separar ou nao separar (ratazanas)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
colubridae
Membro Veterano
Registado: sexta mar 23, 2007 4:31 pm

segunda fev 11, 2008 9:07 pm

boas, tenho um casal de ratazanas e a femea ja se nota um grande inchaço na barriga, supostamente esta pronta para parir...mas visto que so tenho mesmo 1 casal nao havera mal em separar o macho da femea, deixando ambos isolados?
motivo: para pausa de ninhadas
<p>1.0.0 Elaphe Obsoleta Rossalleni</p>
<p>1.0.0 Pantherophis Gutattus </p>
<p>0.0.3 Trachemys Scripta Elegans </p>
1.1.0 Rattus Norvegicus
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

segunda fev 11, 2008 9:24 pm

Se não queres ter ninhadas consecutivas e acabar com a fêmea num instante é a unica solução.
Se não queres que estejam sozinhos, até porque não devem arranjas um companheiro(a) do mesmo sexo para cada um deles. Fácil não é?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
furanita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 05, 2008 9:16 pm

terça fev 12, 2008 1:00 pm

kitten Escreveu:Se não queres ter ninhadas consecutivas e acabar com a fêmea num instante é a unica solução.
Se não queres que estejam sozinhos, até porque não devem arranjas um companheiro(a) do mesmo sexo para cada um deles. Fácil não é?
exactamente!!no inicio tinha o meu casal junto e tinham ninhadas de 12/13 bem era demais e para arranjar donos era um ver se te avias optei por ficar com uma femea filha com a mae e um filho com o pai ...a pouco tempo voltei a juntar o pai com a mae e tiveram bebes mas ja menos quantidade agora tem 2/3...o k acho muito bom mas nunca separo o macho da femea porque eles se dão muito bem e o macho não faz mal as crias!!...mas isso é agora porque se voltam a fazer enchente...separo os outra vez!!!lol :wink:
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça fev 12, 2008 5:47 pm

furanita Escreveu:
kitten Escreveu:Se não queres ter ninhadas consecutivas e acabar com a fêmea num instante é a unica solução.
exactamente!!no inicio tinha o meu casal junto e tinham ninhadas de 12/13 bem era demais e para arranjar donos era um ver se te avias optei por ficar com uma femea filha com a mae e um filho com o pai ...a pouco tempo voltei a juntar o pai com a mae e tiveram bebes mas ja menos quantidade agora tem 2/3...o k acho muito bom mas nunca separo o macho da femea porque eles se dão muito bem e o macho não faz mal as crias!!...mas isso é agora porque se voltam a fazer enchente...separo os outra vez!!!lol :wink:
Na minha opinião, devias separar o macho da fêmea, antes de esta parir. Pois assim que dá à luz, fica logo "pronta" para voltar a engravidar, logo, estás a roubar-lhe tempo de vida... Por mais que só nasça 2 ou 3, deves dar "descanso" à fémea entre ninhadas... Mas lá está, isso é o que penso e faria... Cada um sabe de si... e sabe o quer para os seus animais de estimação...
Fiquem bem, Vera
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

terça fev 12, 2008 7:24 pm

E começam as perguntas sobre as ratz.... :D
Enfim, pesquisar na net custa, até mesmo no forum.
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
furanita
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 7:37 pm

sim mas ela não se deixa cruzr logo ela poe o no lugar dele dai eu deixar que fiquem juntos pk antes era exactamente isso que acontecia uma atras da outra 12 e 13 ratos...tava a ficar louca agora so tem 2...ou 3 de vez em quando por isso por enquanto deixo que fiquem juntos...quando comecarem a abusar de novo...separo os!!lol
kitten
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 8:00 pm

furanita Escreveu:sim mas ela não se deixa cruzr logo ela poe o no lugar dele dai eu deixar que fiquem juntos pk antes era exactamente isso que acontecia uma atras da outra 12 e 13 ratos...tava a ficar louca agora so tem 2...ou 3 de vez em quando por isso por enquanto deixo que fiquem juntos...quando comecarem a abusar de novo...separo os!!lol
É que nem sequer acredito nisso, posso garantir-te que se não separares o macho da fêmea antes do parto ela vai parir continuamente, a não ser que seja isso que queiras, só que uma ratz que te pode viver 18/20 mêses é capaz de durar só um ano.
Madalena Marques
furanita
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 9:41 pm

kitten Escreveu:
furanita Escreveu:sim mas ela não se deixa cruzr logo ela poe o no lugar dele dai eu deixar que fiquem juntos pk antes era exactamente isso que acontecia uma atras da outra 12 e 13 ratos...tava a ficar louca agora so tem 2...ou 3 de vez em quando por isso por enquanto deixo que fiquem juntos...quando comecarem a abusar de novo...separo os!!lol
É que nem sequer acredito nisso, posso garantir-te que se não separares o macho da fêmea antes do parto ela vai parir continuamente, a não ser que seja isso que queiras, só que uma ratz que te pode viver 18/20 mêses é capaz de durar só um ano.

kitten elas tem 1 ano agora :? e é serio que ela tem bebes so de vez em quando...ja agora esclarece me se souberes afinal qual é a esperança media de vida delas porque li num site 6 anos mas não conheco nenhuma que tenha durado mais de tres e tudo que leio é 2/3... :( gostava de saber o pk de ela de ninhadas tao grandes passar a ter ninhadas tão pequenas(nao que isso me incomode...mas gostava de saber o pk)obrigada :wink:
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

terça fev 12, 2008 9:43 pm

furanita Escreveu:
kitten Escreveu:

kitten elas tem 1 ano agora :? e é serio que ela tem bebes so de vez em quando...ja agora esclarece me se souberes afinal qual é a esperança media de vida delas porque li num site 6 anos mas não conheco nenhuma que tenha durado mais de tres e tudo que leio é 2/3... :( gostava de saber o pk de ela de ninhadas tao grandes passar a ter ninhadas tão pequenas(nao que isso me incomode...mas gostava de saber o pk)obrigada :wink:
De tudo o que li sobre ratazanas, a média de vida é de 2 ou 3 anos, pode chegar aos 4, se tiver uma alimentação equilibrada e se for muito bem estimada. A ratazana que mais anos viveu (7 anos e 4 meses) foi num laboratório.
Fiquem bem, Vera
furanita
Membro Veterano

terça fev 12, 2008 9:47 pm

Vera_Carlos Escreveu:
furanita Escreveu:
kitten Escreveu:

De tudo o que li sobre ratazanas, a média de vida é de 2 ou 3 anos, pode chegar aos 4, se tiver uma alimentação equilibrada e se for muito bem estimada. A ratazana que mais anos viveu (7 anos e 4 meses) foi num laboratório.
pois...alimentação equilibrada tem eu costumo comprar mistura de ratazana da prestige dou lhes de vez em quando uns granulados de gato misturados na ração fruta vegetais uns pedacitos de queiji(que elas adoram)sei lá vario mesmo muito...tostas lol que elas adoram roer...etc...
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

segunda mar 17, 2008 4:41 pm

Foi-me dito quando comprei a minha ratazana que estas tinham uma esperança média de vida que chegava aos 12 anos.

Quando cheguei a casa fiz uma pesquisa extensa e descobri ao ler sites sobre ratazanas em inglês que não é habitual viverem mais de três anos (e uma ratazana que viva três anos já teve uma vida muito longa).

O engraçado é que comprei numa loja de animais, e foi uma funcionária que me disse isso; e ainda mais: ela ainda disse que também ela tem uma ratazana doméstica. Desde aí que estou na duvida: será que ela não sabe mesmo nada sobre o animal que tem em casa ou será que simplesmente mente para convencer as pessoas a comprar o animal? :(
kitten
Membro Veterano

segunda mar 17, 2008 7:48 pm

90% dos empregados e donos de petshops nada sabem quando aos animais que vendem.
Madalena Marques
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

terça mar 18, 2008 12:59 am

kitten Escreveu:90% dos empregados e donos de petshops nada sabem quando aos animais que vendem.
8) ora ai esta uma grande verdade :wink:
Responder

Voltar para “Exóticos”