Alguns perigos...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta mar 07, 2008 6:21 pm

TMSurfer Escreveu:Os ditos cujos reputados, só porque têm nome, vende uma cobra 5vezes mais caro ?
Tiago, essa coisa do 5 vezes mais caro, dava pano para mangas... ou talvez não, dependendo da forma como encararmos a questão.

Eu não me importo de pagar 5 vezes mais caro, por um animal que eu sei que foi criado nas devidas condições e que os progenitores, são mantidos de forma muito acima daquilo que é normal.

Claro que alguns fazem-se pagar bem, mas a qualidade deixa muito a desejar, mas isso é outra história.

Tu sabes a forma como mantens os teu animais e estás no direito de exigires por eles aquilo que entendes ser justo.

Fugindo aos répteis...

Eu na minha área, que são as aves, não vendo um Periquito Inglês a menos de 25/30 euros e isto é mesmo o mínimo.

Prefiro dá-los a amigos ou ficar com eles cá em casa, a vendê-los ao desbarato, sabendo tudo aquilo que invisto na sua manutenção e na aquisição de reprodutores em condições.

Quem quer compra, quem não quer, compra na loja da esquina ou no criador de garagem e sujeita-se ao que lhe meterem à frente ;)

Infelizmente, hoje em dia, seja nas aves, no cães, no gatos e nos répteis, toda a gente que reproduz animais, se intitulam de criadores... mas isso, são outros 5 tostões. ;)

Mas os verdadeiros criadores, fazem-se pagar e muito bem, entendo eu.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PeaceandLove
Membro Veterano
Mensagens: 789
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Localização: Crotaphytus collaris (lagarto de colar)
Chlamydosaurus kingii

sexta mar 07, 2008 6:40 pm

PaulloSantos Escreveu:Quem quer compra, quem não quer, compra na loja da esquina ou no criador de garagem e sujeita-se ao que lhe meterem à frente ;)
Completamente de acordo!!

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sexta mar 07, 2008 8:29 pm

Lá está...
Nem sempre o que tem Nome, é qualidade... :D
Já vi criadores de desbarato e com os progenitores em boas condições, e manter em comunidade cobras não afecta as condições do mesmo... Já vi cobras com muita qualidade e até melhor que os ditos cujos... Criadores.

JoaoMM Escreveu:Sobre porquinhos-da-Índia não me pronuncio.

Nem vou alimentar discussões sobre criadores, como é evidente.

Está aí a referência ao perigo de manter as cobras juntas, estão fotografias a ilustrar as consequências, a partir daí cada um age - conscientemente - como entender.
Isto é de longe a primeira razão para não manter juntas cobras... mas de muito longe mesmo. Como já disse anteriormente, e podes ler todos os livros e porques de nao manter cobras em comunidade, e esta de certeza que não é a razão.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mar 07, 2008 9:09 pm

Eu paso-me com estes jovens de vinte e poucos anos, que compraram a primeira cobra á menos de um ano e meio, e neste curto periodo de tempo, conhecem centenas criadores, dão palpites sobre todas as especies, e ficam experts so porque compram e vendem de rajada animais. Pois para mim um criador, é quem escolhe bem o macho e a femea pela sua coloraçaõ e caracteristicas projectando tirar crias especiais , quem junta serpentes normais, so para criar e ajudar nos custos ou pagar o investimento que fez no terrario e no casal, ou só por curiosida de play-god é o mesmo que nos cães e gatos, são criadeiros e não criadores...quando falo de criadores, (falo de cada um na sua especie) ;)Greg Maxwell, Ron Crawford, Ralph Davis, Nerd e exemplos desse calibre, como por exemplo quem está num muito bom caminho Bruno Barros.pt ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
mgbravo
Membro
Mensagens: 191
Registado: quinta mai 24, 2007 10:31 am
Localização: Eublepharis macularius,cordylus tropidosternum,anolis carolinensis, hamters,peixes

sexta mar 07, 2008 11:06 pm

boas, devo já começar a dizer que concordo com o que o tm disse acerca dos criadores, mas sinceramente eu considero como bom criador todas as pessoal que tenham condições para ter répteis e que consigam com que um casal reprodutor deia á luz crias saudáveis. E native digo-te já que só por uma pessoa n ter experiência isso não significa nada, porque se uma pessoa tiver experiência e conhecer bem a espécie é o mesmo que nada, todos os criador e o pessoal que tem répteis vão aprendendo uns com os outro e como já disse n se deve julgar um animal por uma bonita coloração e características, mas devesse sim julgar se o casal é saudável ou não.
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mar 07, 2008 11:50 pm

mgbravo Escreveu:boas, devo já começar a dizer que concordo com o que o tm disse acerca dos criadores, mas sinceramente eu considero como bom criador todas as pessoal que tenham condições para ter répteis e que consigam com que um casal reprodutor deia á luz crias saudáveis. E native digo-te já que só por uma pessoa n ter experiência isso não significa nada, porque se uma pessoa tiver experiência e conhecer bem a espécie é o mesmo que nada, todos os criador e o pessoal que tem répteis vão aprendendo uns com os outro e como já disse n se deve julgar um animal por uma bonita coloração e características, mas devesse sim julgar se o casal é saudável ou não.
Estas enganado, um bom criador é quem conhece a especie com que lida e que pretende criar, escolhendo os animais de qualidade e reproduziondo-os, só assim resultam animais de qualidade, por isso conhecer a especie, nao é o mesmo que nada, mas sim é tudo. E deve-se julgar um animal pela coloraçao dentro da especie e pelos progenitores e nao apenas o ser saudavel, no caso dos criadores de animais de ring, o estalão da raça é o que se deve respeitar e avaliar e é isso que é avaliado em competição e não se é saudavel ou não, não é a saude que faz um individuo ter qualidades para reprodutor ou não. Eu não faço tenções de criar, e todos os meus animais são saudaveis, mas so 2 acho que têm qualidade para ser cruzados pelas caracteristicas que as tornam especiais devido a trabalho de criadores que Pensaram. O que falaste é o que pensam os criadeiros e não os criadores que enchem o mercado de maus especimes embora possam ser saudaveis ou ate não devido á consanguinidade...criar é muito mais que juntar um macho e uma femea e ter uma incubadoura á mão. E quanto a uma pessoa nao ter experiencia não significa nada, só para ti, pois para mim significa muito e sem ela nem vale a pena pensar em criar, é apenas um acto irresponsavel que não tras qualidade nenhuma para o hobbie.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
TMSurfer
Membro Veterano
Mensagens: 1205
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

sábado mar 08, 2008 2:15 am

Native,

Uma coisa é escolher as cores e padrões para se tirar novas fases, ou fases que se pretendem, escolher o padrão mais "perfeito" etc... mas fazer isso não quer dizer que é criador, esses a quem te referes não criam assim tantos espécimes mas sim qualidade do mesmo. Pois os "grandes" criadores, que de grandes não criam nada, são os que criam em massa, em larga escala, como o caso das Iguanas que são criadas para ser alimento de alguém e toma lá uma destas para estes Países que usam-nos como pets...
Quem faz uma escolha genética, para melhorar ou desenvolver uma outra fase ou melhorar a fase, para mim não é criador, é uma pessoa com bastante conhecimento genético e com uma grande paixão por isso mesmo, pois não cria como os ditos "CRIADORES" que eu falo, quando se fala num Greg Maxwell, Ron Crawford etc... estamos a falar de verdadeiros "craques" em genética e conhecimento da espécie, acho que interpetraste mal o meu conceito de "Criador de nome e que não tem boas cobras".

Qualquer pessoa pode ser criador... mesmo qualquer pessoa, só precisa de ter dinheiro para investir.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

sábado mar 08, 2008 9:46 am

À semelhança de outras espécies um criador é exactamente aquilo que o Native descreveu, um criador é aquele que além de ter plena consciencia do que está a fazer, cria por amor à espécie em causa, cria para beneficiar não junta casais só porque sim ou porque quer ganhar uns cobres.
Um grande criador é aquele que tem paixão pelo que faz, que é criterioso na escolha dos exemplares para reprodução. Isso é um grande criador.
Logicamente esse criador tem que vender 5 ou 10 vezes mais caro que aquele que faz com cada fêmea as ninhadas que consegue fazer, isto é válido para répteis, aves, ou qualquer mamífero.

Os outros são ajuntadores de animais, criadeiros.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado mar 08, 2008 10:06 am

Confesso que fiquei deveras baralhado com o teu conceito de criador, isto é, partindo do principio que para ti existem criadores, o que, avaliando pelo que escreves, para ti, ninguém é criador.


Ou seja...

Estes não podem, na tua opinião, serem chamados de criadores, só pelo facto de saberem escolher novas cores e padrões, bem como, trabalharem no sentido de obterem novas fases.

TMSurfer Escreveu: Uma coisa é escolher as cores e padrões para se tirar novas fases, ou fases que se pretendem, escolher o padrão mais "perfeito" etc... mas fazer isso não quer dizer que é criador,


Estes também não são criadores, porque criam em larga escala
TMSurfer Escreveu:Pois os "grandes" criadores, que de grandes não criam nada, são os que criam em massa, em larga escala, como o caso das Iguanas que são criadas para ser alimento de alguém e toma lá uma destas para estes Países que usam-nos como pets...



E estes, também não são criadores, embora, tenham grandes conhecimentos de genética e trabalhem no sentido de melhorar e desenvolver a espécie
TMSurfer Escreveu: Quem faz uma escolha genética, para melhorar ou desenvolver uma outra fase ou melhorar a fase, para mim não é criador, .



Tiago, deixa-me então perguntar-te:

O que é afinal de contas, para ti, um criador ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
P_R
Membro Veterano
Mensagens: 1922
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sábado mar 08, 2008 11:40 am

Native Escreveu:Eu paso-me com estes jovens de vinte e poucos anos, que compraram a primeira cobra á menos de um ano e meio, e neste curto periodo de tempo, conhecem centenas criadores, dão palpites sobre todas as especies, e ficam experts so porque compram e vendem de rajada animais.
mgbravo Escreveu: boas, devo já começar a dizer que concordo com o que o tm disse acerca dos criadores, mas sinceramente eu considero como bom criador todas as pessoal que tenham condições para ter répteis e que consigam com que um casal reprodutor deia á luz crias saudáveis. E native digo-te já que só por uma pessoa n ter experiência isso não significa nada, porque se uma pessoa tiver experiência e conhecer bem a espécie é o mesmo que nada, todos os criador e o pessoal que tem répteis vão aprendendo uns com os outro e como já disse n se deve julgar um animal por uma bonita coloração e características, mas devesse sim julgar se o casal é saudável ou não.
LOOL, é que nem de proposito...

Estao a discutir o sexo dos anjos.

Esse conceito ja foi discutido aqui algumas vezes e nao se chegou a lado nenhum...
Florinda
Membro Veterano
Mensagens: 764
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Localização: gatos (16); aves

sexta mar 14, 2008 12:49 am

Native Escreveu:
mgbravo Escreveu:. E quanto a uma pessoa nao ter experiencia não significa nada, só para ti, pois para mim significa muito e sem ela nem vale a pena pensar em criar, é apenas um acto irresponsavel que não tras qualidade nenhuma para o hobbie.
Tenho uma dúvida: se sem experiência não se deve criar, se a experiência se ganha com a prática, e toda a gente, ao começar numa actividade, tem experiência zero... como é que se chega a criador?! :o

Quanto ao risco de canibalismo por manter cobras juntas, cito a "bíblia", pelo menos no que toca a corns:
Number of snakes per Enclosure

Housing corns individually, except of course during breeding efforts, is the time-honored method for observation. This is especially important during the first few months of life. Separation ensures getting to know the personality quirks of each specimen in your care so you are able to make suitable husbandry adjustments for their individual needs.
You can also keep track of the shedding and other life functions when you don't have to guess which of multiple cage inhabitants is responsible for leaving each clue. Just because they apparently enjoy "snuggling" up together when multiple snakes are temporarily housed together, it doesn't mean companionship is necessary for them to be comfortable. Rather than inferring they're combating loneliness, it's really a case of the snakes ending up sharing the same best spot offering shelter. Even just entwining in each other's coils is preferable to lying exposed in the open when no other hiding option exists.If two (or more) cage mates cohabitate, you must closely monitor feeding to eliminate competittion over single food items. If fed together, two hungry snakes will almost invariably seize the same prey, even with multiple choices in front of their noses. As they engulf the prey from each end, the snake whose bite first covers the snout of the other may continue to swallow its cage mate. The extremely rare instances of cannibalism in captive corns can usually be traced to this phenomenon.
Other times, one corn of a pair may be shy and intimidated, becoming a poor or sporadic feeder when faced with the fiercer competition of an aggressive cage mate. Using a temporary shift cage, which can be as simple as a clean empty garbage can, is a handy way to separate a pair of corns that otherwise live together in harmony during feeding. Gently lift the snake that usually grabs the food item first and put it in the can, since it's probably the more adventurous and less distracted feeder of the pair. There it can eat in peace while also reducing the risk of it, or any specimen prone to such tendencies, accidentally swallowing any loose cage substrate materials. Watch out when reintroducing it to its cage mate since the residual aroma of the prey on one snake's body could elicit a feeding strike from the other. Wait at least one half hour before reintroducing cage mates after a feeding frenzy.
If you feel you must keep two corns in the same cage, at least keep both separate for a minimum of their first three months in your care. This is a quarantine and acclimation time for them and an observation time for you. Putting them together immediately upon arrival at your facility increases the stress level fot them at exactly the they don't need more stress. It also denies you the time to get to know them as individuals before their personalities or habits change when faced with a new cage mate. If one corn does come down with anything contagious, it is likely that its cage mate will be infected as well.
Keeping a young pair of a male and female together at the onset of sexual maturity almost guarantees that the female will become gravid before she is ready size wise to bear that burden. Every spring we receive worried calls and emails from owners who assumed that their young pair of corns couldn't breed because they were not cooled or cycled in any way. They are faced with an unexpected clutch of eggs and a barely mature female with an increased risk of egg binding or other health problems. These potential problems can be avoided by housing your corns singly to lead a solitary lifestyle as they would in nature.
Isto é ipsis verbis o que diz a Kathy Love, considerada a maior especialista mundial em corn snakes, no seu livro "Corn Snakes - The Comprehensive Owner's Guide".
Isto aplica-se às corns. Quanto a outras espécies, não sei dizer.
Quanto às fotos, podem arranjar as que quiserem e dizerem o que quiserem, porque uma foto, por si só, não prova rigorosamente nada. É preciso saber a história por detrás da foto. Mas a história REAL. Qualquer um pode arranjar uma foto, pô-la na internet e inventar o que quiser. Faz-me lembrar o famoso caso dos gatos bonsai que tanta polémica deu... Fazia falta um pouco de espírito crítico.
Native
Membro Veterano
Mensagens: 3294
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sexta mar 14, 2008 11:20 am

Este topico aborda apenas perigos em geral sem abordar apenas uma especie, existem ate especies que vivem juntas sem problemas, este topico serve para alertar quem tem menos experiencia, e sim a katy diz que em cobras do milho é raro acontecer...mas raro quer dizer que acontece com menos frequencia...logo nós aqui estamos a tentar que não aconteça e a unica maneira de ter a certeza que nao acontece é não arriscar, e como sabemos que a maior parte das serpentes não tiram o minimo partido de companhia, ate preferem estar sós ter juntas é apenas capricho do dono sem qualquer vantagem para a cobra. Mas quem quer ter juntas pois que tenha, não é essa a regra nem o conselho e não é so canibalismo é control de saude stress entre outros...
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta mar 14, 2008 12:42 pm

Embora o tópico não seja directamente relacionado com este assunto, permitam-me um off.topic para responder a isto:

Florinda Escreveu: Tenho uma dúvida: se sem experiência não se deve criar, se a experiência se ganha com a prática, e toda a gente, ao começar numa actividade, tem experiência zero... como é que se chega a criador?!
Isto não é assim tão linear.

Como é óbvio, a experiência adquire-se com a prática, mas os conhecimentos base, adquirem-se, estudando a espécie a que nos queremos dedicar.

Assim sendo, não se pode dizer que se começa do zero. Começa-se, ou deve-se começar, quando os conhecimentos base em termos de manutenção e criação, estão devidamente interiorizados.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
jmangelico
Membro Veterano
Mensagens: 744
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm
Localização: Cobras e dragões barbudos.

sexta mar 14, 2008 3:01 pm

Florinda Escreveu:Tenho uma dúvida: se sem experiência não se deve criar, se a experiência se ganha com a prática, e toda a gente, ao começar numa actividade, tem experiência zero... como é que se chega a criador?!
A interpretação está mal feita. A experiência que está aqui em questão diz respeito à manutenção da espécie em cativeiro, ou seja, o que se defende é que não é aconselhável alguém que não tem experiência com cobras comprar duas cobras adultas e à primeira oportunidade criar.
É importante, para já, haver um vasto conhecimento teórico sobre a espécie e as necessidades da mesma e, depois, haver bastante experiência com a espécie em questão, afim de conhecer o temperamento, o que apreciam, o que não apreciam, se têm problemas de alimentação, etc, etc, etc... Só depois de haver uma larga experiência de manutenção em cativeiro é que se deve então e, caso seja do interesse, iniciar a experiência da reprodução da espécie.
<p>
</p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta mar 14, 2008 3:56 pm

jmangelico Escreveu:
Florinda Escreveu:Tenho uma dúvida: se sem experiência não se deve criar, se a experiência se ganha com a prática, e toda a gente, ao começar numa actividade, tem experiência zero... como é que se chega a criador?!
A interpretação está mal feita. A experiência que está aqui em questão diz respeito à manutenção da espécie em cativeiro, ou seja, o que se defende é que não é aconselhável alguém que não tem experiência com cobras comprar duas cobras adultas e à primeira oportunidade criar.
É importante, para já, haver um vasto conhecimento teórico sobre a espécie e as necessidades da mesma e, depois, haver bastante experiência com a espécie em questão, afim de conhecer o temperamento, o que apreciam, o que não apreciam, se têm problemas de alimentação, etc, etc, etc... Só depois de haver uma larga experiência de manutenção em cativeiro é que se deve então e, caso seja do interesse, iniciar a experiência da reprodução da espécie.

Exacto.

No fundo, quando se junta um macho e uma fêmea de qualquer que seja a espécie, corremos o risco que eles se reproduzam.

Algumas pessoas, quando isto acontece, auto-intitulam-se criadores, no entanto, estão a anos luz dessa condição.

Porquê.

Porque criar, não se limita somente a conseguir que uma espécie se reproduza.

É por isso, que constantemente, vimos por esses fóruns fora, pessoas a perguntar o que fazer, agora que nasceram os "pequeninos" ;)
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”