Faz mal dar queijo a um gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mai 09, 2003 9:17 pm

Olá

Gostava de saber o seguinte, faz mal dar queijo a um gato? Não falo em dar uma fatia inteira, falo em dar uns bocadinhos de queijo tirados do pão que estou a comer.
É que a Amélia enlouquece quando me vê a comer queijo :roll: , como queijo magro, portanto pela gordura não lhe fará mal. Mas gostava de saber.

Obrigado
Beijokas
Kathleen
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

sexta mai 09, 2003 9:52 pm

Olá Kathleen!!!!!!!

Desculpa mas não te sei responder!!!

Espero teres sorte e que alguem te responda á tua questão!!!! ;) :lol:

Adeus fica bem
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta mai 09, 2003 10:14 pm

não tenho qualquer conhecimento académico acerca deste assunto, mas sei que pedacinhos de queijo são utilizados para treinar os cães e gatos (a fazer algumas habilidades). EU penso que não fará mal, se (como qualquer outra coisa) não for em excesso. podes perguntar ao vet quando fores lá com a gatinha. o meu costuma dizer-me se este ou outro alimento faz mal.
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mai 09, 2003 10:31 pm

Pois o meu também, mas do queijo nao me lembrei de perguntar...

beijokas
kathleen
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sexta mai 09, 2003 10:33 pm

De facto sendo poucochinho não fará mal, no entanto como o queijo tam lactose e os gatos não a conseguem digerir, em maior quantidade poderia provocar-lhes diarreia.

Dos lacticínios só se pode dar com maior margem de segurança o iogurte natural (sem sabores nem açucar), uma vez que as bactérias que formam o iogurte digerem a lactose reduzindo-a substancialmente, pelo que é suportada em quantidades apreciáveis pelos gatos.

Caneco
Kathleen
Membro Veterano

sexta mai 09, 2003 10:35 pm

É outra das goluseimas favoritas da Amélia, o yogurte, descobriu-o à pouco tempo, mas ronrona muito alto quando vê um :roll: e agora é assim que a tento enganar para lhe dar os ácidos gordos. :roll:

beijokas
Kathleen
agapina
Membro Veterano
Registado: quarta mar 19, 2003 6:18 pm
Localização: 4 gatos, o Felix o Bethoven a Tareca e a Rita 3 peixes e 1 canário o João

sexta mai 09, 2003 11:03 pm

Olá Kathleen

Dos meus quatro gatos só dois é que gostam de queijo, principalmente o Félix é doido por queijo. Mas... de quieijo bom, quero dizer, tipo queijo Alentejano ou da serra da Estrela. Mas, outra vez mas, sem casca, porque essa eles não comem. Comem só um bocadinho e vão-se embora todos satisfeitos. Também não lhes faz diarreia se calhar porque é muito pouco. Mas mal eu mexo no prato dos queijos vêm a correr e ficam os dois à espera do bocadinho. Espero que não faça mal.

Um beijo
Franc
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sexta mai 09, 2003 11:23 pm

Olá Kathleen

Os meus bebes tambem adoram queijo , presunto , requeijão e tudo mais que tiver no café da manha ...como dou um pedacinho muito minusculo não lhes causa diarreia.

Agora levantando uma questão : eu li na net que chocolate pode ser mortal para um gato !!
Alguem sabe algo a respeito?
Senhor Caneco , sabe se é verdade?
Kathleen
Membro Veterano

sexta mai 09, 2003 11:43 pm

Olá

A Amélia requeijão e queijo fresco não gosta.
O chocolate ser mortal também li algures, mas não explicava o porquê. Sei que o açucar em demasia pode dar diabetes com todas as consequências que a doença trás, mas não sei se é por isso que dizem que o chocolate pode ser mortal...

Beijokas
Kathleen
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sábado mai 10, 2003 8:32 am

Olá
A minha Nana tb adora queijo, mas um bocadinho de cada vez, as vezes la se lembra de pedir mas nada de mais e nunca teve problemas por causa dos bocadinhos de queijo. ;)
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

sábado mai 10, 2003 8:35 am

Já agora aproveito para perguntar uma coisa, os vossos gatos gostou de alface é que a minha menina adora alface e espinafres. :o :o
Kathleen
Membro Veterano

sábado mai 10, 2003 8:42 am

:lol:

Nunca exprimentei...
A Amélia gosta de cenoura crua ralada...

Beijokas
Kathleen
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sábado mai 10, 2003 11:37 pm

De facto o chocolate é tóxico não só para os cães, mas também para os gatos.

O chocolate contém teobromina que nem cães nem gatos conseguem digerir.
No entanto é necessária uma dose considerável de chocolate para lhes causar problemas.

Em números, será necessário 100 a 150mg de Teobromina por kilo, para se tornar tóxico para eles. Por exemplo, o chocolate de culinária contém entre 350 a 400mg de Teobromina por cada 30 gramas. O chocolate de leite contém cerca de 6 mg de Teobromina por cada 30 gramas.
Assim, nem pensem em dar chocolate de culinária aos vossos gatos, embora lhes possam dar um pouco de chocolate de leite.

Os sinais te toxicidade incluem hiper-excitibilidade, hiper-irritabilidade, aumento da pulsação cardíaca, desassossego, maior expulsão de urina, vómitos, tremores musculares podendo conduzir ao ataque cardíaco e morte.
É frequente acontecer diarreia 12 a 24horas após a ingestão de chocolates por eles.

O que se passa com o cão em relação ao gato é que o cão come com muito mais facilidade grandes quantidades de chocolate, e como vimos a quantidade do chocolate é importante, pois a Teobromina é tóxica após uma dose considerável (em chocolate de leite).

Caneco

P.S. Verifiquei vários sites, entre os quais http://www.gsdhelpline.com/choc.htm
Kathleen
Membro Veterano

domingo mai 11, 2003 5:13 pm

Olá

Muito obrigado pela resposta, fiquei muito mais esclarecida.

Beijokas
Kathleen
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça mai 13, 2003 10:33 am

Obrigada, Caneco!
Estava a par da intolerância à lactose pelos gatos, mas desconhecia por completo a toxicidade do chocolate nestes animais. Com a sua explicação fiquei absolutamente esclarecida e agradeço muito a recomendação do "site" para mais detalhes.

Há iogurtes especiais para gatos e para cães, com baixo teor em lactose. A marca "Vitacraft" tem as versões "Dogurt" (cão) e "Yoggy" (gato).
(Comprei uma vez para a minha gata, mas ela não gostou particularmente e continua a preferir os meus... :oops: ).

Uma questão: a minha gata não gosta de leite. Comprei das marcas "Whiskas", "Vitacraft" e "Gimpet", mas ela não pegou em nenhuma delas... Será normal?
Responder

Voltar para “Gatos”