porquinho da india com tumor na parede do intestino :(

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
maxigor
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 3:08 pm

quinta fev 14, 2008 5:00 pm

Foi detectado no meu porquinho uma massa no intestino que se revelou ser um tumor maligno. Ele continua vivaço e a comer, mas tem uma respiração ligeiramente abdominal.

A veterinária é de opinião que não deve ser operado, dado que a reacção destes bichos à anestesia é muito forte, podendo provocar-lhe paragens respiratórias, com um risco elevado de não sobreviver...Por isso penso que vamos aguardar os 2/3 meses de vida estimados com algum tratamento de cortisona, ainda não falei bem com a vet...

Alguém tem conhecimento de situações análogas?

Obrigada! :(
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sábado fev 16, 2008 6:50 pm

maxigor Escreveu:A veterinária é de opinião que não deve ser operado, dado que a reacção destes bichos à anestesia é muito forte, podendo provocar-lhe paragens respiratórias, com um risco elevado de não sobreviver...Por isso penso que vamos aguardar os 2/3 meses de vida estimados com algum tratamento de cortisona, ainda não falei bem com a vet...

Alguém tem conhecimento de situações análogas?
Bem, primeiro que tudo sinto muito o que se está a passar... Não tinha conhecimento de situações assim, a única coisa que vivi com os meus foi a sarna, que se curou bem...
O melhor mesmo é seguir o conselho da médica. Cuidados paleativos. Dar-lhe tudo de bom enquanto vai viver... Se não há mesmo solução (e sei que isso é doloroso) tentem passar mais tempo com ele, dar mimos, alimentação boa...
Enfim, acredito q é o que vão fazer...
É sempre complicado...
Beijinhos para ele.
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

domingo fev 17, 2008 2:50 pm

Lamentamos o estado do pequeno e um tumor mailigno no intestino é mesmo gravíssimo.

No entanto não é verdade que todos os porquinhos morram com anestesia ou que não podem ser efectuadas cirurgias. O que aprendemos com os veterinários neste país é que há muito pouca experiência em lidar com outros animais que não sejam cães e gatos e que em casos mais complicados evitam ter que fazer cirurgias, pois tirando muito poucos veterinários, a maioria não sabe fazer este tipo de intervenção.

No caso dos porquinhos, recomenda-se sempre uma anestesia feita com gás, em vez de injectável, porque pode ser muito melhor controlada e o animal acorda depressa, o que reduz bastante o risco de complicações por anestesia.

No caso de tumores malignos, deve-se claro pensar muito bem se existe alguma boa chance do animal recuperar, pois só aí vale a pena fazer a intervenção, porque normalmente os tumores já são muito grandes quando diagnosticados e muitas vezes já é tarde demais. Mas se houver uma boa chance, e o veterinário experiente, não se deverá dizer que não se faz uma cirurgia apenas por haver um risco grande de problemas devido à anestesia. Nos paises do Norte da Europa é bastante comum fazer cirurgias em porquinhos (ex:castração) .

No caso de se decidir por não fazer a cirurgia, não há muito a fazer senão proporcionar uns bons dias ao porquinho no pouco tempo que lhe resta. Claro que esse tempo pode variar, pois a situação pode evoluir depressa ou ainda levar meses.

Perdemos um porquinho por caso de um tumor no peito o ano passado e decidimos não fazer qualquer tratamento a partir do momento que foi descoberto, pois ele já era um pouco idoso para se sujeitar a isso (tinha 5 anos) e ainda teve 3 meses de uma vida normal.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
maxigor
Membro

quinta fev 21, 2008 11:03 am

Obrigada pelos vossos comentários.

Falei melhor com a vet, e de facto o que causa dúvida não é só a questão da anestesia, mas sobretudo os cuidados posteriores à operação, noemadamente a alimentação, que teria que ser introduzida gradualmente, primeiro apenas líquidos (dificil!) e depois os sólidos. Num animal deste porte a perda de peso seria significativa, já assim ele tem cerca de 1 kg, qdo em tempos áureos chegou a ter 1.350!

Depois há a questão das metásteses, que poderão já existir, ou a possibilidade de reeincidir no mesmo local. Segundo a vet, o Max continua vivaço e a comer bem porque o tumor é exterior ao intestino, e se a sua evolução for nesse sentido ele poderá sobreviver até 6 meses. Se atingir o interior do intestino ( e mesmo assim já há desiquilibrio de flora), poderá causar obstruções e naturalmente ele perderá o apetite. Será nesa altura que um decisão difícil terá que se4r tomada. :(.

Estou a aplicar-lhe cortisona dia sim dia não durante 2 semanas, e depois reavaliaremos a situação.

Obrigada!

P.S
Miklos, é o Rui Martins? Sou a Sandra que lhe tem levado os porquinhos nas férias...
miklos
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 22, 2008 12:22 am

Olá Sandra,

Sim, sou o Rui, e o Max é um velho nosso conhecido.
Lamentamos muito o sucedido e esperamos que ele viva feliz este tempo que lhe resta.

Cumprimentos,
Rui e Verena
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
maxigor
Membro

sexta fev 22, 2008 10:02 am

Obrigada pelo vosso apoio!
Infelizmente já vou tendo algum conhecimento destas coisas: já me morreram porquinhos com infecçoes respiratorias, renais, gastroenterite e agora isto :(
Vou dando notícias, por enquanto continua aparentemente bem, com apetite, um pouco preguiçoso, mas o outro, o Zé Milho, tb anda, é do inverno...
maxigor
Membro

sexta mar 07, 2008 2:48 pm

Ontem fui novamente à vet, após 2 semanas de cortisona em dias intercalados. Notei que nos últimos 3 dias em que não tomou cortisona, o peso baixou, a respiração tornou-se mais abdominal, mas o interesse pela comida manteve-se intacto. Ele agora pesa cerca de 1 kg, já não é o meu rechonchudo :(. A vet apalpou o tumor e sente-o mais rijo e ligeiramente maior. As fezes tb têem um odor diferente, fruto do desiquilíbrio de flora intestinal :(

A vet aconselhou a cortisona diariamente durante uma semana, vamos a ver como responde a este tratamento. Comentaram comigo que qdo um porquinho está para morrer os outros se afastam dele... isso ainda não acontece, eles continuam a dormir sobrepostos ou encostados...
maxigor
Membro

terça mar 11, 2008 10:21 am

A vida às vezes consegue ser muito irónica.... ontem quando cheguei a casa encontrei morto não o porquinho Max, que está doente, mas o outro, o Zé Milho, 2 anos . :(

Ainda estou perplexa, não percebo porquê, não notei nele qualquer alteração :(, talvez um pouco mais quieto, mas nada que me alertasse, pensei que estaria a acompanhar o ritmo mais lento do Max... Talvez tenha sido problemas cardíacos, estava muito gordinho ( 1.400 +-), mas ainda há há poucas semanas tinha sido elogiado pela Vet por ser um porquinho grande e muito bonito.

Com isto tudo, eu que tenho andado a pensar arranjar um amigo para o Zé Milho, que iria ficar sózinho brevemente, acabo por ir ficar sem os 2 em datas muito próximas :(
Bolas! :(
miklos
Membro Veterano
Contacto:

terça mar 11, 2008 12:33 pm

Lamento muito. :(
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Di1975
Membro Veterano

terça mar 11, 2008 7:56 pm

miklos Escreveu:Lamento muito. :(
Faço minhas também as palavras do Miklos. Custa muito.
Eu tenho o Sebastião muito doente, vai ser operado amanhã... Quase perdia a Expo na Ericeira pq não queria deixá-lo sozinho :cry: Comecei a notá-lo muito encolhido (sinal de diarreia) e verifiquei que tinha fezes secas nos genitais, era diarreia mesmo... Deixou de comer, entrei em pânico. Não que ele não quisesse mas não consegue e aí vi logo que eram os dentes... Liguei no Sábado para o Dr. Rui Patrício mas não estava... A colega que me atendeu foi muito atenciosa, tentou localizá-lo, deu-me tb a quantidade certa de Ultra-Levur. Só na 2ª feira estaria lá o Dr...
Fui lá ontem. Tirou RX´s e vai ter que operar para cortar as coroas dos molares do Sebastião. Deu-me outra papa melhor para dar ao porquinho com a seringa e tb um anti-inflamatório. Não durmo bem há 4 noites pq tenho que alimentar o Sebastião, medicar, aquecê-lo, etc. Custa muito vê-los assim... Não teria sabido o que fazer até pq de inicio via-o encolhido encostado à sua fêmea e pensei que fosse por ter frio... Tive a ajuda e "dicas" de alguns criadores experientes que me alertaram e tb acalmaram durante fim de semana.
São coisas que não nos passam pela cabeça, realmente...
Estou tão triste... acolho e salvo tantos exóticos, faço tão bem a todos... estou com azar :cry: neste momento o Sebastião juntou-se a outros 3 que tenho na "enfermaria", uma delas (hamster Sírio que adoptei) tb vai ser operada amanhã a seguir ao Sebastião.
Sinto muito a tua perda, entendo-te muito bem... Nunca é fácil. Força.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
maxigor
Membro

quarta mar 12, 2008 9:29 am

Obrigada pelas vossas palavras!

Custa sempre ver um animal sofrer, é essa a parte negativa de quem ama os animais, e é nessa parte que nos distinguimos de quem apenas lhes acha alguma gracinha...fazemos sempre das tripas coração e tentamos ao máximo preservar-lhes a qualidade de vida até ao limite do razoável...Mas é muito compensadora toda a dedicação que lhes temos.
Mas o que mais custou foi o inesperado, do Max infelizmente eu esperava a qualquer momento, mas dum porquinho aparentemente saudável é chocante. Neste momento tento mimar muito o max, vou novamente hoje ao vet, mas parece-me que ele já nao come grande coisa... parece-me que o fim está próximo :(, já tenho medo de chegar a casa e ter que ver o que é inevitável, mais dia menos dia....

Ainda pensei em arranajr um amigo para o Max, mas não acho que ele esteja em condições de aguentar a pressão de uma nova junção ( já passou por 2) e além disso não seria por muito tempo :(

E com isto acho que vou acabar temporariamente com a minha dedicação aos porquinhos, não por desgosto, mas porque de facto com uma cadela e um puto de 2 anos já não tenho tanta disponibilidade para os mimar como o fazia anteriormente.... Mas o meu filho, maluquinho como a mãe por animais não deve tardar a pedir para levar bicharocos lá para casa :)
Ele deu por falta do Zé Milho, e eu disse-lhe que ele tinha ido para outra casa, mas ele adoptou a sua própria explicaçao: " fugiu - rua".... mas de vez em quando vai procurá-lo na gaiola. :(

Boa sorte para as operações dos teus meninos! Vais ver que vai correr tudo bem!
maxigor
Membro

quinta mar 13, 2008 9:29 am

Ontem fui novamente à vet, e ela acha que está por dias... :( Reforçou a cortisona e deu-lhe vitaminas, mas ele já come notoriamente menos, ontem que eu visse comeu um bocadinho de couve e cenoura...

Quanto ao Zé Milho, o que morreu, ela acha que pode ter sido falha acardíaca, mas tb algo deprimido por sentir o Max mais parado...
Di1975
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 12:43 am

maxigor Escreveu:Ontem fui novamente à vet, e ela acha que está por dias... :(
Não tenho palavras... Coragem...
Ele está a sofrer muito?... Perdoa-me a pergunta, a frontalidade e talvez até a falta de conhecimento mas... Não será possivel "aliviar" o sofrimento dele antes que o cenário fique ainda mais caótico?... :?
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
maxigor
Membro

sexta mar 14, 2008 9:20 am

Ele está um bocadinho mais parado, mas continua dócil como era e ainda tem algum interesse pela comida, e saboreia o calor do colo. Mas também sentirá a falta do outro :(

Eu já pensei nisso, e acho que será inevitável pensar na eutanásia, mas como estamos a avaliá-lo semanalmente estamos a tentar adia-la enquanto possivel. Ele não se queixa de dores , mas confesso que tb não sei como é que ele se manifestaria.... só se queixa quando é apalpado pela vet, que nota que o tumor está mais espesso...

Sinceramente não espero que chegue á próxima consulta, na prox 4º feira :( , mas qualquer alteração falo logo com a vet.
Di1975
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 2:37 pm

sinto muito mesmo, acredita... :cry:
n sei q dizer mais... deixa-o estar enqto tem interesse por comida e enqto saboreia o calor do colo, pegando nas tuas palavras bonitas... mas qdo vires q n dá mais... ajuda-o...
Responder

Voltar para “Exóticos”