Um animal tirado da rua ou instavel precisa é das duas uma:LuMaria Escreveu:Mais uma vez considero o texto bastante bom e com regras válidas a tirar. Alguns comentários parecem-me tão interessantes que pergunto-me como sociabilizariam um animal retirado à rua, com historial de abusos e bastante faminto. É que há animais que não são o que os donos fizeram deles, mas sim a rua e as pessoas que por ele passaram.
E sim, continuo a achar que os maiores problemas que um animal pode trazer, vêm do medo e não da dominância e para resolver estes problemas a técnica é profundamente distinta entre um caso e outro. Um cão medricas torna-se um caso bicudo perante regras autoritárias, ao invés de lhe ajudar a ganhar auto estima aumenta-lhe o medo para niveis que podem ser perigosos.
É muito comum as pessoas terem cães nestas circunstâncias. Abrir horizontes com perspectivas diferentes só faz bem.
- ser abatido, se nao é possivel ter uma existencia pacifica com ele (para ele e para o dono)
- ajuda professional. De certeza que um dono inexperiencia ou novato não irá aprender a lidar com essa situação só porque lê meia duzia de paginas da treta. Antes pelo contrario, só poderá leva-lo a pensar que sabe, quando na verdade ....