JUNTAR CHINCILA FEMEA

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
CristinhO
Membro Júnior
Registado: sexta mar 07, 2008 12:40 am

sexta mar 07, 2008 1:34 am

Olá. Sou novo por estes lados e estou com uma dúvida !! tenho uma chinchila femea branca :) desde de julho e decidi comprar ontem uma companhia para ela visto que as tardes n custumo estar muito em casa, so mesmo a partir do final da tarde. Pronto, tentei aproxima-las uma da outra para ver como reagiam, mas deu mal resulstado, porque a que eu ja tinha tentou agredila e sente-se mt perturbada kd pego nela sabendo que há outra chinchila la a beira e noto que há muitos ciumes. Mas pronto, Tenho as duas chinchilas em duas gaiolas diferentes mas sendo uma maior que a outra e mais + espaçosa, nao sei se terá algum problema :S !?

A bocado peguei numa chinchila e a minha mae na outra e aproximamos uma da outra mas a minha emitiu um som estranho. talvez seja de medo ??? :S é que a nova que comprei nao quer fazer mal nenhuma a ela !! penso que tou tramado. se alguem me poder ajudar.

Agradeço.
anne20
Membro Veterano
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am

sexta mar 07, 2008 9:43 am

Nao sejas pessimista nem desanimes tao cedo porque tudo se resolve! Só precisas ter calma, paciencia e dar tempo ao tempo. Aquilo que te vou dizer aprendi aqui mesmo ao ler os comentarios de outras pessoas mais experientes (ate podes ler outros topicos sobre as chinchilas que lá encontras uma serie de informações muito importantes e que te vao fazer falta).

Pelo que sei é normal que a tua primeira chin tenha essa reacção porque tem outra chin a invadir o territorio que ela tomava por adquirido, pelo que inicialmente tens que deixa-las em gaiolas separadas e relativamente perto uma da outra sem se tocarem para que as patinhas nao façam asneiras (digo eu). Desta forma elas poderão cheirar-se e irem aos poucos se acostumando com a presença uma da outra. Passado algum tempo, se nao estou em erro (corrijam me por favor porque nao quero passar informações erradas) tens que trocar as duas chins de gaiolas e mais tarde soltar as duas num terreno neutro, ou seja, num local que nao seja habitual a tua primeira chin ir. Tens é que estar de olho para ver a reacção delas em toda a fase do processo. Depois, se tudo correr bem, acho que sob supervisao podes juntar as duas!

Mas é a tal coisa, eu nao tenho experiencia no assunto e isto li por aqui à algum tempo por isso espera por mais respostas que confirmem ou corrijam o que disse porque posso eu estar a confundir alguma coisa ou algum passo do processo, se tal acontecer peço desde ja desculpas!

Espero que consigas atingir o teu objectivo mas nao te esqueças que é um processo demorado e tem que ser sempre sob vigilancia principalmente quando elas estao mesmo juntas sem grades pelo meio!

Boa sorte e um resto de bom dia para todos :wink:
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

sexta mar 07, 2008 1:03 pm

anne20 Escreveu:Nao sejas pessimista nem desanimes tao cedo porque tudo se resolve! Só precisas ter calma, paciencia e dar tempo ao tempo. Aquilo que te vou dizer aprendi aqui mesmo ao ler os comentarios de outras pessoas mais experientes (ate podes ler outros topicos sobre as chinchilas que lá encontras uma serie de informações muito importantes e que te vao fazer falta).

Pelo que sei é normal que a tua primeira chin tenha essa reacção porque tem outra chin a invadir o territorio que ela tomava por adquirido, pelo que inicialmente tens que deixa-las em gaiolas separadas e relativamente perto uma da outra sem se tocarem para que as patinhas nao façam asneiras (digo eu). Desta forma elas poderão cheirar-se e irem aos poucos se acostumando com a presença uma da outra. Passado algum tempo, se nao estou em erro (corrijam me por favor porque nao quero passar informações erradas) tens que trocar as duas chins de gaiolas e mais tarde soltar as duas num terreno neutro, ou seja, num local que nao seja habitual a tua primeira chin ir. Tens é que estar de olho para ver a reacção delas em toda a fase do processo. Depois, se tudo correr bem, acho que sob supervisao podes juntar as duas!

Mas é a tal coisa, eu nao tenho experiencia no assunto e isto li por aqui à algum tempo por isso espera por mais respostas que confirmem ou corrijam o que disse porque posso eu estar a confundir alguma coisa ou algum passo do processo, se tal acontecer peço desde ja desculpas!

Espero que consigas atingir o teu objectivo mas nao te esqueças que é um processo demorado e tem que ser sempre sob vigilancia principalmente quando elas estao mesmo juntas sem grades pelo meio!

Boa sorte e um resto de bom dia para todos :wink:

Precisamente ;) Acrescentaria só que a supervisão é absolutamente indispensável quando as juntar; se vir que elas estão a lutar, que uma está a sangrar, ou se vir pelo a voar, separe-as imediatamente cada uma para sua gaiola e volte à etapa anterior durante uns tempos (gaiolas separadas, troca-las de gaiola, etc), não tente juntá-las durante uns bons dias. Quando as soltar em território neutro, arranje também várias tocas de madeira para elas se conseguirem esconder, se quiserem.

Só para acrescentar que deveria também ter efectuado um tempo de quarentena (cerca de 1 mês), em que a chinchila nova e a outra deveriam estar em divisões diferentes, sem qualquer tipo de contacto entre elas, sem soltar a chinchila nova em sítios onde a outra já tenha estado, e lavando muito bem as mãos entre manusear uma e manusear a outra. Isto deve fazer-se pois as chins entram em stress com muita facilidade, principalmente ao mudar para um novo ambiente, e tal deprime ligeiramente o sistema imunitário, o que faz com que a chinchila nova esteja mais susceptível a ser atacada por bactérias/vírus/etc que a outra chin pode ter (mas, uma vez que esta, à partida, não terá o sistema imunitário afectado, tal não constitui um problema para ela, mas pode afectar a outra).

Boa sorte :)
Aymara
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 10:02 am

sexta mar 07, 2008 4:43 pm

Só tenho mais uma coisa a acrescentar: depois de cumprir as regras de aproximação e antes de tentar juntá-las, pode por cada uma delas, separadamente no banho de areia e junte-as na gaiola que pretende ser definitiva, após uma boa lavagem/limpeza e com tudo a cheirar a novo, como se fosse novidade para ambas.
Quanto ao som estranho emitido pela antiga residente, é um sinal de aviso para a outra não se chegar perto, pois o território é dela. É tudo uma questão territorial.
Já agora, uma curiosidade: a chinchila nova, é macho ou fêmea?

Boa sorte!
Última edição por Aymara em sexta mar 07, 2008 5:16 pm, editado 1 vez no total.
anne20
Membro Veterano

sexta mar 07, 2008 5:01 pm

Aymara em termos medicos esta correcto dizer que existe uma ligeira depressao do sist. imunitário! Pelo menos é bastante usado a nível hospitalar!!
Aymara
Membro Veterano

sexta mar 07, 2008 5:15 pm

Quem sabe (os que sabem, sabem!) pode ter razão, mas não foi isso que aprendi no meu curso, nem é isso que a palavra quer dizer, no sentido do sinónimo da palavra. Mas tudo bem, já está retirado!

Retidado da Wikipedia:
Uma depressão é um ponto ou região mais baixa que os pontos à sua volta.

Por esta razão, o termo é usado em vários contextos:

* Do ponto de vista da medicina, principalmente da psiquiatria e da psicologia, a depressão nervosa é considerada um estado mórbido, em que a mente ou o humor se encontra abaixo do nível óptimo do indivíduo.
* Do ponto de vista da geografia física, uma depressão é uma região da superfície da Terra que se encontra mais profunda que a região à sua volta (pode dar origem a um lago);
* Para os climatologistas, uma depressão tropical é uma zona da atmosfera onde a pressão barométrica é mais baixa que à sua volta (pode dar origem a um ciclone ou outros fenómenos).
* A Grande Depressão, período de grande recessão econômica mundial na década de 1930.
* Depressão Económica (explicação do fenómeno).
Última edição por Aymara em sexta mar 07, 2008 5:46 pm, editado 1 vez no total.
anne20
Membro Veterano

sexta mar 07, 2008 5:28 pm

Aymara esqueçamos esse pormenor sem interesse....Mas garanto-lhe que em termos médicos pode ser usado (depressao respiratória, etc etc etc) mas de qualquer forma a palvra "depressao" pode ser substituida pelas outras palavras que referiu no seu primeiro post e o sentido da frase mantem-se!

don't worry :wink:

Espero que, pelo menos, a duvida do forista esteja esclarecida e se precisar de mais qualquer coisa ja sabe....
Aymara
Membro Veterano

sexta mar 07, 2008 5:45 pm

Claro... no hard feelings! :D

O importante mesmo é que quem tinha dúvidas, fique esclarecido!

Boa sorte!
anne20
Membro Veterano

sexta mar 07, 2008 5:46 pm

nem mais :wink:

Jinhos e deem muitos miminhos aos vossos pequeninos!
CristinhO
Membro Júnior
Registado: sexta mar 07, 2008 12:40 am

sábado mar 08, 2008 1:15 am

A minha chinchila é femea tambem :S ! Os meus pais hoje deixaram escapar a minha antiga e foi um 31 do carago era so pelos pelo ar :S:S:S:S assim vai ser complicado !! Eu acredito que consiga, mas a minha chinchila antiga ker mesmo ataca-la sempre :S enfim !! vamos ver no que da com o passar do tempo. tambem vou dando novidades. voces dao crocks as vossas chinchas ? e que raçao dao ? nao consigo arranjar granulado em lado nenhum, que pelos vistos é a melhor alimentaçao !!

=P
Aymara
Membro Veterano

sábado mar 08, 2008 9:30 pm

Em termos de ração a minha preferência a nível de granulado da marca VERSELE-LAGA e a ração chama-se: "Chinchila Duo" há que opte pela gama COMPLETE mas eu não acredito muito em extrusionados.
Quanto a crocks... às vezes dou umas goluseimas, mas opto por coisas tipo botões de roseira brava, ou umas coisas tipo granulados mais grossos, tipo sticks da marca Bunny e que têm sabores (maçã, camomila, cenoura, beterraba e outros) e elas são doidinhas por aquilo e ainda maçã silvestre desidratada.
Boa sorte, e não esqueça as técnicas de aproximação.
Responder

Voltar para “Exóticos”