Queda de pêlo muito localizada

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
pedrojga
Membro
Registado: domingo mai 07, 2006 12:22 pm
Sancho: Bouledogue Francês

quinta mar 06, 2008 8:17 am

Bom dia,

Tenho um Pug Carlin fêmea com 18 meses. À quase 2 meses reparei que numa das patas traseiras lhe faltava pêlo (numa área muito pequena, apenas com cerca de 2 cm de diâmetro). Pensei que pudesse ter sido de uma brincadeira mais bruta com o Sancho (Bouledogue Francês) e como não me pareceu nada de grave resolvi esperar algum tempo para ver se melhorava. De referir que ela nunca se coçou nem nunca teve nenhuma alteração de nenhum comportamento.

Passado uma semana, como a situação se mantinha fui ao veterinário.

O veterinário ao olhar para o pêlo disse que não era nada de grave, que era apenas uma pequena alergia ou então um pequeno fungo mas muito localizado e nada de grave.

Vim para casa e durante 15 dias dei banho à Hooli duas vezes por semana com um champoo com acção fungicida e todos os dias metia duas vezes uma pomada fungicida. Não piorou mas não houveram melhoras.

Passados 15 dias alterou a receita para um comprimido para o pêlo (porque aparentemente o que não está bem é o pêlo não crescer, porque de resto está tudo bem) e deixei de lado o comprimido fungicida.

Hoje quase 15 dias depois a situação mantêm-se e ontem o veterinário disse-me que o mais provável é ser uma situação rara que acontece sazonalmente e há uma queda localizada de pêlo que passados uns meses volta a crescer sem razão aparente.

A Hooli ficou de tomar um banho para tirar quaisquer vestigios de fungicida do pêlo para se fazer uma análise ao pêlo.

Para concluir, ela continua sem se coçar, sem nenhuma alteração de comportamento, nunca teve nehuma ferida, apenas lhe falta o pêlo e a pele está a ficar mais escura (diz o veterinário que por falta do pêlo na zona). Não piorou nada desde o primeiro dia mas também não melhorou.

Alguém já passou por uma situação semelhante?

Obrigado,
Pedro
ailsa
Membro Veterano
Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)

quinta mar 06, 2008 8:55 am

A Holli é esterelizada???

Vou contar o que se passou com a minha Ailsa, podendo não ser o mesmo caso :wink: . Ela não era esterelizada, e de um momento para o outro começou a perder pêlo, no lombo perto do rabo / coxa. Pensei que fosse das brincadeiras com o Kimba, tentei protegê-la com uma camisola, contudo o pêlo continuou a "cair" e começando a acontecer do outro lado também.

Era uma falha de pêlo simetrica, a pele também começou a ficar mais escura e aparentemente mais grossa.

Foi um disturbio hormonal que ela teve e que com a esterelização se resolveu. O pêlo voltou a crescer sem qualquer problema ;)

Na altura, no vet existia um yuski com o mesmo problema :wink:
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta mar 06, 2008 9:27 am

Tenho uma amiga cuja cadela está com o mesmo problema e anda e o vet também lhe receitou o champô e o fungicida e ela por enquanto não vê melhoras. Talvez seja mesmo o que aconteceu com a cadela da ailsa, visto que esta também não está esterelizada.
pedrojga
Membro
Registado: domingo mai 07, 2006 12:22 pm
Sancho: Bouledogue Francês

quinta mar 06, 2008 6:06 pm

Obrigado pelas respostas. A Hooli foi esterilizada em Setembro.

Não é uma coisa que me assuste muito mas gostava de saber o que ela tem.

Mais uma vez obrigado,
Pedro
Responder

Voltar para “Cães”