A importância do LOP na compra de um cão de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
InesVaz
Membro
Registado: quarta fev 07, 2007 1:15 pm

segunda mar 10, 2008 11:06 am

Não sei bem como hei de explicar esta minha opinião, mas infelizmente sem um sistema de certifcação de paternidade obrigatório, comprar um cão com LOP ou não, é igual.
Quem garante a paternidades da ninhada!?!??! Quantas fiscalizações há por ano por parte do CPC? A quantos "rafeiros" com LOP é retirado o certificado?
Já vi muita coisa... e infelizmente não é obrigatório teste de paternidade às ninhadas... Infelizmente não é obrigatório um despiste das doenças mais frequentes de cada raça a animais utilizados como progenitores... Infelizmente ainda há muito para fazer no CPC e em Portugal.

A minha opinião: o LOP não é nenhuma segurança em muitos criadores... e como já muito disseram, não basta ver no anúncio que o criador tem LOP, afixo e blablabla... é preciso ter uma noção muito certa do estalão da raça e visitar os criadores com muita atenção :o
Quanto à segurança da paternidade... depois é confiar.
De qualquer forma, qualquer pessoa em nome individual pode fazer um teste de paternidade, basta ter amostras de sangue/pêlos do(s) filho(s) e progenitores (que qualquer criador com "C" fornecerá sem problemas - não tendo nada a esconder).
Os testes de parternidade deveriam partir do próprio criador como um selo de confiança, uma mais valia... alguns já o fazem felizmente! ;)
Última edição por InesVaz em segunda mar 10, 2008 11:18 am, editado 3 vezes no total.
Inês Vaz Godinho
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 11:10 am

Pedra Escreveu:
claro mesmo vendo os caes no canil claro k nao vai saber ..
a soluçao e mesmo testes de ADN e mais nada .. e ja se sabe se os pais k estao no pedigree sao os verdadeiros ou nao..

Sim, e quem paga isso?
É que os testes de ADN para paternidade embora nao sejam uma fortuna, ainda custam algum dinheiro.
Quando as pessoas não estão sequer para pagar um pouco mais por animais filhos de pais testados em relação às principais doenças genéticas, vão pagar testes de ADN?
Ou paga o criador do seu bolso e depois "Aí Jesus tanto dinheiro por um cão..Ali no jornal nao sei das quantas há um senhor com cães da mesma raça e vende mais baratinho e eu afinal só quero mesmo um cão para ter em casa. 8) "
Por cada cachorro cerca de 20euros, mais cada progenitor, claro ;)
Inês Vaz Godinho
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda mar 10, 2008 11:27 am

InesVaz Escreveu:[Por cada cachorro cerca de 20euros, mais cada progenitor, claro ;)
20€ é o preço do LOP. Já foi aqui referido a quantia paga por um teste de ADN?
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda mar 10, 2008 11:50 am

Há uns 4 anos paguei eu 25 cada cão, mais custos de veterinário de recolha de sangue e envio para o Laboratório.

O que eu quero dizer é que se as pessoas nem se preocupam com as principais doenças genéticas e nem para isso estão para gastar dinheiro, porque iriam preocupar-se por testes de paternidade?

É que tudo isso se reflecte no preço final, e depois vem a tal cena....
E muitas vezes mais tarde vem a outra, ah o meu cão tem isto, tem aquilo, blablaba já gastei montes de dinheiro no veterinário.
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 12:10 pm

ana_link Escreveu:
InesVaz Escreveu:[Por cada cachorro cerca de 20euros, mais cada progenitor, claro ;)
20€ é o preço do LOP. Já foi aqui referido a quantia paga por um teste de ADN?
20€ é mais ou menos o preço de cada genotipagem animal - mapa genético dos cachorros comparado com os dos progenitores pela análise de 9 microssatélites - marcadores moleculares do DNA em regiões especificas para cada raça) :arrow: Faculdade De Ciências de Lx, Prof. M.ª do Mar Oom

Mais informações podem ver este folheto e perguntarem-me o que quiserem :wink:
http://cba.fc.ul.pt/pdf/folheto_caes_equinos.pdf

O preço do LOP fica num bocadinho mais só que é divido por criador e proprietario... :wink:
In&ecirc;s Vaz Godinho
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
segunda mar 10, 2008 2:10 pm

Isso é tudo muito giro, mas assim temos uma ninhada de mais ou menos 8 cães, vezes 20 euros (ADN) mais 2x 20 euros dos pais ou seja, 20 x 10 = 200 euros mais registos. Mais testes de displasia da anca e cotovelo, mais testes de taras oculares, atrofia da retina e cardiomiopatia, isto são doenças para as quais se fazem testes pelo menos na minha raça.
Temos também uma saca de ração puppy por semana, mais vacinas, mais desparazitações, mais chip...e é sempre a somar ou sumir depende de quem paga as despesas né.
Mas claro que o consumidor (dono) raramente quer saber disso para alguma coisa. Eles só querem um cãozinho.

Qual será realmente o preço real de um cachorro? Alguém sabe?
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mar 10, 2008 2:26 pm

A InezVaz tem razão, se todos os criadores o fizessem, de certo que também baixariam o preço dos testes de paternidade. Existe por aí muito criador a dizer que os cachorros que vende são filhos de campeões, e no fim de contas são filhos de cães fora do estalão até.

Conheço um caso, que foi denunciado é claro, de um senhor que foi à FMV em Lisboa, para acompanhamentos de reprodução e obstetrícia, e fez cruza com um cão de 3 anos, e no registo dos cachorros colocou que eram filhos de um cão campeão de 10 anos.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 10, 2008 2:37 pm

Eu acho que estas coisas de confirmação de paternidade são do interesse

- do CPC, que é quem tem que responder perante terceiros sobre a autenticidade dos documentos que emite

- do comprador

Pessoalmente não tenho qualquer interesse em estar a gastar tempo e dinheiro com coisas que eu sei estarem correctas, e não o farei se a isso não for obrigada (pelo CPC, claro. Pessoas desconfiadas só têm é que ir bater a outra porta, que essas não tenho qualquer interesse em ter como donas dos meus cachorros).
leoa_nova Escreveu:Conheço um caso, que foi denunciado é claro, de um senhor que foi à FMV em Lisboa, para acompanhamentos de reprodução e obstetrícia, e fez cruza com um cão de 3 anos, e no registo dos cachorros colocou que eram filhos de um cão campeão de 10 anos.
Não fale do que não sabe, OK? É que, como é vulgar, quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto, e, ao que parece, essa história já levou muitos pontos em cima.
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 2:45 pm

Este conto é bem veridico, dado como referência em canicultura por aqui na faculdade pela própria doutora/professora de obstetrícia, e se for aos registos do CPC encontra lá a denuncia :wink:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mar 10, 2008 3:19 pm

leoa_nova_ Escreveu:Este conto é bem veridico, dado como referência em canicultura por aqui na faculdade pela própria doutora/professora de obstetrícia, e se for aos registos do CPC encontra lá a denuncia :wink:
Eu conheço essa estória desde a sua origem. Como a Sealords escreveu está bastante deturpada, e garanto-lhe que ela melhor que ninguém sabe o que está a dizer. 8)

Eu tenho reparado na sua postura desde que estuda MV, e de facto só tenho a dizer que, ou muda a sua postura de ter a mania que tudo sabe, mesmo com coisas tão evidentes como desmentir quem viveu as coisas, ou então será mais uma dos inumeros veterinários de algibeira que existem neste país .....
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
InesVaz
Membro

segunda mar 10, 2008 3:20 pm

SeaLords Escreveu:Eu acho que estas coisas de confirmação de paternidade são do interesse
- do CPC, que é quem tem que responder perante terceiros sobre a autenticidade dos documentos que emite
- do comprador

Pessoalmente não tenho qualquer interesse em estar a gastar tempo e dinheiro com coisas que eu sei estarem correctas, e não o farei se a isso não for obrigada (pelo CPC, claro. Pessoas desconfiadas só têm é que ir bater a outra porta, que essas não tenho qualquer interesse em ter como donas dos meus cachorros).
Na minha opinião está a ver a questão plo lado errado, não é uma desconfiança em relação a quem é verdadeiro, mas uma maneira de afastar os incorrectos.
Acho que continuam a ser uma mais valia para todos os bons criadores. Até porque, veja por este lado, à medida que vai tendo os pais genotipados não precisa de os estar sempre a testar juntamente com a ninhada e assim os testes de paternidade facilitariam o despiste de (algumas) doenças genéticas, ou seja, ajudariam em muito todo o processo de "certificação de qualidade"dos animais/melhoramento da raça :wink: - isto falando só em generalidades e não entrando em questões como consanguinidade e "escolha de progenitores"...

Além do mais, o que são 200 euros em cachorros de 600, 700...? Claro que os criadores (leia-se criadeiros) que vendem os seus animais a 200 (100) euros nunca poderiam chegar a este tipo de qualidade... e assim, aos poucos, as pessoas começariam a ver a diferença e evitariam (em muitos casos) um dia mais tarde gastarem "500euros" numa operação/tratamento necessário. Estariam à partida a comprar logo um animal onde eram excluidas as patologias genéticas mais comuns da raça (por ex.).

E digo-lhe outra coisa, já vi ciradores juraram a pés juntos, contra resultados testados 2 e 3 vezes que não podia ser verdade, que "o pai era de certeza aquele" (que ele queria, claro).
Como também já vi compradores a testarem "dois irmãos" filhos do mesmo pai que, no fim, nem erma irmãos nem filhos "daquele" pai (animais de "bons" criadores). Há de tudo neste mundo... :(

Sabia que para registar um Puro Sangue Lusitano no seu Livro de Origens é OBRIGATORIO para todos os criadores um teste de paternidade?
In&ecirc;s Vaz Godinho
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 3:29 pm

casadotrevo Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu:Este conto é bem veridico, dado como referência em canicultura por aqui na faculdade pela própria doutora/professora de obstetrícia, e se for aos registos do CPC encontra lá a denuncia :wink:
Eu conheço essa estória desde a sua origem. Como a Sealords escreveu está bastante deturpada, e garanto-lhe que ela melhor que ninguém sabe o que está a dizer. 8)
Sim, se a pessoa em questão retira o sémen de um cão de 3 anos e vai inseminar a cadela do dito criador, e este depois anúncia a ninhada com outro pai, desculpem que raio de "pontos" estão a acrescentar? Que o criador é mentiroso? É mentira? Então digma lá o que aconteceu... :roll:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mar 10, 2008 3:39 pm

leoa_nova_ Escreveu:
casadotrevo Escreveu:
Sim, se a pessoa em questão retira o sémen de um cão de 3 anos e vai inseminar a cadela do dito criador, e este depois anúncia a ninhada com outro pai, desculpem que raio de "pontos" estão a acrescentar? Que o criador é mentiroso? É mentira? Então digma lá o que aconteceu... :roll:
O facto de ser uma criadora (de primeira ninhada, diga-se de passagem), e não UM, o facto do busilis da troca de pais ser os cães cruzados serem Irmãos de ninhada e não terem ou não titulos, por exemplo ....
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 10, 2008 3:48 pm

casadotrevo Escreveu: Eu conheço essa estória desde a sua origem.
É não é? Acho que mesmo antes de ter chegado ao CPC 8)
InesVaz Escreveu:Acho que continuam a ser uma mais valia para todos os bons criadores. Até porque, veja por este lado, à medida que vai tendo os pais genotipados não precisa de os estar sempre a testar juntamente com a ninhada e assim os testes de paternidade facilitariam o despiste de (algumas) doenças genéticas, ou seja, ajudariam em muito todo o processo de "certificação de qualidade"dos animais/melhoramento da raça - isto falando só em generalidades e não entrando em questões como consanguinidade e "escolha de progenitores"...
De facto é melhor não entrar muito por aí, porque já começa a misturar tudo. Certificação de paternidade está a anos-luz de despiste de doenças genéticas e ainda mais de consanguinidades.
InesVaz Escreveu:Sabia que para registar um Puro Sangue Lusitano no seu Livro de Origens é OBRIGATORIO para todos os criadores um teste de paternidade?
Mas eu isso acho lindamente, e cai naquilo que eu disse acima. É DEVER da entidade que emite os registos certificar-se que as declarações prestadas são as correctas.
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 3:50 pm

Os pais eram irmãos de ninhada, está a falar dos machos em que um tinha 3 e o outro 10 anos ou entre o macho e a fêmea?
Responder

Voltar para “Cães”