Agressividade face à comida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta mar 19, 2008 6:11 pm

LuMaria Escreveu:Mais uma vez considero o texto bastante bom e com regras válidas a tirar. Alguns comentários parecem-me tão interessantes que pergunto-me como sociabilizariam um animal retirado à rua, com historial de abusos e bastante faminto. É que há animais que não são o que os donos fizeram deles, mas sim a rua e as pessoas que por ele passaram.
E sim, continuo a achar que os maiores problemas que um animal pode trazer, vêm do medo e não da dominância e para resolver estes problemas a técnica é profundamente distinta entre um caso e outro. Um cão medricas torna-se um caso bicudo perante regras autoritárias, ao invés de lhe ajudar a ganhar auto estima aumenta-lhe o medo para niveis que podem ser perigosos.
É muito comum as pessoas terem cães nestas circunstâncias. Abrir horizontes com perspectivas diferentes só faz bem.
Um animal tirado da rua ou instavel precisa é das duas uma:

- ser abatido, se nao é possivel ter uma existencia pacifica com ele (para ele e para o dono)

- ajuda professional. De certeza que um dono inexperiencia ou novato não irá aprender a lidar com essa situação só porque lê meia duzia de paginas da treta. Antes pelo contrario, só poderá leva-lo a pensar que sabe, quando na verdade ....
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 19, 2008 6:13 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:Esta frase:

"não incomodar um cão nervoso a comer para evitar comportamentos de agressividade a longo prazo."

... é o maior disparate que aqui se escreveu.
É?... Na minha humilde opinião não se deve incomodar nenhum cão quando está a comer.
E já agora, porque é disparate?
Tambem nao se deve portante passar pela porta de casa, quando o cao está à dormir, para nao o incomodar?

Já agora, vamos adaptar toda a nossa vida a não incomoda-lo, de forma a evitar comportamente agressivos ...

E eu que pensava que era tudo baseado em educação e respeito. Afinal não ...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 19, 2008 6:14 pm

CindelP Escreveu: Um animal tirado da rua ou instavel precisa é das duas uma:

- ser abatido, se nao é possivel ter uma existencia pacifica com ele (para ele e para o dono)

- ajuda professional. De certeza que um dono inexperiencia ou novato não irá aprender a lidar com essa situação só porque lê meia duzia de paginas da treta. Antes pelo contrario, só poderá leva-lo a pensar que sabe, quando na verdade ....
OK. Como se dá auto estima a um animal nervoso? Da mesma maneira que se tiram telhas a animais dominantes?
E eu que pensava que era tudo baseado em educação e respeito. Afinal não ...
O respeito conquista-se pela confiança, não se impõe pelo medo. A minha questão de cima mantém-se.
Última edição por LuMaria em quarta mar 19, 2008 6:15 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 19, 2008 6:15 pm

LuMaria Escreveu:

OK. Como se dá auto estima a um animal nervoso? Da mesma maneira que se tiram telhas a animais dominantes?
De certeza que nao é a permitir que ele rosne ou a deixa-lo sempre à vontade, né?

É que deixamos de ter um animal nervoso timido a uma bomba-relogio, que alia ao seu nervosismo à permissão total dadas pelos donos.
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 6:18 pm

CindelP Escreveu:
LuMaria Escreveu:

De certeza que nao é a permitir que ele rosne ou a deixa-lo sempre à vontade, né?

É que deixamos de ter um animal nervoso timido a uma bomba-relogio, que alia ao seu nervosismo à permissão total dadas pelos donos.
Ninguém falou em permissão total. Mas o sistema de ensino é diferente. Muito diferente. E os problemas não se resolvem porque as pessoas insistem que o sistema é o mesmo, seja dominancia, seja medo. Por isso é que há pessoas que injectam os animais de calmantes porque roiem as mobilias e destroiem a casa, por exemplo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta mar 19, 2008 6:21 pm

Os meus caes nunca rosnaram a ninguem.

A minha cadela Sheeva, velhota de 13 anos, que morreu ha uns meses... essa sim rosnava. Mas só quando tinha ossos. Mas o meu tio pedia-lhe o osso com jeitinho e ela dava... mas era só ao meu tio. A mais ninguem dava.

Dos meus gatos só o Biscoito alguma vez rosnou quando tinha algum pedaço de carne na boca. Ouvia um "nao" e via um olhar reprovador... com o tempo (e algumas sapatadas) passou-lhe.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

quarta mar 19, 2008 6:22 pm

LuMaria Escreveu:
Ninguém falou em permissão total. Mas o sistema de ensino é diferente. Muito diferente. E os problemas não se resolvem porque as pessoas insistem que o sistema é o mesmo, seja dominancia, seja medo.
Desculpe lá, mas quando se afirma que nao se deve incomodar o cao quando está a comer para nao potenciar atitudes agressivas, isso é o que?

Ter controlo sobre ele, nao é de certeza. Ensina-lo tb não!

LuMaria Escreveu:Por isso é que há pessoas que injectam os animais de calmantes porque roiem as mobilias e destroiem a casa, por exemplo.
E?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 19, 2008 6:23 pm

LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:Esta frase:

"não incomodar um cão nervoso a comer para evitar comportamentos de agressividade a longo prazo."

... é o maior disparate que aqui se escreveu.
É?... Na minha humilde opinião não se deve incomodar nenhum cão quando está a comer.
E já agora, porque é disparate?
Como é lógico, o cão tem de estar habituado a ser manuseado quando está a comer, bem como mexer na comida, é fundamental para que numa situação de emergência o dono não seja mordido ao se aproximar da boca do cão ou da comida. Eu "incomodo" os meus quando necessário, se calhar é por isso que faço o que quero deles...

E na tua opinião não se deve incomodar um cão quando ele está a comer porquê?
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 19, 2008 6:25 pm

LuMaria Escreveu:Por isso é que há pessoas que injectam os animais de calmantes porque roiem as mobilias e destroiem a casa, por exemplo.

E isso o que é que tem a ver com o medo ou o respeito pelo dono???
LuMaria
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 6:25 pm

CindelP, é simples, a mim, ensinaram-me a ensinar a minha cadela a deixar de rosnar perante a comida. Recorri a um treinador de cães meu amigo, que muito me tem ensinado e tem sido uma mais valia para mim. Pergunto-lhe a si, que método utilizaria, para ensinar um animal nervoso a não rosnar perante o alimento?
neuzt
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 5:58 pm

quarta mar 19, 2008 6:26 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
texuga
Membro Veterano

quarta mar 19, 2008 6:27 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta mar 19, 2008 6:27 pm

A única vez que até hoje ouvi uma rosnadela de um cão meu, foi à pouco tempo!

O meu cocker anda com a patinha aleijada, eu ao crer ver forcei-o!!! Mas claro meti-o de barriga para o ar durante uns minutos, pondo a mão em cima da barriga para ele ver que quem manda nele sou eu e não ele em mim! Rosnou-me quando lhe mexi na pata, levou logo um NÃO bem mencionado e um QUIETO! Acabou-lhe logo o piu! Quando quero ver alguma parte do corpo dos meus cães, vejo e pronto! :wink:

Com o rott nunca me rosnou, nem quando teve um pico espetado de uma pata! É um paz de alma! :D

Tiro comida da boca aos meus cães e o dia que não deixarem..hum...tão tramados! 8)

Ás vezes chego a dar um biscoito e de seguido tiro logo, para ver a reacção deles!!!

Bem mas isto não tem nada a ver com o tópico, só contei...
Última edição por sara__sfmr em quarta mar 19, 2008 6:30 pm, editado 1 vez no total.
Eis a quest&atilde;o..
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quarta mar 19, 2008 6:29 pm

mas olhe que sabendo que o seu cao estava aleijado... a rosnadela que lhe deu entende-se. Ao mexer-lhe provavelmente estava a magoa-lo. :wink:

passei por uma situaçao identica com o meu gato. Ele rosnava a toda a gente... De um dia para o outro era só aproximarmo-nos dele e ele começava a rosnar. Até que, daí a umas horas, reparamos que tinha uma ferida na pata. Veterinario com ele. Passou-lhe a rosnadela.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
sara__sfmr
Membro Veterano
Registado: sexta set 22, 2006 10:17 am

quarta mar 19, 2008 6:35 pm

sanxeri Escreveu:mas olhe que sabendo que o seu cao estava aleijado... a rosnadela que lhe deu entende-se. Ao mexer-lhe provavelmente estava a magoa-lo. :wink:

passei por uma situaçao identica com o meu gato. Ele rosnava a toda a gente... De um dia para o outro era só aproximarmo-nos dele e ele começava a rosnar. Até que, daí a umas horas, reparamos que tinha uma ferida na pata. Veterinario com ele. Passou-lhe a rosnadela.
Mesmo ferido, o cão é obrigado a deixar mexer! Então ??? Quer dizer que se o meu cão tiver um pico não o devo tirar, e deixo infectar ? :wink:

Eu quando tenho um objectivo não páro enquanto não o conseguir!

O meu objectivo era ver o que ele tinha na pata e vi!

Somos nós que mandamos neles, e eles obedecem!

P.S.: ó xuga, editei a tua frase, mas a última é da tua autoria! 8)
Eis a quest&atilde;o..
Responder

Voltar para “Cães”