""não gosto nada de gatos""

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

sexta mai 09, 2003 8:43 am

Desculpem, mas tenho que partilhar o seguinte convosco:

Ontem tive cá uma visita que mal entrou em minha casa, olhou para o meu gato e fez o ar mais enjoado do mundo e me disse na cara: "não gosto nada de gatos, os cães são bem melhores"...

Isto não me tinha irritado se não fosse já a centésima vez que mo dizem.
"Odeio gatos", "os gatos são horríveis", "gosto muito mais de cães", já quase me parecem slogans contra os gatos.
Não vos acontece o mesmo?!?!?

É que já tive desde cães, pássaros, ratos, coelhos, peixes, (até um pato de estimação!), e nunca comparei a tartaruga com o cão, ou o pato com o gato, amei-os exactamente pela sua diferença...

Bem, mas fiquei tão irritada que liguei bem mais ao Duarte o resto da noite que à dita visita.
O que é que vocês costumam dizer quando lhes atiram isso à cara? A mim só me apeteceu dizer: "tm não gosto do teu cabelo oleoso e tenho que estar a vê-lo..." :evil: :
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

sexta mai 09, 2003 8:53 am

:lol: Graças a Deus que vivemos numa democracia e como tal podemos exprimir os nossos gostos livremente. Há que respeitar. Agora o que está nos limites da boa educação é entrar na casa de um dono de um gato e lá dentro dizer que não gosta nada de gatos! Se calhar o sensato e o educado era não manifestar qualquer opinião sobre gatos. Mas infelizmente as pessoas têm cada vez menos educação em parte porque deixaram de ter valores e exemplos a seguir e vivem sufocados nesta sociedade cada vez mais individualista.
Desculpem a filosofia, se calhar nem devia estar a fazer estas considerações sobre a sua visita que nem conheço. Mas parti do princípio que tal como ela não gosta nada de gatos, você também não morre de amores por ela :lol: :oops:
Uma coisa é certa: quem não gosta de gatos nunca fez um esforço para os conheçer e por isso não sabe o que perde. Estão mais pobres e nisso nós somos mais ricos :p
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta mai 09, 2003 9:02 am

Esta é uma boa questão. Eu, há coisa de 1 ano e meio, se me perguntassem se gostava de gatos, respondia logo: "Nem por isso, prefiro cães". O facto é que desde muito cedo fui habituado a ter a presença de cães perto de mim, ao contrario de gatos. Nunca tive uma relação muito proxima com gatos. Nunca tive, e sempre que ia a casa de alguém com tivesse um, a minha 1ª impressão em relação ao gato era de desconfiança. Entretanto, a minha namorada recolheu da rua uma gatita, a Teca. E foi com ela que aprendi a gostar de gatos. Descobri um mundo novo, esse mundo mágico dos felinos.

Acho que quem está habituado a lidar com cães e não com gatos, tem sempre a tendencia a "comparar" um cão com um gato, em termos de personalidade, comportamentos, hábitos, sei lá. Claro está que essa comparação é por vezes impossivel, porque são animais com caracteristicas completamente diferentes entre si .... ou não!.. ;)

Certo é que sinceramente neste momento não consigo fazer distinção entre o meu gosto por gatos ou cães. Se me perguntarem de qual gosto mais..... a resposta é "ambos". Cada um à sua maneira, cada um com o seu comportamento, cada um com as suas atitudes, mas adoro ambos.

No outro dia o meu pai foi lá a casa. Mal lá chegou disse "Gatos... até me arrepia olhar para eles! Meus ricos cães!"

Fiz de conta que não houvi. Ao fim de meia hora fui dar com ela na cozinha a olhar para os gatos a brincar e a dizer "Os bichos são mesmos engraçados" Passadas hora e meia, tive de ir à rua comprar qqr coisa, qd cheguei fui dar com ele sentado na sala, os gatos aos pinotes por cima dele e o meu pai a rir às gragalhadas!

Quando foi embora disse: "Os teus gatos são um espanto."

Calro que fiqui assim :o
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sexta mai 09, 2003 9:39 am

Quando eu oiço a tal frase ("Não gosto de gatos), não me irrito porque também já tive essa opinião e, portanto percebo o que essas pessoas estão a sentir. A minha resposta é invariavelmente a mesma: "Só diz isso quem nunca teve gatos". Quanto ao facto de se dizer que se prefere cães a gatos, se as pessoas falam com conhecimento de causa, tambem o entendo tal como entendo o contrário. São seres de comportamento distinto, logo, é natural que uns se adaptem mais à personalidade dos gatos e outros à personalidade dos cães. E como nos cães, o comportamento difere consoante a raça, entendo que uns gostem mais de uma raça e outros de outra. É natural.
Maria João
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mai 09, 2003 10:27 am

Olá

Partilho completamente aopinião da Maria João, eu desde miúda que convivi sempre com cães. O meu avô foi criador durante muitos anos, eu tive uma cadelinha que adorava.

E para complementar tive uma experiência em criança que me fazia ter medo de gatos. Eu era miúda com uns dois, três anos e costumava ir com os meus pais a casa de uns amigos deles. Esse amigos tinham um Sr. gato, era enorme e completamente louco fazia autenticos voos pela casa. E acho que se divertia imenso a gozar com a minha cara :roll: , pois mal me via fazia tudo para saltar por cima de mim e eu tinha imenso medo :roll: nunca me fez mal. Mas a mim assustava-me um pouco, estava habituada a que o meu avô dissesse aos cães para não me saltarem e eles obedecerem.

Sempre achei os gatos manhosos, traiçoeiros, que só ligavam à casa e não ao dono, enfim tudo aquilo que dizem as pessoas que nunca tiveram um gato.

O ano passado nas férias, estive na Madeira e convivi com uma gatinha, que apesar de meia arisca (é uma gata que sai para passear, não está sempre em casa) vinha ter comigo, deitava-se no meu colo a pedir mimos e achei-lhe piada.

Comecei a falar em casa dea ideia de ter um gato, a minha mãe tinha umas colegas que tinham e que lhe disseram os persas são calmos e meigos, e os gatos fazem companhia. Não tem de se levar o gato á rua etc.. E ela começou com a ideia e eu no Natal dei-lhe a Amélia.

Agora descobri a magia de um felino e já nem sei, não há comparação entre um gato e um cão. Cada um tem a sua personalidade muito própria e os gatos são uns seres completamente fascinates. Mas são felinos, são independentes e é isso que assusta a maioria das pessoas.

Agora digo sempre qua adoro gatos e quando alguém me diz que não gosta eu só digo "Já fui assim e agora não vivia sem a minha Amélia, só que nunca teve um gato é que diz isso..."

Beijokas
Kathleen
Petruska
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:16 am

sexta mai 09, 2003 11:35 am

Olá,

Realmente acho estranho pessoas que dizem que não gostam de gatos...

Mas algumas descobri porquê: :ideia:

Quando eram crianças, maltratavam os gatos da rua; desde amarra-los, apedreja-los, entala-los nas portas. :o

Aconteceu com o meu Pai, ele era pequeno e a minha Avó gostava muito de Gatos e tinha vários que andavam pela casa e na rua. Pois ele e a irmã na brincadeira mataram um pobrezinho que ficou preso na porta...
Hoje quando vê um Gato arrepia-se todo, tem nojo e fica mal dos nervos e desata a jogar objectos contra Gatos.

Eu gosto de animais em geral, cresci com muitos animais criados pela minha mãe desde Galinhas, Patos, Porcos, Cães, Piriquitos, Canários, Codonizes, e até muita variedade de Peixe (Caropas, Linguados, Lagosta, camarão, Santolas, Caranguejos, etc... tudo vivo!) mas numca Gatos! se aparecessem lá em casa... desapareciam logo ou morriam debaixo do carro do meu Pai. :x

Não compreendo, penso que é um trauma...

Se eu já criei pintinhos debaixo do meu casaco, dei biberon aos porquinhos...

Hoje seria incapaz de viver sem um animal na minha casa, já criei muitos piriquitos e hoje tenho a Mel e é um prazer imenso a companhia dela. :D

Cumprimentos,

PS: Em Angola ao pé do Mar...
paulassantos
Membro
Registado: sábado fev 08, 2003 1:01 pm
Localização: cadela Natasha, gatos Felix, Tusquinha e Cornélia, canario, casal de periquitos e alguns peixes

sexta mai 09, 2003 11:49 am

Olá
Eu acho muitas das pessoas que dizem isso têm a cabecinha cheia de ideias antigas do tipo
"o gato não conhece o dono";"é traiçoeiro"; "não se afeiçoa a ninguém";"não é de confiança".
Estas pessoas obviamente nunca [u]conviveram [/u] com gatos, não tomaram atenção aos hábitos, e tenho uma exemplo disso cá em casa: o meu marido só via os gatos ao longe, na rua, ariscos.
Quando o Félix veio cá para casa (era para oferecer à minha mãe) ele torceu o nariz... mas por pouco tempo. A 1ª coisa que o impressionou foi simplesmente a ida à caixinha das necessidades :oops: :p .
Tenho também um outro exemplo de pouca educação/respeito: um casal muito amigo veio cá a casa e quando ele viu o bichinho disse ao meu filho que tem 7 anos: "Hás-de experimentar se ele é capaz de voar da varanda..." Claro que o menino nem ligou, ele gosta muito dos bichinhos, é filho da mãe. :p :oops: :p :oops:
Normalmente tento ignorar estas observações, mas se um dia estiver mal disposta.. :evil:
<p>Beijinhos</p>
<p>Ana PAula</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta mai 09, 2003 1:16 pm

Realmente acho estranho pessoas que dizem que não gostam de gatos...

Mas algumas descobri porquê: :ideia:

Quando eram crianças, maltratavam os gatos da rua; desde amarra-los, apedreja-los, entala-los nas portas.
eu dantes também não gostava de gatos e já chegaram a ser 10 :o :o :o o melhor é não me menifestar em relação aos cães :D :D :D
agora quem vai a casa dos outros e diz uma alarvidade dessas, ou gosta de chatear ou não sabe o que é boa educação.
rst
Membro

sexta mai 09, 2003 1:38 pm

paulassantos Escreveu:
Tenho também um outro exemplo de pouca educação/respeito um casal muito amigo veio cá a casa e quando ele viu o bichinho disse ao meu filho que tem 7 anos "Hás-de experimentar se ele é capaz de voar da varanda..." Claro que o menino nem ligou, ele gosta muito dos bichios, é filho da mãe. p oops p oops
Normalmente tento ignorar estas observações, mas se um dia estiver mal disposta.. evil

Esta fez-me lembrar de outra que tm me aconteceu há pouco tempo:
Dei com uma pessoas (da família) a ensinarem a seguinte música ao meu filho de 2 anos e meio:

"Atirei o pau ao Duarte, mas o Duarte, não morreu" e por aí adiante...

Para quem não sabe o Duarte é o nosso gato!

E se já é difícil explicar a uma criança desta idade como se devem tratar os animais, e particularmente, que o Duarte não é um boneco, imaginem a minha cara :evil:
Última edição por rst em sexta mai 09, 2003 2:22 pm, editado 1 vez no total.
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta mai 09, 2003 1:45 pm

Tal como a Kathleen, na minha infância e adolencência eu só tinha tido cães. Não tinha amigos com gatos em casa e aqueles que via na rua pareciam-me arredios e manhosos... No entanto, um dia uma gata vadia cativou-me por completo pelo simples facto de se ter deitado no meu colo enquanto eu pintava no quintal de casa dos meus pais! Tinha eu 18 anos. Pela primeira vez tive oportunidade de afagar o pêlo de um felino, de ouvir o ronronar, de sentir o meu colo massajado por quatro patinhas macias, de observar o olhar penetrante, algo terno mas cauteloso, devassador de intimidades mas muito envolvente. Gerou-se entre nós as duas uma cumplicidade que jamais esquecerei! Durante o nosso convívio passei a admirar o comportamento diário dela, as suas súbitas atitudes de independência, alternadas com momentos de verdadeira carência afectiva, o porte altivo e o andar um pouco lânguido, extremamente sedutor, enfim, uma infinidade de antagonismos que torna o mundo felino tão rico e desafiante como inesperado e surpreendente!
Descobri que afinal não gostava só de cães e que, tal como a Jolie602 disse, tinha passado a ter uma grande riqueza com a suprema oportunidade de descobrir e aprender a amar os gatos. Resolvi, por isso, adoptar uma gatinha há dois anos!

Quanto a reacções negativas, também já as presenciei lá em casa... Tenho uma amiga que acha que só gosta de cães. Logo na primeira vez que visitou a minha casa começou a descompor a gata! Cada vez que a bichinha se aproximava, ela desatava aos pontapés (embora sem lhe acertar)! :evil: Achei o cúmulo e chamei-lhe a atenção, dizendo que ela não tinha direito de reagir assim, pois a gata estava no próprio território e nem a tinha agredido! Fiquei tão furiosa que nunca mais convidei a rapariga para lá ir!
Nrc
Membro Veterano
Registado: quarta jul 24, 2002 12:13 am
Contacto:

sexta mai 09, 2003 1:49 pm

Viva,
Há pessoas que realmente não gostam, seja por terem aquelas ideias que os gatos não são de confiança (n se esqueçam que na idade média os gatos eram uma das formas de encarnação do Diabo eheh), seja por medo devido a algum trauma,etc... Eu não gosto porque:

-Acho-os demasiado independentes;
-Acho-os pouco dispostos a aprender/obedecer (facto relacionado com o de cima, mas atenção não digo que sejam burros...isso é coisa que eles não são!);
-O tipo de interacção e de relação que se tem com 1 gato não se aproxima do que eu espero de 1 animal de estimação para mim, ou seja para o meu gosto pessoal.
-e... sou alérgico (mt conveniente cof cof)

Por tudo isto prefiro o cão; mas atenção o "Eu não gosto" não é naquele sentido de "n suporto"; é na base do, "não gosto o suficiente para o eleger o meu animal de estimação favorito".
Aliás, convivi com um gato sete meses e davamo-nos mt bem...assim que eu chegava a casa e ía buscar 1 cordel que tinha guardado ele já sabia; toca de ir para cima da minha cama brincar a apanhar o cordel :D

Por isso parece que afinal gosto de gatos...mas não para mim 8)

PS. Ah, o gato da minha namorada, quando eu vou a casa dos pais dela, não vai lá mt comigo; a sorte dele é que as viagens para os açores são caras por isso não me atura mtas vezes; qd lá vou quase não põe as patas em casa...viva a vadiagem!

Cumprimentos,
Última edição por Nrc em sexta mai 09, 2003 2:12 pm, editado 1 vez no total.
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

sexta mai 09, 2003 2:03 pm

"Hás-de experimentar se ele é capaz de voar da varanda..."
:o

Se alguém, na MINHA casa dissesse tal coisa do MEU gato ao MEU filho, garanto-lhe que leva logo uma resposta do género "É ele a voar e vais tu logo de seguida, com uma calhau de 50 kilos amarrado aos cor***! Assim chegas lá abaixo primeiro que o gato, de certeza!" :evil:

Desculpem lá, mas há coisas e atitudes que, muito amigas ou não que as pessoas possam ser, eu não tolero.

Muito menos na minha casa, em relação aos meus animais. Já tive algumas discussões com grandes amigos meus acerca dos meus animais, nomeadamente com os cães. Se as pessoas já sabem que eles lá estão em minha casa, e se qd lá vão se incomodam com isso, ou pq não gostam, ou pq são alérgicos aos pelos, ou por causa da criancinha de 10 meses, ou o raio que a parta, têm bom remédio. Não vão a minha casa e ponto final.

Ninguém se chateia e continuamos todos amigos ;)
rst
Membro

sexta mai 09, 2003 2:12 pm

Querido Nrc:

Em relação a
"Acho-os demasiado independentes" o meu gato segue-me para todo lado, não só em casa, mas anda a trela e adora andar comigo no carro.
Agora, tm concordo que varia consoante a personalidade e a raça do gato.

"Acho-os pouco dispostos a aprender/obedecer" o meu gato não arranha nada, não faz barulho, faz sempre as necessidades no sítio certo, não rouba comida, portanto não vejo necessidade lhe ensinar mais nada, dado que é obediente.

"O tipo de interacção e de relação que se tem com 1 gato não se aproxima do que eu espero de 1 animal de estimação para mim, ou seja para o meu gosto pessoal" claro, isto eu respeito.

"e... sou alérgico", isto já duvido um pouco, geralmente não somos alérgicos aos nossos próprios gatos porque com o contacto criamos defesas.

"Ah o gato da minha namorada; quando eu vou a casa dos pais dela, não afina comigo mas isso...é outra história" , eles sentem, quem gosta ou não deles.
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

sexta mai 09, 2003 2:14 pm

Nrc Escreveu: PS. Ah o gato da minha namorada; quando eu vou a casa dos pais dela, não afina comigo mas isso...é outra história ;)
Se calhar tem ciúmes da tua relação com a dona dele... Olha que isso é frequente e não apenas com gatos! Às vezes com cães acontece pior.
De qualquer modo, felizmente não estás incluído no contexto que aqui se descreve! Embora não tenhas uma preferência especial por felinos, também não chegas ao ponto de os tratares mal ou de insultares os donos deles, o que considero serem coisas intoleráveis! Pelos vistos até és capaz de brincar com gatos...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mai 09, 2003 2:19 pm

Olá

Esuqeci-me de referir uma outra coisa. A vinda da Amélia lá para casa fez com que o resto da família passa-se a adorar gatos. Os mesu tios e os meus primos que têm um labrador, depois de a conhecerem já dizem que um destes dias arranjam um gato.
A minha avó paterna que passa a vida a reclamar por termos animais em casa etc, cada vez que lá vai, para não dar o braço a torcer, quando nós não estamos a olhar chama a Ámélia fa-lhe festas, deixa-lhe o casaco de peles para ela se deitar em cima :roll: , é o máximo.
A minha outra avó anda sempre atrás dela para ela ir dormir para o colo dela enfim...
Acho que os felinos também sabem como cativar as pessoas.
O meu pai dizia que não qieria animais em casa, aceitou a gata mas disse logo que não lhe fazia nada. Agora mal chega a casa vai logo à procura dela, pega-lhe ao colo, quando vai ás compras traz sempre uma coisa para ela enfim...

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”