Lista reprovada por criadores e donos
O Clube Português de Canicultura diz que não foi ouvido na preparação do diploma, mas considera a esterilização dos animais uma medida demasiado radical.
O Rottweiler Clube de Portugal acusa o Governo de legislar sem conhecer o assunto.
Sete raças em extinção...e sigam os SRD!
Moderador: mcerqueira
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida ... ibidos.htm
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Eu acho que o governo tirou estes dias para as proibições
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291
Onde está seriedade nestas criaturas? ???????
http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291
Onde está seriedade nestas criaturas? ???????
Concordo plenamente com o que o forista PaulloSantos disse acerca das declarações do ministro da agricultura!
Será possível que os políticos não pensem nas consequências daquilo que dizem aos meios de comunicação, mesmo sabendo que as suas afirmações vão ser vistas e ouvidas por muitas pessoas?!
Se o senhor ministro não tem experiência em lidar com cães, devia informar-se antes de vir afirmar aquelas barbaridades. Segundo ele, e pelo que eu percebi (corrigam-me se estiver enganada) a atitude que o governo está tomar é porque os donos destes animais não tiveram civismo suficiente para os deixar fechados (sim, pk segundo o próprio estes animais nem de açaime deviam vir à rua!) e assim não deixaram qualquer hipotese ao governo a não ser avançar com esta nova lei. É preciso ser muito ignorante em relação ao assunto para se vir dizer isto, porque qualquer pessoa minimamente interessada e entendida em cães sabe que é muito maior o perigo de acontecer alguma coisa se o animal não tiver sido sociabilizado correctamente. Se calhar por isso é que acontecem os acidentes que são descritos, porque há pessoas que têm os animais sempre fechados e quando estes se soltam têm atitudes imprevisiveis. Se o animal tiver donos responsáveis, for bem tratado e sociabilizado correctamente, irá ser um cão afável independentemente da sua raça.
Apesar de nunca ter tido nenhum cão de nenhuma destas raças sinto-me indignada por tudo isto estar a acontecer.
Será possível que os políticos não pensem nas consequências daquilo que dizem aos meios de comunicação, mesmo sabendo que as suas afirmações vão ser vistas e ouvidas por muitas pessoas?!
Se o senhor ministro não tem experiência em lidar com cães, devia informar-se antes de vir afirmar aquelas barbaridades. Segundo ele, e pelo que eu percebi (corrigam-me se estiver enganada) a atitude que o governo está tomar é porque os donos destes animais não tiveram civismo suficiente para os deixar fechados (sim, pk segundo o próprio estes animais nem de açaime deviam vir à rua!) e assim não deixaram qualquer hipotese ao governo a não ser avançar com esta nova lei. É preciso ser muito ignorante em relação ao assunto para se vir dizer isto, porque qualquer pessoa minimamente interessada e entendida em cães sabe que é muito maior o perigo de acontecer alguma coisa se o animal não tiver sido sociabilizado correctamente. Se calhar por isso é que acontecem os acidentes que são descritos, porque há pessoas que têm os animais sempre fechados e quando estes se soltam têm atitudes imprevisiveis. Se o animal tiver donos responsáveis, for bem tratado e sociabilizado correctamente, irá ser um cão afável independentemente da sua raça.
Apesar de nunca ter tido nenhum cão de nenhuma destas raças sinto-me indignada por tudo isto estar a acontecer.
Oi Cristina, sê bem aparecida 
Eu podia dizer-te o que fiz, quando se começou a falar em projectos de Lei de diversos partidos para BSL em Portugal (se quiseres ainda os tenho aqui todos), mas algumas coisas tu até já sabes. Por isso vou apenas dizer-te o que vou fazer agora: Acabaram-se as raças "potencialmente perigosas" em minha casa. Quanto aos que tenho neste momento, a Rottweiler está quase com 10 anos, não a vou esterelizar com esta idade, multem-me se quiserem. O Am Staff, já está castrado há quase 1 ano. Ainda não percebi é até onde vai a "excepção" dos cães com LOP!!
Por acaso estou curioso em saber, agora que lhes vão mexer nas receitas, se finalmente o CPC vai fazer alguma coisa ou se vai optar por manter o mesmo distanciamento de sempre. Idem para os clubes de raça. Mas estou cá com um feeeling que a tal excepção dos cães com LOP é capaz de ser a "desculpa" para manterem a habitual apatia. É que os clubes e associações, existem exactamente para manifestar e fazer valer os direitos dos seus associados, mas pelos vistos há quem ache que servem apenas para receber pagamentos e quotas e defender alguns interesses que ainda não atingi quais são! Eu sou sócio de uma associação de raça, da qual só ouço falar uma vez por ano.....normalmente para me pedirem o pagamento da quota anual. Assim, não vale a pena.

Eu podia dizer-te o que fiz, quando se começou a falar em projectos de Lei de diversos partidos para BSL em Portugal (se quiseres ainda os tenho aqui todos), mas algumas coisas tu até já sabes. Por isso vou apenas dizer-te o que vou fazer agora: Acabaram-se as raças "potencialmente perigosas" em minha casa. Quanto aos que tenho neste momento, a Rottweiler está quase com 10 anos, não a vou esterelizar com esta idade, multem-me se quiserem. O Am Staff, já está castrado há quase 1 ano. Ainda não percebi é até onde vai a "excepção" dos cães com LOP!!
Por acaso estou curioso em saber, agora que lhes vão mexer nas receitas, se finalmente o CPC vai fazer alguma coisa ou se vai optar por manter o mesmo distanciamento de sempre. Idem para os clubes de raça. Mas estou cá com um feeeling que a tal excepção dos cães com LOP é capaz de ser a "desculpa" para manterem a habitual apatia. É que os clubes e associações, existem exactamente para manifestar e fazer valer os direitos dos seus associados, mas pelos vistos há quem ache que servem apenas para receber pagamentos e quotas e defender alguns interesses que ainda não atingi quais são! Eu sou sócio de uma associação de raça, da qual só ouço falar uma vez por ano.....normalmente para me pedirem o pagamento da quota anual. Assim, não vale a pena.
[/quote]Lista reprovada por criadores e donos
O Clube Português de Canicultura diz que não foi ouvido na preparação do diploma, mas considera a esterilização dos animais uma medida demasiado radical.
O Rottweiler Clube de Portugal acusa o Governo de legislar sem conhecer o assunto.
Humm....porque será que o CPC considera a esterelização demasiado radical? Será preocupação com os cães e com os donos, ou com a prespectiva de ver diminuidas as suas receitas por registos de ninhadas? Por um lado, se calhar isto até é bom para que criadores, associações e clubes acordem....mexem-lhes nos bolsos, pode ser que finalmente se mexam!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Paulo, como sabes a minha vida deu uma cambalhota da qual ainda ando em sessões de equilibrismoPaulloSantos Escreveu:nynf Escreveu:Bem, muitos de nós previmos que este dia viria a acontecer em Portugal. Era de esperar.
Tal como é de esperar o habitual.
Muito blablabla, muita indignação, muito disparate á mistura, muita contestação...e umas bjecas e tremoços.
Depois? Bem depois logo se vê não é?
Foi o que aconetceu quando a Lei dos PPs foi instaurada, foi o que aconteceu quando foi adicionada a lista completa de raças, foi o que aconteceu quando se agravou a lei e as penalizações. basta fazer pesquisa em qualquer forum.
Bom. Bom. Bom.
Hoje são estas raças, amanhã serão outras, depois dos cães...o que será?
A única forma de mostrar indignação e não perder a razão é usando a inteligência.
Eu quero saber o que é que o CPC diz sobre isto.
E o Clube de Raça.
E as Associações.
E quero saber no que posso ajudar, para além de cumprir a Lei á risca e além disso ter feito o teste de sociabilidade e BH com a minha actual cadela.
Eu quero saber, porque tenho o direito de saber, quais as bases para esta tomada de posição e em que contexto se inserem.
Mas eu sózinha não posso saber nada disto porque sou apenas uma cidadã que cumpre e paga impostos.
Então vamos perguntar a quem de direito.
Acho eu de que (como dizia alguém...)...
Eu vou perguntar a quem de direito. Travar este despacho está fora de questão - sejamos realistas!
Mas eu quero que a minha filha tenha a livre opção de poder conviver com qualquer uma das 7 magnificas raças.
E quero saber que caminho tomar, que acções desenvolver, para que isso seja uma realidade e não um "era tão bom se..."
E vocês? O que é que vocÊs vão fazer?
Olá Cristina, é um prazer reler-te novamente por aqui
Concordo com aquilo que acabaste de escrever.
No entanto e nestas discussões, vem sempre algo à baila.
O que é que se fez para lutar com o actual estado das coisas ?
Pessoalmente, pessoas como eu, como tu e muito outros, temos sido, em meu entender, donos responsáveis e isso é tão somente aquilo que nós é exigido, não só pela Lei, mas pelo bom senso.
Acho que, que isto deveria ser motivo suficiente.
Eu não tenho de ser policia daquilo que se passa na porta ao lado da minha.
Eu não tenho de ser o agente fiscalizador, de uma Lei mal elaborada e muito raramente fiscalizada por quem de direito.
Não me venham dizer que se as coisas chegaram ao ponto que chegaram, que a culpa é "nossa".
A culpa é de quem não cumpre a Lei... a culpa é de quem não fiscaliza no sentido de assegurar que essa mesma Lei, seja aplicada na íntegra, seja ela para PPs, seja para os cães em geral.
Continuamos TODOS OS DIAS a cruzarmo-nos com cães que se passeiam soltos, nas barbas das autoridades, sem que ninguém se preocupe com esse facto.
Não vejo, muito sinceramente, nada mais a fazer.

Mas uma situação com esta gravidade nunca me passaria ao lado.
Concordo contigo ... MAS...
Não é o momento de procurarmos culpados, nemd e apontarmos o que podia ter sido mas não foi feito.
Temos que aprender com os erros cometidos, analisar friamente a situação presente e tentar perspectivar as várias probabilidades futuras.
E temos que acreditar que todos deram o seu melhor, o melhor que podiam e sabiam.
Os donos porque foram consciente e cumpriram a lei, na esperança que isso bastasse para proteger as suas raças.
O Clube da Raça porque tem falta de pessoas, porque não tem a ajuda dos seus membros, porque é um barco que poucos têm a coragem de pegar no leme...e poucos não podem fazer muito. Fazem o que podem.
A Associação do Amigo do Rottweiler porque desde sempre desenvolveu várias acções em defesa da raça, tentando sensibilizar, educar e responsabilizar todos os que possuem ou pensam possuir um Rottweiler.
Falo destas porque são as que conheço. Mas acredito que nas das outras raças se passe o mesmo, e que tenham feito o melhor que podiam.
É muito fácil "empurrar" responsabilidades e culpas, mas depois de estarmos por dentro da dificuldade que é conseguir-se fazer alguma coisa sem apoio e sem outras mãos e cabeças, passamos a ter um grau maior de tolerância.
Agora o que é preciso é união. O que é preciso é unir esforços, conhecimentos tecnicos, profissionais, pessoais, que possam ser uteis. É preciso que todas as partes esqueçam as diferenças e o que as separa, e se concentrem no que as une...a paixão por estas raças, a indignação perante a injustiça desta lei, a vontade de lutar por algo diferente. Só assim podemos conseguir um meio termo, que se enquadre na actual panoramica, sem falsas ilusões nem aspirações irreais.
Temos que jogar o mesmo jogo, temos que jogar do mesmo lado do campo. Em defesa da justiça. Em defesa da liberdade. Em defesa dos nossos cães...das nossas raças....e de todos os outros que certamente se seguirão caso nada façamos.
Eu estou disponivel. Mas só para acções sérias e inteligentes. A última coisa que estas raças necessitam é de mais publicidade negativa e confusão.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Pois eu acho que o que se está a passar com este novo decreto, é o que se passa em relação a muitas outras coisas, ou seja, a lei existe mas como não se cumpre e nem se faz por cumprir, então nada como radicalizar e desta forma por fim ao suposto problema.
É a maneira mais fácil de actuar e nada de estranhar se entretanto fizermos um juizo acerca daquilo a que a nossa sociedade tem assistido nos últimos tempos. O problema é que em nome de uma democracia, tomam-se medidas radicais, sem ouvir as partes, e mais grave, impõe-se...
Eu tenho as minhas dúvidas que com este tipo de governantes que actuam de forma unilateral, se consiga algo com petições ou semelhante.
A "ferramenta" a meu ver, será a comunicação social, ações de protesto em locais de visibilidade, o mostrar à população em geral que de facto não é assim como querem pintar, como tal penso que os interessados devem ponderar de forma objectiva, que frente "atacar" e utilizarem os mais variadissimos meios hoje disponiveis, para combinar, dar a conhecer e elaborar óbviamente um movimento responsável como intuito de por fim a este radicalismo.
Penso que trazer à coação grupos de veterinários, associações, criadores, proprietários e público em geral, de forma a criar um debate justo, participativo e elucidativo, só trará benefícios...
É a maneira mais fácil de actuar e nada de estranhar se entretanto fizermos um juizo acerca daquilo a que a nossa sociedade tem assistido nos últimos tempos. O problema é que em nome de uma democracia, tomam-se medidas radicais, sem ouvir as partes, e mais grave, impõe-se...
Eu tenho as minhas dúvidas que com este tipo de governantes que actuam de forma unilateral, se consiga algo com petições ou semelhante.
A "ferramenta" a meu ver, será a comunicação social, ações de protesto em locais de visibilidade, o mostrar à população em geral que de facto não é assim como querem pintar, como tal penso que os interessados devem ponderar de forma objectiva, que frente "atacar" e utilizarem os mais variadissimos meios hoje disponiveis, para combinar, dar a conhecer e elaborar óbviamente um movimento responsável como intuito de por fim a este radicalismo.
Penso que trazer à coação grupos de veterinários, associações, criadores, proprietários e público em geral, de forma a criar um debate justo, participativo e elucidativo, só trará benefícios...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Agora, ao ler mais atentamente a noticia do Portugal Diário, algo despertou a minha atenção:
Gostava, muito sinceramente de saber, deste tais 1.000 cães referenciados como sendo Perigosos, quantos deles, fazem parte da Lista dos Potencialmente Perigosos.
Em Portugal, estão registados perto de 5500 cães de raças perigosas e existem ainda cerca de mil cães referenciados como perigosos por terem atacado pessoas ou mostrado sinais de agressividade não controlada
Gostava, muito sinceramente de saber, deste tais 1.000 cães referenciados como sendo Perigosos, quantos deles, fazem parte da Lista dos Potencialmente Perigosos.
Última edição por PaulloSantos em sexta mar 14, 2008 3:20 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Sim Cristina, estou de acordo contigo e tal como tu, também eu estou disponivel para o que for necessário, mas sempre nestes termos:
nynf Escreveu: Eu estou disponivel. Mas só para acções sérias e inteligentes. A última coisa que estas raças necessitam é de mais publicidade negativa e confusão.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
isto é uma vergonha estes srs metem nojo estão muito preocupados como eu ouvi o palhaço do ministro dizer com os 5 ataques verificados por estas raças durante o ano de 2007 coitados,eles diviam era se preocupar com as 7 mortes numa semana em lisboa isso sim não venham querer fazer-nos de estupidos porque nós começamos a estar fartos destes srs.penso que o cpc e os vários criadores destas raças deviam tentar fazer qualquer coisa senão é o fim destas raças.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá PauloPauloC1 Escreveu:Oi Cristina, sê bem aparecida

Sim, sei e lembro-me. Também posso dizer que sempre que a Agidog organizou os passeios de rottweilers, a comunicação social foi sempre avisada e convidada e nunca lá apareceu ninguém.
Acho que todos tentámos, mas não nos unimos realmente.
Acho que isto afecta todos os que gostam de cães e não só os donos destas raças.
Acho que se o CPC nunca se mexeu seriamente é porque vivemos numa sociedade em que é mais facil ser-se conivente do que ter os tomates no sitio. Quem faz o CPC sõa os criadores de todas as raças que são associados. Se quem está lá funciona ou não, enfim...temos as entidades que merecemos.
Acredito que desta vez será diferente, seja por que razão for, que ajude estas raças. É só isso que interessa.
Última edição por nynf em sexta mar 14, 2008 3:43 pm, editado 2 vezes no total.
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>
Eu estou disponível para colaborar também numa acção nesses moldes.
Relativamente ao decreto lei em questão, tenho muita curiosidade em o ler. Há muitas questões que estão em aberto. . .
Para mim tem-se ultrapassado o limite de toda a liberdade...
Relativamente ao decreto lei em questão, tenho muita curiosidade em o ler. Há muitas questões que estão em aberto. . .
Para mim tem-se ultrapassado o limite de toda a liberdade...

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
- Contacto:
Aquilo que eu tenho ouvido durante o dia de hoje, inclusivé no programa Fórum da TSF, é que existem em Portugal 5500 cães de raças potencialmente perigosas registados, dos quais cerca de 1000 (20%) já são considerados à luz da regulamentação em vigor, efectivamente perigosos.PaulloSantos Escreveu:Agora, ao ler mais atentamente a noticia do Portugal Diário, algo despertou a minha atenção:
Em Portugal, estão registados perto de 5500 cães de raças perigosas e existem ainda cerca de mil cães referenciados como perigosos por terem atacado pessoas ou mostrado sinais de agressividade não controlada
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
Foi a ideia com que fiquei também!Bullie Escreveu:Aquilo que eu tenho ouvido durante o dia de hoje, inclusivé no programa Fórum da TSF, é que existem em Portugal 5500 cães de raças potencialmente perigosas registados, dos quais cerca de 1000 (20%) já são considerados à luz da regulamentação em vigor, efectivamente perigosos.PaulloSantos Escreveu:Agora, ao ler mais atentamente a noticia do Portugal Diário, algo despertou a minha atenção:
Senhores criadores ou de associações, pode parecer ridiculo ou disparatado mas , e se oferecessem um exemplar de uma destas 7 raças ao ministro ou ao filho do ministro? às vezes tambem com mel se apanham moscas.....
Sofia