Mandarim Psicopata

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

sexta mar 14, 2008 10:10 pm

:?
olá boa noite!
passei por aki plo forum das aves apenas para tirar uma duvida.
á uns 3 anitos atrás ofereceram-me um casal de Mandarins, corria tudo as mil maravilhas, kd um certo dia dei cm a femea deitada no chao ja morta e cm feridas no pescoço e na cabeça. Achei estranho, mas passados 2 meses, fui a uma loja de animais (pk estava cm pena do meu Joao Paulo estar sozinho) e comprei outra fêmea. Cheguei a pensar k me tinham enganado na primeira vez e k me tinham dado dois machos e k cm se tinham dado mal andaram à bulha!!!!
Por isso mesmo kis ter a certeza d k desta vez trazia uma femea para casa.
A verdade é k 2 semanas depois aconteceu exatamente o mm. Fiquei horrorizada e pensei: O meu passarinho é psicopata!
Eu nc pensei k os Mandarins fossem aves tão violentas :? Ou será k tudo isto tem outra explicação?!?!?!?
dianasousa
Membro Veterano
Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm

sexta mar 14, 2008 10:32 pm

o seu passaro é gay :lol: brincadeira
realmente nunca tinha ouvido nada desse genero :roll:
mas é estranho ser tao agressivo
<p>N&atilde;o comprem animais, eles n&atilde;o s&atilde;o bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
Suzana1
Membro Veterano

sexta mar 14, 2008 10:42 pm

também cheguei a pensar isso!!!!ele tb já faleceu, mas eu penso nisso varias vezes.
Eu dizia sempre k ele era psicopata!
HugoFlavio
Membro Veterano
Registado: quarta abr 04, 2007 11:51 pm

domingo mar 16, 2008 4:40 pm

certas aves ganham aquilo a que se pode chamar "traumas" num sentido um bocado alterado da palavra.
Alguns mandarins (eu ja vi pelo menos dois) tem uma aptidao especial para serem antisociais e atacar todo aquele que se meter à sua frente. quando em comunidade e num viveiro grande o que normalmente acontece é que o resto do bando afasta-se dessa ave, ficando ela com um bocado "só pra ela" mas no caso de só haver mais um elemento e numa gaiola de tamanhos normais o mandarim focará a sua "raiva" no outro individuo que normalmente apenas se limita a tentar fugir.
Para evitar os casos de morte deve esta atento/a a indicios de agressividade como por exemplo falta de algumas penas na cabeça e pescoço de uma das aves.
quando observar isto deve separar as aves o mais rapido possivel e fornecer um bom ambiente de recuperação à ave ferida. quanto à ave "psicopata" ;) ainda nao consegui encontrar nenhuma solução para reverter este comportamento.

espero ter ajudado
Suzana1
Membro Veterano

domingo mar 16, 2008 4:48 pm

lolol!!!Obrigada plo esclarecimento, parece entao k o Joao Paulo era traumatizado!Coitadinhas das minhas meninas k nao tinham culpa nenhuma. De qualker das formas agr ganhei medo de voltar a ter aves :?
:D
HugoFlavio
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 6:11 pm

nao deve ter medo de ter aves por causa disso lool, alias, eu ainda so vi esse comportamento assim tao acentuado nos mandarins... esperimente ter um casal de bengalins do japão! aconselho vivamente, sao bonitos, simpaticos e se quiser fazer criação é muito facil.
Bolota2006
Membro
Registado: domingo abr 09, 2006 11:21 pm

terça mar 18, 2008 4:58 am

Eu tenho um mandarim fêmea, nascida num voador, e que veiopara mim ainda juvenil.
Como me foi oferecida, veio só ela.
Coloquei-a juntamente com o meu canário mais sociável e que já tinha por hábito conviver com aves menores do que ele.
A gaiola é ampla.
Em 2 dias a mandarim juvenil consegui depenar quase totalmente o meu canário macho com quase 8 anos.
Tentei juntá-a a um periquito bastante social, mas fiquei atenta. Em poucas horas, voltou a mostrar-se agressiva e retirei-a.
Hoje vive sozinha numa gaiola ampla.
Obviamente que o mandarim não é um passaro de ser manuseado (pelo menos para mim), mas apesar desta agressividade, esta femea aprecia bastante interagir comigo, não revela agressividade quando me aproximo, nem quando lhe coloco comida/vegetais/frutas nem quando lhe limpo a gaiola.

Não encontro explicação para este comportamento, uma vez que veio para mim uma juvenil (e nasceu e foi criada num voador com boa qualidade e em conjunto com outras especies) e que não sofreu quaisquer traumas aqui em casa.
Suponho que seja apenas a sua forma de ser.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Beatriz</p>
HugoFlavio
Membro Veterano

terça mar 18, 2008 1:28 pm

eu quando diss traumas disse num sentido alterado ;) ha passaros que sao assim...
Suzana1
Membro Veterano

terça mar 18, 2008 5:55 pm

pois afinal parece k as aves sao masi "senciveis" do k pensamos, e afinal até têm mt k se lhe diga :D
Responder

Voltar para “Aves”