Preciso de informações...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta mai 07, 2003 8:36 pm

Miadores Escreveu: Olá!

Eu não sou veterinário, mas, na minha opinião, baseada em alguns conhecimentos biológicos, estou de acordo com Zyriab! Também penso que esterilizar uma gata antes de ter uma ninhada, pode ser prejudicial. Afinal a natureza dotou-os de órgãos com uma determinada função, e o equilíbrio hormonal é algo muito complexo. Interferir nesse equilíbrio pode ser complicado.
Um abraço! ;)
Com o devido respeito mas essa questão é definida pelos veterinários e não nas opiniões dos leigos. A maturidade hormonal é atingida com a necessidade de uma ninhada ? Onde está isso escrito, ou melhor, em que livro de medicina veterinária.

Não quero com isto ofender mas antes de dar uma opinião temos que ter em conta as reprcussões da mesma. essa ideia que defende é responsável pelo facto de milhares de gatos nascerem na rua e morrerem.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta mai 07, 2003 9:16 pm

Também penso que esterilizar uma gata antes de ter uma ninhada, pode ser prejudicial. Afinal a natureza dotou-os de órgãos com uma determinada função, e o equilíbrio hormonal é algo muito complexo. Interferir nesse equilíbrio pode ser complicado.
bom, há alguns exercícios engraçados que se podem fazer e nem é preciso saber muita matemática:

1- normalmente numa ninhada nascem entre 3 a 5 peludinhos
2- destes, a maior parte quando não sempre, são fêmeas
3- depois de crescidotes, tem de se pensar a quem os dar
4- pode não aparecer ninguém que os queira
5- pode ficar sempre uma fêmea por dar
6- então, como é preciso, que elas tenham uma ninhada, repete-se o ciclo. ... que se torna vicioso. se alguém aguentar, tiro-lhe o chapéu.

já agora.. será que o ciclo hormonal só funciona uma vez na vida? que maravilha :o :o :o
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quarta mai 07, 2003 9:39 pm

Muito obrigado a todos, acho que ja tenho bastante informação sobre a est, e assim qd for ao vet, ja sei bem o que preguntar.
Obrigado ;) :D
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 07, 2003 9:45 pm

Olá

Eu não pretendo assistir a estrelização, porque provavelmente caia para o lado mal visse sangue :oops: e se aguentasse fazia tantas perguntas que o vet me "convidava" logo a sair :oops:
Eu aconselhei-me com o meu vet sobre a estrelização. Eu não sei se ele é ou não um bom veterinário, disserem-me que ele era bom, eu gosto muito dele, ele explica-me tudo muito bem sempre, adora a Amélia e tem imenso cuidado com ela e ela também gosta dele por isso tenho confiança.
Eu tinha lido que se devia estrelizar depois do primeiro cio porque se fosse antes podia ficar com alguns pequenos sinais de incontinência. Ele a mim disse-me que não.
Também lhe perguntei se devia ou não ter uma primeira ninhada e ele também me disse que não havia necessidade disso só se eu quisesse. E a operação é feita retirando os ovários e o utero. Também me explicou que antigamente não se tirava o utero e por isso as gatas tinham tumores mesmo estrelizadas.
Quanto ao uso da pílula é normal que os criadores usem nas gatinhas e se não for por tempo prolongado não é grave.
Em relação aos persas o veterinário explicou-me que se eu quisesse que a Amélia tivesse gatinhos devia esperar que ela tivesse 2 anos porque os persas atingiam a maturidade sexual mais tarde.

beijokas
kathleen
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

quarta mai 07, 2003 10:19 pm

Bom... nem sei por onde começar... Talvez pelo princípio…
Nana, não te preocupes, a esterilização não é nenhum bicho de sete cabeças.
As minhas gatas que ainda não estão esterilizadas não fazem muito barulho, mas no caso das que fazem não há maneira de as fazer calar, que eu saiba.
Doloroso deve ser um pouco. Afinal de contas, é uma operação de barriga aberta, não é?
Depois da operação, é provável que a tua gata engorde um bocadinho. Vais ter de ter cuidado com a alimentação dela.

Passemos aos “conselhos” que te foram dados…
Essa de aliviar o sofrimento da gata com um cotonete ou com um termómetro está de gritos!!! :lol: Eu era capaz de apostar que o vet disse isso no gozo, porque nunca ouvi falar de se masturbar as gatas para lhes aliviar o sofrimento do cio! :o :o :o Neste caso, eu aconselharia: mude de veterinário!
A minha gata tem 2 anos e ainda não a submeti à operação porque estou à espera que ela engravide.
O veterinário dela é de opinião que as gatas deverão ter um parto antes de serem operadas para que atinjam a sua maturidade hormonal na íntegra.
Esse veterinário está, no mínimo, mal informado. Eu procurava outro que tivesse acompanhado a evolução da medicina veterinária…
Acho mesmo que já começa a ser tarde para ela ter a primeira ninhada e qualquer dia terá de ser esterilizada por razões terapêuticas e já não preventivas... Tenho receio que comece a criar quistos nos ovários ou tumores no útero...
Que vos parece?
Parece-me que deve esterilizá-la o quanto antes. As esterilizações de emergência são mais complicadas e envolvem maiores riscos para as gatas. Esqueça lá essa da ninhada, porque isso já não se usa.
Em primeiro lugar todas as minhas gatas reprodutoras estão a tomar a pílula, ordens do vet. Nenhuma delas teve qualquer poblema. Problema seria se engravidassem de três em três meses. Pior para a saúde de uma gata do que a pílula é ser esterilizada sem nunca ter tido uma ninhada, pois os seus orgãos reprodutores nunca cumpriram a sua missão.
Gravidezes consecutivas são prejudiciais à saúde da gata, mas dificilmente uma gata engravidaria de 3 em três meses, a menos que perdesse sempre os filhotes. Só a gravidez dura cerca de 2 meses, mais 5 semanas, no mínimo, para desmamar os filhotes… Como dizia o outro, “é só fazer as contas”. De qualquer modo, bastava pôr as gatas for a do alcance dos machos na altura do cio. Não vejo necessidade nenhuma em dar a pílula às gatas para evitar a gravidez. Ordens do vet? De certeza que a ordem era não as deixar ter ninhadas consecutivas?

Há-de explicar-me qual é a utilidade de deixar os órgãos reprodutores cumprirem a sua missão primeiro se é para depois serem tirados…
Eu não sei se foi o teu vet que te disse que a pílula faz mal, mas todos os criadores de gatos que eu conheço o fazem e nunca tivemos doenças derivadas da pílula. Já aconteceu gatas ficarem doentes por terem sido esterilizadas cedo de mais - quistos nos ovários, tumores no útero.
Genial!!!!! Não sei bem o que entende por esterilização, mas costumam ser removidos o útero e os ovários. Diz que gatas esterilizadas cedo de mais tiveram quistos nos ovários e tumores no útero? !!!!
É obra!!! Por amor de Deus, mude de veterinário!!!
A vet explicou-me que a operação que lhe tinham feito se resumia a uma <b>laqueação de ovários e não a uma esterilização</b>. Os orgãos reprodutores ainda lá estavam só que não cumpriam a sua função. Mais tarde vim a descobrir que há várias maneiras de esterelizar uma gata.
Notícia de última hora: uma das maneiras de esterilizar é a laqueação de trompas…
A laqueação de trompas evita as gravidezes, mas não evita o cio nem os tumores e quistos que podem surgir mais tarde. Imagino que fazer primeiro uma laqueação de trompas e mais tarde uma ablação do útero e dos ovários seja mais rentável…

Há também a considerar o problema "matemático" que a anjazul mencionou. Até parece que não há já miséria suficiente, para agora ainda deixarmos as gatas terem uma ninhada antes de serem esterilizadas. Bolas, só à minha conta seriam 7 ninhadas!

Quanto à pílula, todos os veterinários são de opinião que pode provocar problemas a longo prazo, se usada durante muito tempo. Ou seja, se uma pessoa quiser adiar a cirurgia apenas por meia dúzia de meses e não quiser “aturar” o cio da gata, pode dar a pílula à gata durante uns meses sem grandes problemas. Dar a pílula durante anos é que nem pensar!
Dizer que vários criadores usam a pílula não quer dizer nada. Basta ver o “calibre” dos “criadores” que há por aí… De arrepiar!!

Enfim... acho que vou emigrar...

Fiquem bem

Florinda

P.S. - Desculpem ter focado pontos que já tinham debatidos, mas não me apercebi logo de que o tópico já tinha 3 páginas e, de qualquer modo, não queria deixar de dar a minha opinião sobre os mesmos.
zyriab
Membro Júnior
Registado: domingo abr 21, 2002 12:33 am
Contacto:

quarta mai 07, 2003 11:58 pm

Olá

Então ainda bem que leu tudo pois foi explicado atrás. Ainda bem que não estamos todos de acordo pois se estivessemos acabaria a discussão no fórum.
Já agora as minhas gatas deixam de ter ninhadas aos 8 anos. Até agora nenhuma morreu por causa de tumores derivados da pílula, mas sim por velhice. A mim não me interessam as estatisticas a que toda a gente parece recorrer. O que me interessa são as estatisticas pessoais que envolvem as gatas que eu conheço. Não conheço nenhuma gata Bosques em Portugal, Suécia,Noruega e Dinamarca que tenha morrido com problemas nos orgãos reprodutores. Aquilo que eu aqui conto são factos reais e pesoais e não estatisticas. Toda a gente tem direito a ter opiniões, aliás em Portugal é comum ter-se imensas opiniões, e julgar-se sempre certo. É normal que eu fale com alguma propriedade pois os gatos são a minha vida. É imperativo que eu conheça as doenças que os afectam pois disso depende a longevidade do meu gatil. Se isso vos faz confusão ignorem aquilo que escrevo, senão contem comigo para vos ajudar no que posso. O que não aceito é ser questionada por aquilo que escrevo, pois mais uma vez saliento que são opiniões fundadas em experiência de muitos anos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta mai 08, 2003 7:49 am

Para já não existem assim tantos Bosques da Noruega em Portugal.

Você fala do que vê da sua experiência e eu falo de factos provados cientificamente em universidades de medicina veterinária. Os seus factos sim, não passam de uma estatistica grosseira criada por si.

Ex_ Pela sua ideia sE morar numa zona com muitas corujas das torres vai acreditar que existem muits em Portugal quando isso é falso, só existem em poucas zonas.

A sua experiência está a enganar as pessoas deste fórum e nem que tivesse 50 anos disso valeria mais que a opinião de um veterinário a menos que tirasse o curso de médica-veterinária.

Já que gosta de falar da sua vasta experiência posso dizer-lhe que os meus pais criam cães há mais de 25 anos e nem por isso vâo dizer ás pessoas opiniões baseadas na sua experiência mas em factos cientificos.

Quanto a julgar-se sempre certo temos como exemplo as suas opiniões que considera mais válidas que as da classe veterinária. E as suas opiniões têm de ser expostas a partir do momento em que prejudicam os animais.

Vamos ver a nana a era colocada tomar a pilula induzida por si e daqui a uns anos com tumores mamários, endometrites. Achava bem ?

A não ser que dê as indicações do uso de contraceptivos com o intuito de prejudicar alguém.
zyriab Escreveu: Olá

Então ainda bem que leu tudo pois foi explicado atrás. Ainda bem que não estamos todos de acordo pois se estivessemos acabaria a discussão no fórum.
Já agora as minhas gatas deixam de ter ninhadas aos 8 anos. Até agora nenhuma morreu por causa de tumores derivados da pílula, mas sim por velhice. A mim não me interessam as estatisticas a que toda a gente parece recorrer. O que me interessa são as estatisticas pessoais que envolvem as gatas que eu conheço. Não conheço nenhuma gata Bosques em Portugal, Suécia,Noruega e Dinamarca que tenha morrido com problemas nos orgãos reprodutores. Aquilo que eu aqui conto são factos reais e pesoais e não estatisticas. Toda a gente tem direito a ter opiniões, aliás em Portugal é comum ter-se imensas opiniões, e julgar-se sempre certo. É normal que eu fale com alguma propriedade pois os gatos são a minha vida. É imperativo que eu conheça as doenças que os afectam pois disso depende a longevidade do meu gatil. Se isso vos faz confusão ignorem aquilo que escrevo, senão contem comigo para vos ajudar no que posso. O que não aceito é ser questionada por aquilo que escrevo, pois mais uma vez saliento que são opiniões fundadas em experiência de muitos anos.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta mai 08, 2003 9:22 am

Olá Casa de Anaval

Ainda está zangado comigo? Não recebi resposta ao meu pedido de desculpas. Quanto a este assunto, estou a 100% de acordo consigo, as suas opiniões são muito acertadas, por acaso é médico veterinário? Acerca da minha experiência vou-lhes contar o seguinte: Tenho uma gata persa, a Rita, há quase 10 anos, foi a minha primeira persa e é a rainha lá de casa, adoro-a e ela retibui com muitos mimos. Quando ela entrou na família eu tinha um siamês já com 15 anos (viveu 19 anos e meios) e logo que a Rita fez um ano eu esterilizei-o tendo corrido tudo bem. Comecei a pensar que gostaria de ter filhotes da minha Rita, pelo que passado algum tempo veio outro persa, o Karim, um bebé lindo, hoje um gatão. A Rita teve duas gravidezes, em que, por incuria minha e da veterinária os bebés não conseguiram sobreviver, fez até uma cesariana, mas já demasiado tarde para salver os bebés. Acontece que nessa altura eu não percebia nada de gatos e a veterinária aonde eu
ia me receitou a pílula (nunca me disse qual), em dose baixa, para ela não engravidar de seguida. Embora eu tenha feito algumas objecções ela disse que não tinha consequências devido à dosagem. Entretanto eu comecei a ler sobre criação de gatos, a contactar com amigos experientes e a saber mais um pouco e tinha sempre o coração nas mãos com receio. Por motivos vários perdi a confiança nesta veterinária e passei a ir ao médico onde ainda hoje vou que me alertou para os perigos da pílula. Sempre muito atenta a tudo o que se passa com os meus meninos, detectei um carocinho, do tamanho de um grão de arroz, numa das maminhas da Rita, também havia uma secreção, levei-a imediatamente ao médico, que achou por bem eliminar aquelas duas maminhas. Fez a operação e mandou para análise em Barcelona, 10 dias depois telefonou-me a dar-me a triste notícia, era canceroso. No entanto, tinha sido atacado muito prematuramente e sido tirado tudo, mas o melhor seria, passado alguns meses para ela recuperar, operar e tirar todo o sistema reprodutor e mamário. Não queiram saber como eu fiquei,
era por minha culpa que a minha Ritinha estava doente. Chorei toda a noite, mas no dia seguinte comuniquei que estava decidida a seguir o conselho do médico. Quando foi seguro para a Ritinha, lá foi operada outra vez, foi uma operação difícil, demorada, mas a experiência do médico (o Dr. Cambel) fez o "milagre" e já lá vão 2 anos que a minha menina foi operada e está óptima, linda, peludinha e anafada, sempre a mimar a dona. Jurei nunca mais dar a pílua às minhas gatas. Como não as quero sacrificar a ter muitas ninhadas, basta-me uma ninhada por ano, a única solução é separá-las dos machos sempre que entram em cio. Pelo comportamento deles e delas consigo ver, com alguma antecedência, quando vão entrar em cio e, caso não queira que engravidem, separo-
os! SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA A PÍLULA, se não quiserem ninhadas esterilizem. Há pessoas que mesmo sem macho em casa, em vez de esterilizar a gata lhe dão a pílula para elas não fazerem barulho!

Já me alarguei demais, é o meu problema.

Beijocas, miaus e ronrons :lol:

Mai-mai
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quinta mai 08, 2003 9:26 am

Olá Casa de Anaval

Ainda está zangado comigo? Não recebi resposta ao meu pedido de desculpas. Quanto a este assunto, estou a 100% de acordo consigo, as suas opiniões são muito acertadas, por acaso é médico veterinário? Acerca da minha experiência vou-lhes contar o seguinte: Tenho uma gata persa, a Rita, há quase 10 anos, foi a minha primeira persa e é a rainha lá de casa, adoro-a e ela retibui com muitos mimos. Quando ela entrou na família eu tinha um siamês já com 15 anos (viveu 19 anos e meios) e logo que a Rita fez um ano eu esterilizei-o tendo corrido tudo bem. Comecei a pensar que gostaria de ter filhotes da minha Rita, pelo que passado algum tempo veio outro persa, o Karim, um bebé lindo, hoje um gatão. A Rita teve duas gravidezes, em que, por incuria minha e da veterinária os bebés não conseguiram sobreviver, fez até uma cesariana, mas já demasiado tarde para salver os bebés. Acontece que nessa altura eu não percebia nada de gatos e a veterinária aonde eu
ia me receitou a pílula (nunca me disse qual), em dose baixa, para ela não engravidar de seguida. Embora eu tenha feito algumas objecções ela disse que não tinha consequências devido à dosagem. Entretanto eu comecei a ler sobre criação de gatos, a contactar com amigos experientes e a saber mais um pouco e tinha sempre o coração nas mãos com receio. Por motivos vários perdi a confiança nesta veterinária e passei a ir ao médico onde ainda hoje vou que me alertou para os perigos da pílula. Sempre muito atenta a tudo o que se passa com os meus meninos, detectei um carocinho, do tamanho de um grão de arroz, numa das maminhas da Rita, também havia uma secreção, levei-a imediatamente ao médico, que achou por bem eliminar aquelas duas maminhas. Fez a operação e mandou para análise em Barcelona, 10 dias depois telefonou-me a dar-me a triste notícia, era canceroso. No entanto, tinha sido atacado muito prematuramente e sido tirado tudo, mas o melhor seria, passado alguns meses para ela recuperar, operar e tirar todo o sistema reprodutor e mamário. Não queiram saber como eu fiquei,
era por minha culpa que a minha Ritinha estava doente. Chorei toda a noite, mas no dia seguinte comuniquei que estava decidida a seguir o conselho do médico. Quando foi seguro para a Ritinha, lá foi operada outra vez, foi uma operação difícil, demorada, mas a experiência do médico (o Dr. Cambel) fez o "milagre" e já lá vão 2 anos que a minha menina foi operada e está óptima, linda, peludinha e anafada, sempre a mimar a dona. Jurei nunca mais dar a pílua às minhas gatas. Como não as quero sacrificar a ter muitas ninhadas, basta-me uma ninhada por ano, a única solução é separá-las dos machos sempre que entram em cio. Pelo comportamento deles e delas consigo ver, com alguma antecedência, quando vão entrar em cio e, caso não queira que engravidem, separo-
os! SOU ABSOLUTAMENTE CONTRA A PÍLULA, se não quiserem ninhadas esterilizem. Há pessoas que mesmo sem macho em casa, em vez de esterilizar a gata lhe dão a pílula para elas não fazerem barulho!

Já me alarguei demais, é o meu problema.

Beijocas, miaus e ronrons :lol:

Mai-mai
Florinda
Membro Veterano

quinta mai 08, 2003 10:06 am

zyriab Escreveu: A mim não me interessam as estatisticas a que toda a gente parece recorrer. O que me interessa são as estatisticas pessoais que envolvem as gatas que eu conheço.
Pois, já percebi que não lhe interessam muitas coisas que lhe deveriam interessar...

Notícia de última hora: as estatísticas são feitas com base em casos reais e em amostras significativas. Só é válida uma estatística feita com base numa amostra significativa. As suas gatas não são, de todo, uma amostra significativa no universo das gatas, Bosques da Noruega ou seja qual for a raça.
Tem razão, cada um tem direito à sua opinião. No nosso país há liberdade até para se ser comido por parvo.

Fique bem

Florinda Lopes
Última edição por Florinda em quinta mai 08, 2003 10:11 am, editado 1 vez no total.
Florinda
Membro Veterano

quinta mai 08, 2003 10:06 am

zyriab Escreveu: A mim não me interessam as estatisticas a que toda a gente parece recorrer. O que me interessa são as estatisticas pessoais que envolvem as gatas que eu conheço.
Pois, já percebi que não lhe interessam muitas coisas que lhe deveriam interessar...

Notícia de última hora: as estatísticas são feitas com base em casos reais e em amostras significativas. Só é válida uma estatística feita com base numa amostra significativa. As suas gatas não são, de todo, uma amostra significativa no universo das gatas, Bosques da Noruega ou seja qual for a raça.
Tem razão, cada um tem direito à sua opinião. No nosso país há liberdade até para se ser comido por parvo.

Fique bem

Florinda Lopes

P.S. - Desculpem a repetição da mensagem, mas era suposto isto ter um "botão" para eliminar a mensagem repetida. Acho que a resposta da Kathleen me impediu de o fazer... :oops:
Última edição por Florinda em quinta mai 08, 2003 10:14 am, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 08, 2003 10:08 am

Olá

O Veterinário onde vou com a Amélia aconselhou-me a estrelização exactamente para que ela não viesse a ter tumores.

Beijokas
kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

quinta mai 08, 2003 10:23 am

CasadeAnaval Escreveu: Vamos ver a nana a era colocada tomar a pilula induzida por si e daqui a uns anos com tumores mamários, endometrites. Achava bem ?
Francamente não consegui perceber o sentido da frase... :oops: Acho que deve faltar uma palavra... :| Diz-se "endometrioses" e não "endometrites", não é? :?

De facto teria muita pena que a minha gata não tivesse uma ninhada... Mesmo que esteja de parte a questionável ideia da maturidade hormonal, gostaria que tanto ela como eu tivessemos a experiência da maternidade felina D e os filhotes não seriam problema, pois, como já referi, tenho familiares e amigos que sobram para adoptar os pequeninos que, se calhar, nem chegavam para tantos candidatos! :lol: Seria muito irresponsável e egoísta da minha parte tomar tal iniciativa sem contemplar o futuro dos filhotes da minha Anaïs... Aliás, eu ficaria com um ou dois; os meus pais com outro (logo aí são 3) e os outros 2 (são no máximo 5, não é?) iriam para duas amigas minhas (pois, há mais dois amigos que ficam sem nenhum... :( ).
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

quinta mai 08, 2003 10:56 am

Cleopatre,

Mas que coisa tão estranha! Com tanto gatinho abandonado, com tantos anúncios por ai, com tanta gente que adora gatos e passa a vida a slavá-los da rua, dos contentores do lixo, dos motores dos carros e que depois se vê aflita para arranjar-lhe donos, e você com tantos candidatos disponívies!!! Do que é que está à espera para fornecer esses contactos de futuros donos a quem salva animais???!!!!
Kathleen
Membro Veterano

quinta mai 08, 2003 11:15 am

Olá

Eu sei o que isso é, os amigos e familiares conhecem a sua gata acham-na linda e dizem logo que se ela tiver filhotes querem um.
Apesar de todos os gatos terem a sua personalidade diferente, no geral são todos parecidos. Há imensos gatinhos a procurar um lar, porque não fala com essas pessoas para adoptarem um? E se a sua gatinha tiver filhotes podem ficar com outro, dois gatos não dão muito trabalho.

beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”