1 macho e 2 fêmeas...
Moderador: Moya
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mar 12, 2007 5:27 am
boas...
apenas á uns dias atrás arranjei duas companhias femininas ao meu furílio...
elas estão a entrar no cio mas pelo tamanho das suas vulvas ainda não estão no ponto...
neste momento ainda dormem em gaiolas separadas mas já passaram muito tempo juntos e inclusivé já dormiram todos juntos algumas vezes...
sei que depois de fertelizadas elas não podem estar juntas porque uma delas teria um aborto natural e ajudaria a fêmea alfa (se bem entendi)...
agora a minha duvída é... será que não existe problema em mante-los todos juntos na mesma gaiola, pelo menos até eles acasalarem???
ps... uma delas é albina e tem o pescoço um pouco pelado na parte de cima, entre as patas e a cabeça... penso que seja a outra (sable fêmea alfa) que lhe morde no pescoço e lhe arranca pêlo devido ao cio...
será isso...?
Cumprimentos....
C.X.
apenas á uns dias atrás arranjei duas companhias femininas ao meu furílio...
elas estão a entrar no cio mas pelo tamanho das suas vulvas ainda não estão no ponto...
neste momento ainda dormem em gaiolas separadas mas já passaram muito tempo juntos e inclusivé já dormiram todos juntos algumas vezes...
sei que depois de fertelizadas elas não podem estar juntas porque uma delas teria um aborto natural e ajudaria a fêmea alfa (se bem entendi)...
agora a minha duvída é... será que não existe problema em mante-los todos juntos na mesma gaiola, pelo menos até eles acasalarem???
ps... uma delas é albina e tem o pescoço um pouco pelado na parte de cima, entre as patas e a cabeça... penso que seja a outra (sable fêmea alfa) que lhe morde no pescoço e lhe arranca pêlo devido ao cio...
será isso...?
Cumprimentos....
C.X.
Que idade têm as meninas? E o menino? Não deveriam de acasalar antes de um ano de idade, para dar tempo ao esqueleto e ossos, ficarem completamente formados e mais tarde não terem problemas de osteoporose (sobretudo a fêmea) o outros.
A falta de pêlo deve ser devida ao macho, que se está no cio, a tenta obrigar a acasalar e ela só o aceitará quando estiver completamente pronta.
Não deve ter juntos o macho com as fêmeas. Têm de estar separados, elas num lado e ele noutro.
Só as junta quando a vulvita estiver bem crescida com o tamanho de um grão de bico e com bastante flujo transparente. Antes é prematuro.
Depois pode deixar as meninas juntas mas o macho tem de continuar separado porque ele irá continuar com o cio até Junho ou mais e enquanto estiver com a testosterona elevada, ele é tudo menos um cavalheiro e se for dos brutos, pode mesmo violar a fêmea. Depende bastante do feitio de cada um, dele e dela porque há fêmeas que não consentem de modo algum e se conseguem impor ao macho.
O que tem de ter cuidado é com a alimentação delas.
A falta de pêlo deve ser devida ao macho, que se está no cio, a tenta obrigar a acasalar e ela só o aceitará quando estiver completamente pronta.
Não deve ter juntos o macho com as fêmeas. Têm de estar separados, elas num lado e ele noutro.
Só as junta quando a vulvita estiver bem crescida com o tamanho de um grão de bico e com bastante flujo transparente. Antes é prematuro.
Depois pode deixar as meninas juntas mas o macho tem de continuar separado porque ele irá continuar com o cio até Junho ou mais e enquanto estiver com a testosterona elevada, ele é tudo menos um cavalheiro e se for dos brutos, pode mesmo violar a fêmea. Depende bastante do feitio de cada um, dele e dela porque há fêmeas que não consentem de modo algum e se conseguem impor ao macho.
O que tem de ter cuidado é com a alimentação delas.
-
- Membro Júnior
não ...
expliquei-me mal...
eu tenho um macho com 1 ano
e tenho agora + 2 fêmeas uma albina com 3 anos e outra sable com 4 anos que é mãe da albina.
tenho-as juntas e separadas do macho.
quando vieram para mim a albina já tinha falta de pelo no pescoço
daí eu pensar ter sido a outra fêmea (a mãe) a arrancar-lhe os pelos do pescoço devido a estar a entrar no cio.
é +- isto...
(ele já é praticamente pai acasalou com uma fêmea de um amigo meu que tá a poucos dias de parir (teve um cio prematuro)...)
Penso estar ciente das implicações de fazer criação de furões e julgo ter reunido as condições necessárias para tal
alimentação neste momento é purina gatitos misturada com iams gatitos + os suplementos habituais esporadicamente...
[/quote]
pelo que percebi na época do cio do macho tem que se separar sempre das fêmeas (e os dos machos?)
mas na época em que o macho não está com o cio posso junta-lo com as fêmeas não ??
li algures que não se deve ter duas ou mais fêmeas prenhas no mesmo espaço/gaiola porque uma delas rejeita a gravidez...
é correcto ?
Cumps...
expliquei-me mal...
eu tenho um macho com 1 ano
e tenho agora + 2 fêmeas uma albina com 3 anos e outra sable com 4 anos que é mãe da albina.
tenho-as juntas e separadas do macho.
quando vieram para mim a albina já tinha falta de pelo no pescoço
daí eu pensar ter sido a outra fêmea (a mãe) a arrancar-lhe os pelos do pescoço devido a estar a entrar no cio.
é +- isto...
(ele já é praticamente pai acasalou com uma fêmea de um amigo meu que tá a poucos dias de parir (teve um cio prematuro)...)
Penso estar ciente das implicações de fazer criação de furões e julgo ter reunido as condições necessárias para tal

alimentação neste momento é purina gatitos misturada com iams gatitos + os suplementos habituais esporadicamente...
[/quote]
pelo que percebi na época do cio do macho tem que se separar sempre das fêmeas (e os dos machos?)
mas na época em que o macho não está com o cio posso junta-lo com as fêmeas não ??
li algures que não se deve ter duas ou mais fêmeas prenhas no mesmo espaço/gaiola porque uma delas rejeita a gravidez...
é correcto ?
Cumps...
pelo que percebi na época do cio do macho tem que se separar sempre das fêmeas (e os dos machos?)WolverineX Escreveu:não ...
Mude a Iams para Eukanuba Kitten, a Iams mudou a composição e agora não é aconselhável.
Em 90% dos casos, sim.

é correcto ?
Não. No caso de certas espécies, como os lobos, tenho ideia que isso se passa. Mas com os furões, não.
Nem se aconselha a separar as grávidas habituadas a conviver em conjunto, o stress originado pela separação, não é conveniente. Só uns dias anteriores à data prevista.
Cumps...[/quote]
Compreende espanhol? Se compreende, passo-lhe um foro onde se fala nos cuidados necessários, na alimentação e vitaminas adequadas às grávidas.
-
- Membro Júnior
muito obrigado pelos esclarecimentos...
julgava que a iams e a eukanuba eram iguais...
tinha-me esquecido do outro topico em que falámos sobre isso ...
já agora conhece a ração kilina kitten parece-me ser boa...
http://www.kilina.es/php/alimentacion/p ... 0-%growing%-)
desenrasco-me com espanhol.. agradeço o site...
[/quote]
mas na época em que o macho não está com o cio posso junta-lo com as fêmeas não ?? Wink Sim, a menos que a fêmea seja dominadora e não deixe o rapaz em sossego.
lol acho que é o caso a fêmea sable é maior e mais pesada que o meu macho....
mas muito menos activa...
quanto ao pescoço da albina que acha que seja ???
cumps...
julgava que a iams e a eukanuba eram iguais...

tinha-me esquecido do outro topico em que falámos sobre isso ...
já agora conhece a ração kilina kitten parece-me ser boa...
http://www.kilina.es/php/alimentacion/p ... 0-%growing%-)
desenrasco-me com espanhol.. agradeço o site...
[/quote]
mas na época em que o macho não está com o cio posso junta-lo com as fêmeas não ?? Wink Sim, a menos que a fêmea seja dominadora e não deixe o rapaz em sossego.
lol acho que é o caso a fêmea sable é maior e mais pesada que o meu macho....
mas muito menos activa...
quanto ao pescoço da albina que acha que seja ???
cumps...
Foro de reprodução e cria http://huroncetes.com/forums/default.aspx?GroupID=10
Artigo sobre a alimentação da mãe http://huroncetes.com/forums/thread/3359.aspx
O ninho, o parto e conselhos http://huroncetes.com/forums/thread/4245.aspx
Parto e crias http://huroncetes.com/forums/thread/7373.aspx
Alimentação das crias http://huroncetes.com/forums/thread/7380.aspx
Qual foi a alimentação da albina? Como pararam os cios anteriores?
Reparou se a outra tem o costume de morder a albinita no pescoço?
Eles brincam mordendo-se uns aos outros...
A de 4 anos, já foi alguma vez mamã? Ela está no limiar da idade para criar. Como lhe pararam os cios anteriores?
Artigo sobre a alimentação da mãe http://huroncetes.com/forums/thread/3359.aspx
O ninho, o parto e conselhos http://huroncetes.com/forums/thread/4245.aspx
Parto e crias http://huroncetes.com/forums/thread/7373.aspx
Alimentação das crias http://huroncetes.com/forums/thread/7380.aspx
Qual foi a alimentação da albina? Como pararam os cios anteriores?
Reparou se a outra tem o costume de morder a albinita no pescoço?
Eles brincam mordendo-se uns aos outros...
A de 4 anos, já foi alguma vez mamã? Ela está no limiar da idade para criar. Como lhe pararam os cios anteriores?
-
- Membro Júnior
obrigado pelos sites...
essas informações que pede infelizmente não tenho a certeza mas acho que elas tiveram crias em todos os cios...
mas sei que é a 1a vez que isto acontece com com o pescoço da albina de 3 anos que é filha da sable de 4 anos...
eles quando brincam não reparei em nada de anormal em relação a morder naquele sitio especificamente.
obrigado
cumps...
essas informações que pede infelizmente não tenho a certeza mas acho que elas tiveram crias em todos os cios...
mas sei que é a 1a vez que isto acontece com com o pescoço da albina de 3 anos que é filha da sable de 4 anos...
eles quando brincam não reparei em nada de anormal em relação a morder naquele sitio especificamente.
obrigado
cumps...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm
MHZ a femea so pode ter crias até aos 4anos???foi o que percebi :S
e o macho???aproveito para colocar esta questao
e o macho???aproveito para colocar esta questao

<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" têm a fama de apenas ser utilizados para a caça,mas será que irão ficar sempre com essa fama?Espero bem que não!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
<p><strong>-"Eles" têm a fama de apenas ser utilizados para a caça,mas será que irão ficar sempre com essa fama?Espero bem que não!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
Poder, pode, só que não é aconselhável, sobretudo se tem amor a eles.
Os grandes criadores como Marshall, colocam-nas a criar aos 4 meses ou pouco mais, induzem-lhes o cio e obrigam-nas a acasalar 3 e 4 vezes or ano e exploram-nas até ao máximo que elas aguentam. Só assim a criação dá lucro.
De outro modo, a criação caseira, feitas bem as contas, até pode dar prejuízo e se der lucro, pode ter a certeza que não enriquece ninguém, cuanto muito dá para um fim de semana de passeio.
Abaixo passo uma escala de comparação entre as idades dos furões versus a do homem, feita por Bob Church, um biólogo americano, estudioso dos mustelídeos e dono de vários furões. Ele vem brevemente à Europa e a outros continentes, colher ADN para fazer um estudo sobre o ADN dos furões.
Ferret/Human
1/20
2/27
3/38
4/43
5/50
6/60
7/70
8/80
9/90
Por esta tabela, pode ver que 5 anos, correspondem a 50 anos na mulher e como sabe, já é uma idade não aconselhada para procriar, quer pela vida da mãe, quer pelos problemas que podem trazer as crias. E se é uma fêmea que acasalou todos os anos, ainda é uma mais forte razão para deixá-la descansar.
O mesmo raciocinio se aplica ao macho. Os espermatozoides também envelhecem, junto com o organismo.
Um furão com 5 anos, já poderá ser considerado meio geriático, uma vez que a média de vida é de 8 anos.
Os grandes criadores como Marshall, colocam-nas a criar aos 4 meses ou pouco mais, induzem-lhes o cio e obrigam-nas a acasalar 3 e 4 vezes or ano e exploram-nas até ao máximo que elas aguentam. Só assim a criação dá lucro.
De outro modo, a criação caseira, feitas bem as contas, até pode dar prejuízo e se der lucro, pode ter a certeza que não enriquece ninguém, cuanto muito dá para um fim de semana de passeio.
Abaixo passo uma escala de comparação entre as idades dos furões versus a do homem, feita por Bob Church, um biólogo americano, estudioso dos mustelídeos e dono de vários furões. Ele vem brevemente à Europa e a outros continentes, colher ADN para fazer um estudo sobre o ADN dos furões.
Ferret/Human
1/20
2/27
3/38
4/43
5/50
6/60
7/70
8/80
9/90
Por esta tabela, pode ver que 5 anos, correspondem a 50 anos na mulher e como sabe, já é uma idade não aconselhada para procriar, quer pela vida da mãe, quer pelos problemas que podem trazer as crias. E se é uma fêmea que acasalou todos os anos, ainda é uma mais forte razão para deixá-la descansar.
O mesmo raciocinio se aplica ao macho. Os espermatozoides também envelhecem, junto com o organismo.
Um furão com 5 anos, já poderá ser considerado meio geriático, uma vez que a média de vida é de 8 anos.
-
- Membro Veterano
Muito bem MHZ, penso nunca ter visto esta tabela de comparação de idade
-
- Membro Júnior
eu já tinha visto essa tabela e achei muito interessante...
sendo assim mais tarde ou mais cedo a fêmea tem que ser operada...
correcto??
ou existe outro procedimento aconselhado após essa idade limite??
cumps
sendo assim mais tarde ou mais cedo a fêmea tem que ser operada...
correcto??
ou existe outro procedimento aconselhado após essa idade limite??
cumps
Sim, depois tem de ser esterilizada. Estão fazendo investigações numa Uni Holandesa, tentando chegar a conclusões sobre o que era mais seguro, se esterilizá-las ou injectar-lhes hormonas para parar o cio mas ainda devem demorar uns anos até que cheguem a conclusões.
O problema das hormonas HCG é que podem provocar quistos nos ovários. Se é uma fêmea com a qual não pensamos fazer criação, não há problema, já que a esterilizaremos no próximo cio mas se a nossa ideia é outra, já poderá ser um problema. Neste caso, as melhores hormonas são a GnRH ou Lupron, o problema delas é o preço que é muito mais elevado.
O problema das hormonas HCG é que podem provocar quistos nos ovários. Se é uma fêmea com a qual não pensamos fazer criação, não há problema, já que a esterilizaremos no próximo cio mas se a nossa ideia é outra, já poderá ser um problema. Neste caso, as melhores hormonas são a GnRH ou Lupron, o problema delas é o preço que é muito mais elevado.
-
- Membro Veterano
Mas se no caso de uma pessoa que tivesse uma femea quisesse dar no cio presente, injeccao de hormonas,o vet teria certo?
Eu tenho so 1Macho mas saber nunca é demais
Eu tenho so 1Macho mas saber nunca é demais

Há 2 tipos de hormonas mais usados, Covinan e HCG. A 1ª é desaconselhada porque pode originar cancros. a HCG não dá origem a cancros, é mais quistos ováricos mas - e segundo me parece - é a menos usada. Convém portanto pedirem esta HCG e que não digam que só querem injectar-lhe hormonas, senão o veterinário poderá usar a Covinan. Agora se os vetes sempre a têm à disposição, ou não, já dependerá certamente do movimento de cada clínica e da sua forma de actuar.
-
- Membro Veterano
Pois,certamente terao aqueles que tratam da "nossa super especie"