Agressividade face à comida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 1:36 pm

Como tratar a agressividade relacionada com os alimentos em cães Por Jacqueline C. Neilson, DVM, DACVB em Veterinary Medicine volume 9, número 53

O diagnóstico de problemas de agressividade relacionada com os alimentos é simples. A história releva que quando o animal está na posse de alimentos ou junto destes direcciona uma ameaça ou uma acção perigosa para os outros indivíduos com a intenção de os afastar dos seus alimentos.
Alguns cães tornam-se agressivos apenas com certos tipos de alimentos ou guloseimas (alimentos humanos palatáveis, ossos), enquanto outros reagem com qualquer tipo de alimento, ou mesmo perante a tigela de comida vazia.
As acções específicas que os animais manifestam durante um acontecimento deste tipo podem variar desde atitudes pouco importantes, como a rigidez corporal, até acções de grande agressividade, como morder.


Sinais

Normalmente o cão adopta em primeiro lugar uma postura rígida, em particular do pescoço e das espáduas, mantendo a cabeça baixa, suspensa sobre os alimentos, protegendo-os.
As pupilas estão dilatadas e os olhos podem estar tão abertos que a esclerótica é perfeitamente visível. Os olhos do cão podem também movimentar-se rapidamente se as ameaças forem múltiplas, ou estar fixos no caso de ameaça única.
A posição da cauda pode variar dependendo do genótipo, mas muitas vezes está rígida e virada para baixo ou enrolada.
Normalmente as orelhas estão ligeiramente voltadas para trás.
Quando a ameaça se intensifica pode ocorrer piloerecção.
O cão pode manter-se na sua posição curvada protegendo os alimentos até que a ameaça se intensifique (que a pessoa se aproxime, que mantenha contacto visual).

É importante que os donos reconheçam os sinais iniciais de tensão ou agressividade do seu animal.
Se estas posturas forem detectadas significa que o cão se sente ameaçado. Se este problema não for controlado de forma adequada a agressividade pode aumentar, com rosnar ou morder.

Se o problema de agressividade relacionada com os alimentos está presente há muito tempo e se o dono desenvolveu acções incorrectas, a resposta agressiva pode tornar-se mais intensa e perigosa.

Estão presentes outros comportamentos agressivos?

(...)
Em muitos casos será identificada uma ameaça comum como estímulo para a agressividade, tal como uma percepção de ameaça do cão relativamente a diversos recursos.
Estes recursos podem incluir locais de descanso, espaços pessoais ou brinquedos. É critico relembrar que embora a intenção do dono não seja que esses recursos constituam uma ameaça, a perspectiva do animal relativamente à acção do dono é que é importante.
(...) Um cão que seja nervoso ou ansioso noutras situações pode ser mais ansioso relativamente à actividade que se desenrola próximo dos seus alimentos.


A agressividade relacionada com os alimentos é uma questão de dominância?

Com base na história do animal relativa à agressividade relacionada com os alimentos, alguns donos caracterizam de imediato o seu animal como dominante, ou alfa, implicando que o cão seja o líder da casa. No entanto esta caracterização é demasiado simplista.
Embora alguns destes cães possam ser confiantes, competindo por recursos alimentares utilizando comportamentos de agressividade já que nenhuma das partes se submete, muitos cães que manifestam agressividade relacionada com os alimentos relevam alguns comportamentos ambivalentes, de medo ou incerteza, tanto durante estes acontecimentos como noutros contextos.
Este comportamento sugere que muitos animais que manifestam agressividade relacionada com os alimentos são motivados pelo medo e pela ansiedade e que não são líderes confiantes
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 1:51 pm

Cont.

(...)

Oferecer alimentos palatáveis

Oferecer aos cães alimentos altamente palatáveis pode exacerbar o seu desejo de os proteger.

Permitir acesso livre aos alimentos

Permitir um acesso livre aos alimentos ou colocar à disposição dos animais alimentos cuja utilização demorada pode induzir um comportamento de protecção constante desses recursos.
O acesso livre aos alimentos cria também mais ameaças potenciais aos alimentos sempre disponíveis, pelo que é mais provável que as pessoas presentes contactem intencionalmente ou inadvertidamente com esses alimentos.

Um argumento em contrário é que tendo os alimentos sempre disponíveis o seu valor é inferior, tal como a necessidade dos animais em protegê-los. Permitindo um acesso ad libitum aos alimentos, os cães normalmente comem poucas refeições durante as horas de luz.
Assim, os animais com um acesso menos frequente aos alimentos ou com um programa alimentar rigoroso podem ter fome entre as refeições tornando assim os alimentos mais valiosos.
O temperamento dos animais e a palatibilidade dos alimentos podem ditar a forma como o acesso livre aos alimentos afecta a agressividade.

Disponibilização dos alimentos num local ocupado da casa

Muitas vezes os locais onde os alimentos são oferecidos aos animais são zonas da casa bastante ocupadas ( ex. cozinha), o que pode inadvertidamente criar um cenário em que o cão se sente sob amenaça constante quando os membros da família circulam próximo dos seus alimentos.
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 2:17 pm

Cont. (desculpem mas tenho medo que a luz vá a baixo e lá se via tanto trabalho)

Utilizar técnicas de prevenção inadequadas

Algumas das recomendações padrão para prevenir a agressividade relacionada com os alimentos nos cachorros podem na realidade criar o problema quando os animais possuem uma tendência elevada para o fazer, ou quando têm um temperamento nervoso.
Uma recomendação comum é retirar regularmente a tigela dos alimentos quando o cachorro está a comer. No entanto, de acordo com a nossa experiência, a única coisa a que esta acção conduz é ao facto de ensinar o animal que irá acontecer algo indesejável quando as pessoas se aproximam enquanto ele está a comer - podem tentar agarrar os alimentos. Mesmo quando o retirar da tigela é recompensado, o cão pode continuar a considerar que a retirada abrupta dos seus alimentos é mais ameaçadora do que são benéficas as recompensas.

Outra sugestão comum é sentar e colocar uma mão na tigela enquanto o animal come, habituando-o assim à presença próxima das pessoas durante as refeições. Mais uma vez, um cão com temperamento nervoso ou com uma tendência elevada para proteger os alimentos pode considerar esta acção ameaçadora e ficar sensibilizado em vez de se habituar à situação.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 19, 2008 2:20 pm

Epá a sério, não tenhas mais trabalho, o que está aqui já chega... 8)
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 2:22 pm

texuga Escreveu:Epá a sério, não tenhas mais trabalho, o que está aqui já chega... 8)
Falta a parte mais importante porque tanto me criticaram e até ofenderam :x Mas hoje já não consigo colocar aqui, afinal é a parte maior, "intervenções adequadas - evitar a situação".
silvabreu
Membro Júnior
Mensagens: 19
Registado: sexta jan 25, 2008 12:56 pm

quarta mar 19, 2008 2:31 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 2:37 pm

Pois fique sabendo que os veterinários do nosso país pagam para ler estas revistas e para continuarem sempre a conhecerem novas coisas, afinal no fim do curso não se mete talas como nos burros, e o que se aprendeu é sempre estático.
Estas pessoas efectivamente andam a fazer estudos sobre comportamento animal duante anos a fio, a dar palestras a veterinários por todo o mundo para continuarem a sua formação, e integridade profissional.
orange34
Membro
Mensagens: 187
Registado: quinta ago 30, 2007 4:58 pm
Localização: Flic e Flac

quarta mar 19, 2008 2:53 pm

Pois olha eu estava a achar bastante interessante! :P

Quem não quer ler não lê! É tão simples! ;)
<p>In&ecirc;s</p>
<p>Porque sem um animal, seja ele qual for, a nossa vida n&atilde;o est&aacute; completa... </p>
<p><a href="http://labradoreselabradores.blogspot.com"></a><a href="http://labradoreselabradores.blogspot.c ... strong></p>
<p>&nbsp;</p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quarta mar 19, 2008 2:55 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 2:58 pm

Obrigado pela critica positiva :wink: É esse espírito que nos ensinam neste curso.

Mais uma coisa, este artigo foi elaborado tendo como referências livros que remontam 1977, até 2002, e casos clínicos. Portanto não é uma "revolução" como andam aqui a espingardar!
Suiiissa
Membro
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 28, 2008 12:40 pm
Localização: Um Husky Siberiano chamado Miró e um gato Rafeiro chamado Picasso

quarta mar 19, 2008 3:00 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 19, 2008 3:12 pm

Suiiissa Escreveu:
orange34 Escreveu:Pois olha eu estava a achar bastante interessante! :P

Quem não quer ler não lê! É tão simples! ;)
[Editado pela moderação (tlopes)]

Eu ofereço-me para finalizar o artigo 8)

Como evitar:

1º - Dê comida mal cheirosa e a saber a palha ao seu cão, ela será tão detestável que o cão será o primeiro a fazer questão de não a comer ou mesmo de a guardar.

2º - Deixe comida à disposição do cão, se for da qualidade da referida no ponto 1, não terá necessidade de encher a taça mais do que uma vez por semana.

3º - Jamais incomode o cão quando ele estiver a comer, poderá traumatizá-lo e ele deixará de comer para sempre, tal como o cavalo do espanhol...

8)
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 3:23 pm

texuga Escreveu:
Suiiissa Escreveu:
orange34 Escreveu:Pois olha eu estava a achar bastante interessante! :P

Quem não quer ler não lê! É tão simples! ;)

exactamente :!:


então e como evitar??? :D
Eu ofereço-me para finalizar o artigo 8)

Como evitar:

1º - Dê comida mal cheirosa e a saber a palha ao seu cão, ela será tão detestável que o cão será o primeiro a fazer questão de não a comer ou mesmo de a guardar.

2º - Deixe comida à disposição do cão, se for da qualidade da referida no ponto 1, não terá necessidade de encher a taça mais do que uma vez por semana.

3º - Jamais incomode o cão quando ele estiver a comer, poderá traumatizá-lo e ele deixará de comer para sempre, tal como o cavalo do espanhol...

8)
Ponto 1- a referência a comida palatável é comida humana com temperos.

Ponto 2 - dependendo das caracteristicas comportamentais e fisiológicas do cão deve-se dar ou livremente ou restritivamente.

Ponto 3 - não incomodar um cão nervoso a comer para evitar comportamentos de agressividade a longo prazo.
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 19, 2008 3:30 pm

leoa_nova_ Escreveu: Ponto 1- a referência a comida palatável é comida humana com temperos.

Ponto 2 - dependendo das caracteristicas comportamentais e fisiológicas do cão deve-se dar ou livremente ou restritivamente.

Ponto 3 - não incomodar um cão nervoso a comer para evitar comportamentos de agressividade a longo prazo.
Ponto 1 - Um belo osso de vaca cozido ou cru não é "palatável" porque não é temperado... SIR YE'SIR Imagem

Ponto 2 - Um cão não deve ter regras no que respeita às horas das refeições... SIR YE'SIR Imagem

Ponto 3 - Só me resta dizer SIR YE'SIR Imagem

:roll:
leoa_nova_
Membro Veterano
Mensagens: 2726
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Localização: Muitos

quarta mar 19, 2008 3:37 pm

texuga Escreveu:
leoa_nova_ Escreveu: Ponto 1- a referência a comida palatável é comida humana com temperos.

Ponto 2 - dependendo das caracteristicas comportamentais e fisiológicas do cão deve-se dar ou livremente ou restritivamente.

Ponto 3 - não incomodar um cão nervoso a comer para evitar comportamentos de agressividade a longo prazo.
Ponto 1 - Um belo osso de vaca cozido ou cru não é "palatável" porque não é temperado... SIR YE'SIR Imagem

Ponto 2 - Um cão não deve ter regras no que respeita às horas das refeições... SIR YE'SIR Imagem

Ponto 3 - Só me resta dizer SIR YE'SIR Imagem

:roll:
Ponto 1 - Sim para eles é palatável, mas nesse aspecto eu depois escrevo o resto da explicação.

Ponto 2 - Depende do cão, fisiologicamente as fêmeas prenhes e a amamentar não devem ter restrições, assim como alguns cães por causa deste problema, podemos eliminar o problema da ansiedade face à comida dando sem restrições (o que não convém em cães com tendência para a obsidade) em alguns cães, mas também está lá escrito que em alguns pode exacerbar o problema da agressividade, por isso não é nenhuma regra universal, é mais uma excepção à regra.

Ponto 3 - um cão nervoso fica ainda mais nervoso se lhe bater, verdade ou mentira??
Responder

Voltar para “Cães”