Periquito e rolha de garrafa

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 17, 2002 6:47 pm

Eu tenho uma periquita que anda solta sempre que eu estou em casa.
Agora lembrou-se de se empoleirar na garrafa de vinho (quando estamos a comer) e desata a roer a rolha.

Não sei se está apenas a destruir a rolha com o bico (o que não faz mal nenhum) ou se está a comer pedacinhos de rolha.

Se esse fôr o caso, faz mal ?
Devo impedi-la ? Ela parece tão feliz empoleirada na rolha a debicar !
Alguém me pode dar um conselho ?
Tinoco
Membro Júnior
Registado: segunda mai 06, 2002 11:07 am

sábado mai 18, 2002 4:18 pm

Os meus periquitos também andam soltos, já lhes deu para roer a parede (por falta de cálcio), roer o fio do candeeeiro da cozinha, mandar caixa de fosforos e molas da roupa para o chão, mas roer rolhas nunca! ;) Se estiver só a roer penso que não lhe fará mal, mas quanto a engolir de certeza que não lhe faz bem. Acho que é melhor reparar se apenas roí ou come. Tem alguma coisa na gaiola para se entreter a roer? Convém ter. Espero que tenha ajudado.
**
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

segunda mai 20, 2002 8:33 am

Não ajudou muito mas é natural.
Os diabinhos fazem trinta por uma linha e não deve haver ninguém que saiba tudo sobre o que podem ou não comer.
Quero agradecer a sua resposta.
Eu e o meu marido estivemos a ver, com muita atenção, se ela come ou não e parece-nos que ela "mastiga" um pouco os bocadinhos e depois deita fora.

Ela tem, na gaiola, um bloco que deve servir para usar o bico (daqueles que tem vitaminas e cálcio e eu sei lá que mais) e também já usámos osso de choco, mas ela não liga nenhuma.
O bloco serve para ela se empoleirar e o osso de choco é simplesmente ignorado.
Em contrapartida parte as correntes dos brinquedos que lhe pomos.

Achamos muita graça, mas eu tenho medo que o facto de ela não gastar o biquinho lhe venha a trazer problemas.

Como, com certeza, tem mais experiência destas coisas do que eu, poderia dizer-me como fazer para ela usar o bloco ou o osso?

Há problema se ela não gastar o biquinho ?
Tinoco
Membro Júnior

segunda mai 20, 2002 11:38 pm

Se ela mastiga e não engole penso que não lhe fará mal, mas convém vigiar sempre. Eu tenho um bloco (cubo) de cálcio para roerem e se por acaso acaba o cálcio vingam-se na parede! :) Osso de choco não ligam muito. Eu penso que os periquitos não precisam de gastar o bico, os coelhos sei que tem que roer toda a vida algo porque os dentes não param de crescer, mas os periquitos acho que não há problema com o bico. O bloco de cálcio é mesmo para a falta de cálcio e as vitaminas é um complemento que só lhe faz é bem. :) Dizer como ela há-de de usar não sei dizer, os meus sempre foram lá por eles. Ela está sozinha? E se lhe arranja-se uma companhia? Os meus por vezes ganham "vícios" e passam a outros, nem todos os periquitos são iguais. Não sei que bloco usa, há uns às cores e já experimentei, mas os meus periquitos não se convenceram a roe-lo, gostam é do bloco branco, mas tem à parte vitaminas e na altura da muda ainda lhes dou mais outras vitaminas (gotas na água) própria para a altura da muda e alface, miolo de pão, maça de vez em quando. Problema com o bico penso que não há, como já disse em cima. Espero ter ajudado mais um bocadinho. :) Se puder ajudar em mais alguma coisa é só dizer. :) **
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

terça mai 21, 2002 2:17 pm

A minha periquita está sózinha.
Só tem 6 meses , foi-nos oferecida em Dezembro, assim que os pais a expulsaram do ninho (ainda vinha com uma carequinha no sítio onde os pais a tinham bicado).

Temos estado a pensar em arranjar-lhe um companheiro, mas temos algum medo.Gostariamos de arranjar um 'pequinino' que viesse para nós logo após ser 'desmamado' - isto porque já nos disseram que os passarinhos das lojas já vêm muitas vezes com vícios e problemas de sociabilidade, etc.
Não sabemos se é assim.

Por outro lado, a nossa periquita é uma 'mimada'.
Faz o que entende, tem toda a nossa atenção e ternura e tem o seu 'feitiozinho' - pe, esconde-se no lado detrás da gaiola quando não quer ser incomodada e vai ter connosco quando quer atenção - se estivermos a dormir tanto pior - dá-nos bicadinhas na cabeça até acordarmos, etc.

Talvez o Tinoco nos possa aconselhar sobre o assunto do companheiro.
Conhece, por acaso, algum criador de confiança com quem se possa combinar a aquisição de um passarinho nas condições referidas atras ?

Acha que vai haver problemas de adaptação ?

Se calhar não somos grandes educadores.

Quero agradecer-lhe a sua paciência e disponibilidade.Comprámos um livro sobre periquitos mas é diferente falar com quem realmente sabe.
Tinoco
Membro Júnior

quarta mai 22, 2002 12:10 am

Tão novinha. :) Quanto mais novinho for, mais facilmente se adapta a vocês, não há duvida! Em relação a periquitos de loja eu não me queixo. O meu primeiro casal veio de uma amiga minha, em que a periquita tinha sido apanhada na rua e o periquito comprado na loja para lhe fazer companhia. Depois de ter o casal comprei mais duas periquitas em lojas e nunca tive problemas de sociabilidade. Comprei ainda uma outra que tenho neste momento e um que nasceu cá em casa. :) Em relação ao ser mimada é preciso ter cuidado quando adoptarem outro, porque ela não vai querer repartir a atenção, há que dar atenção ao novo, mas nunca deixar de dar atenção a ela. (Um aparte - A Tinoco :) ). Infelizmente não conheço nenhum criador, não vos posso ajudar nesse aspecto, mas talvez encontrem uma loja onde possam encomendar um novinho, para que facilmente se habitue a vocês. Os unicos problemas que tive de adaptação foi os mais velhos estranharem os novos, os novos nem ligaram e os velhos acabaram por se adaptar sem problemas. :) Acho que todos nós somos bons educadores se sobermos dar amor e boas condições de vida aos nossos animais. Não tem nada que agradecer, não me custa nada partilhar o que sei. Acho que o melhor para conhecer os animais não são os livros, mas sim a vivência que temos com eles, só assim os conhecemos realmente! ;) **
Responder

Voltar para “Aves”