mais completa para essa raça.

Eu não sou a favor de que seja fornecida ração, como alimentação unica e principal, embora seja uma alimentação muito completa. Pois se você comesse empadão todos os dias você com certeza não iria gostar, devemos sim variar a alimentação dos nossos amiguinhos.

Você não gosta de jantar fora de ve enquando? Faz mal? E se comer todos os dias fora vai-lhe fazer bem??? O girassol será a mesma coisa, proporcionalmente, "um dia de refeição fora de casa", não podemos criar o mito de que as sementes de girassol e os amendoins são prejudiciais para a saúde dos papagaios, o que faz mal é o excesso desse tipo de alimentações.

Volto a lembrar que eu não estou a inventar esquema nenhum pois a roda já foi inventada, estou sim a aconselhar um tipo de alimentação para quem não tem conhecimentos de nenhum.

boa sorte
lmgcardoso
canary
Membro Veterano
Registado: segunda jan 06, 2003 10:42 pm

quinta mar 06, 2008 11:50 pm

Boas!

_Se o Plano que aqui refere, não é sua "invenção", de onde retirou esse plano de alimentação?

_Não existem biscoitos da Nutribird!, o que existem são biscoitos da versele-laga (mas não se trata de alimentação completa, mas sim suplementar!)

Segundo o seu plano alimentar (que eu considero desequilibrado). por exemplo no 2º dia só come biscoito!!!! (o biscoito é um suplemento!!!!)

Para ser sincero não existe um único dia do seu plano, que eu considere equilibrado.

Eu vejo o seu plano da seguinte maneira,

Se fosse adaptado aos humanos seria:

à 2ª feira só leite.

à 3ª feira só cereais

à 4ª feira só massa

à 5ª só carne......

à 6ª só sopa.....

Não me leve a mal, é o que penso.

Cumps,

Canary
lmgcardoso
Membro Veterano

sexta mar 07, 2008 8:51 am

Caro amigo Canary

Obrigado mais uma vez por participar neste forum, assim até dá gosto lançarmos foruns para debate.

Você não prestou muita atenção no meu esquema. Se tivesse mais atento veria que no 1º dia e 3º dia existem dois tipos de alimentação, a principal do dia e a complementar, sempre melhor que o velho empadão :wink:

Sinto muito lhe informar mas existem alimentações preparadas e completas "biscoitos" para papagaios e mais uma vez tenho pena que não tenha prestado atenção no que escrevo pois na minha última intervenção, até deixei uma marca e referência que utilizo e que só por sí poderia ser dada unica e exclusivamente para papagaios africanos, pois tem todas as proteínas e vitaminas necessárias, mas assim cairia no velho erro do empadão.

Você escreveu:

Hoje em dia podemos dar uma alimentação muito melhor do que a que propõe....existem no mercado rações extrusadas de alta qualidade (semelhantes às rações para cães e gatos), com todos os nutrientes julgados indispensáveis, e nas proporções correctas

você se contradiz, primeiro diz que as rações"biscoitos" são a alimentação ideal, depois já diz que é só um complemento???

Penso que a variação de alimentação não é má pois será sempre melhor comermos num dia leite e derivados de leite, no outro dia carne e derivados de carne, no outro fruta e legumes e assim por diante. Sempre melhor do que comer o velho empadão. Acredito que se você tivesse uma pessoa que lhe desse empadão todos os dias da sua vida, você com certeza deixava de ser amigo dela e quereria lhe dar bicadas. :wink:

Aproveito, para lhe pedir, que você deixe aqui também os seus conhecimentos. Apresente um esquema que você julgue adequado pois o esquema, que aqui deixei, pode sofrer adaptações como por exemplo: papas caseiras, rações"biscoitos" diferentes, etc...

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”