Bom... nem sei por onde começar... Talvez pelo princípio…
Nana, não te preocupes, a esterilização não é nenhum bicho de sete cabeças.
As minhas gatas que ainda não estão esterilizadas não fazem muito barulho, mas no caso das que fazem não há maneira de as fazer calar, que eu saiba.
Doloroso deve ser um pouco. Afinal de contas, é uma operação de barriga aberta, não é?
Depois da operação, é provável que a tua gata engorde um bocadinho. Vais ter de ter cuidado com a alimentação dela.
Passemos aos “conselhos” que te foram dados…
Essa de aliviar o sofrimento da gata com um cotonete ou com um termómetro está de gritos!!!

Eu era capaz de apostar que o vet disse isso no gozo, porque nunca ouvi falar de se masturbar as gatas para lhes aliviar o sofrimento do cio!

Neste caso, eu aconselharia: mude de veterinário!
A minha gata tem 2 anos e ainda não a submeti à operação porque estou à espera que ela engravide.
O veterinário dela é de opinião que as gatas deverão ter um parto antes de serem operadas para que atinjam a sua maturidade hormonal na íntegra.
Esse veterinário está, no mínimo, mal informado. Eu procurava outro que tivesse acompanhado a evolução da medicina veterinária…
Acho mesmo que já começa a ser tarde para ela ter a primeira ninhada e qualquer dia terá de ser esterilizada por razões terapêuticas e já não preventivas... Tenho receio que comece a criar quistos nos ovários ou tumores no útero...
Que vos parece?
Parece-me que deve esterilizá-la o quanto antes. As esterilizações de emergência são mais complicadas e envolvem maiores riscos para as gatas. Esqueça lá essa da ninhada, porque isso já não se usa.
Em primeiro lugar todas as minhas gatas reprodutoras estão a tomar a pílula, ordens do vet. Nenhuma delas teve qualquer poblema. Problema seria se engravidassem de três em três meses. Pior para a saúde de uma gata do que a pílula é ser esterilizada sem nunca ter tido uma ninhada, pois os seus orgãos reprodutores nunca cumpriram a sua missão.
Gravidezes consecutivas são prejudiciais à saúde da gata, mas dificilmente uma gata engravidaria de 3 em três meses, a menos que perdesse sempre os filhotes. Só a gravidez dura cerca de 2 meses, mais 5 semanas, no mínimo, para desmamar os filhotes… Como dizia o outro, “é só fazer as contas”. De qualquer modo, bastava pôr as gatas for a do alcance dos machos na altura do cio. Não vejo necessidade nenhuma em dar a pílula às gatas para evitar a gravidez. Ordens do vet? De certeza que a ordem era não as deixar ter ninhadas consecutivas?
Há-de explicar-me qual é a utilidade de deixar os órgãos reprodutores cumprirem a sua missão primeiro se é para depois serem tirados…
Eu não sei se foi o teu vet que te disse que a pílula faz mal, mas todos os criadores de gatos que eu conheço o fazem e nunca tivemos doenças derivadas da pílula. Já aconteceu gatas ficarem doentes por terem sido esterilizadas cedo de mais - quistos nos ovários, tumores no útero.
Genial!!!!! Não sei bem o que entende por esterilização, mas costumam ser removidos o útero e os ovários. Diz que gatas esterilizadas cedo de mais tiveram quistos nos ovários e tumores no útero? !!!!
É obra!!! Por amor de Deus, mude de veterinário!!!
A vet explicou-me que a operação que lhe tinham feito se resumia a uma <b>laqueação de ovários e não a uma esterilização</b>. Os orgãos reprodutores ainda lá estavam só que não cumpriam a sua função. Mais tarde vim a descobrir que há várias maneiras de esterelizar uma gata.
Notícia de última hora: uma das maneiras de esterilizar é a laqueação de trompas…
A laqueação de trompas evita as gravidezes, mas não evita o cio nem os tumores e quistos que podem surgir mais tarde. Imagino que fazer primeiro uma laqueação de trompas e mais tarde uma ablação do útero e dos ovários seja mais rentável…
Há também a considerar o problema "matemático" que a anjazul mencionou. Até parece que não há já miséria suficiente, para agora ainda deixarmos as gatas terem uma ninhada antes de serem esterilizadas. Bolas, só à minha conta seriam 7 ninhadas!
Quanto à pílula, todos os veterinários são de opinião que pode provocar problemas a longo prazo, se usada durante muito tempo. Ou seja, se uma pessoa quiser adiar a cirurgia apenas por meia dúzia de meses e não quiser “aturar” o cio da gata, pode dar a pílula à gata durante uns meses sem grandes problemas. Dar a pílula durante anos é que nem pensar!
Dizer que vários criadores usam a pílula não quer dizer nada. Basta ver o “calibre” dos “criadores” que há por aí… De arrepiar!!
Enfim... acho que vou emigrar...
Fiquem bem
Florinda
P.S. - Desculpem ter focado pontos que já tinham debatidos, mas não me apercebi logo de que o tópico já tinha 3 páginas e, de qualquer modo, não queria deixar de dar a minha opinião sobre os mesmos.