Cães de trabalho em apartamentos!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
acho q cada um pode ter a sua opiniao!!!
eu tb nao disse para nao terem os caes, disse q nao concordava mas nao andei aqui a dizer para n terem!
para mim acho q nao é correcto
eu tb nao disse para nao terem os caes, disse q nao concordava mas nao andei aqui a dizer para n terem!
para mim acho q nao é correcto
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda fev 25, 2008 3:47 pm
Continuo com a mistik, mesmo assim eu pertencia àquela raça de gente que achava que ter um cão grande num apartamento era um crime e agora tenho o Tobias que não é grande, mas para lá caminha. A dianasousa sabe como ele é!mistik Escreveu:Estes topicos sao tao fixes![]()
...
Nao venham com essas lenga lengas de que os caes em Apartamento sao mais infelizes.
INfelizes sao as pessoas que pensam assim...![]()
LEva-se aqui com cada cromosaurio...
Tenho a certeza de que foi o melhor que fiz e que estava mesmo muito enganada a respeitos dos animais.
O que eles querem não é um espaço onde podem correr sozinhos e esticar as pernas, eles precisam de saber que têm um tecto e uma família que os ama e os protege, seja em moradia ou mesmo num T0.
Exite algo melhor do que regressar a uma casa quentinha depois de um largo passeio ao ar livre?

<p>CarlAguedo</p>
carlaguedo Escreveu:Nao eiste mesmo nada melhor, vejo pelo meu chumi ele é de porte medio, nao é um cao grande mas ja com um porte +-.mistik Escreveu:
Exite algo melhor do que regressar a uma casa quentinha depois de um largo passeio ao ar livre?
E ve-lo de inverno a preguiça que têm de ir passear para nao se molhar!!!!ou o cuddo que tem para nao molhar s patas... enquanto muitos de quintal sao obrigados a estar ali a chuva ao frio so pk sao grandes para os donos é impensavel te-los dentro de casa!!
E apesar de ele tar em apartamento e quem o conhece sabe bem disso que é um cao alegre que gosta de tar em casa e pertinho dos donos, a receber o maior numero de mimos.

<p><strong>Visitem - </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 07, 2006 2:28 pm
Rodinhas SRD
Oi,
Estava a ler os vossos posts e pensei "pessoal da cidade"
É um bocado simplista mas é a realidade, o pessoal mais urbano tem um contacto com os animais mais na óptica da estimação. Um animal de estimação é da familia, por isso faz sentido que este esteja em casa apartamento T0 ou vivenda T24, afinal não se mete a família na rua mesmo que se babe todo e tenha 80 Kg.
Já o pessoal mais rural ou do campo não vai por o gado dentro de casa...mesmo que seja canino
No campo os animais têm função, a galinha é para por ovos, a vaca dá leite e o cão caça ou faz guarda ou faz companhia mas continua a ser um animal, que está na rua.
Eu que sou do primeiro tipo, da cidade, e fui viver para o campo confrontei-me com esta situação.
Vivo numa aldeia onde 100% das pessoas têm 1 ou mais cães (não estou a exagerar) e posso dizer que sou o único que faz passeios com os meus cães. Os meus vizinhos também saem com os cães mas é para caçar.
É claro que como eu há pessoal com ideas urbanas no campo e pessoal que encara os cães como simples animais na cidade.
Do ponto de vista dos cães acho que a felicidade tem a ver com o hábitos dos cães. Um cão bem tratado na rua é mais feliz que um bem tratado no sofá ou vice versa?
O habito aqui faz mesmo o monge e a meu ver os dois têm hipóteses de ser felizes.
A única condição que a meu ver é essencial é a atenção dos donos, não é os mimos mas a atenção e o tempo que se passa com eles.
Estava a ler os vossos posts e pensei "pessoal da cidade"

É um bocado simplista mas é a realidade, o pessoal mais urbano tem um contacto com os animais mais na óptica da estimação. Um animal de estimação é da familia, por isso faz sentido que este esteja em casa apartamento T0 ou vivenda T24, afinal não se mete a família na rua mesmo que se babe todo e tenha 80 Kg.
Já o pessoal mais rural ou do campo não vai por o gado dentro de casa...mesmo que seja canino

No campo os animais têm função, a galinha é para por ovos, a vaca dá leite e o cão caça ou faz guarda ou faz companhia mas continua a ser um animal, que está na rua.
Eu que sou do primeiro tipo, da cidade, e fui viver para o campo confrontei-me com esta situação.
Vivo numa aldeia onde 100% das pessoas têm 1 ou mais cães (não estou a exagerar) e posso dizer que sou o único que faz passeios com os meus cães. Os meus vizinhos também saem com os cães mas é para caçar.
É claro que como eu há pessoal com ideas urbanas no campo e pessoal que encara os cães como simples animais na cidade.
Do ponto de vista dos cães acho que a felicidade tem a ver com o hábitos dos cães. Um cão bem tratado na rua é mais feliz que um bem tratado no sofá ou vice versa?
O habito aqui faz mesmo o monge e a meu ver os dois têm hipóteses de ser felizes.
A única condição que a meu ver é essencial é a atenção dos donos, não é os mimos mas a atenção e o tempo que se passa com eles.
Cumps.
Nuno Coelho
Nuno Coelho
bem vamus por partes porque este texto esta muito "parvo" desculpando a expressao.
"O que é tudo isto???? Não vem descrito no livro, ou se vem, foi copiado de um outro que por sua vez cita um outro, e quem o escreveu nem se apercebeu disso e quem o leu menos ainda: o cão é o que dono quiser! E pronto, basta dar-lhe carinho, alimentá-lo e levá-lo ao veterinário para ser desparasitado e ser vacinado!"
só falta o exercicio... penso eu... o que é que qur dar mais?
"O facto de ser uma raça que precisa de espaço, um cão de caça ou de guarda, isso não interessa… confinado a um apartamento? Ora… dorme no quentinho e isso basta! Não se percebe que o animal é violentado e aviltado desde que nasceu, impedido de seguir a sua tendência natural. Que não sabe se dorme no quente ou tem assistência médica… sabe que há uma força a puxá-lo, a chamar por ele, e que as paredes o impedem de acudir a esse chamado… vai à rua duas vezes por dia, mas nunca chega a perceber o que é aquilo, o que são aquelas coisas, os cheiros que sente e não pode confirmar, tanta coisas que o intriga e não pode investigar…"
mas que chamado da natureza?? quando levo o meu a rua tem todo o tempo do mundo para ser chamado pelas forças da natureza....
"Insistir em fazer de cães de guarda, animais de companhia, é concorrer para a desgraça!
É uma falta de respeito pelos próprios cães, e hoje que tanto se fala de direitos dos animais, ignorá-lo é um atentado ao bom-senso, e algo que mais tarde ou mais cedo se paga caro!"
pois é muito melhor isto
Ah! Grandes cães! Assim até apetece ser cão… e são felizes, mostram-no em saltos e ladradelas amigáveis, lambedelas e amizade, rebolando e saltando! Caçam quando é de caçar, são soltos quando devem ser… e vacinados, desparasitados como os outros, dormem nas suas casotas e na palha quentinha junto com as pulgas (onde já se viu um cão sem pulgas!?) ou na rua conforme o tempo ou o que lhes der na gana! Um banho anual contra as carraças e alguma vigilância… mais uns assobios e falar diários…"
tenho um pa com 7 meses 28 kg num t1 e nao o vejo infeliz...
excertos tirados da pagina em questao
"O que é tudo isto???? Não vem descrito no livro, ou se vem, foi copiado de um outro que por sua vez cita um outro, e quem o escreveu nem se apercebeu disso e quem o leu menos ainda: o cão é o que dono quiser! E pronto, basta dar-lhe carinho, alimentá-lo e levá-lo ao veterinário para ser desparasitado e ser vacinado!"
"O facto de ser uma raça que precisa de espaço, um cão de caça ou de guarda, isso não interessa… confinado a um apartamento? Ora… dorme no quentinho e isso basta! Não se percebe que o animal é violentado e aviltado desde que nasceu, impedido de seguir a sua tendência natural. Que não sabe se dorme no quente ou tem assistência médica… sabe que há uma força a puxá-lo, a chamar por ele, e que as paredes o impedem de acudir a esse chamado… vai à rua duas vezes por dia, mas nunca chega a perceber o que é aquilo, o que são aquelas coisas, os cheiros que sente e não pode confirmar, tanta coisas que o intriga e não pode investigar…"
mas que chamado da natureza?? quando levo o meu a rua tem todo o tempo do mundo para ser chamado pelas forças da natureza....
"Insistir em fazer de cães de guarda, animais de companhia, é concorrer para a desgraça!
É uma falta de respeito pelos próprios cães, e hoje que tanto se fala de direitos dos animais, ignorá-lo é um atentado ao bom-senso, e algo que mais tarde ou mais cedo se paga caro!"
pois é muito melhor isto

Ah! Grandes cães! Assim até apetece ser cão… e são felizes, mostram-no em saltos e ladradelas amigáveis, lambedelas e amizade, rebolando e saltando! Caçam quando é de caçar, são soltos quando devem ser… e vacinados, desparasitados como os outros, dormem nas suas casotas e na palha quentinha junto com as pulgas (onde já se viu um cão sem pulgas!?) ou na rua conforme o tempo ou o que lhes der na gana! Um banho anual contra as carraças e alguma vigilância… mais uns assobios e falar diários…"
Bem, acho que aqui existe algo que temos de diferenciar...
Não que eu ache que ter um cão num apartamento seja criminoso, mas também não condeno quem os tem na rua!
Aqui claramente temos uma maioria de donos de ANIMAIS DE COMPANHIA, desde lulus a cães de raças que foram seleccionadas para determinada função, mas que agora servem de animal de estimação. Acredito que qualquer cão pode viver num apartamento, desde que lhe sejam satisfeitas as suas necessidades, e desde que nas mãos de donos conscientes e responsáveis
Quero acreditar que as pessoas estão a evoluir, e que cada vez mais sabem que devem tratar os animais como isso mesmo animais, mas não podemos esquecer que ainda existe muitas pessoas que não têm os cães para companhia, usa-nos para trabalho.
Obvio que um matilheiro não pode manter uma matilha em casa, nem tão pouco solta... as condições em que se encontram os cães matilha obviamente não podem ser comparadas com um cão que vive num apartamento! Se são felizes ou não, também não me parece que os donos se importem muito... desde que desempenhem a função a que se destinam. O autor do texto refere-se a estes cães, com algumas frases menos felizes...
Nem considero comparável alguns destes animais de trabalho com os de estimação. Quando muito podemos considerar alguns cães usados para trabalhar que são em simultâneo cães de familia.
Acho que o importante é mudar também a mentalidade de que usa os animais para trabalhar, e 'pregar'... no minimo é de esperara que quem usufrui do trabalho dos animais lhes confira condições de vida dignas.
Não que eu ache que ter um cão num apartamento seja criminoso, mas também não condeno quem os tem na rua!
Aqui claramente temos uma maioria de donos de ANIMAIS DE COMPANHIA, desde lulus a cães de raças que foram seleccionadas para determinada função, mas que agora servem de animal de estimação. Acredito que qualquer cão pode viver num apartamento, desde que lhe sejam satisfeitas as suas necessidades, e desde que nas mãos de donos conscientes e responsáveis
Quero acreditar que as pessoas estão a evoluir, e que cada vez mais sabem que devem tratar os animais como isso mesmo animais, mas não podemos esquecer que ainda existe muitas pessoas que não têm os cães para companhia, usa-nos para trabalho.
Obvio que um matilheiro não pode manter uma matilha em casa, nem tão pouco solta... as condições em que se encontram os cães matilha obviamente não podem ser comparadas com um cão que vive num apartamento! Se são felizes ou não, também não me parece que os donos se importem muito... desde que desempenhem a função a que se destinam. O autor do texto refere-se a estes cães, com algumas frases menos felizes...
Nem considero comparável alguns destes animais de trabalho com os de estimação. Quando muito podemos considerar alguns cães usados para trabalhar que são em simultâneo cães de familia.
Acho que o importante é mudar também a mentalidade de que usa os animais para trabalhar, e 'pregar'... no minimo é de esperara que quem usufrui do trabalho dos animais lhes confira condições de vida dignas.
Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 06, 2007 8:15 am
Eu também sou da aldeia!!! Mas quando me casei fui morar para um apartamento no centro da vila... Tenho um Dobermann com 5 meses e 26 kg. Não fixa triste de lá morar. Por vezes deixo-o antes de ir trabalhar em casa da minha mãe, que mora na aldeia e tem um jardim enorme, mas o cão perfere ficar no apartamento, pelo menos até agora... Em casa da minha mãe sempre houve cães, neste momento temos uma boxer com 11 anos, ela dorme dentro de casa!!!!
A maior parte dos meus amigos e das pessoas que vivem na aldeia têm cães. Vivem acorrentados a maioria, inclusivé os que são usados para caça. Têm casota para dormir (Coberto de madeira, um barril velho ou um bidon de 200 litros metálico). Apesar de tudo estes cães amam os donos. E sim senhor, os cães na sua mairia não são uma companhia, são para trabalho. Ou guarda ou caça!!! Mais nada!
Por isso não me venham dizer que na aldeia e no campo os cães vivem melhor. E que a mentalidade do pessoal da cidade é que não consegue abranger o conceito!!!
Abraço,
Nuno
A maior parte dos meus amigos e das pessoas que vivem na aldeia têm cães. Vivem acorrentados a maioria, inclusivé os que são usados para caça. Têm casota para dormir (Coberto de madeira, um barril velho ou um bidon de 200 litros metálico). Apesar de tudo estes cães amam os donos. E sim senhor, os cães na sua mairia não são uma companhia, são para trabalho. Ou guarda ou caça!!! Mais nada!
Por isso não me venham dizer que na aldeia e no campo os cães vivem melhor. E que a mentalidade do pessoal da cidade é que não consegue abranger o conceito!!!
Abraço,
Nuno
<p>Provérbio Português: "Casa sem gato nem cão é casa de velhaco ou ladrão."</p>
Eu não acho o artigo para ignorar por completo. Há lá muita coisa acertada e que requer alguma reflexão. Peca no entanto pelo exagero e por algum extremismo exacerbado em algumas 'conclusões'.
É verdade que um cão deve ser sempre um cão, não é um ser humano, e por isso dever ser tratado e respeitado por aquilo que é.
No entanto isso não obsta a que se perceba que o cão é um animal extremamente adaptável e que evoluiu connosco. A maioria de nós morreria se fosse 'teletransportado' para tempo dos barbaros, dos molosso de guerra e dos cães a que o autor do texto se refere. Certamente que com a maioria dos nosso molossos actuais o mesmo aconteceria. Os cães de hoje não são os mesmos do passado. Evoluiram, para o male e para o bem, e adaptaram-se tal como nós.
Um pastor da serra da estrela (refiro-me a um ser humano) que tenha vivido toda a sua vida entre os rebanhos, o ceu azul e as estrelas, enlouqueceria fechado num apartamento em Lisboa....é verdade, mas deveremos concluir por isso que os filos desse pastor, já nascidos na cidade, enlouqueceriam também? Faço-me entender?
Há que respeitar os cães e as suas necessidades, mas daí a achar que esse respeito se reduz a mantê-los acorrentados na rua ou a olhar para o ceu e rebolar na lama, é demasiado simplista.
Como em tudo há que ter bom senso, e saber os limites das coisas. Os cães não devem ser tratados como seres humanos, mas também não são meros instrumentos de trabalho!
É verdade que um cão deve ser sempre um cão, não é um ser humano, e por isso dever ser tratado e respeitado por aquilo que é.
No entanto isso não obsta a que se perceba que o cão é um animal extremamente adaptável e que evoluiu connosco. A maioria de nós morreria se fosse 'teletransportado' para tempo dos barbaros, dos molosso de guerra e dos cães a que o autor do texto se refere. Certamente que com a maioria dos nosso molossos actuais o mesmo aconteceria. Os cães de hoje não são os mesmos do passado. Evoluiram, para o male e para o bem, e adaptaram-se tal como nós.
Um pastor da serra da estrela (refiro-me a um ser humano) que tenha vivido toda a sua vida entre os rebanhos, o ceu azul e as estrelas, enlouqueceria fechado num apartamento em Lisboa....é verdade, mas deveremos concluir por isso que os filos desse pastor, já nascidos na cidade, enlouqueceriam também? Faço-me entender?

Há que respeitar os cães e as suas necessidades, mas daí a achar que esse respeito se reduz a mantê-los acorrentados na rua ou a olhar para o ceu e rebolar na lama, é demasiado simplista.
Como em tudo há que ter bom senso, e saber os limites das coisas. Os cães não devem ser tratados como seres humanos, mas também não são meros instrumentos de trabalho!
Muitos parabéns pela intervenção. Ai está o que é!PauloC1 Escreveu:Eu não acho o artigo para ignorar por completo. Há lá muita coisa acertada e que requer alguma reflexão. Peca no entanto pelo exagero e por algum extremismo exacerbado em algumas 'conclusões'.
A minha cadela tambem tem todo o tempo possivel para ser chamada pelas forças da natureza, mas prefere saltar para cima de mim, correr atras da bola e cheirar tudo o que pode, e não sente a falta de andar a caçar, pois nunca o esprimentou!goodangel Escreveu:bem vamus por partes porque este texto esta muito "parvo" desculpando a expressao.
pois é muito melhor isto![]()

Eu nao axo que os caes do campo sejam infelizes, se por exemplo forem tdx os dias caçar com o dono(isso serve como exercicio e depois dormirem na casota deles, td bem! Mas um cao da cidade que fica preso tdx os dias no terraço e so aos fins de semana vai passear quando os donos vao ao parque relaxar(uns nem isso fazem, pelos seus animais) acho isso muito mau, porque os caes ficam deprimidos e ai sim estao infelizes!!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm
So uma pergunta esses tais caes grandes que precisam de espaços enormes passam o dia a correr
?
Se sim digam quais e que nao conheço nenhuma raça que passe o dia a correr de um lado para o outro(pode haver um tipo ou outro( mas nao uma raça) e deve ser desiquilibrado de certeza).
Os caes que conheço em quintas desde podengos as rafeiros do Alentejo,dogues alemaes etc se alguem chega ,ladram saltam ou o que lhes abetecer mas quando passa a novidade vai de sorna,deitados a dormitar ou a cucovilhar o que se passa mas sempre na bela sorna.

Se sim digam quais e que nao conheço nenhuma raça que passe o dia a correr de um lado para o outro(pode haver um tipo ou outro( mas nao uma raça) e deve ser desiquilibrado de certeza).
Os caes que conheço em quintas desde podengos as rafeiros do Alentejo,dogues alemaes etc se alguem chega ,ladram saltam ou o que lhes abetecer mas quando passa a novidade vai de sorna,deitados a dormitar ou a cucovilhar o que se passa mas sempre na bela sorna.
Isso é muito simples de explicar. Simplesmente nenhum animal gasta energia sem um objectivo muito concreto. Isso quer dizer que um animal, normalmente, só gastará energia para perseguir as suas presas, para fugir dos predadores, para a procriação ou para outras actividades relacionadas com a sua luta pela sobrevivência (como a defesa do território ou a luta pela posição na matilha). Mesmo as brincadeiras, têm uma função especifica e concreta. Normalmente, nos animais jovens, servem para medir forças, estabelecendo posições, e para desenvolver diversas capacidades. Nos adultos, podem servir para cortejamento ou para reforçar laços sociais. Fora destas vertentes, o dispendio de energia é considerado um desperdicio e o animal simplesmente evita-o, descansando.Pointerman Escreveu:So uma pergunta esses tais caes grandes que precisam de espaços enormes passam o dia a correr?
Não tendo os nossos cães necessidade de fugir de predadores, de caçar presas ou, na sua maioria, de procriar, o dispendio de energia só é feito por via das tais "brincadeiras" (ou de um trabalho concreto). Nestas, para além do cariz social e do estabelecimento de posições, procurará imitar as outras vertentes da vidas de um 'animal selvagem'. Assim, perseguirá as suas presas imaginárias, fugirá dos seus predadores imaginários , etc., etc.
Pensar que um cão que viva numa quinta vai passar todo o seu tempo nestas actividades é completamente errado, e é até bem possível que, não sendo 'forçado' a isso, passe quase todo o seu tempo a 'poupar energias'. É por isso indispensável dar a maior quantidade de exercicios possível a um cão, quer esteja num apartamento ou numa quinta de muitos hectares, para que dispenda alguma da energia que o seu corpo dispõe e não se transforme numa bola de sebo ou num ser apático ou nervoso
Voltando ao inicio do topico, qualquer pessoa que faça qualquer tipo de trabalho com o seu cao, raça grande ou pequena, tem consciencia da ligaçao que e desenvolvida entre os dois sendo assim que esse caes serao sempre mais felizes sempre ao pe do dono seja a casa pequena ou não e não num quintal pois tal como ja foi referido um quintal grande nao e sinal de exercicio para o cao.
Sinceramente acho bem pior um cao fechado num quintal em que a unica interacçao com os donos e quandos ele espreita pela porta/janela e os ve dentro de casa.
Sinceramente acho bem pior um cao fechado num quintal em que a unica interacçao com os donos e quandos ele espreita pela porta/janela e os ve dentro de casa.
O que acontece quando se tem um cão e grande porte e um terreno ou quintal grande: ele vai escolher um cantinho desse espaço e vai elege-lo como seu espaço, e não sai daí a não ser se ouvir ou pressentir alguma coisa suspeita ou para fazer as necessidades....dianasousa Escreveu:pois acho q caes de grande porte mesmo q deem passeios frequentes e estiquem as pernas, acho q a nivel fisico nao é o suficiente para o animal, mas essa é a minha opiniao.
Eu falo por mim, tenho 2 roots num apartamento e eles são fisicamente bem desenvolvidos, pois saio sempre com eles para longos passeios...
Ninguém se iluda, por mais espaço q tenha em casa, é necessário que o animal faça exercícios, e acredita que ele sozinho não vai começar a correr pelo quintal ou pelo terreno...
acho que o que a dianasousa pensa é que quem tem caes grandes em apartamentos pode trata-los como algumas pessoas tratam os chamados "caezinhos de colo": saida so para as necessidades, passeio para esticar as pernas e pronto. claro que um dono de um cao de grande porte terá que ter consciencia de que se o tem num apartamento, terá de compensar as tais necessidades fisicas do cao nos passeios.Rufos Escreveu:Tenho um dogue alemão com 70 kgs, vivo num apartamento, saio de manhã bem cedo, mas antes vou dar um passeio de 1 hora com o meu bichinho, e sabe que mais?! Quando regressamos a casa, come e bebe e vai direitinho para a cama porque está estafado e mal consegue manter os olhos abertos!!!
Uma vivenda/terreno para ele... era óptimo!!! Não pelo exercicio porque não acredito que o Rufos andasse a correr no terreno de um lado para o outro sozinho, ou que pegasse na trela e fosse dar uma volta. A vivenda/terreno era fantástica, porque assim em vez de um podia ter vários, podia ajudar a salvar os pobres desgraçados que foram abandonados porque viviam em apartamentos!!!
dianasousa Escreveu:pois acho q caes de grande porte mesmo q deem passeios frequentes e estiquem as pernas, acho q a nivel fisico nao é o suficiente para o animal, mas essa é a minha opiniao.
Não é esticar as pernas... não é dar voltas ao prédio... é exercio, muito exercio, faz-lhes bem a eles e a nós!
Oiço muita coisa: Coitada da miuda que tem um cão que parece um cavalo lá vai ela de madrugada passear o bixo, faça chuva, faça sol... ele estava bem era numa quinta, num apartamento que horror!!! E os filhos, como vai ser quando vierem os filhos, que horror! Parece um dinossauro...
Quem me dera ter braços e força para três dinossauros ou dinossaurozinhos e levá-los todos para o meu apartamento, quem me dera!!!
os dogues alemaes ate sao referidos como bons caes para apartamentos, porque sao bastante pachorrentos.os meus tem imenso espaço, e brincam, e saltam e dao grandes corridas... mas depois "entram em coma" o resto do dia

rufos, so uma pergunta: consegue exercitar o seu cao frequentemente sem trela?
o que me faz mais confusao com os apartamentos, e nao é tanto com os DA mas com outros caes de grande porte mais energeticos, é nao terem grandes oportunidades de correr a vontade, como vejo os meus adorarem fazer.