Ratazanas domésticas [Ninó já cá estão fotos novas :D]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo jan 27, 2008 12:53 pm

e axo k sao dados mtissimo bons :) n precisam de ser cientificos, desde k sejam uteis=)

hm...kuanto a dentada-_- , hepa...la tera k ser ne?!-_-...
:P

e kuanto (dpc tanta pergunta) :P ...e kuanto ao facto da raça pura digamos assim
pk o meu objectivo agora, e comprar uma, mas talvez daki a uns tempos comprar outra se td correr bem, e nessa altura eu gostava de fazer reproduçao selecionada, ou seja, dava m xeito ter ratz de linhagem pura do k n fazer a minima do ke akilo e de k vai sair =P
TitvsLivivs
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2007 4:11 pm

domingo jan 27, 2008 1:00 pm

miguelabm Escreveu:e axo k sao dados mtissimo bons :) n precisam de ser cientificos, desde k sejam uteis=)

hm...kuanto a dentada-_- , hepa...la tera k ser ne?!-_-...
:P

e kuanto (dpc tanta pergunta) :P ...e kuanto ao facto da raça pura digamos assim
pk o meu objectivo agora, e comprar uma, mas talvez daki a uns tempos comprar outra se td correr bem, e nessa altura eu gostava de fazer reproduçao selecionada, ou seja, dava m xeito ter ratz de linhagem pura do k n fazer a minima do ke akilo e de k vai sair =P

Será mirandês? Não, esse é fácil de ler.
Será inglês? Não, não tem tantos "k".
Será mandarim? Não, mesmo assim deve ser mais perceptível.
Então o que é? Ah, já sei, é a lingua franca da net, o kapalandês.

Podias melhorar a forma de escrever, eu nem percebi. Não precisas de ser um Doutor em Línguística, porque toda a gnte erra, mas podias construir a frase de um modo mais próximo da nossa língua.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jan 27, 2008 1:26 pm

Sim, nos foruns n é permitido o uso de linguagem de chat ou telemovel.

Nas ratz não há "raça pura" como nos cães, mas há variedades, hetero ou homo.

Convém ler um pouco acerca de marcações, tipos de pelo e morfologia das várias variedades para ter uma ideia de como deve ser uma ratazana com características indicadas para exposição e criação.
xikilana
Membro Veterano
Registado: quinta mar 16, 2006 9:32 pm

domingo jan 27, 2008 4:01 pm

E há que ter ainda em atenção de que o ideal era manter mais do que um animal por gaiola, de preferência do mesmo sexo se a ideia não for fazer criação.

Mas nada como leres muito e falar com quem tenha estes animais!
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo jan 27, 2008 5:33 pm

Peço entao desculpa pela linguagem. E so mais facil :P
Mas resolve-se.

hm...eu de momento so poderia ter uma ratazana...o facto de ela fikar sozinha nao creio que sera problema porque dou muita atençao diaria a qualquer animal que tenho, seja passaro, seja roedor, seja reptil.
Como passo muito tempo em casa, ate normalmente solto sempre os animais tudos(em compartimentos separados,claro) e pelo menos com os roedores que tenho estou sempre a brincar com eles. :D

Eu ja tenho andado a ver muitos sites e blogs e outras coisas sobre ratazanas. Gostei muito de uma que vi num blog que era portadora do gene hairless(creio que e assim que se chama). É a esse tipo de coisas a que me refiro quando digo "raça"...
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

domingo jan 27, 2008 6:01 pm

isso são variedades de pelagem.

No caso dos hairless, temos de ter em atenção que são mais frágeis e podem ter mais problemas com malformações que as ratazanas com pelo normal e vivem menos.

Há que ter também a noção que as portadoras de hairless podem ter exactamente os mesmos problemas que as hairless.

por acaso são as minhas preferidas.
misspucca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 3:57 pm

quarta mar 12, 2008 5:26 pm

Quantas aconselham a ter por gaiola?
<strong>Por favor adicionar o c&eacute;rebro antes de abrir a boca!</strong>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mar 12, 2008 5:39 pm

miguelabm Escreveu:(...)
hm...eu de momento so poderia ter uma ratazana...o facto de ela fikar sozinha nao creio que sera problema porque dou muita atençao diaria a qualquer animal que tenho, seja passaro, seja roedor, seja reptil.
Como passo muito tempo em casa, ate normalmente solto sempre os animais tudos(em compartimentos separados,claro) e pelo menos com os roedores que tenho estou sempre a brincar com eles. :D (...)
Mas ha tipos de atenção que nós não conseguimos substituir por muitra atenção que lhe dermos elas vivem socialmente e nós não fazemos o mesmo que outro individuo da mesma especie :wink: , elas limpam-se e dão carinho umas ás outras, brincam, aquecem-se no inverno, etc.

misspucca Escreveu:Quantas aconselham a ter por gaiola?
Um minimo de 2, podendo aumentar infinitamente dependendo das dimensoes do alojamento, condições e tara por ratz do dono ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

segunda mar 17, 2008 4:31 pm

Native Escreveu:
miguelabm Escreveu:(...)
Como passo muito tempo em casa, ate normalmente solto sempre os animais tudos(em compartimentos separados,claro) e pelo menos com os roedores que tenho estou sempre a brincar com eles. :D (...)
Mas ha tipos de atenção que nós não conseguimos substituir por muitra atenção que lhe dermos elas vivem socialmente e nós não fazemos o mesmo que outro individuo da mesma especie :wink: , elas limpam-se e dão carinho umas ás outras, brincam, aquecem-se no inverno, etc.
É também preciso ter em atenção que as ratazanas são noctívagas, mantendo-se activas durante a noite e dormindo durante o dia. Logo toda a atenção que o dono poderá dar durante o dia não será, em princípio, suficiente, já que é durante as horas em que o dono dorme que ela precisa mais dessa atenção para não se aborrecer.

As ratazanas são animais inteligentes, e necessitam e estímulos para se manterem ocupadas e felizes. Um rato aborrecido será mais facilmente um rato infeliz, e criará mais facilmente problemas a nível psicológico.

:)
kant019
Registado: terça mai 26, 2009 4:41 pm

terça mai 26, 2009 4:49 pm

Olá meus caros

Eu futuramente irei adquirir uma ratazana, ou duas pois como sao animais muito sociais podiam dar-se mal ao isolamento.
Eu ja tive a ver algumas informaçoes (como é obvio) mas qeria saber mais algumas coisas para que nao lhes falte nada xP
-Acerca da alimentaçao , vi que dao raçao de hamster e algumas frutas, mas outras nao se pode dar... quais? Ao certo o que devo fornecer como alimento?
-Limpeza, como limpam as ratz? :|
-Acerca da luminosidade, por exempo num quarto com tv ligada ou pc ou mesmo a luz, há algum tipo de problema que possa causar ?

Espero que me possam ajudar, é tudo para o bem delas :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 26, 2009 5:49 pm

A dieta das minhas é uma mistura de :
- comida para pombos
- comida para roedores
- comida para gato
- corn flakes
-um bocadinho de comida para cão
Casualmente , dou-lhes queijo fresco, requeijão ou iogurte. Tambem lhes costumo dar fruta, verduras ( adoram salsa e coentros, as minhas ).
De resto quando andam fora da gaiola, deixo sempre uns pedacinhos de tosta ou bolacha integral no chão para elas 2 caçarem".

Limpo a gaiola delas uma vez por semana. Enquanto andam soltas, claro que debaixo de controle, lavo com água corrente . Não uso detergentes.
Enxugo com um pano , ponho o substrato que estiver à mão :oops: . ( as minhas adoram aquelas tiras de papel da trituradora de papel )
Se tens uma rotina especifica de ruidos tipo, durante o dia há barulho mas à noite , não. Acho que elas acabam por se adaptar. Ruido sistemático 24 h / 24h , isso nem um ser humano aguenta, quanto mais um ratazinho.... :lol:
Para completar e na senda de outros, espero ter ajudado mas eu não tenho nenhuma experiência nisto. Espera e virão outros mais experts na matéria. :lol:

Editei porque reparei que a questão era sobre luminosidade.
Como são mais ativas à noite, penso que a luz não lhes deve fazer muita diferença.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
kant019

terça mai 26, 2009 9:28 pm

Obg Sofia , toda a informaçao é bem-vinda :wink:
Só nao percebi na parte da limpeza, eu referia-me ao proprio animal e falas-te em relaçao á gaiola (acho eu) :|
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça mai 26, 2009 9:32 pm

LOOOL ! Pois era da gaiola que estava a falar. A higiene delas , elas tratam sózinhas. Não precisas preocupar-te com isso.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
kant019

quarta mai 27, 2009 10:30 am

Ah ok, ty, acho que ja sei bastantes coisas :)
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

quarta mai 27, 2009 11:08 am

É sempre preferível fazer uma pesquisa pormenorizada na internet, já que existe uma variedade de coisasque convem saber antes de adquirir ratazanas. :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”