Dobermann perigoso ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lobinho
Membro Júnior
Registado: domingo mai 12, 2002 8:12 pm

segunda mai 20, 2002 10:35 pm

--->>>>>>> PEÇO DESCULPA <<<<<-------

Pelos meus posts repetidos...mas o site apresenta-se muito lento...os envio não anda nem desanda e eu para não ter que escrever tudo de novo faço Refresh....envio 3 e 4 vezes.......

Não sei sea lentidão é da minha ligação 56 Kbytes se do site...
De qualquer maneira aqui ficam as desculpas....eu sei que é chato :-)
orbrigado
Joao Carlos
------------->>>>>> END <<<<<<<----------------

Caros senhores ,

Na semana passada encontrei o Dobermann http://jcarlosmaia.no.sapo.pt/salvar.htm e contei com a vossa solidariedade de ajuda para os primeiros dias.
Ela está a recuperar bem , fui com ela ao veterinário, estou a seguir o tratamento recomendado e tudo sobre rodas.

O que me tem aborrecido é de forma insistente e repetida certas pessoas que considero menos conhecedoras da raça Dobermann estarem sistemáticamente a dizer-me que o cão é perigoso, que o cão pode ter sido abandonado por ser perigoso blá...bla.bla.bla...

Eu também vi filmes com Dobermanns!Eu também sei que são caes de guarda e muito fieis!

Por favor alguém é capaz de me dizer em que situações estes cães podem ser perigosos ou reagir ?

Desculpem a minha ignorancia, mas estou algo aborrecido por estarem sempre a pintar o animal como um cão assassino!

abraços
joao carlos
Última edição por Lobinho em terça mai 21, 2002 10:24 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça mai 21, 2002 12:03 am

Olá Lobinho,
Sei exactamente o que você está a passar, porque tenho dois Rottweilers e farto-me de ouvir a mesma coisa!
Um Cão ( independentemente da raça) pode ser perigoso em diversas situações, mas quase todas elas provocadas pelo homem. De facto, todas são provocadas pelo homem e só muito raramente se devem a qualquer doença do foro cerebral. Mesmo a predisposição genética para a agressividade, decorrente de linhas de criação duvidosas, é da responsabilidade do Homem. Pode ocorrer, mas isto nada tem a haver com a raça, que um cão tenha sido resultado de uma criação mal planeada ou planeada no sentido de evidenciar caracteristicas de agressividade. Nestes casos PODERÀ haver uma predisposição para a agresividade, mas com um bom treino e sociabilização poderá tentar-se contrariar essa tendência. Claro que isto será muito dificil para alguém inexperiente. O Caso de doenças cerebrais ou do foro neurológico, que mais uma vez nada têm a haver com a raça, podem ocorrer com a mesma raridade ou frequência que ocorrem nos humanos. Isto quer dizer, por exemplo, que, eventualmente, um cão pode enlouquecer devido a um tumor no cerebro ou a outra coisa do genero e tornar-se agressivo.
Mas, como já disse, na maioria das vezes os cães agressivos são na realidade resultado de um mau treinamento ou má sociabilização. O que faz então um cão agressivo?
Alguns exemplos:
- Estimular consecutivamente a agressividade perante pessoas e/ou animais;
- Maltratar o animal;
- Isolá-lo de tudo e de todos sem convivência com pessoas ou animais;

Fora isto, não é decerto a raça que irá tornar um cão agressivo.

Em conclusão, o que eu quero dizer é que por ter encontrado esse Dobermann você tem à partida exactamente os mesmos riscos de agressividade que teria se tivesse encontrado um Labrador um Dalmata ou um cão de raça indefinida.
Pessoalmente estou mais inclinado para que animal tivesse sido abandonado devido a alguma doença, por exemplo leishmaniose, mas poderá nem ter sido nada disso ;)

Boa sorte
Paulo C.
spiral
Membro
Registado: quinta mai 02, 2002 12:28 am

terça mai 21, 2002 12:20 am

Se nao foi perigoso ate agora, nao me parece que o va ser de repente.
Provavelmemnte terao que teer cuidado a medida que ele achar que esta a guardar a casa de estranhos. Nao devem andar com a cadela solta na rua, sem trela.

Se calhar foi abandonada porque nasceu um bebe na casa, ou perdeu-se, ou os donos podem ter morrido e os "herdeiros" abandonaram-na, se calhar foi roubada para lutas ou algo do genero e fugiu ou foi abandonada por nao servior para os fins a que se propunham. Se calhar simplesmente esta-se a aproximar o verao.

Nao me parece muito provavel que alguem va abandonar um doberman por ser perigoso. Entao nesse caso leva-lo-iam ao canil, pois temeriam as responsabilidades. .. acho eu..

Nao conheco nenhum animal que se tenha virado contra as pessoas que lhe deram apoio. Essa cadela vai-lhe ficar eternamente agradecida, e sera sempore sua amiga. Leia coisas sobre a raca.

Pela parte que me toca, nunca tive contacto com dobermans maus, excepto aqueles que vejo nos filmes, treinados.

E sempre um cao que impoe respeito devido ao seu porte.

Ha uma coisa que reparei, a sua cadela, apesar de muito magra, parecia lustrosa na fotografia. Penso que foi bem tratada e depois abandonada ou roubada. Provavelmente ninguem lhe deu comida precisamente por terem medo de um cao grande.

Como e que ela se portou no veterinario? E um animal assustadico?
Estara muito traumatizada?

Informe-se e observe o animal.
Eu duvido muito que seja perigosa. Se o fossepor esta altura ja o deveria ter demonstrado +-.

Nao tera por ai algum posto da GNR onde treinem cavalos e caes? Normalmente nesses sitios existem treinadores e pessoas que conseguem avaliar +- a perigosidade dos animais, talvez lhe pudessem dar uma opiniao.

E natural que as pessoas tenham essas opinioes esquisitas sobre os animais pois normalmente so os veem nos filmes e em siuacoes de guarda... se aliarmos este facto ao respeito que esses animais impoem pelo seu port5e, pronto, esta tudo explicado.

Mesmo em relacao a ataques a pessoas, se fossemos a ligar apenas as noticias alarmistas que por ai aparecem, nao me lembro de ver nenhuma envolvendo Dobermans. Sinceramente, se estivesse satisfeita com a cadela ficaria com ela.

Claro que nao devemos tirar a comida aos animais, fazer gestos bruscos etc.... ha que ir ganhando confianca.
Em principio deve ter ai uma amiga fiel para o resto da vida.

******s
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

terça mai 21, 2002 1:16 pm

Olá :)

As razões para o abandono dum animal, são tantas e tão variadas, que não vale a pena questioná-las.

Quanto ao cão e às suas possíveis caracteristicas agressivas, diz-me a minha modéstia experiência, que tanto um Pinscher, como um Doberman, perecisam de um dono à sua "altura". A ignorância, não é alheada, nestas alturas.
Com respeito, compreensão, amor, mas nunca esquecendo de vincar, o lugar que o cão ocupa (na matilha) e isso traduz-se numa educação adequada, sem recorrer à pancada, temos o mais lindo animal do mundo. O nosso CÃO!

No meu entender, devia antes preocupar-se com a segurança da sua menina doberman. As intrigas que se instalam em certas pessoas e o correr constante da mensagem, de que o animal é "MAU", pode trazer consequências graves, não para si, mas para a cadelita. Protege-a, sobretudo, dos maus olhares das pessoas. Elas são o ininimo nº 1. Acredite!
Há de passar momentos inesquecíveis, agora ao lado da sua melhor amiga!

Boa sorte,
M.
freches
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 12:32 pm

terça mai 21, 2002 1:40 pm

olá lobinho!
não acredites em tudo que ouves, esse tipo de comentários só podem vir de pessoas que não tem o minimo de conhecimento sobre cães!!

eu tenho uma cadela boxer e sei bem o que sentes... :(
mas olha, a tua cadelinha vai te estar agradecida para o resto da vida...
eles (cães) não têm memórias curtas ao contrário de certas pessoas

Posso deixar aqui uma dica: observa-a, vê como ela reage com outros animais, tenta sociabilizar com animais e pessoas e dá-lhe muito carinho

felicidades para os dois
PS- aqui vai mais uma sugestão para o nome dela: Bonnie
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

terça mai 21, 2002 3:09 pm

Oi Lobinho,

Acho que as respostas ao seu post foram bastante conclusivas, principalmente a do PauloC.

Eu posso falar apenas pela experiência que tenho no contacto com dobermanns, até pq tenho um. Dobermanns são cães extremamente afáveis e muito dependentes do dono, pricipalmente as cadelas. A agressividade de que tanto se fala sobre esta raça, nada tem haver com o estado normal do animal. O DOBERMANN NÃO É UM CÃO AGRESSIVO!!! Eu tenho contacto regular com vários dobermanns, quer adultos, quer cachorros e nenhum se mostrou agressivo, muito pelo contrário. O mesmo não posso dizer em relação à convivência com outros cães! A convivência com outros cães (principalmente machos adultos), deve ser sempre supervisionada, a não ser que tenham sido criados juntos desde cachorros. Digo isto não por ser uma característica da raça, mas pelo porte do animal e a sua dominância, que pode originar algumas escaramuças caso não tomemos a medidas necessárias.

Penso que é só... BOA SORTE!!!
Nokio.

Ps: Sugestão para um nome - SHIVA. :)
Lobinho
Membro Júnior

terça mai 21, 2002 10:08 pm

PauloC Escreveu: >Olá Lobinho,
>Sei exactamente o que você está a passar, porque tenho dois >Rottweilers e farto-me de ouvir a mesma coisa!

Caros amigos,

Aquilo que aqui dizem, aquilo que aqui escrevem a respeito dos Dobermann é aquilo que a minha experiência e contacto com
animais me deu a conhecer desde que nasci.

Os animais tem defesas e manifestam as defesas quando existe a necessidade maior : sobrevivência e protecção!

Para mim que sempre vivi rodeado de animais e sem os quais a minha vida tinha sido bem mais pobre e eu (muito provavelmente)
não seria o mesmo, é óbvio que existe um infundado alarmismo sobre os Dobermann, como sobre os Tubaroes, como sobre tantas outras
especies que a força de peliculas e relatos fantásticos ajudou a criar.

Valha-nos a informação,o conhecimento, as revistas e documentários que nos abram os olhos para a beleza deste mundo e nos
limpe dos medos e de verdadeiras "crenças" (religiosas e pagãs) que nos inibem de tanta coisa, de tanta experiência de
riqueza impar.
É por isto que gosto do campo, do rural!Os animais, nas mais diversas formas tornam-se familiares!
Aqui no campo, não existe grande lugar para medos de aranhas, ratos ou javalis!Eles fazem parte da minha "paisagem" , são
seres vivos integrados, bem integrados neste espaço.
http://caneiro.no.sapo.pt

SOBRE A LUCKY
Hoje, passados 9 dias sobre o dia em que encontrei a Lucky, estou certo que ela tem presente o caminho que fiz com ela
ao colo até casa nesse mesmo dia.Ela não se esqueceu!Tem sido de um agradecimento dócil constante, algo que se sente no seu olhar
e no seu desejo de estar sempre ao meu lado e de acompanhar.
Tenho feito muito para ter a confiança dela e penso estar a conseguir, porque é um animal inteligente, um animal leal a quem
lhe faz bem e o acarinha.Disso tenho hoje a certeza.
Até hoje,dou graças por ter escontrado a Lucky.
Porque está a reconhecer todo o carinho e cuidado que lhe presto com uma afabilidade espantosa.
Se dúvidas tivesse, passado este tempo, estou plenamente convencido que ela não merecia ter passado por tudo isto!
Em cada olhar dela existe o sentir que esta é uma segunda chance....um outra VIDA!

A todos os meus agradecimentos,
eu vou dando noticias e dentro em breve ela vai ter um album só para ela ....mais uma semanita ok?

João Carlos
Lobinho

PS : chama-se LUCKY aproveitando uma sugestão daqui...mas hoje acho que eu também tive sorte :-)
Lobinho
Membro Júnior

terça mai 21, 2002 10:10 pm

>Sei exactamente o que você está a passar, porque tenho dois >Rottweilers e farto-me de ouvir a mesma coisa!

Caros amigos,

Aquilo que aqui dizem, aquilo que aqui escrevem a respeito dos Dobermann é aquilo que a minha experiência e contacto com

Os animais tem defesas e manifestam as defesas quando existe a necessidade maior : sobrevivência e protecção!

Para mim que sempre vivi rodeado de animais e sem os quais a minha vida tinha sido bem mais pobre e eu (muito provavelmente)
não seria o mesmo, é óbvio que existe um infundado alarmismo sobre os Dobermann, como sobre os Tubaroes, como sobre tantas outras

Valha-nos a informação,o conhecimento, as revistas e documentários que nos abram os olhos para a beleza deste mundo e nos
limpe dos medos e de verdadeiras "crenças" (religiosas e pagãs) que nos inibem de tanta coisa, de tanta experiência de
riqueza impar.
É por isto que gosto do campo, do rural!Os animais, nas mais diversas formas tornam-se familiares!
Aqui no campo, não existe grande lugar para medos de aranhas, ratos ou javalis!Eles fazem parte da minha "paisagem" , são

SOBRE A LUCKY
Hoje, passados 9 dias sobre o dia em que encontrei a Lucky, estou certo que ela tem presente o caminho que fiz com ela
ao colo até casa nesse mesmo dia.Ela não se esqueceu!Tem sido de um agradecimento dócil constante, algo que se sente no seu olhar
Tenho feito muito para ter a confiança dela e penso estar a conseguir, porque é um animal inteligente, um animal leal a quem
Porque está a reconhecer todo o carinho e cuidado que lhe presto com uma afabilidade espantosa.
Se dúvidas tivesse, passado este tempo, estou plenamente convencido que ela não merecia ter passado por tudo isto!
Em cada olhar dela existe o sentir que esta é uma segunda chance....um outra VIDA!

eu vou dando noticias e dentro em breve ela vai ter um album só para ela ....mais uma semanita ok?

João Carlos
Lobinho

PS : chama-se LUCKY aproveitando uma sugestão daqui...mas hoje acho que eu também tive sorte :-)
Lobinho
Membro Júnior

terça mai 21, 2002 10:17 pm

Caros amigos,

riqueza impar.

SOBRE A LUCKY

João Carlos
Lobinho

Lobinho
Membro Júnior

terça mai 21, 2002 10:18 pm

Caros amigos,

riqueza impar.

SOBRE A LUCKY

João Carlos
Lobinho

balao
Membro
Registado: segunda abr 22, 2002 2:01 pm

quarta mai 22, 2002 11:22 am

Lobinho:

Antes de mais quero agradecer e felicitar-te pelo que fizeste a essa cadela.
De seguida, vai-te lembrando de certos pontos:

1. Arranja o mais depressa possivel a maior quantidade de informação sobre a raça e relembra tb o "funcionamento" do cão no geral (nunca é demais relembrar). vai sempre mantrendo essa aitude.

2. Nunca desistas, independentemente dos obstáculos q possam surgir.

3. Amor,carinho, observação, racionalidade e muita paciência.
Responder

Voltar para “Cães”