A importância do LOP na compra de um cão de raça

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mar 10, 2008 3:52 pm

leoa_nova_ Escreveu: Então digma lá o que aconteceu... :roll:
Você não tem nada que saber ou deixar de saber o que aconteceu :roll:
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda mar 10, 2008 3:53 pm

SeaLords Escreveu:
casadotrevo Escreveu: Eu conheço essa estória desde a sua origem.
É não é? Acho que mesmo antes de ter chegado ao CPC 8)
Não, por acaso acho que quando soube já tinha seguido a denuncia para o cpc, mas foi-me relatada pela pessoa que detectou a situação, pelo que tenho conhecimento em primeira mão da irregularidade detectada e da maneira como sucedeu. 8) :wink:
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 3:54 pm

leoa_nova_ Escreveu: está a falar dos machos em que um tinha 3 e o outro 10 anos ou entre o macho e a fêmea?
E diga lá, você que tem a mania que é esperta, que mal é que tinha o cão ter 10 anos? :roll:
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda mar 10, 2008 4:03 pm

Se a cadela foi inseminada com sémen de um cão de 3 anos e os cachorros dados como filhos de um cão de 10, está-me a perguntar que mal tem?
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:06 pm

Estou é a achar piada a essa das idades. Em que é que é relevante na história? 8)
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:09 pm

hello :roll: Publicidade enganosa!! Fraude!!
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:15 pm

Hello :roll: Eu estou a perguntar qual a relevância de estar para aí a falar que um cão tinha 3 anos e o outro 10. É que só lhe contaram parte da história, está a p'ceber? 8)
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:20 pm

Qual é a relevância para quê? Para a reprodução a idade limite para o macho é 9/10 anos, se estou errada digam-me, portanto não há problema nenhum, o sémen até podia tar congelado e o cão já estar morto morrido e matado! (se bem que isto trás mais problemas de fraudes). O único problema que estou a achar aqui é estarem a vender y enquanto que realmente é um x!!
CCLTF
Membro Júnior
Registado: quarta jun 20, 2007 2:32 am

segunda mar 10, 2008 4:24 pm

Qual é a relevância para quê? Para a reprodução a idade limite para o macho é 9/10 anos, se estou errada digam-me

Está errada. Onde é que tomou conhecimento que a idade limite são 9 / 10 anos?

Cumprimentos!
Filipe Torre.
leoa_nova_
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:26 pm

Então qual a idade limite para a reprodução de um macho? é ilimitada?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 10, 2008 4:30 pm

Yep, está errado:
Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade
in CPC - http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf - Artº 7 - Limites de utilização dos progenitores

:wink:
dinodane
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:31 pm

Sim, há cães que já morreram e cujo sémen continua a inseminar cadelas. Qual é a fraude?
CCLTF
Membro Júnior
Registado: quarta jun 20, 2007 2:32 am

segunda mar 10, 2008 4:32 pm

Se quiser ir pelo regulamento do LOP a idade limite são 12 anos, embora saiba de vários casos em que essa idade foi ultrapassada. E não estou sequer a ajuizar se está bem ou mal, apenas sei que aconteceu.

Se não existir qualquer factor clínico impeditivo para que o macho se reproduza não vejo porque não o possa fazer.

Mas diga-nos a senhora que é estudante de veterinária, existe algum factor clínico impeditivo para que a generalidade dos machos não se possam reproduzir a partir dos 10 anos de idade?

Cumprimentos!
Filipe Torre.
SeaLords
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:48 pm

leoa_nova_ Escreveu:Qual é a relevância para quê? Para a reprodução a idade limite para o macho é 9/10 anos, se estou errada digam-me, portanto não há problema nenhum, o sémen até podia tar congelado e o cão já estar morto morrido e matado! (se bem que isto trás mais problemas de fraudes). O único problema que estou a achar aqui é estarem a vender y enquanto que realmente é um x!!
Você é mesmo muito gira 8) Já lhe disse, não lhe contaram a história toda, e a si também lhe fica mal acrescentar pontos a um conto que não viveu.
CCLTF Escreveu:Mas diga-nos a senhora que é estudante de veterinária, existe algum factor clínico impeditivo para que a generalidade dos machos não se possam reproduzir a partir dos 10 anos de idade?
Absolutamente nenhum. Acho mesmo uma parvoíce meterem-se limites de idade à utilização dos machos, quer inferior quer superior. É claro que, como se faz nos States, o registo duma ninhada filha de um cão com menos de 10 meses ou com mais de 8 anos só devia ser aceite juntamente com um espermograma recente ou da própria data, caso se trate de inseminação
dinodane
Membro Veterano

segunda mar 10, 2008 4:48 pm

Bem, eu só não percebo é o porquê de sempre que há um tópico sobre o dever exigir-se o registo no LOP alguém vir com a conversa das fraudes e das falsificações...

Que eu saiba fraudes e falsificações são a excepção e não a regra.

Acho que a opinião da InesVaz
, mas infelizmente sem um sistema de certifcação de paternidade obrigatório, comprar um cão com LOP ou não, é igual.
desajusta-se um pouco do que se quer transmitir aqui. Não se pode dizer que devido a meia dúzia de trambiqueiros o LOP não tem qualquer valor. Não há a menor dúvida que um criador que venda pretensos cães de raça sem LOP é uma fraude ou no mínimo um criador caseiro sem conhecimentos e noções de selecção. Ou há? :roll:
Responder

Voltar para “Cães”