O que faço???
Moderador: mcerqueira
Nunca tive um gato e em breve vou ter um persa. Já estive a ver todos os cuidados necessários mas há muitas coisas que não me são nada familiares.
O que é isso a que vocês chamam de Fiv; Felv; Pif...
Que vacinas ele deve tomar???
Ele vem para minha casa com 2 meses, devo ter algum cuidado especial agora no verão???
Desde já fico muito grata por uma eventual resposta e felicito todos aqueles que lutam para que os animais sejam reconhecidos pelas suas qualidades.
Um Abraço, fiquem bem!
O que é isso a que vocês chamam de Fiv; Felv; Pif...
Que vacinas ele deve tomar???
Ele vem para minha casa com 2 meses, devo ter algum cuidado especial agora no verão???
Desde já fico muito grata por uma eventual resposta e felicito todos aqueles que lutam para que os animais sejam reconhecidos pelas suas qualidades.
Um Abraço, fiquem bem!
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jan 09, 2008 9:35 pm
ainda bem que vc se compremeteu a cuidar de uma animal, e logo os persas que dao tanto trabalhinho!
mas acredite, se vc o educar ele é uma ternurinha- quase como eu digo a minha nika serve de almofada!
eh eh eh
acerca disso do pif etc.. tambem nao entendo para ser sincera!
acerca do verao vc tem lhe dar mais banhos com frequencia, porque os gatos tmb têm calor!
e acerca das vacinas, vc tem de lhe arranjar lg a vet. para começar a vidinha dele- podamos dizer!
tomar responsabilidades de saber que vai ter de levalo as vacinas etc..
uams das 1ºas vacinas que a minah nika tomou foi contra um problemazito dos olhos , que como deve saber os gatos persas e ragdoll e pelo comprido prontos, costumam ganhar remela nos olhos- e por vezes problemas ( essa vacina é importante)
agora so uma pergunta:
o gatinho vai ficar semmmmprre, sempre dentro de casa?
mas acredite, se vc o educar ele é uma ternurinha- quase como eu digo a minha nika serve de almofada!
eh eh eh
acerca disso do pif etc.. tambem nao entendo para ser sincera!

acerca do verao vc tem lhe dar mais banhos com frequencia, porque os gatos tmb têm calor!
e acerca das vacinas, vc tem de lhe arranjar lg a vet. para começar a vidinha dele- podamos dizer!
tomar responsabilidades de saber que vai ter de levalo as vacinas etc..
uams das 1ºas vacinas que a minah nika tomou foi contra um problemazito dos olhos , que como deve saber os gatos persas e ragdoll e pelo comprido prontos, costumam ganhar remela nos olhos- e por vezes problemas ( essa vacina é importante)
agora so uma pergunta:
o gatinho vai ficar semmmmprre, sempre dentro de casa?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm
Olá
Essas doenças referem-se à sida e a leucemia felinas, doenças fatais e contagiosas entre gatos
Eu não sei muito sobre o tema, mas de certo, alguém mais informado acabará de aparecer por aqui
Assim que tiver o gatinho deve levá-lo ao vet... Tem de ser desparazitado internamente, e talvez externamente, e vacinado, mas assim que o levar o veterinário explica todos os passos... Mas normais, digamos assim, é uma vacina que se aplica no gato aos dois meses, se não estou em erro, depois dá-se o reforço no mês seguinte e depois o gato tem de ser vacinado de ano a ano... Depois também há a vacina da leucemia felina, os vets só a costumam dar se os gatos tiverem contacto com outros gatos, pois, como disse anteriormente, é uma doença contagiosa entre gatos
Desconheço a vacina a que se refere a nikitaverita, como a minha gata não é persa, nunca me informei sobre esse tema
Um pequeno promenor, a vet da minha gata na altura não avisou e nós cá em casa nunca nos lembramos de tal coisa mas, quando desparazitar o gato é aconselhável que se os membros aí de casa não tiverem o remédio das bichas em dia o comecem a tomar senão o gatinho voltar a ficar com parasitas

Essas doenças referem-se à sida e a leucemia felinas, doenças fatais e contagiosas entre gatos

Assim que tiver o gatinho deve levá-lo ao vet... Tem de ser desparazitado internamente, e talvez externamente, e vacinado, mas assim que o levar o veterinário explica todos os passos... Mas normais, digamos assim, é uma vacina que se aplica no gato aos dois meses, se não estou em erro, depois dá-se o reforço no mês seguinte e depois o gato tem de ser vacinado de ano a ano... Depois também há a vacina da leucemia felina, os vets só a costumam dar se os gatos tiverem contacto com outros gatos, pois, como disse anteriormente, é uma doença contagiosa entre gatos

Um pequeno promenor, a vet da minha gata na altura não avisou e nós cá em casa nunca nos lembramos de tal coisa mas, quando desparazitar o gato é aconselhável que se os membros aí de casa não tiverem o remédio das bichas em dia o comecem a tomar senão o gatinho voltar a ficar com parasitas

<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre =^.^=</p>
-
- Membro Veterano
Não vai ficar sempre em casa, mas deviaDesigner Escreveu:Claro que não! Só se não puder sair. Existe algum tipo de perigo para ele?

Alguns dos perigos por andar no exterior são:

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
sim existem umas proprias mas penso q sao peitorais
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
Bem... Se eles forem habituados desde pequeninos, podem fácilmente habituar-se a andar de trela (que no caso deles não é uma trela, pois fácilmente podem fugir, é um peitoral), eu cheguei a ir passear a minha à praia, quando ela era pequena e ela até gostou... Mas depois deixei-me disso, ela assustava-se fácilmente e tornava-se muito dificil de controlarDesigner Escreveu:Pode passear-se os gatos como os cães? De trelinha?

Aqui fica um tópico sobre o tema dos passeios aos gatos

Edit: Peço desculpa, o tópico começa neste link

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm
Olá, antes de mais, parabéns pela aquisição de um gatinho
Agora o mais importante, o seu tratamento...
O gatos persas requerem cuidados especiais, especialmente no que concerne ao pêlo.
Este deverá ser escovado TODOS os dias sem excepção. Quando ele começar a crescer, se esta regra não for cumprida, vai entender o porquê... Um emaranhado de bolas de pêlo, sem remédio!
Em relação aos olhos, quanto mais tipado (nariz mais achatado e com narinas muito pequenas) for o gato maior será a sua tendência para gerar remelas nos olhos, pelo que estes deverão ser limpos com frequência com um produto específico, ou em alternativa, soro fisiológico.
Se o gato for de pêlo claro, o soro fisiológico não será suficiente, pois as remelas queimam o pêlo e este ficará com com um aspecto muito feio que só tratando (com produtos específicos) conseguirá bons resultados.
Enviarei por PM um site onde vendem esses produtos específicos que são excelentes...
Quanto a banhos, devido ao pêlo comprido, os gatos persas deverão tomar banho, no entanto é uma opção e não uma obrigação. Eles fazem a sua higiene, como qualquer gato, mas o pêlo é tanto... Enfim, eu falo por mim, quando a minha Klara faz as suas limpezas, fica pronta para ser escovada novamente! Ela faz o seu "trabalho" como deve ser, mas ao lamber-se, o pêlo emaranha-se logo! Os cuidados com o pêlo deverão ser criteriosos. Mas só irá chegar a esta conclusão quando ele for maior (porque o pêlo irá crescer bastante)
Agora uma listagem onde poderá obter muita informação. Tente ler tudo, recolha o maior número de informação possível, intrua-se, aprenda, pois terão ambos a ganhar com isso, não só porque é um persa, mas porque é um animal, que irá necessitar de todos os cuidados
http://www.catish.com.pt/inicio.htm
Aqui poderá obter muita informação sobre gatos na generalidade (saúde/doenças, tratamento, alimentação, crescmento, etc), mas também sobre persas em particular
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 34&start=0
"Como dar banho, tratar e preparar um gato Persa". É um tópico aqui do Arca, muito bem conseguido, onde explica tudo o que pretende saber sobre o banho e o grooming de um persa.
Pondere bem adquirir as escovas indicadas no tópico. São de extrema importância...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ming+persa
Outro tópico onde os foristas falam um pouco sobre os conhecimentos que têm sobre persas. Poderá tirar bastantes informações relevantes
http://www.cpfelinicultura.pt/
Página oficial do Clube Português de Felinicultura, onde poderá obter mais informações sobre o estalão da raça, exposições e os seus resultados, lista de criadores de raças, etc...
Muita informação faltará com toda a certeza, mas nestes links já conseguirá uma "iniciação"
Espero ter podido ajudar um pouco a esclarecer algumas das suas dúvidas.
Estarei disponível para dar resposta (dentro do possível, pois também eu estou em aprendizagem) a mais questões que possa ter
Vá dando novidades e se possível dê-nos a conhecer o seu persinha

Agora o mais importante, o seu tratamento...
O gatos persas requerem cuidados especiais, especialmente no que concerne ao pêlo.
Este deverá ser escovado TODOS os dias sem excepção. Quando ele começar a crescer, se esta regra não for cumprida, vai entender o porquê... Um emaranhado de bolas de pêlo, sem remédio!

Em relação aos olhos, quanto mais tipado (nariz mais achatado e com narinas muito pequenas) for o gato maior será a sua tendência para gerar remelas nos olhos, pelo que estes deverão ser limpos com frequência com um produto específico, ou em alternativa, soro fisiológico.
Se o gato for de pêlo claro, o soro fisiológico não será suficiente, pois as remelas queimam o pêlo e este ficará com com um aspecto muito feio que só tratando (com produtos específicos) conseguirá bons resultados.
Enviarei por PM um site onde vendem esses produtos específicos que são excelentes...

Quanto a banhos, devido ao pêlo comprido, os gatos persas deverão tomar banho, no entanto é uma opção e não uma obrigação. Eles fazem a sua higiene, como qualquer gato, mas o pêlo é tanto... Enfim, eu falo por mim, quando a minha Klara faz as suas limpezas, fica pronta para ser escovada novamente! Ela faz o seu "trabalho" como deve ser, mas ao lamber-se, o pêlo emaranha-se logo! Os cuidados com o pêlo deverão ser criteriosos. Mas só irá chegar a esta conclusão quando ele for maior (porque o pêlo irá crescer bastante)

Agora uma listagem onde poderá obter muita informação. Tente ler tudo, recolha o maior número de informação possível, intrua-se, aprenda, pois terão ambos a ganhar com isso, não só porque é um persa, mas porque é um animal, que irá necessitar de todos os cuidados

Aqui poderá obter muita informação sobre gatos na generalidade (saúde/doenças, tratamento, alimentação, crescmento, etc), mas também sobre persas em particular

"Como dar banho, tratar e preparar um gato Persa". É um tópico aqui do Arca, muito bem conseguido, onde explica tudo o que pretende saber sobre o banho e o grooming de um persa.
Pondere bem adquirir as escovas indicadas no tópico. São de extrema importância...

Outro tópico onde os foristas falam um pouco sobre os conhecimentos que têm sobre persas. Poderá tirar bastantes informações relevantes

Página oficial do Clube Português de Felinicultura, onde poderá obter mais informações sobre o estalão da raça, exposições e os seus resultados, lista de criadores de raças, etc...
Muita informação faltará com toda a certeza, mas nestes links já conseguirá uma "iniciação"

Espero ter podido ajudar um pouco a esclarecer algumas das suas dúvidas.
Estarei disponível para dar resposta (dentro do possível, pois também eu estou em aprendizagem) a mais questões que possa ter

Vá dando novidades e se possível dê-nos a conhecer o seu persinha

<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
se o gato ter contacto com outros animais e estiver la fora terá de levar o ''dobro'' das vacinas (isto é o que diz a minha vet.)Designer Escreveu:Claro que não! Só se não puder sair. Existe algum tipo de perigo para ele?
Quanto dinheiro se gasta no veterinário, vacinas, banhos, etc???
a minha nika nao sai de casa! tar la fora para ela é tar na varanda

-
- Membro Veterano
yap! eu quando tenho a minah nika na varanda prendo-a a uma trela de peitoral -( pescoço e peitoral)... sao mais seguras!dianasousa Escreveu:sim existem umas proprias mas penso q sao peitorais
-
- Membro Veterano
nikitaverita, se o gato tiver acesso ao exterior (o que se aconselha a nunca fazer), deverá ter PRECISAMENTE as mesmas vacinas que qualquer outro gato, com a excepção da vacina da Leucose Felina, que é opcional, tendo em conta o factor "acesso ao exterior".nikitaverita Escreveu:se o gato ter contacto com outros animais e estiver la fora terá de levar o ''dobro'' das vacinas (isto é o que diz a minha vet.)
Como aqui já foi mencionado diversas vezes, é uma vacina que ainda gera alguma polémica. Não está provada a ligação entre o aparecimento de carcinomas no local da picada, mas é algo muito falado e mais que tudo, é algo que se verifica com muita frequência.
Pelo que leio e oiço, os médico veterinários criam alguma resistência à aceitação de que existe uma ligação entre os problemas que advém dessa "picada".
Assim, só se aconselha a sua toma, a gatos que tenham acesso ao exterior e desta forma estarem em contacto com outros animais que possam estar contaminados...
<strong>Eu não sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcançar...</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 10, 2007 12:45 pm
todos os animais devem ser vacinados, mas se vai estar na rua vai correr mts mais riscos cm ja lhe foi dito mais acima
<p>Não comprem animais, eles não são bens materiais. Adoptem com consciencia</p>
-
- Membro Veterano
o que eu quis dizer com aquela expressao foi que os gatos de exterior poderao levar mais vacinas graças a todos os virus correntes neste mudno! ou seja se o animal for de exterior ele poderá ganhar mais ''dopenças'', o que leva a mais visitas ao vet. 

-
- Membro Veterano
Os gatos têm exactamente as mesmas "necessidades" no que concerne à vacinação! A única vacina que poderá ser dada a mais, é a da Leucose Felina e precisamente por estarem em contacto com o exterior, necessidade que os gatos de interior não têm!nikitaverita Escreveu:o que eu quis dizer com aquela expressao foi que os gatos de exterior poderao levar mais vacinas graças a todos os virus correntes neste mudno! ou seja se o animal for de exterior ele poderá ganhar mais ''dopenças'', o que leva a mais visitas ao vet.
Nada tem a ver com "todos os vírus correntes neste mundo"!

Agora se dissermos que os gatos de exterior estão mais expostos às possíveis doenças, sim, é verdade. Mas não necessitam do "dobro" da vacinação!!! Têm as mesmas necessidades, com adição da vacina da Leucose Felina