Sete raças em extinção...e sigam os SRD!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sexta mar 14, 2008 3:44 pm

Bullie Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:Agora, ao ler mais atentamente a noticia do Portugal Diário, algo despertou a minha atenção:

Em Portugal, estão registados perto de 5500 cães de raças perigosas e existem ainda cerca de mil cães referenciados como perigosos por terem atacado pessoas ou mostrado sinais de agressividade não controlada

Gostava, muito sinceramente de saber, deste tais 1.000 cães referenciados como sendo Perigosos, quantos deles, fazem parte da Lista dos Potencialmente Perigosos.
Aquilo que eu tenho ouvido durante o dia de hoje, inclusivé no programa Fórum da TSF, é que existem em Portugal 5500 cães de raças potencialmente perigosas registados, dos quais cerca de 1000 (20%) já são considerados à luz da regulamentação em vigor, efectivamente perigosos.
Registados onde ? Nas Juntas ? Eu não percebi muito bem a que registo eles se referem.

Eu há dias atrás, consultei o site do CPC e só Rottweilers, desde 1999 a 2006, constavam cerca de 18.000 cães registados no LOP.

Tendo em conta a esperança media de vida de um Rott, boa parte deste 18.000 estão certamente vivos, daí que não entenda muito bem a que registo eles se referem.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta mar 14, 2008 3:47 pm

nicosa Escreveu:Senhores criadores ou de associações, pode parecer ridiculo ou disparatado mas , e se oferecessem um exemplar de uma destas 7 raças ao ministro ou ao filho do ministro? às vezes tambem com mel se apanham moscas.....
Sabem uma coisa? A mim não me parece nada disparatado. Era mediático o suficiente. Mas acho que seria uma injustiça votar o pobre cachorro á incerteza de donos que não sabem, o que são cães. A não ser que oferecessem também manual de instruções e uns meses de treino gratis :P
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PaulloSantos
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 3:49 pm

nynf Escreveu:
nicosa Escreveu:Senhores criadores ou de associações, pode parecer ridiculo ou disparatado mas , e se oferecessem um exemplar de uma destas 7 raças ao ministro ou ao filho do ministro? às vezes tambem com mel se apanham moscas.....
Sabem uma coisa? A mim não me parece nada disparatado. Era mediático o suficiente. Mas acho que seria uma injustiça votar o pobre cachorro á incerteza de donos que não sabem, o que são cães. A não ser que oferecessem também manual de instruções e uns meses de treino gratis :P

LOL, mas se isso acontecer, vou laçar a confusão sobre a Ferrari e dizer mal deles todos os dias 8)
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p> </p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

PaulloSantos Escreveu:
Bullie Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:Agora, ao ler mais atentamente a noticia do Portugal Diário, algo despertou a minha atenção:

Em Portugal, estão registados perto de 5500 cães de raças perigosas e existem ainda cerca de mil cães referenciados como perigosos por terem atacado pessoas ou mostrado sinais de agressividade não controlada

Gostava, muito sinceramente de saber, deste tais 1.000 cães referenciados como sendo Perigosos, quantos deles, fazem parte da Lista dos Potencialmente Perigosos.
Aquilo que eu tenho ouvido durante o dia de hoje, inclusivé no programa Fórum da TSF, é que existem em Portugal 5500 cães de raças potencialmente perigosas registados, dos quais cerca de 1000 (20%) já são considerados à luz da regulamentação em vigor, efectivamente perigosos.
Registados onde ? Nas Juntas ? Eu não percebi muito bem a que registo eles se referem.

Eu há dias atrás, consultei o site do CPC e só Rottweilers, desde 1999 a 2006, constavam cerca de 18.000 cães registados no LOP.

Tendo em conta a esperança media de vida de um Rott, boa parte deste 18.000 estão certamente vivos, daí que não entenda muito bem a que registo eles se referem.
Aqui está uma excelente pergunta.

Aliás, acho que se deviam reunir as questões mais pretinentes para serem colocadas ás várias entidades envolvidas...
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

Segundo percebi, os cães registados no LOP não serão obrigados à esterilização?
PaulloSantos
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 3:51 pm

dinodane Escreveu:Segundo percebi, os cães registados no LOP não serão obrigados à esterilização?
Esse é também a outra parte que ainda não consegui perceber.
<p> </p>
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

sexta mar 14, 2008 3:54 pm

PaulloSantos Escreveu:
dinodane Escreveu:Segundo percebi, os cães registados no LOP não serão obrigados à esterilização?
Segundo a minha interpretação os que não são obrigados à esterelização são os de criadores.... Penso eu de que....
Sofia
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

sexta mar 14, 2008 3:57 pm

nicosa Escreveu:
PaulloSantos Escreveu:
Segundo a minha interpretação os que não são obrigados à esterelização são os de criadores.... Penso eu de que....
É a minha interpretação também... a que fica reduzida a diversidade genética??
Muito complicado...por isso referia que gostava de ver a lei aque se referem as notícias!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mar 14, 2008 3:57 pm

:lol: ... :| .... :roll:
nynf
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 14, 2008 3:58 pm

Então e se eu tiver uma declaração veterinaria em como a minha cadela sofre do coração e não pode ser submetida a uma anestesia geral?

Vamos aguardar pelo despacho real, porque se nãoe stamos a discutir no escuro. A comunicação social lança a confusão...não a informação.

penso que ás 19h vai haver uma reportagem na TSF. penso que todos deveriamos ouvir.

http://www.tsf.pt/online/vida/interior. ... =TSF189485
<p>&nbsp;</p>
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta mar 14, 2008 4:03 pm

nynf Escreveu:Então e se eu tiver uma declaração veterinaria em como a minha cadela sofre do coração e não pode ser submetida a uma anestesia geral?
Possivelmente poderia ficar isenta da esterilização obrigatória. Mas toda a maneira também não a poderia reproduzir, ou melhor, não valeria a pena, penso eu!
nynf
Membro Veterano
Contacto:

sexta mar 14, 2008 4:06 pm

CasadelMar Escreveu:
nynf Escreveu:Então e se eu tiver uma declaração veterinaria em como a minha cadela sofre do coração e não pode ser submetida a uma anestesia geral?
Possivelmente poderia ficar isenta da esterilização obrigatória. Mas toda a maneira também não a poderia reproduzir, ou melhor, não valeria a pena, penso eu!
Casalmar, a questão era retórica apenas para demonstrar que sem sabermos daquilo que estamos a falar podemos colocar todas as perguntas e mais alguma :) sem qualquer resultado prático.

Além disso eu sou contra a esterilização e castração sem motivos de saude ou de risco que justifiquem.
<p>&nbsp;</p>
PaulloSantos
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 4:08 pm

Como a Cristina já referiu, o melhor é esperarmos pelo diploma, em vez de fazermos suposições.

No que ouvi das declarações do ministro, não me pareceu haver excepções à criação... não sei se assim é ou não.

Se for, estas 7 raças, para já, estão condenadas à extinção em Portugal... mas outras se seguirão, e acreditem, muito em breve.

Vou esperar para ler o diploma na sua totalidade e tentar compreender o que afinal de contas se pretende com tudo isto.
<p> </p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

Querem acabar com as raças da lista dos Potencialmente Perigosos, para que?- pergunto eu!
Não sei se mt coisa vai mudar, a não ser o sufrimento de pessoas que tanto amam estas raças e vao ter de se despedir delas.
Os donos responsaveis vão estrelizar, vão fazer testes e etc. Mas sera que os vandalos que cruzam cães destes, vendem a pressos simbolicos e participam em lutas de cães vao faze-lo?- eu acho que não, vão tentar fugir a lei, se há armas ilegais, porque que não haverao caes ilegais!?

Em vez de eleminar estas fabulosas raças deviam era eleminar os parvos que os reproduzem a torto e a direito, aqueles que participam em lutas de cães, fazer testes de aptidao aos donos e ver quem pode e quem nao pode ter este tipo de cão, tentar mudar o homem "burro" e não o cão!

Ainda ontem fui ao Teatro de Vilarinha(aqui no Porto), passamos pelo bairro de Ramalde(um bairro mal frequentado... :? ) os menes começaram a pegar conosco nos ignoramos, e depois fiz uma pergunta aos meus colegas: -O que acham da raça Pit Bull? É um cão muito bonito não é?
Sabem o que me responderam?
- Lindo, mas de longe!- Sofia
- Aquele cao é mesmo potente! Se eu vive-se ali naquele bairro eu gostava de ter um Pitt Bull, como guarda pessoal, assim atacava quem me quisese fazer mal!- Andre
- Um Pitt Bull não ataca pessoas!- eu
- Desculpa, o Piit é um cão muito perigoso desenvolvido em laboratorios para matar!-Andre
- Desculpa? O Pitt é um cao que luta com touros e ursos, um bom exempelar é totalmente obediente ao dono e nao morde em pessoas!-eu

O rapaz nem me ouviu, ficou na dele, e muita parte da juventude pensa que o Pitt o Rott, e etc sao caes feitos em laboratorios para matar! E comer criancinhas ao almoço! :cry: Pouca informaçao isso sim!

Um cão com tanto Potencial a ser mal aproveitado...........por mtx! :cry:

Temos de fazer algu, temos de salvar os "Perigosos" do verdadeiro monstro, o homem!
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

E nós os interessados ou preocupados ,vamos ouvir.
Mas e os 90% de ignorantes que seguem todos em rebanho atrás do que as televisões dizem? Basta vermos no Portugal Diário na iol . Já vão em 8 ou 9 páginas de comentários. Aproveitam-se ( a favor ou contra ) meia duzia. Por isso é que digo , o povo vai atrás do que vê ou induzem a ver....
Sofia
Responder

Voltar para “Cães”