convivencia entre gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Siissii
Membro Veterano
Registado: sexta jan 11, 2008 7:10 pm

segunda mar 24, 2008 2:08 pm

Boa tarde,

depois do problema da Sissi resolvido venho chatear de novo com uma duvida. É o seguinte, tenho uma amiga que tem um gato de cerca de 10 anos Europeu Comum e gostaria que a minha menina entrasse em contacto com ele, pois ela é unica ca em casa e gostaria que ela convivesse com gatos para nao se desabitua-se para se mais tarde eu lhe der uma companhia ela não estranhar, alem disso ja ouvi dizer que os gatos sem companhia podem entrar em stress (nao sei se é verdade ou não). Só que este gato que quero trazer cá a casa é extremamento ciumento e gosta do espaço só para si, pois a minha amiga ja la teve um gatinho bebe em casa e o gato nao o aceitou minimamente. Visto o comportamento do gato, e a sua idade avançada nao faço a minima ideia de como ele iria reagir tirando-o do seu meio para vir conhecer a sua amiga numa casa completamente extranha... Devo arriscar? Será saudavel tanto para um como para outro? Ou deverei antes levar lá a casa a Sissi?
Outra duvida que tenho é a seguinte: Essa minha amiga nao tem a sua transportadora disponivel e pediu-me para levar o gato na minha, será recomendavel? O gato não agira de modo estranho pela caixa cheirar a Sissi? e a Sissi continuara a ser transportada sem estranhar?

Desculpem este tipo de duvidas que ate podem ser sem fundamento mas visto que sou nova nisto de animais prefiro nao arriscar, jogar pelo seguro, porque no fundo so quero o que é melhor para eles, mais vale esclarecer as minhas duvidas do que ser tarde de mais...

Obrigado :wink:
<strong>Ana</strong>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda mar 24, 2008 2:34 pm

Sissii, mas a sua gatinha não estava com o cio? O gato da sua amiga está castrado? Já a levou ao Vet? Como está a patinha dela?

Eu cá não gosto de juntar gatos, só os juntava se fosse para adoptar e após fazer todos os testes Fiv; Felv; Pif e vacinas em dia. Eu cá não arriscaria por apenas uma hora ou duas.

Conheci uma rapariga que tinha uma gata e aceitou receber em sua casa um gato porque os donos foram de férias, mais tarde descobriu que o gato que acolhera tinha Pif. Não sei como terminou a história, perdi o contacto com a rapariga.

Há coisas que se podem evitar, eu cá não arriscava.
Siissii
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 2:38 pm

A patinha da Sissi sarou, e esta completamentamente curada, o gatinho é castrado e de qualquer maneira a Sissi ja nao esta com o Cio :wink: Realmente vendo por esse ponto tem razao. Vou averiguar se o gato tem tudo em dia, e qual foi a sua ultima ida ao veterinario.
<strong>Ana</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 24, 2008 2:40 pm

Twiguy Escreveu: Conheci uma rapariga que tinha uma gata e aceitou receber em sua casa um gato porque os donos foram de férias, mais tarde descobriu que o gato que acolhera tinha Pif. Não sei como terminou a história, perdi o contacto com a rapariga.

Há coisas que se podem evitar, eu cá não arriscava.
Twiguy,

Todos os gatos são portadores da PIF :wink: logo, o teste nunca é conclusivo a 100%. Só o é quando o animal apresenta sintomas da doença por estar num pico alto, seja efusiva ou não!

Leo

ps- editado para colocação do link: http://www.dr-addie.com/Portuguese/what ... r%20RT-PCR
Última edição por leonildecarvalho em segunda mar 24, 2008 2:58 pm, editado 1 vez no total.
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda mar 24, 2008 2:44 pm

Outra coisa, se a sua amiga não tem transportadora, o mais provável é que ele não seja vacinado nem vá ao Vet com regularidade. Geralmente quem tem gatos, tem transportadoras.

Tenho 3 irmãs e todas elas têm gatos, com vacinas em dia e eu nunca quis juntá-los. Mesmo em férias prefiro ficar com a chave e ir a casa delas todos os dias.
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 3:00 pm

Siissii,

Quando uso uma das minhas transportadoras para qualquer outro gato, sendo de rua ou de qualquer outra pessoa, lavo-a sempre primeiro e depois de cada utilização tanto para evitar contagios de possíveis doenças, especialmente as de pele, como para que o cheiro duns não incomode os outros.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Twiguy
Membro Veterano
Mikas (gata)
Marta (gata)

segunda mar 24, 2008 3:03 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Twiguy,

Todos os gatos são portadores da PIF :wink: logo, o teste nunca é conclusivo a 100%. Só o é quando o animal apresenta sintomas da doença por estar num pico alto, seja efusiva ou não!

Leo
Tem razão Leo, eu é que não consigo perceber esta terrível doença.
Nunca mais falei com a rapariga, ela tirou uma acção de formação comigo e perdo o seu contacto.
Mas pelo que sei, o gato já não vinha muito bem quando veio para sua casa. Andava murcho, uma barriga enorme, não comia e só bebia àgua. Passado dois dias, começou a andar torto, como se estivesse sob anestesia, levou-o ao Vet e ficou internado o resto da semana. Fizeram-lhe exames e acusou Pif.
Lembro-me que a rapariga andava stressada pois o gato chegou a partilhar o mesmo pote e só mais tarde é que ela podia fazer o exame à gata dela.
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mar 24, 2008 3:07 pm

Siissii Escreveu:alem disso ja ouvi dizer que os gatos sem companhia podem entrar em stress (nao sei se é verdade ou não).
eu cá não acredito nisso... :?
e a prova está no gato da sua amiga... com 10 anos não tolera outros gatos, e se não tolera é sinal que não sente a falta de outros gatos :wink:
a minha gata tem quase um ano cá em casa e nunca a vi em situações de stress por estar sozinha, no entanto, uma vez trouxe um gatinho cá para casa (apenas por umas horinhas e mantive-o dentro da transportadora) e aí sim, ela entrou em stress, ficou cheia de medo, não deixava que lhe tocássemos, não passava pela transportadora e bufava por tudo e por nada e mesmo depois dele ir embora ela continuava numa pilha de nervos :|

além disso...
se juntar dois gatos (para viverem juntos) pode ser uma experiência complicada, não acho que juntar dois gatos só para se verem de longe a longe e terem contacto com seres da mesma espécie seja uma boa ideia :|
ainda mais sendo esse gato tão ciumento :!:

isso para não falar das possíveis complicações de saúde que aqui falaram anteriormente :|

eu tabém gostava de vir a ter um outro gato, para fazer companhia à minha Luz... mas só daqui por uns 7/8 aninhos... por isso, na altura logo se vê :wink:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 3:10 pm

Com alguma sorte até pode ser que a gata dela se tenha safado... :wink: Veja este link:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ht=#635897
SiameseMaria Escreveu: (...). Enviou-me vários link's sobre a PIF, que eu li atentamente e aprendi muito... daí ter alertado para a importância enorme do stress nos felinos.
Aprendi por exemplo, que quase todos os felinos são portadores dos "bichinos" que provocam a PIF, mas que esta normalmente não se manifesta. Só em alguns casos é que a PIF acaba por se manifestar. E aqui, o stress é precisamente um potenciador da PIF.

Entretanto,... Leo, o Gastão e a Mafalda continuam 100% OK! :D

(É que estes meus 2 gatitos (mais o Gastão) conviveram com o Bernardo e qd ele morreu fizeram os teste e deram valores elevados de poderem vir a desenvolver PIF).

Estão excelentes e depois de repetidos os exames, à pouco tempo, foram considerados imunes... Apresentam valores 100% negativos.
Estamos convencidos que foi o facto de os termos colocados juntos, a conselho da Leo (obrigada pelo conselho, mais uma vez), que levou a que se tornassem negativos. No fundo o facto de estarem juntos deixou-os sem tempo para "stressarem", uma vez que o tempo deles foi (ainda é!) passado a correrem um atrás do outro e a fazerem a asneira mais mirambolante que possam imaginar...
Anote-se que o meu conselho foi já bastante depois de terem andado em contacto directo uns com os outros e para que não houvesse o factor "depressão por separação" aquando já na presença do virús... e que pudesse piorar mais ainda a situação dos dois supostamente saudáveis a tenderem a entrar em "depressão" o que faria, em caso de um já contágio... pô-los "himune depressivos e o virús passar a ter pernas para trepar..." permaneceram sempre juntos tal como anteriormente.

:wink:

Leo
Última edição por leonildecarvalho em segunda mar 24, 2008 3:20 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 3:12 pm

Sobre a depressão por falta duma companhia, é muito relativo... :wink:

Há gatos que se habituam tanto à companhia de outros felinos que quando ficam sozinhos, entram em depressão, SIM! E, outros há que se estão nas tintas :wink: Depende e cada caso é um caso!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

segunda mar 24, 2008 3:37 pm

Alô, Leo,

Tanto a Mafalda, como o Gastão cá continuam de saúde, sem qualquer problema! Agora arranjei-lhes mais duas companhias: a Mónica e o Fred!
Nasceram na minha rua e começaram a aparecer-nos no jardim a pedir comida ainda eram muito pequeninos!
Afeiçoámo-nos a eles e decidimos que quem tem 2 tem quatro e ... algures pouco antes do Natal passado apanhámo-los!
Ficaram de quarentena no anexo, fizeram todos os exames logo na altura no veterinário e como ainda eram pequeninos e os resultados podiam não ser fidedignos, antes de os juntar-mos ao Gastão e à Mafalda tornaram a repetir os exames que tornaram a dar negativos! :D
Só depois da repetição destes exames é que foram juntos à Mafalda e ao Gastão! Depois do que passámos com o Bernardo, não podiamos/queriamos correr qualquer risco!
E pronto, àparte umas bofadelas da Mafalda (que tem a mania que é reguila) que duraram 2/3 dias, são agora inseparáveis: os 4 gatos e os 2 cães! Dorme tudo junto e brincam todos juntos! É lindo de se ver!
Estes devem ter agora uns 7/8 mesitos e ainda este mês lá vão à esterilização e castração!
Como disse cada caso é um caso!

Imagem
Siissii
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 5:08 pm

A minha amiga tem transportadora, só que a utilizou para levar o tal pequenote de que falei para a sua quinta no campo e nao a trouxe de la entretanto, segundo ela esta tudo em dia com o gato em termos de vet.

Esqueci me de referir mas outro motivo pelo que quero que eles convivam é o facto de ela ser a unica pessoa que me podera ficar com a Sissi em caso de ferias, entao quero que se vao conhecendo ate ao verao. Depois de muita ponderaçao cheguei a conclusao que prefiro que ela va ate á casa de outra pessoa em vez de ca virem uma vez por dia pois a Sissi é muito afeiçoada aos humanos, nao aos donos em especial, mas a todos os humanos, e odeia ficar sosinha muito tempo. Como ela se abitua facilmente a uma nova casa (demonstrado logo quando veio para aqui morar) penso que será a melhor opcção. Só que como disse o gato é muiiitoo ciumento. Nao é que lhe faça mal nem nada disso pois é bastante meigo, afasta-se é dos donos e anda zangado com eles por ter de partilhar o territori, foi o que aconteçeu com o pequenote...
<strong>Ana</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mar 24, 2008 5:55 pm

SiameseMaria,

Esses dois últimos adoptados...não são aqueles em que um estava a fazer-se de difícil... inicialmente? :lol:

Beeeeeeeeeeeeeeem, as suas fotos são sempre tão boas que valem mais que mil palavras :wink: :lol: :D

Já tinha dito noutro tópico que adorei a foto toda mas mais adorei ver o Rafa a tomar conta da gataria... :lol: :D :D :D :D

Fico feliz por saber que a Mafalda e o Gastão continuam bem :D

deve ser uma "loucura" aí por casa com a bicharada toda e mais o novo elemento da família, o vosso bebé :D

Os meus parabéns e obrigada pelas boas notícias,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça mar 25, 2008 10:16 am

Isso mesmo Leo! São esses mesmos. Era a Mónica ( na altura pensávamos que era um menino e chamavamos-lhe de Vasquinho!) que teimava em não se deixar apanhar e era cada bufadela que nos lançava...
Mas lá conseguimos "dobrá-los"! Se a Mónica ainda está um pouco desconfiada e volta e meia ainda foge, já o Fred... parece que nasceu lá em casa! Só quer é colo! Anda sempre agarrado às nossas pernas!
Aquilo lá em casa é uma loucura! Todos querem a sua quota parte de atenção ao mesmo tempo! Juntando a eles o Bébé... pronto não sobra muito tempo para nós! A interacção dos "quatro" patas com o bébé tem sido a melhor possível! Têm todos um cuidado extraordinário com ele. Incrível! Andam a correr de um lado para o o outro, mas quando chegam perto do Tomás (bébé) param e sossegam, como que sabendo que não o devem acordar... Na foto, o Tomás também lá está, mas um pouco mais acima na cama deitado na sua cadeira que "tremelica"!
Quanto ao Rafa... é o melhor amigo dos gatos e estes dele! Passa a vida na brincadeira com eles. O curioso é que as reacções dele e as próprias brincadeiras são tipicas de gatos! Vou ver se consigo tirar uma foto do Rafa deitado, com a Mafalda e o Fred a dormirem em cima dele. Sim, porque é assim que dormem! Só ainda não tirei porque a máquina está sempre no saco do Tomás para registar todos os momentos dele! :D :D
monicasimone
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2008 10:37 am

terça mar 25, 2008 10:21 am

A interacçao entre os gatos e os bébes é fantastica.
Teho uma filha com 2 anos e meio e no inicio preocupava-me mt com a aceitação que poderia obter dos meus dois gatos, sendo k a Vénus é uma ferinha. O Preto é o menino da minha filha... é o gato 'dela', dormem os dois e ele anda sempre de volta dela e defende-a (atacando-nos as pernas) kd a ouve chorar. A Vénus... não gosta de confiança, mas tolera as brincadeiras dela sem resmungar...
<p>:) Quem n&atilde;o gosta de gatos... de certeza que foi rato numa outra encarna&ccedil;&atilde;o!!</p>
Responder

Voltar para “Gatos”